EEFFTO - UFMG

Ao lado de referências no esporte, nova geração de ginastas é formada na UFMG

15/07/2022

Projeto social não tem fins lucrativos, e está de portas abertas para quem quiser ingressar na ginástica aeróbica esportiva; veja como

Nova geração de ginastas treina na UFMG, ao lado dos vice-campeões mundiais
Nova geração de ginastas treina na UFMG, ao lado dos vice-campeões mundiais — Foto: Flávio Tavares/O TEMPO
Lucas Barbosa (28) e Rebeca Silva (23) são atletas de ginástica aeróbica da seleção brasileira e deram os primeiros saltos na modalidade no projeto social da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. Em junho, a dupla foi vice-campeã no Mundial de Ginástica Aeróbica, disputado em Guimarães, em Portugal, e, no dia 12 de julho, campeã do World Games, nos Estados Unidos.

Ao lado dos medalhistas mundiais, treinam, diariamente, jovens atletas que estão em desenvolvimento no esporte e podem acompanhar, de perto, nomes importantes da seleção brasileira. A proximidade inspira os mais novos, que aspiram chegar onde Lucas e Rebeca chegaram.

Uma delas é Milena Ribeiro, de 16 anos. Mesmo com a pouca idade, também já compete nacional e internacionalmente. “Treinar com eles é uma inspiração. Ver todos os dias algo que é tão dedicado e conseguimos ver o esforço de cada um. É uma inspiração para todo mundo. A gente, toda vez que vê, se arrepia”, contou Ribeiro.

Leonardo Freitas tem só 15 anos, mas a altura e força já impressionam. Quando questionado sobre a proximidade dos medalhistas mundiais, Leozinho, como é chamado, afirma que almeja estar, um dia, na mesma posição.

“A vontade deles de conseguir a medalha, a forma que eles treinam e como eles convivem entre si é muito legal de ver. Eles voltaram de um campeonato e conseguiram o segundo lugar, também é algo que a gente queria para a gente.

Como começar na ginástica aeróbica em Minas Gerais

Atualmente, o projeto da UFMG é o único projeto de iniciação na ginástica aeróbica em Minas Gerais. Segundo a Kaya Mourthé, presidente da Federação Mineira de Ginástica, havia um semelhante na Universidade Federal de Lavras, mas foi paralisado neste ano.

Na parte de iniciação, não há seletivas. Os interessados e futuros atletas precisam somente ir até a UFMG, no prédio da EEFFTO, às 14h30 nas terças e quintas, ou entrar em contato por telefone, no  (31) 3409-2339.

“A Universidade está aberta. É um projeto social, para a comunidade interna e externa. Aqui, as pessoas vão começar mas já estarão ao lado desses meninos que começaram aqui também, e olha onde chegaram. É um esporte maravilhoso, com músicas emocionantes e que conta histórias. Quem entrar, tenho certeza que não vai querer sair”, contou Lemos

E ele muda vidas, como mudou a de Rebeca e de Lucas. “A Rebeca de hoje é literalmente devido a esse projeto. Eu não vejo ela sendo uma pessoa diferente. A ginástica construiu quem eu sou hoje e este é um projeto muito importante. Eu sou muito grata a ele”, comentou Rebeca.

“O projeto realmente transformou a minha vida. Eu sempre fui atleta, mas profissional mesmo eu só fui sentir o que era estando aqui dentro. Eu conheci lugares, culturas, aprendi a falar idiomas, tudo por meio da ginástica. A ginástica moldou meu caráter e me fez ser quem eu sou hoje. Eu tenho muita gratidão por esse lugar”, declarou Lucas.

Veja mais: https://www.otempo.com.br/superfc/especializados/ao-lado-de-referencias-no-esporte-nova-geracao-de-ginastas-e-formada-na-ufmg-1.2699627