EEFFTO - UFMG

Programa TEAtivo inicia turmas gratuitas no CTE-UFMG

08/02/2023

Melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), impactar positivamente a convivência com seus familiares e ainda ser um meio de inclusão, interação, integração e transformação social. Esses são os objetivos do Programa TEAtivo, iniciado no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, que atualmente atende, gratuitamente, a 30 crianças. É o que explica a professora Priscilla Hatem, responsável pelo programa TEAtivo na UFMG: “são ofertadas atividades de atletismo e natação para 25 meninos e 5 meninas, com idade entre  7 e 15 anos, como resultado de 32 entrevistas realizadas em dezembro”.

O TEAtivo é uma iniciativa do governo federal em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que acontece no Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Belo Horizonte (CRPB), sediado no CTE-UFMG. A iniciativa é coordenada pela professora Andressa de Mello, do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, também responsável pelo Projeto Esporte Paralímpico de Alto Rendimento: formação de atletas, formação de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa.

No CTE-UFMG, o TEAtivo parte da percepção da necessidade de implantação de centros de práticas esportivas, corporais e de lazer, especializadas, voltados para o atendimento psicomotor de crianças e adolescentes com TEA. “Oferecemos, gratuitamente, atividades de segunda à quinta, com três turmas no turno da manhã, iniciando às 8h, e três no turno da tarde, terminando às 15h, é tudo gratuito. O responsável só precisa arcar com despesas de deslocamento da criança até o CTE-UFMG”, enfatiza Priscilla Hatem. Também integra a equipe, como estagiário, o aluno de graduação em Educação Física na EEFFTO Gustavo Henrique Scarmigliat.

O projeto integra a iniciativa de descentralização do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, instalado, primeiramente, em São Paulo. O objetivo é estimular as modalidades do esporte paralímpico em Minas Gerais. Atualmente, no CTE-UFMG, o esporte  paralímpico oferta as modalidades de atletismo, natação, halterofilismo e parataekwondo, abrangendo da iniciação ao alto rendimento, para atletas de Belo Horizonte e região metropolitana.

Mais informações sobre o TEAtivo pelo telefone (31) 3409-3324 ou pelo e-mail: esporteparalimpicoufmg@gmail.com.

LINK:  https://www.noticiasdecontagem.com.br/programa-teativo-inicia-turmas-gratuitas-no-cte-ufmg/