EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Grupos de Pesquisa

  • Grupo de Estudo de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM)
    Telefone: (31) 3409-2394
    Email: ugrino@hotmail.com
  • Grupo de Estudos de Sociologia, Pedagogia do Esporte e do Lazer (GESPEL)
    Telefone: (31) 3409-7443
    Email: acpcouto@gmail.com
  • Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (Gefut)
    Telefone: (31) 3409-2345
    Email: gefutufmg@gmail.com
  • Grupo de Pesquisa em História do Lazer
    Telefone: (31) 3409-2333
    Email: cleberdiasufmg@gmail.com
  • Laboratório de Performance Humana
    Telefone: (31) 3409-2301
    Email: sfonseca@ufmg.br
  • Laboratório de Prevenção e Reabilitação das Lesões do Esporte (LAPREV)
    Telefone: (31) 3409-2330
    Email: sfonseca@ufmg.br
  • Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES)
    Telefone: (31) 3409-2325
    Email: vtcosta@hotmail.com
  • Ludicidade, Cultura e Educação (LUCE)
    Telefone: (31) 3409-2358
    Email: chris@eeffto.ufmg.br
  • NeuroGroup
    Telefone: (31) 3409-7403
    Email: lfts@ufmg.br
  • Núcleo de Estudos de Exclusão e Políticas Sociais - NeoPolis
    Telefone: 3049-7433
    Email: lucianaassis.ufmg@gmail.com
1 2 3

Grupo de Estudo de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM)

O Grupo caracteriza-se como um dos poucos no Brasil a investigar a temática. Seu contato com outros laboratórios no país e no exterior o coloca em condições de ser um difusor do campo de Comportamento Motor, especialmente em Minas Gerais.

Líderes do Grupo: Prof. Herbert Ugrinowitsch e Prof. Rodolfo Novellino Benda


Telefone: (31) 3409-2394
Email: ugrino@hotmail.com

Grupo de Estudos de Sociologia, Pedagogia do Esporte e do Lazer (GESPEL)

O grupo se dedica a estudar os fenômenos atuais do Esporte, Saúde e Lazer com ramos específicos na Sociologia do Esporte e do Lazer e na Pedagogia do Esporte, influenciados pela educação olímpica. Centra-se em analisar e discutir temas de abrangência e emergência social que tenham como foco a formação humana, em todos os seus vieses, quer seja na saúde, no esporte em suas várias manifestações e no lazer. Grupo de repercussão Nacional e Internacional. Visa Buscar parcerias com instituições educacionais, com organizações da sociedade civil e governamentais.

Linhas de pesquisa: Sociologia do Esporte / Lazer e Sociedade / Oferta e procura esportiva e de lazer.

Acesse a página: https://gespelufmg.wordpress.com/

CRONOGRAMA DE REUNIÕES 2019/01

 

Líderes do grupo: Profa. Dra Kátia Lemos e Profa. Dra. Ana Cláudia Couto

 


Telefone: (31) 3409-7443
Email: acpcouto@gmail.com

Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (Gefut)

O grupo tem quatro linhas de pesquisa:

  • História do futebol e do torcer;
  • Torcer e educação;
  • Torcer, cidade e espetáculo esportivo;
  • Torcer, identidade e grupos sociais.

Líder do Grupo: Prof. Sílvio Ricardo da Silva


Telefone: (31) 3409-2345
Email: gefutufmg@gmail.com

Grupo de Pesquisa em História do Lazer

O estudo sobre a história do lazer tem sido consideravelmente negligenciado. No âmbito dos estudos do lazer, especialidade interdisciplinar dedicada a pesquisa deste fenômeno, aspectos históricos têm sido pouco considerados. Não por acaso, a literatura dos estudos do lazer por vezes é criticada pelo seu relativo descaso com relação ao tratamento histórico deste fenômeno. Na produção historiográfica, de maneira mais geral, também se registram poucos trabalhos nessa perspectiva, embora reconheça-se expressiva quantidade de pesquisas sobre diferentes práticas de diversão, faltando-lhes ainda, porém, maior articulação ou preocupações mais explícitas com esse aspecto da vida social. Nesse contexto, o Grupo de Pesquisa em História do Lazer funciona como espaço de estimulo e articulação entre pesquisadores dedicados ao estudo deste assunto, desenvolvendo estudos sobre a história dos esportes, sobre a organização social dos tempos ou sobre diferentes práticas culturais, como circo, teatro, cinema.

Líder do Grupo: Prof. Cléber Augusto Gonçalves Dias


Telefone: (31) 3409-2333
Email: cleberdiasufmg@gmail.com

Laboratório de Performance Humana

Os estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa visam a análise dos mecanismos de postura, equilíbrio e estabilidade em indivíduos normais e portadores de disfunções. As pesquisas do grupo incluem:

  1. Estudos sobre os mecanismos de percepção, controle e coordenação do movimento humano;
  2. Estudos sobre o aprendizado e reabilitação motora; 
  3. Avaliação da eficácia de estratégias de intervenção em populações com disfunções musculoesqueléticas;
  4. Estudos sobre aspectos mecânicos e anatômicos do sistema musculoesquelético (Biomecânica Clínica).

Líderes do Grupo: Prof. Sérgio Teixeira da Fonseca e Profa. Juliana de Melo Ocarino


Telefone: (31) 3409-2301
Email: sfonseca@ufmg.br

Laboratório de Prevenção e Reabilitação das Lesões do Esporte (LAPREV)

O foco principal de pesquisa do LAPREV é a análise da influência de alterações biomecânicas, neuromusculares e posturais no desenvolvimento de lesões agudas e crônicas em atletas de esportes de alto rendimento. O grupo propõe investigar os fatores de risco e de proteção associados às lesões esportivas. Além disso, serão implantados estudos sobre eficácia de programas de prevenção na redução destas lesões na população de atletas. Dessa forma, a obtenção desses dados irá propiciar o desenvolvimento de uma avaliação fisioterápica padronizada com informações objetivas e reprodutíveis, visando à reabilitação e prevenção das lesões esportivas para a melhora da performance dos atletas e redução dos prejuízos físicos, financeiros e psicológicos produzidos por essas lesões.

Líderes do grupo: Prof. Sérgio Fonseca e Prof. Anderson Aurélio da Silva


Telefone: (31) 3409-2330
Email: sfonseca@ufmg.br

Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES)

Criado em 1991 pelo Prof. Dr. Dietmar Samulski, o Grupo de Pesquisa LAPES-UFMG conduzia suas investigações na área dos fatores psicossociais aplicados ao Rendimento Esportivo com ênfase em investigações dentro da Psicologia do Esporte.

Recentemente, com a chegada de outros pesquisadores com diferentes expertises, o grupo ampliou o seu foco de investigação. A primeira alteração foi a mudança de nome do grupo com o objetivo de contemplar as diversas áreas de investigação que o grupo tem centrado seus esforço. A partir de 2014, o grupo ampliou o seu leque investigativo para as áreas da Psicologia do Esporte e Neurociência aplicadas ao Esporte e ao Exercício Físico, contemplando assim aspectos psicobiológicos, neuropsicológicos e Cognitivos no Esporte e no Exercício físico.

Os projetos deste grupo recebem regularmente apoio financeiro e bolsas de Órgãos de Fomento (CNPq, CAPES, FAPEMIG, FAPESP, FINEP). A produção cientifica do grupo é qualificada e focada em revistas de impacto na área.

Coordenador do grupo: Prof. Varley Teoldo da Costa


Telefone: (31) 3409-2325
Email: vtcosta@hotmail.com

Ludicidade, Cultura e Educação (LUCE)

O Grupo de Pesquisa LUCE/UFMG congrega atividades acadêmico-científicas, teórico-metodológicas, culturais, sociais e pedagógicas sobre as temáticas lazer, ludicidade, cultura e educação. Essas atividades vêm sendo desenvolvidas no âmbito do Centro de Estudos de Lazer e Recreação - CELAR/DEF/EEFFTO/UFMG - desde o ano de 1996, sob coordenação da professora Christianne Luce Gomes. Entretanto, foi a partir de 2006 que as pesquisas sobre essas temáticas foram potencializadas, em decorrência da criação do Mestrado em Lazer, que hoje integra o Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (Mestrado/Doutorado). O grupo recebeu essa nova denominação em 2014 e propõe a realização pesquisas, publicações, ciclos de debates, eventos e outras iniciativas ligadas à ludicidade em suas interfaces com a cultura e a educação em nosso contexto.

Líder do Grupo: Profa. Christianne Luce Gomes


Telefone: (31) 3409-2358
Email: chris@eeffto.ufmg.br

NeuroGroup

Essa iniciativa, possivelmente, será relevante para o Programa de Pós-Graduação, tendo em vista que será o registro formal de mais um objeto de estudo com relevância e incentivo Nacional apoiado por esse programa. O Grupo de Pesquisa que desenvolve estudos sobre o tema consiste de pesquisadores bem estabelecidos com experiência em fisioterapia neurológica e visibilidade nacional e internacional na área, bem como na formação de recursos humanos, mestres e doutores já orientados em suas linhas de pesquisa e uma produção científica que tem contribuído para o avanço das fronteiras do conhecimento sobre funcionalidade e reabilitação neurológica. Além disso, o Ministério da Saúde tem ampliado o investimento no desenvolvimento de pesquisas na área da saúde, visando incentivar pesquisadores a encontrar soluções inovadoras para serem aplicadas no Sistema Único de Saúde (SUS) e aprimorar a assistência ao usuário.

Líder do Grupo: Profa. Luci Fuscaldi Teixeira-Salmela


Telefone: (31) 3409-7403
Email: lfts@ufmg.br

Núcleo de Estudos de Exclusão e Políticas Sociais - NeoPolis

A proposta do NeoPolis é dedicar-se à investigação de fenômenos relacionados à desigualdade social e exclusão, bem como às formas de seu enfrentamento na perspectiva da relação entre o Estado e a Sociedade, com ênfase nas Políticas de Saúde, de Educação, Lazer e de Assistência Social.

Fundamentar os estudos da Terapia Ocupacional no Campo social, especialmente, em relação às intervenções com populações em situação de vulnerabilidade e desqualificação social.

Analisar as possíveis intervenções e inserção da Terapia Ocupacional nas políticas de saúde, nos níveis de atenção básico, de média e alta complexidade, bem como nas políticas sócio-assistenciais (assistência social, socioeducativo) e de lazer.

Aprofundamento de uma reflexão crítica sobre a temática da cidadania, exclusão social, políticas públicas, que possa contribuir com o processo de formação dos alunos da Terapia Ocupacional e demais área da saúde.

Desenvolvimento de ações interdisciplinares, de caráter transversal e interinstitucionais. 

Líderes do Grupo: Prof.ª Luciana Assis Costa

Telefone: 3049-7433

Email: lucianaassis.ufmg@gmail.com


Telefone: 3049-7433
Email: lucianaassis.ufmg@gmail.com