EEFFTO - UFMG

UFMG busca crianças com autismo para realizar estudo de análise de movimento

21/02/2024

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) usa tecnologia para estudar o controle corporal de crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA). O Sistema de Análise do Movimento Tridimensional, ferramenta usada no projeto, permite que os pesquisadores capture o movimento humano em três dimensões, podendo assim fazer uma análise de alta precisão. A tecnologia do projeto é referência da tecnologia usada no filme "Avatar".

A responsável pelo trabalho Letícia Paes, mestranda da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapeuta Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, explica que marcadores reflexivos são colocados em pontos anatômicos específicos do corpo para capturar os movimentos. Segundo a pesquisadora, o trabalho desenvolvido tem o poder de fornecer insigths importantes sobre os desafios motores que crianças com TEA enfrentam. Podendo assim, perceber as dificuldades motoras precocemente, monitorar o progresso e avaliar as intervenções.

O Projeto é desenvolvido pelo laboratório de Análise de Movimento (LAM) da EEFFTO, em parceria com a Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília (UnB). Podem participar crianças típicas e com TEA com idade de seis a oito anos. Os responsáveis podem agendar um horário com a equipe de estudo por meio de um formulário ou pelo WhatsApp: (37) 99951-2294 ou (37) 99129-3887. As coletas começam em março no campus Ceilândia da UnB, em Brasília. Os participantes receberão relatórios com os resultados preliminares obtidos durante a participação.