EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Atletas da UFMG conquistam medalha de prata no Campeonato Mundial de Ginástica Aeróbica

29/06/2022

Os ginastas da UFMG Tamires Silva e Lucas Barbosa conquistaram o segundo lugar no Campeonato Mundial de Ginástica Aeróbica na prova de dupla mista, realizado entre os dias 13 e 19 de junho, em Guimarães, Portugal. Os atletas agora se preparam para os World Games, que ocorrerão em julho, nos Estados Unidos, em que a dupla representará o continente americano.

A medalha de prata tem um significado especial, tanto para os atletas quanto para a comissão técnica da UFMG, uma equipe multidisciplinar que trabalha com o projeto de Ginástica Aeróbica (GAE) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). O pódio é o resultado de um treinamento intenso.

Para o atleta Lucas Barbosa, é um fato grandioso uma dupla brasileira da ginástica subir em um pódio para ganhar uma medalha mundial, visto que a última vez que um marco como esse aconteceu foi em 1995. Segundo a dupla, a conquista histórica é a realização de um sonho. “Saímos daqui com a convicção de que iríamos trazer uma medalha pra casa, então apenas confiamos no trabalho dos nossos treinadores, acreditamos no nosso trabalho, acreditamos em Deus e fomos pela fé”, conta Barbosa.

A medalha recém-conquistada impacta diretamente a forma como a ginástica aeróbica é reverberada. Ela aumenta a visibilidade de um esporte ainda pouco incentivado e contribui para garantir que os atletas, que recebem um salário por sua dedicação, continuem a ser contemplados com incentivos e investimento.

“A ginástica aeróbica está numa crescente, porque é uma modalidade que chama muita atenção aos olhos, pois é muito bonito de se ver, é muito emocionante, mexe com as pessoas. Então, eu acho que quem vê se apaixona. Agora ela está aparecendo mais e eu acredito que daqui a alguns anos ela já vai estar bem famosa”, avalia Tamires Silva.

Foto:  Melissa Souza_Assessoria EEFFTO