EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Atleta e treinador do CTE-UFMG são convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para Grand Prix de Atletismo de Marrakech

06/09/2022

Izabela Campos e Ivam Bertelli participarão da competição que será disputada entre os dias 11 e 18 de setembro.

A mineira Izabela Campos, medalhista paralímpica brasileira nos Jogos – Rio 2016, da equipe do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, é uma das convocadas para o Grand Prix de Atletismo de Marrakech. Ivam Bertelli, treinador da atleta, também foi convocado pelo CPB. O evento acontecerá entre os dias 11 e 18 de setembro e o Brasil será representado por 24 atletas.

A atleta paralímpica de lançamento de disco na classe F11 (para deficientes visuais), foi convocada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio de sua Diretoria de Alto Rendimento. Confira lista de convocados.

Atleta

Izabela Campos é destaque no paralímpico. Já participou de três Olimpíadas (2012, 2016 e 2021) e está em preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Paris 2024. Na Rio 2016, conquistou o bronze no lançamento de disco. Nos Jogos Parapan-americanos de Lima, no Peru, em 2019, subiu ao degrau mais alto do pódio, superando o recorde da competição com 35,32m. Na mesma edição do Parapan, a atleta ainda ficou com a medalha de bronze no peso, na junção de classe F11/F12. Izabela foi bronze também em Dubai, em 2019. Antes de se destacar nas provas de campo, chegou a correr provas de 400 metros até 5 mil metros. Desde 2014, Izabela integra o Projeto de Esporte Paralímpico do CTE-UFMG.

Treinador

Ivam Bertelli, treinador de Izabela no CTE, também participará do Grand Prix de Atletismo de Marrakech. Atleta há 43 anos nas modalidades de lançamento de martelo e martelete, Bertelli é técnico de paratletismo desde 2011. A função dele é extrair do atleta o que ele tem de melhor, nos aspectos técnico, físico e psicológico. Sobre a experiência na preparação de Izabela Campos, o treinador conta que “ela já tinha uma atividade física e uma coordenação muito boas. E, por ser deficiente visual, tinha uma noção espacial muito grande”, o que facilita o dia a dia nos treinamentos.

Dentre os convocados também estão os medalhistas paralímpicos nos Jogos de Tóquio 2020 Alessandro Rodrigo, Elizabeth Gomes, Ricardo Gomes e Vinícius Rodrigues. O atletismo tem o patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.