EEFFTO - UFMG

Ex-obeso, 'personal dos gordinhos' diz que caminhar era atividade segura

16/02/2016

Educador físico chegou a pesar 144kg e emagreceu após mudar hábitos.
Hoje ele treina ‘gordinhos’ e caminhar faz parte dos treinos dos alunos.

“A caminhada era a atividade mais segura para o meu peso na época”, disse o educador físico Rafael Rodrigues, de 32 anos, que chegou a pesar 144 quilos. Ele mudou a alimentação e passou a praticar atividades físicas regularmente, conseguindo eliminar 56 quilos em três anos.

Hoje, Rodrigues é conhecido como “personal dos gordinhos” e caminhadas no quarteirão estão entre as atividades passadas por ele a alguns alunos em Belo Horizonte. “Quando ela [a pessoa] caminha no asfalto, na rua, ajuda a fortalecer as articulações para que, no futuro, ela possa fazer uma atividade de maior intensidade”, explicou.
Amélia Nogueira Silva, de 53 anos, começou a treinar com Rafael em novembro do ano passado. Ela contou que já perdeu mais de 13 quilos e que se sente mais bem disposta. “O sono, eu durmo muito melhor!”, disse Amélia. Todos os dias, ela dá dez voltas no quarteirão da academia, além de fazer outras atividades como abdominais e escada. No tempo livre, ela ainda caminha na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul da capital.
saiba mais
Após perder 56 quilos, personal só treina 'gordinhos' em Belo Horizonte
Além da caminhada, quando era obeso, Rafael fazia dança de salão. De acordo com o educador físico, a pessoa sedentária e que quer emagrecer precisa começar em uma atividade que ofereça menos riscos de lesões. “A pessoa tem que entender os benefícios que a atividade física vai trazer para a vida dela, que vão além do caráter estético”, aconselhou.
Segundo Reginaldo Gonçalves, professor adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Educacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a prática de atividades físicas contribui para perda de massa corporal e melhora na capacidade cardiorrespiratória, na pressão arterial, na glicemia e nos lipídeos sanguíneos.
Além disso, o professor destaca que quem se exercita tem melhor disposição e bem estar psicológico. “Deve-se iniciar as caminhadas com poucos minutos nas primeiras semanas, em terrenos mais planos e com intensidade que possibilite conversar confortavelmente”, disse Reginaldo Gonçalves.
Rafael Rodrigues lembra que é importante consultar um médico antes de começar a praticar exercícios, para avaliar se há algum problema metabólico.
Segundo o professor da UFMG, por ser uma atividade física de intensidade leve a moderada, para a maioria das pessoas existem poucas contraindicações. "Pessoas que já possuem alguma doença cardíaca diagnosticada, diabetes, doença renal, obesidade grave ou outra doença grave deveriam consultar um médico antes e obter liberação", reforçou Gonçalves.

* Colaborou para esta reportagem Thaís Leocádio