EEFFTO - UFMG

Em poucos dias: Sarandeiros retorna ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes

24/01/2023

O Grupo Sarandeiros retorna ao grande teatro do Palácio das Artes, apresentando o espetáculo: NOS PASSOS DO GRUPO SARANDEIROS: 40 +2 anos de histórias, dentro da programação oficial da 48º Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Minas Gerais, no dia 28 de janeiro, às 20h. Na construção deste novo trabalho destacam-se algumas das principais danças realizadas pelo grupo, nas últimas duas décadas de existência, com novos figurinos e encenações.

A qualidade artística e a excelência técnica das coreografias são elementos marcantes em todos os espetáculos do Sarandeiros. O que fica evidente através dos figurinos exuberantes, da excelente execução musical e coreografias grandiosas, executadas por um grande elenco de 100 artistas cena, que expressam toda a beleza das danças brasileiras construídas nessa trajetória de sucesso do grupo.

"Cada dança nos permite compreender as diferentes formas dos trabalhos coreográficos executados pelo grupo, sempre em diálogo constante com novos processos metodológicos de criação, elaborados a partir das experiências práticas e da profunda e respeitosa pesquisa de movimentos, que tenta dessa forma valorizar e divulgar toda e qualquer cultura produzida neste país por tantas pessoas" conta o diretor Gustavo Cortez.. O grupo traduz artisticamente e se inspira em muitas danças dos povos tradicionais, mas têm uma identidade própria após tantos anos de produção artística, sendo uma referência nacional e internacional na divulgação das danças do Brasil.

Sobre os Sarandeiros

O Sarandeiros, anteriormente denominado Grupo de Dança experimental da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – nasceu em 1980, coordenado pelas professoras Vera Soares e Marilene Lima, para alunos e alunas do curso de Educação Física. Em 1987 passou a se chamar Grupo Sarandeioe apresentava uma produção artística basicamente de danças internacionais, com apresentações no âmbito da universidade. Com a aposentadoria das duas professoras em 1995, o grupo retomou aos trabalhos em 1997, com a chegada do professor Dr. em Artes da Cena, Gustavo Côrtes que, com novas ideias e propostas, ampliou o acesso ao grupo, abrindo as atividades do Sarandeio para pessoas de fora da universidade, transformando-o em um grande projeto de extensão universitária. Desde então, o trabalho assumiu diferentes perspectivas, mantendo seu viés acadêmico e extensionista e ampliando sua atuação na cena artística e cultural municipal, estadual, nacional e internacional. As mudanças foram decorrentes de um fazer artístico em constante devir, tendo sempre como local privilegiado a cultura popular através das danças do Brasil, reconhecendo o valor dos saberes tradicionais e dos modos de expressão de seus povos.

As obras do grupo sempre se ancoraram em uma prática de pesquisa cuidadosa e rigorosa, o que possibilitou provocar, tanto na academia quanto no público, reflexões importantes sobre a nossa diversa e controversa cultura popular. Com uma produção cultural intensa, 16 turnês internacionais e uma participação ativa no Brasil e no exterior, o trabalho do Sarandeiros se consolidou com o apoio da UFMG e da Pró-reitora de Extensão, como um grande e longevo projeto de extensão universitária, com diversas produções artísticas e acadêmicas, que transformaram o projeto em dos maiores e melhores grupos de valorização e divulgação danças brasileiras no país.

Sobre “Nos passos do Grupo Sarandeiros: 40+2 anos de histórias”

Neste novo espetáculo, “Nos passos do Grupo Sarandeiros: 40+2 anos de histórias”, serão apresentadas 18 coreografias, fazendo referência os últimos 25 anos de histórias, traduzidos em 6 espetáculos da cia: Aquarela Brasileira ( 1997), O Profano e o Sagrado (1998), Memórias de Meio Milênio ( 2001), Dança, Brasil! (2003), Gerais de Minas (2005), e Quebranto, (2008)

"Cada dança nos permite compreender as diferentes formas dos trabalhos coreográficos executados pelo grupo, sempre em diálogo constante com novos processos metodológicos de criação, elaborados a partir das experiências práticas e da profunda pesquisa de movimentos", conta o diretor Gustavo Côrtes.

Com 100 dançarinos e dançarinas em cena, e 6 musicistas que executam ao vivo as músicas do espetáculo, com a Direção Geral de Gustavo Côrtes, Direção Artística de Petrônio Alves, a Direção Musical de Tatá Sympa, coordenação de ensaios Gerson Júnior e Luiza Rallo, e preparação Física de Diego Marcossi e Mariana Gomes, o Sarandeiros faz um percurso pela sua própria história de sucessos.

"O Sarandeiros foi o primeiro grupo de dança a participar da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança em 1999, com o espetáculo" O Profano e o Sagrado" que lotou o Grande Teatro. Até aquele ano, eram apenas produções de teatro que faziam parte da Campanha em BH ", conta Gustavo Côrtes. "E fizemos a estreia do grupo no Grande Teatro do Palácio das Artes. Retornar a este palco dentro da Campanha, 24 anos depois, é uma honra, e uma alegria festejarmos os 40 +2 anos do Sarandeiros.  Será uma verdadeira apoteose e esperamos todos e todas para comemorarmos juntos esse momento tão especial na história do grupo ", completa ele.

Sarandeiros nas redes sociais:

Site: http://projetos.eeffto.ufmg.br/sarandeiros
Instagram e Facebook: @sarandeiros;
Email: sarandeiros@gmail.com

Serviço: CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO DO TEATRO E DA DANÇA DE MINAS GERAIS
Local: PALÁCIO DAS ARTES
Data: 28 DE JANEIRO