EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Estrutura Curricular

1 2 3

Sistemas Avançados de Análise do Movimento e da Função Muscular

Créditos: 5

Ementa: Essa disciplina visa apresentar, discutir e realizar análise biomecânica tridimensional do movimento humano (cinemática e cinética), e análises da função muscular, sendo elas a eletromiografia cinesiológica de superfície e dinamometria isocinética. Visa desenvolver a compreensão do funcionamento dos equipamentos utilizados para essas análises e das medidas que podem ser obtidas com esses equipamentos. Visa, também, capacitar os alunos a realizarem análises biomecânicas e de função muscular, e a aplicarem, de maneira crítica, essas análises ao estudo do desempenho motor e funcional humano, colaborando para o desenvolvimento de projetos de pesquisa

Bibliografia:

Allard, P.; Stokes, V. P.; Blanchi, J.-P. Three-dimensional analysis of human movement. 1. ed. Windsor: Human Kinetics, 1995.

Cappozzo, A. et al. Three-dimensional Analysis of Human Locomotion. 1. ed. Toronto: John Wiley & Sons, 1997.

Cappozzo A, Della Croce U, Leardini A, Chiari L, Human movement analysis using stereophotogrammetry. Part 1: theoretical background. Gait Posture 2005; 21(2): 186-96.

Chiari L, Della Croce U, Leardini A, Cappozzo A. Human movement analysis using stereophotogrammetry. Part 2: instrumental errors. Gait Posture. 2005 Feb;21(2):197-211.

Criswell, E. Cram’s Introduction to Surface Electromyography. 2 ed. Sudburry, Jones and Bartlett Publishers, 2011

Dvir Z. Isokinetics - Muscle Testing, Interpretation and Clinical Applications. Edinburgh, Churchill Livingstone, 1995

Della Croce U, Leardini A, Chiari L, Cappozzo A. Human movement analysis using stereophotogrammetry. Part 4: assessment of anatomical landmark misplacement and its effects on joint kinematics. Gait Posture. 2005 Feb;21(2):226-37.

Leardini A, Chiari L, Della Croce U, Cappozzo A. Human movement analysis using stereophotogrammetry. Part 3. Soft tissue artifact assessment and compensation. Gait Posture. 2005 Feb;21(2):212-25.

Operation Manual of the Biodex Advantage Software

Qualisys Track Manager User manual

Richards, J. The Comprehensive Textbook of Clinical Biomechanics. 2 ed. Elsevier, 2018.

Robertson DG, Caldwell GE, Hamill J, Kamen G, Whittlesey SN, Research Methods in Biomechanics. Champaign: Human Kinetics; 2014.

Visual3D Wiki Documentation - C-Motion. Disponível em: www.c-motion.com/v3dwiki

Winter, D. A. Biomechanics and Motor Control of Human Movement. 4. ed. Waterloo: John Wiley & Sons, Inc., 2009.

Systematic Reviews and Meta-analyses

Créditos: 4

Ementa: In this unit of study, the focus is to provide an overview about the role of systematic reviews in the context of Evidence-Based Practice. More specifically, we aim to guide the students in the process of how to appraise, interpret and apply the results of systematic reviews and help them perform search strategies in electronic databases and conduct meta-analyses

Bibliografia:

1. Herbert R, Jamtvedt G, Hagen KB, Mead J. Practical Evidence-based Physiotherapy. 2 ed. Churchill Livingstone, 2011.

2. Higgins JPT, Green S (editors). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions Version 5.1.0 [updated March 2011]. The Cochrane Collaboration, 2011. Available from www.cochrane-handbook.org

3. Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG, The PRISMA Group (2009). Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. PLoS Med 6(6): e1000097.

4. Furlan et al. 2015 Updated Method Guideline for Systematic Reviews in the Cochrane Back and Neck Group. Spine, 2015 Nov;40(21):1660-73

5. Mancini et al. Tutorial for writing systematic reviews for the Brazilian Journal of Physical Therapy (BJPT). Braz J Phys Ther, 2014; 18(6): 471-480.

6. Recent systematic reviews of health interventions published in top physical therapy and medicine journals

Tópicos especiais IV- Atualidades em Sono e Sociedade: modelos de intervenções (Parte 1 e II)

Créditos: 08

Ementa: A presente disciplina visa ampliar o conhecimento acadêmico na área do sono, distúrbios do sono e modelos de intervenções para minimizar queixas e distúrbios do sono, bem como, para melhorar a qualidade e eficiência do sono. Visa repassar e provocar discussões e conhecimento quanto ao modelo de intervenções farmacológicas e não farmacológicas para intervenções que minimizem ou melhorem os distúrbios do sono.

Tópicos: Argumentação Científica e Didática de Ensino

Crédito: 4

Ementa: Esta disciplina aborda três conteúdos principais: filosofia da ciência, lógica, e apresentação de argumentos científicos. O curso busca fornecer bases conceituais para a crítica do conhecimento, particularmente o conhecimento científico, seus métodos e processos. São abordados conceitos-chave em lógica informal para permitir a identificação da estrutura e propósitos de argumentos, assim como de falácias argumentativas. As atividades da disciplina pretendem desenvolver habilidades de apresentação oral (didática de palestras e aulas) e de escrita de argumentos científicos. Tais atividades visam aprofundar o domínio do estudante a respeito do seu projeto de pesquisa e da sua contribuição na produção de conhecimento científico

Bibliografia:

 

Chalmers, Alan Francis, and Raul Fiker. O que é ciência afinal?. São Paulo: Brasiliense, 1993.

Chin Yee, Benjamin H. "Underdetermination in evidence?based medicine." Journal of evaluation in clinical practice 20.6 (2014): 921-927.

Copi, Irving M. Introdução à lógica. Mestre Jou (1981)

Erduran, Sibel, Shirley Simon, and Jonathan Osborne. TAPping into argumentation: Developments in the application of Toulmin's argument pattern for studying science discourse. Science education 88.6 (2004): 915-933.

Figueiredo, Luiz Carlos. A redação pelo parágrafo. Ed. UnB, 1995.

Law, Stephen. Is creationism scientific? In: Law, Stephen. The Philosophy Gym: 25 short adventures in thinking. Macmillan (2003).

Law, Stephen. Why expect the sun to rise tomorrow? In: Law, Stephen. The Philosophy Gym: 25 short adventures in thinking. Macmillan, (2003).

Miles, Andrew. On a Medicine of the Whole Person: away from scientistic reductionism and towards the embrace of the complex in clinical practice. Journal of evaluation in clinical practice 15.6 (2009): 941-949.

Schick, Theodore, and Lewis Vaughn. How to think about weird things: Critical thinking for a new age. (2007).

Simmons, Joseph P., Leif D. Nelson, and Uri Simonsohn. False-positive psychology undisclosed flexibility in data collection and analysis allows presenting anything as significant. Psychological science (2011): 22(11) 1359–1366.

Sinnott-Armstrong, Walter, and Robert J. Fogelin. Cengage Advantage Books: Understanding Arguments: An Introduction to Informal Logic. Cengage Learning, 2014.

Squarisi, Dad, and Arlete Salvador. Escrever melhor: guia para passar os textos a limpo. Editora Contexto, 2012.

Sword, Helen. The writer's diet. Auckland University Press, 2015.

Trein, Eunice, and José Rodrigues. O canto de sereia do produtivismo científico: o mal-estar na Academia e o fetichismo do conhecimento-mercadoria. Universidade e Sociedade (2011): 133-148.

Volpato, Gilson Luiz. O método lógico para redação científica. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde 9.1 (2015).

Tópicos: Redação Científica

Créditos: 2

Ementa: Introdução a redação científica, tópico frasal e parágrafo.  Princípios da redação científica, cortando palavras em excesso, uso de verbos fortes e pontuação. Observando o tom da linguagem e como iniciar a escrita de um texto.  O artigo científico e suas características.

Bibliografia:

William Zinsser. On Writing Well. The classic guide to write non-fiction. E-book, 2016.Thomas Ogden & Israel Goldberg. Research proposal. A guide to Success. 3rd ed. Elsevier, San Diego, 2002.

Andy Field & Graham Hole. How to design and report experiments. Sage, California, 2003.

Luiz Carlos Figueiredo. A redação pelo parágrafo.  Editora UNB.

Maurício Gomes Pereira. Artigos Científicos. Como redigir, publicar e avaliar. Guanabara Koogan, 2012.

Ítalo de Souza Aquino. Como escrever artigos científicos. Saraiva, 8 ed., 2010.

William Strunk. Rules of Usage. http://www.bartleby.com/141/strunk.html#5