EEFFTO - UFMG

CTE UFMG: Festival Paralímpico vai reunir mais de 200 crianças para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

21/09/2022

No próximo sábado, 24, de 8h às 12h, o Centro de Treinamento Esportivo (CTE) UFMG sedia mais uma edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2018. O evento, realizado anualmente celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22).

Neste ano o Festival acontece simultaneamente em 105 núcleos, localizados nas 27 unidades federativas do Brasil - 26 estados e o Distrito Federal. Dessas 105 sedes, 25 são Centros de Referência do CPB, sendo um deles o CTE-UFMG que terá como modalidades paralímpicas atletismo, bocha e vôlei sentado.

De acordo com Renato Guerreiro, supervisor do Projeto Paralímpico do CTE-UFMG, “também participaram 20 atletas em idade escolar que treinam no CTE e que foram medalhistas nos jogos escolares paralímpicos de Minas Gerais que já estão classificados para disputar a etapa nacional das Paralímpiadas Escolares em São Paulo. Eles estarão presentes no Festival, como forma de incentivar outros jovens com deficiência a seguir o caminho no movimento paralímpico e na prática esportiva”, destacou.

O objetivo do Festival Paralímpico é proporcionar às crianças e jovens de 7 a 19 anos, com e sem deficiência (até 20%) a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difundir o movimento paralímpico por todo o território nacional.

Números do Festival Paralímpico
Das quase 200 crianças inscritas para participar do evento no CTE-UFMG, 84,7 % são crianças com deficiência, sendo 34,7% com deficiência física, 21,9% com Transtorno do Espectro Autista 14,8% com deficiência intelectual, 7,1% com deficiências múltiplas, 2,0% com deficiência visual, 4,1% com outras deficiências além de 15,3% de crianças sem deficiência. Se inscreveram 66 voluntários inscritos.

Desde março de 2019 foram iniciadas as atividades do Projeto Paralímpico de Alto Rendimento nas dependências do Centro de Treinamento Esportivo da EEFFTO/UFMG, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Ministério da Cidadania (Secretaria do Esporte). O projeto faz parte de uma proposta de descentralização do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro/CPB de São Paulo e pretende ampliar, potencializar e desenvolver o Esporte Paralímpico nos demais estados brasileiros.
Atualmente o Projeto Paralímpico, baseado no CTE, atende cerca de 110 atletas em quatro modalidades paralímpicas disponíveis: atletismo, natação, halterofilismo e parataekwondo. Saiba mais em site do CTE. No CTE-UFMG, os jovens terão a oportunidade de conhecer e experimentar várias modalidades paralímpicas.

Edições anteriores

A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de 7.000 crianças. Em 2019, o evento foi ampliado para 70 sedes e atendeu mais de 10 mil crianças. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19. Em 2021 o Festival Paralímpico reuniu 8.000 crianças em 70 sedes espalhadas pelo país.

Festival Paralímpico Loterias Caixa 2022
Data e horário: 24 de setembro, das 8h às 12h.
Local: CTE UFMG (Av. Alfredo Camarate, 617 - São Luiz, Belo Horizonte - MG)
Informações: esporteparalimpico@gmail.com / Renato Guerreiro (31) 7524-5845
O Festival Paralímpico conta com patrocínio das Loterias Caixa.

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio do Ministério da Cidadania, que financia os projetos Formação de Recursos Humanos e “Desenvolvimento de Pesquisa Aplicados ao Esporte de Alto Rendimento” e “Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: Formação de Atletas, de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pesquisa”. Os projetos desenvolvem ações em modalidades olímpicas e paralímpicas, atuando desde a iniciação esportiva até o alto rendimento, na cidade de Belo Horizonte e sua região metropolitana.

Crédito fotos: Arquivo Renato Guerreiro equipe Paralímpico CTE-UFMG