EEFFTO - UFMG

Laboratório de fisioterapia da UFMG presta assistência mais barata à população; saiba como funciona

30/01/2023

Para quem precisa passar por tratamento de fisioterapia e busca uma alternativa mais em conta, o Laboratório de Habilidades Clínicas (Fisiolab) da UFMG pode ser uma opção: os alunos e profissionais prestam assistência fisioterapêutica à população geral, nas áreas de ortopedia, neurologia e pediatria.

Criado em 2017, o Fisiolab ampliou o espaço físico e sua equipe para aprimorar o atendimento à comunidade externa, com preços mais acessíveis aos pacientes encaminhados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e à comunidade universitária da UFMG.

A equipe do laboratório é composta de quatro fisioterapeutas e de discentes do curso de fisioterapia. A coordenação do laboratório é da professora Mariana Asmar Alencar Collares, e a subcoordenação da professora Vanessa Lara de Araújo.

“A troca de saberes e diálogos que se estabelece entre a comunidade, professores, fisioterapeutas e alunos é relevante para a UFMG, pois agrega conhecimento e traz uma interação transformadora”, diz a professora Vanessa Lara de Araújo.

O Fisiolab funciona no primeiro andar da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, localizada no campus Pampulha. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h.

Como funciona?

Os pacientes podem ter sido encaminhados pelo SUS ou podem procurar o laboratório por conta própria para realizar o tratamento de fisioterapia.

No caso dos pacientes que procuram o Fisiolab, deve ser apresentado encaminhamento feito por profissional da área da saúde, solicitando avaliação e acompanhamento fisioterapêutico.

A avaliação custa R$ 100, para todos os públicos, e o pacote de 10 consultas custa R$ 600. No caso de pacientes vinculados à UFMG, o valor é de R$ 550.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-7425.

link: