EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Estudos da Ocupação

O Curso de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação (CPGEO)  é o Mestrado Acadêmico em Estudos da Ocupação da UFMG. Sua missão é formar recursos humanos qualificados para lidar com questões ocupacionais de forma sistêmica, considerando seus aspectos biológicos, sociais, econômicos, históricos, antropológicos e culturais.

Considerando a produção científica atual e os debates acerca das teorias da ocupação e funcionalidade que tendem a apresentar a incapacidade como resultado de uma interação entre fatores biológicos e estrutura social, há o desafio de compreender a relação complexa entre aspectos biológicos e sociais, aprofundando a análise da funcionalidade a partir da percepção do corpo como fenômeno biológico e social. Neste contexto, a proposta pedagógica bem como a estrutura curricular do Curso de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação encontram-se ancorados em uma abordagem ampliada, articulando-se uma perspectiva sociológica e biológica da ocupação.

Desta forma, objetiva-se reunir acadêmicos, profissionais e pesquisadores da área da terapia ocupacional e de outras áreas do conhecimento em torno de questões fundamentais da Ocupação Humana em uma proposta pautada na articulação de diferentes áreas do conhecimento que contribuem para o avanço do saber interdisciplinar sobre o estudo da Ocupação por meio da busca da inovação em termos do trabalho científico e da pesquisa colaborativa.

Histórico:

Em 2017, um grupo de professores do Departamento de Terapia Ocupacional iniciou os preparativos para a criação de um Mestrado Profissional em Estudos da Ocupação na UFMG.

O Departamento de Terapia Ocupacional já tinha reconhecida excelência em atividades de extensão, oferta em parceria com o Hospital das Clínicas UFMG/Filial EBSERH e o Hospital Risoleta Tolentino Neves da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso e envolvimento com programas institucionais de Iniciação Científica. 

Após reuniões no Departamento de Terapia Ocupacional com professores interessados, o projeto de criação do mestrado acadêmico, elaborado por Adriana Maria V. N. Van Petten, Ana Amélia C. Rodrigues, Cristiane Miryan D. de Brito,  Iza de Faria-Fortini, Luciana Assis Costa e Rosângela Gomes da M. de Souza foi encaminhado à Pró-Reitoria de Pós Graduação da UFMG e, após ajustes sugeridos por pareceristas externos, foi submetido à CAPES (APCN) para apreciação.

Em Dezembro de 2018 a proposta de Mestrado Acadêmico em Estudos da Ocupação foi aprovada e no primeiro semestre de 2019 será iniciado o processo seletivo. As aulas da primeira turma, com 17 alunos, serão iniciadas em agosto de 2019.

Objetivos:

O Curso de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação (CPGEO) – com áreas de concentração em ‘Ocupação, Cuidado e Funcionalidade’ e ‘Ocupação, Políticas Públicas e Inclusão Social’ – tem como objetivos:

  • desenvolver uma visão crítica e global da sociedade associada às competências conceituais, atitudinais e procedimentais relacionadas ao estudo da Ocupação;
  • realizar pesquisas científicas sobre o estudo da Ocupação, buscando o avanço qualitativo do conhecimento e o intercâmbio com profissionais e pesquisadores de diversas áreas em experiências interdisciplinares;
  • contribuir com a melhoria da qualidade do ensino superior no Brasil e desenvolvimento de novas metodologias e ferramentas educacionais relacionadas ao estudo da Ocupação;
  • atuar de forma qualificada nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão nas temáticas afeitas à Ocupação com responsabilidade e ética;
  • desenvolver projetos e ações que integrem as dimensões da Saúde, Trabalho, Cultura e da Educação como eixos transversais para se compreender o estudo da Ocupação e sua diversidade;
  • prestar assessorias a órgãos públicos, empresas privadas e instituições do terceiro setor, reconhecendo o estudo da Ocupação como um princípio de construção de cidadania com potencial para implementar ações comprometidas com a inclusão e a responsabilidade social.

 

Linhas de Pesquisa 

O Curso de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação contempla uma área de concentração (Ocupação, Participação e Inclusão) e duas linhas de pesquisa (Ocupação, Cuidado e Funcionalidade e Ocupação, Polítiicas Públicas e Inclusão Social).

 

Área de concentração: Ocupação, Participação e Inclusão

Abordagem de temas/conteúdos relacionados ao estudo da Ocupação como objeto principal de investigação, utilizando a metodologia científica e visando à aplicação na análise da participação das pessoas em situações de vida no que tange às tendências e perspectivas da inclusão social.