EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste





Levantamento de peso: BH recebe simpósio internacional da modalidade

21/07/2022

O simpósio internacional foi idealizado pelo atleta, treinador e professor Rafael Almeida; Fernando Reis, aposentado após cair no doping, tem presença confirmada

Modalidade é usada como ferramenta voltada para qualidade de vida

Modalidade é usada como ferramenta voltada para qualidade de vida — Foto: Divulgação

O levantamento de peso, uma das modalidades mais antigas dentro da Olimpíada vai reunir algumas de suas referências em Belo Horizonte entre os dias 27 e 29 de julho. 

O auditório da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG e o Estádio do Mineirão vão receber o projeto “BH Em Peso”. 

O simpósio internacional foi idealizado pelo atleta, treinador e professor Rafael Almeida, mestre e doutor em Ciências do Esporte e especialista em levantamento de pesos pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

As vagas são limitadas e haverá transmissão ao vivo para quem não puder estar presente. Inscrições, valores e informações podem ser obtidas no email ebhempeso@gmail.com, pelo telefone (31) 991841300 e pelo instagram.com/bhempeso.

A ideia é informar e capacitar os interessados em se desenvolver na modalidade, presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos.

Além de Rafael, gestor do único centro de treinamento especializado na modalidade, estão confirmadas as presenças de Fernando Reis, maior nome do Brasil em todos os tempos e de Maxim Agapitov, presidente da Federação Russa de Levantamento de Pesos.

Fernando se aposentou da modalidade após ser pego, antes dos Jogos de Tóquio, no exame anti doping que lhe rendeu punição até 2025. Entre os principais resultados do ex-atleta, está o bronze no Mundial de 2018, resultado que foi confirmado após adversário uzbeque, que havia terminado na terceira posição, ser pego no doping.

Fernando soma três títulos do Pan-Americano. Nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, ele terminou na quinta colocação. Fernando já havia sido suspenso em 2011 durante torneio universitário nos EUA.

Agapitov também viu o doping interferir na sua trajetória, sendo impedido, em 2021, de concorrer à presidência da federação internacional da modalidade em virtude de casos de doping envolvendo atletas russos.