EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





BH sedia evento de levantamento de pesos com medalhistas brasileiros e internacionais

27/07/2022

 

Foto: Freepik
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Belotur promoverá o encontro entre esporte, turismo e cultura com o 1º simpósio internacional de levantamento de pesos, realizado pelo “Projeto BH Em Peso”, que ocorrerá entre os dias 27 e 29 de julho. Idealizado pelo atleta, treinador e professor Rafael Almeida, mestre e doutor em Ciências do Esporte, e especialista em levantamento de pesos pelo Comitê Olímpico Brasileiro, o evento é destinado a quem deseja se capacitar em uma das modalidades esportivas mais antigas do mundo, presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos e bastante utilizada para preparação física e promoção da qualidade de vida.

Os interessados terão a oportunidade de aprender com referências na área: Fernando Reis (@rreisfernando), multicampeão e recordista dos jogos Pan Americanos e sua equipe F. Reis Weightlifting (@f.reis_weightlifting); Maxim Agapitov (@agapitovmaxim), presidente da Federação Russa de Levantamento de Pesos; e o próprio professor Rafael Almeida (@rsvalmeida), gestor do único centro de treinamento especializado na modalidade em Belo Horizonte (@lpofit) e único especialista em Levantamento de Pesos (LPO) certificado pelo Comitê Olímpico Brasileiro em Belo Horizonte.

Segundo o idealizador do encontro, serão três dias de qualificação na categoria de alto rendimento para elevar Belo Horizonte à cidade do esporte, visando integrar o calendário de eventos internacionais do Levantamento de Pesos. “Além da parte esportiva, preparamos uma programação cultural com as apresentações da Coaduna Cia de Dança (@ciacoaduna), do músico Gustavo Andrade (@gustavoablues), do pianista Leo Laporte (@leonardo.laporte) e da cantora e bailarina Dani Guimarães. O encontro também contará com os sabores do chef Romeu Neves (@romeueneves, @cafecomdanca), visitas guiadas e almoços em pontos turísticos e tradicionais da cidade”, detalha Rafael Almeida.

As aulas do Projeto BH em Peso vão acontecer no auditório da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, localizado na avenida Pres. Antônio Carlos, 6.627, campus Pampulha, e no Estádio do Mineirão, localizado na avenida Antônio Abrahão Caran, 1.001, São José. As vagas são limitadas e haverá transmissão ao vivo do curso para quem não puder estar presente.

Prática esportiva milenar pode ser feita por crianças e idosos e reduz risco de lesões
O Levantamento de Pesos (LPO) é um esporte olímpico praticado há milênios e é uma importante ferramenta de preparação física de atletas de alto rendimento de outras modalidades, como judô, ginástica olímpica e futebol. Considerada uma das atividades físicas mais democráticas, não exige altura, peso, idade ou qualquer outra condição especial para iniciar a prática.

“Na China, algumas crianças começam a treinar a partir dos seis anos. No meu Centro de Treinamento de Levantamento de Pesos LPOFit, tenho alunos de nove anos e idosos com mais de 70 anos. Ao contrário do que se imagina, esse é um dos esportes que apresentam menor índice de lesão, 0,0017 para cada 100 horas de prática, comparado ao futebol, em que as chances de se machucar são 350 vezes mais altas. É uma terapêutica importante para tratar certas lesões na coluna, no quadril e nos joelhos. Além disso, o aumento da força, ocasionado pelo treinamento, pode reduzir em mais de 50% a possibilidade de ocorrência de lesões em outras situações, além de aumentar a densidade óssea, fator importante para evitar fraturas e quedas em idosos”, esclarece Rafael Almeida.

O LPO consiste em duas provas, o arranco e o arremesso, mas para quem vai começar na modalidade, os exercícios iniciais são feitos com o próprio corpo e elásticos, até progredir para o levantamento de pesos. “Três aulas semanais com duração de uma hora são suficientes para obter excelentes resultados com qualidade de vida: gasto calórico aumentado, melhora cardiovascular, aumento de força, massa muscular e densidade óssea – por isso é bastante indicado para mulheres na menopausa”, aponta Almeida.

Os benefícios são, inclusive, comprovados cientificamente. Um estudo da Universidade Estadual de Iowa (Estados Unidos), publicado na revista Medicine and Science in Sports and Exercise, constatou que levantar peso por menos de uma hora por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou de derrame cerebral em até 70%.

Programação:

27/07 (quarta-feira)
19h: cerimônia de abertura
19h30: Apresentação temática de Belo Horizonte
20h: Vivência gastronômica no Jardim de Minas
21h30: Show com Gustavo Andrade, Dani Guimarães e Leo Laporte

28/07 (quinta-feira)
9h às 11h: Workshop com o atleta Fernando Reis e sua equipe
11h: visita guiada pelos pontos turísticos
12h: Vivência gastronômica no Centro Gastronômico Vila Rica
14h às 18h: Workshop BH em Peso
18h30: Vivência gastronômica no Maria das Trancas

29/07 (sexta-feira)
9h às 12h: Workshop com Fernando Reis e Rafael Almeida
12h30: Vivência gastronômica com o chef Romeu Neves no Espaço Café com Dança
14h30 às 18h: Workshop com Rafael Almeida
18h30: Apresentação do espetáculo “Rascunho”, da Coaduna Cia de Dança, do diretor artístico Dadyer Aguillera
19h: Cerimônia de encerramento com o pianista Leo Laporte