EEFFTO - UFMG

Atletas do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) UFMG são destaque no Argentina Open e na 3ª etapa do Panam Series 2022

21/09/2022

As modalidades foram Taekwondo e no Parataekwondo

O Brasil tem se destacado como uma das potências no Parataekwondo Mundial e  os atletas do do Centro de Treinamento Esportivo (CTE-UFMG) seguem forte nessa disputa.  Atletas do Taekwondo e do Parataekwondo, do CTE-UFMG retornaram nesta segunda-feira (19) da disputa  de duas competições de relevância internacional: o Argentina Open e o Pan Am Series III de Taekwondo. Os atletas fizeram bonito ao retornar para BH com 7 medalhas no peito, melhoria nas colocações do ranking nacional além de dois atletas classificados para o Campeonato Pan-americano de 2023.

O saldo de resultados nas duas competições foram:  duas medalhas de prata e um 5ª lugar (Parataekwondo) mais duas medalhas de ouro, uma de prata, duas de bronze e um 5ª lugar (Taekwondo) além de dois atletas classificados para o Campeonato Pan-americano de 2023.

Argentina Open – atletas do CTE-UFMG

Juliano Lima, que é o representante brasileiro na categoria até 58 kg,  ficou com a medalha de prata, perdendo a final pelos critérios de desempate. Já a  taekwondista Kamilla Cassiana conquistou a 5ª  colocação, na categoria até 46kg melhorando sua pontuação no ranking mundial.

Categoria Adulto feminino e masculino
PamAm Series de Taekwondo
Kamilla Cassiana – bronze até 46 kg
Izabela Turci – bronze até 73 kg
Juliano Lima – prata até 58 kg
 Vytor Santos – ficou em 5ª  lugar na categoria até 68 kg

Na sequência os  atletas Juliano e Vytor  seguem no próximo final de semana para  Santiago onde disputam o Chile Open de Taekwondo. Já em novembro Juliano vai  como titular no time brasileiro que disputará o Campeonato Mundial Adulto de Taekwondo, em Cancún, no México.

Categoria Júnior

Mais uma vez o  atleta Ítalo Cassiano foi campeão na categoria Juvenil até 51kg e subiu no lugar mais alto do pódio com a medalha de ouro da competição. Quem também ganhou ouro em sua categoria, até 55 kg foi o atleta Darlan Ramos. Com os resultados eles garantiram vaga no Campeonato Pan-americano de 2023 nos EUA.

Italo Cassiano – ouro até 51 kg
Darlan Ramos – ouro até 55 kg

Cristiano Arruda, supervisor de Taekwondo do CTE-UFMG,  acredita que “esse foi um passo importante para que possamos chegar aonde realmente almejamos. As medalhas de prata do Juliano no Argentina Open e no PanAm Series, e as medalhas de bronze da Izabela e da Kamila no PanAm Series são de enorme relevância, pois são conquistas na categoria principal (adulto) de atletas muito jovens, na faixa etária de 22 anos. Isso tem grande relevância, uma vez que na categoria principal o nível é muito alto em qualquer modalidade. Os três competiram com atletas olímpicos, profissionais, medalhistas que estão no top 10 no ranking mundial”.

Cristiano também explicou as probabilidades matemáticas das duas medalhas de prata e os pontos somados por  Juliano.  “Todos os resultados são muito importantes para que ele consiga subir cada vez mais no ranking mundial e ele ainda tem 140 pontos para disputar este ano. Com esses resultados ele vai somar cerca de 43 pontos, o que deve colocá-lo aproximadamente na 40ª posição. Nossa meta é que ele termine 2022 entre os top 20 do mundo”, comenta.

No CTE-UFMG a comissão técnica do Taekwondo é formada por: Marcelo de Barros (treinador),  Amanda Ribeiro (preparadora física), Irene Cougo (psicóloga), José Geraldo Viana e Gustavo Ferraz (estagiários)

PamAm Series de Parataekwondo

Nesta modalidade competiram três atletas do CTE que obtiveram excelentes resultados.

Larissa Lohane – Classe K44 – Adulto até 57kg – prata (venceu na semifinal a atleta Kamyla Dosmalova, do Cazaquistão,  a 3ª  melhor atleta do mundo na categoria.

Douglas Rocha – Classe K44 – Adulto Acima de 80kg – prata

Leonardo Jhonatan – Classe K44 – Adulto até 58kg – 5º lugar (perdeu as quartas de final para o atual titular da seleção brasileira, Fabrício Marques –  que foi o campeão e atleta destaque do evento).
Confira aqui os resultados

O treinador da equipe de Parataekwondo  CTE-UFMG é Diego de Oliveira

O Pan Series III teve a participação de mais de 380 atletas de 14 países nas categorias de Parataekwondo, Poomsae e Kyorugui (lutas) infantil, cadete, juvenil e adulto. A competição do COB é sancionada pela World Taekwondo (WT), pela Pan-American Taekwondo Union (PATU) e Confederação Brasileiro de Taekwondo (CBTKD). Assim, a conquista vale 20 pontos para o Ranking Olímpico Mundial, que ajuda na disputa para uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O Brasil foi  campeão geral do Pan Series III e acumulou mais medalhas no taekwondo e no parataekwondo. A competição foi realizada desde a última quarta-feira (14) e terminou no domingo (18), na sede do Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. A delegação brasileira conquistou ao longo da competição 55 medalhas no kyorugui (lutas), 20 no parataekwondo e seis no poomsae.

CRÉDITO FOTOS: ARQUIVO CTE-UFMG