O processo de envelhecimento vem acompanhado de um novo paradigma de saúde, no qual as doenças infecto-contagiosas passam a ser substituídas pelas crônicas degenerativas e suas co-morbidades. Esses fatores refletirão na diminuição da capacidade funcional, na autonomia e conseqüentemente, na qualidade de vida da população que envelhece. O grupo de pesquisadores se propõe a:
Líderes do Grupo: Profa. Leani Souza Máximo Pereira e Prof. João Marcos Domingues Dias
O Grupo caracteriza-se como um dos poucos no Brasil a investigar a temática. Seu contato com outros laboratórios no país e no exterior o coloca em condições de ser um difusor do campo de Comportamento Motor, especialmente em Minas Gerais.
Líder do Grupo: Prof. Herbert Ugrinowitsch
O grupo se dedica a estudar os fenômenos atuais do Esporte, Saúde e Lazer com ramos específicos na Sociologia do Esporte e do Lazer e na Pedagogia do Esporte, influenciados pela educação olímpica. Centra-se em analisar e discutir temas de abrangência e emergência social que tenham como foco a formação humana, em todos os seus vieses, quer seja na saúde, no esporte em suas várias manifestações e no lazer. Grupo de repercussão Nacional e Internacional. Visa Buscar parcerias com instituições educacionais, com organizações da sociedade civil e governamentais.
Linhas de pesquisa: Sociologia do Esporte / Lazer e Sociedade / Oferta e procura esportiva e de lazer.
Acesse a página: https://gespelufmg.wordpress.com/
CRONOGRAMA DE REUNIÕES 2019/01
Líderes do grupo: Profa. Dra Kátia Lemos e Profa. Dra. Ana Cláudia Couto
O grupo tem quatro linhas de pesquisa:
Líder do Grupo: Prof. Sílvio Ricardo da Silva
O estudo sobre a história do lazer tem sido consideravelmente negligenciado. No âmbito dos estudos do lazer, especialidade interdisciplinar dedicada a pesquisa deste fenômeno, aspectos históricos têm sido pouco considerados. Não por acaso, a literatura dos estudos do lazer por vezes é criticada pelo seu relativo descaso com relação ao tratamento histórico deste fenômeno. Na produção historiográfica, de maneira mais geral, também se registram poucos trabalhos nessa perspectiva, embora reconheça-se expressiva quantidade de pesquisas sobre diferentes práticas de diversão, faltando-lhes ainda, porém, maior articulação ou preocupações mais explícitas com esse aspecto da vida social. Nesse contexto, o Grupo de Pesquisa em História do Lazer funciona como espaço de estimulo e articulação entre pesquisadores dedicados ao estudo deste assunto, desenvolvendo estudos sobre a história dos esportes, sobre a organização social dos tempos ou sobre diferentes práticas culturais, como circo, teatro, cinema.
Líder do Grupo: Prof. Cléber Augusto Gonçalves Dias
Os estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa visam a análise dos mecanismos de postura, equilíbrio e estabilidade em indivíduos normais e portadores de disfunções. As pesquisas do grupo incluem:
Líderes do Grupo: Prof. Sérgio Teixeira da Fonseca e Profa. Juliana de Melo Ocarino
O foco principal de pesquisa do LAPREV é a análise da influência de alterações biomecânicas, neuromusculares e posturais no desenvolvimento de lesões agudas e crônicas em atletas de esportes de alto rendimento. O grupo propõe investigar os fatores de risco e de proteção associados às lesões esportivas. Além disso, serão implantados estudos sobre eficácia de programas de prevenção na redução destas lesões na população de atletas. Dessa forma, a obtenção desses dados irá propiciar o desenvolvimento de uma avaliação fisioterápica padronizada com informações objetivas e reprodutíveis, visando à reabilitação e prevenção das lesões esportivas para a melhora da performance dos atletas e redução dos prejuízos físicos, financeiros e psicológicos produzidos por essas lesões.
Líderes do grupo: Prof. Sérgio Fonseca e Prof. Anderson Aurélio da Silva
Criado em 1991 pelo Prof. Dr. Dietmar Samulski, o Grupo de Pesquisa LAPES-UFMG conduzia suas investigações na área dos fatores psicossociais aplicados ao Rendimento Esportivo com ênfase em investigações dentro da Psicologia do Esporte.
Recentemente, com a chegada de outros pesquisadores com diferentes expertises, o grupo ampliou o seu foco de investigação. A primeira alteração foi a mudança de nome do grupo com o objetivo de contemplar as diversas áreas de investigação que o grupo tem centrado seus esforço. A partir de 2014, o grupo ampliou o seu leque investigativo para as áreas da Psicologia do Esporte e Neurociência aplicadas ao Esporte e ao Exercício Físico, contemplando assim aspectos psicobiológicos, neuropsicológicos e Cognitivos no Esporte e no Exercício físico.
Os projetos deste grupo recebem regularmente apoio financeiro e bolsas de Órgãos de Fomento (CNPq, CAPES, FAPEMIG, FAPESP, FINEP). A produção cientifica do grupo é qualificada e focada em revistas de impacto na área.
Coordenador do grupo: Prof. Varley Teoldo da Costa
O Grupo de Pesquisa LUCE/UFMG congrega atividades acadêmico-científicas, teórico-metodológicas, culturais, sociais e pedagógicas sobre as temáticas lazer, ludicidade, cultura e educação. Essas atividades vêm sendo desenvolvidas no âmbito do Centro de Estudos de Lazer e Recreação - CELAR/DEF/EEFFTO/UFMG - desde o ano de 1996, sob coordenação da professora Christianne Luce Gomes. Entretanto, foi a partir de 2006 que as pesquisas sobre essas temáticas foram potencializadas, em decorrência da criação do Mestrado em Lazer, que hoje integra o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (Mestrado/Doutorado). O grupo recebeu essa nova denominação em 2014 e propõe a realização pesquisas, publicações, ciclos de debates, eventos e outras iniciativas ligadas à ludicidade em suas interfaces com a cultura e a educação em nosso contexto.
Líder do Grupo: Profa. Christianne Luce Gomes