EEFFTO - UFMG

UFMG volta a abrir campus para apresentar cursos a estudantes do Ensino Médio

19/05/2023

A 'Mostra Sua UFMG' está de volta ao campus Pampulha da universidade após dois anos. Neste sábado (20), cerca de 25 mil estudantes  são esperados para conhecer mais a respeito dos 91 cursos de graduação, divididos em 73 salas e distribuídas em seis prédios.

O evento não foi realizado em 2020, por conta da pandemia, e no ano passado foi apresentado de maneira virtual. De volta ao presencial, os estudantes serão recebidos pela própria comunidade acadêmica - professores, estudantes e técnicos - e poderão participar de jogos interativos, rodas de conversa, palestras, paródias, experimentos, visita a museus, observação em microscópios, aula de dança, oficina de bordado, teste de força e de salto em altura, ensaios de coagulação e floculação, atividades musicalizadoras e musicoterapêuticas, cinema indígena e corrida de cores, entre outras atividades que integram a programação.

Salas interativas

Os visitantes terão acesso a explicações e demonstrações e poderão interagir com equipes, experimentos e experiências de ensino, pesquisa e extensão relacionadas aos diversos cursos.

Mapas impressos com roteiros e a localização dos prédios serão entregues aos visitantes na Praça de Serviços.

Na Praça de Serviços, além do posto de recepção permanente, também há uma programação para informar os estudantes sobre as formas de ingresso na graduação da UFMG, as cotas e ações afirmativas e sobre os programas de assistência estudantil, de apoio relacionado como os de apoio moradia, alimentação, inclusão digital, entre outros.

Arte

Haverá apresentações artísticas em algumas das salas interativas – como as dos cursos de música e dança, às 12h –, e a arena da Praça de Serviços será palco para o grupo de dança folclórica Sarandeiros, projeto desenvolvido na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Formato híbrido

Neste ano, a Mostra Sua UFMG adota formato híbrido: o evento presencial, no dia 20, é precedido por interações no site da Mostra – que tem caráter permanente – e nas redes sociais. Esses canais exibem vídeos, motion graphics e passeios aéreos sobre os campi e oferecem informações sobre as oportunidades abertas pela UFMG, além de videocasts que apresentam os cursos.