EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Corpo Docente

Admir Soares de Almeida Júnior

Possui Licenciatura em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, Especialização em Educação Física Escolar pela PUC-MINAS, em Lazer pela EEFFTO e Mestrado em Educação pela PUC-MINAS. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Professor Adjunto A do Departamento de Educação Física da EEFFTO da UFMG.Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede na EEFFTO/UFMG. Docente do Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação (FAE-UFMG), na linha de Educação Física. Coordenador do Subprojeto de Educação Física do PIBID FAE/UFMG. Pesquisar vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar do PROEFE. Atuou por mais de 20 anos na docência em Educação Física na Educação Básica. Vem atuando na formação inicial e continuada de professores de Educação Física. Tem interesse especial pelo processo de construção dos saberes docentes cotidianos vinculado à produção de narrativas. Coordenador do Grupo de Trabalho Temático Escola (GTT-Escola) do colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) no período de 2011 a 2015. Membro do grupo de Especialistas do Componente Curricular Educação Física responsável pela elaboração da versão preliminar da Base Nacional Comum Curricular. (Texto informado pelo autor)

Gustavo Pereira Côrtes

Graduado em Educação Física (UFMG) e Fisioterapia (Ciências Médicas). Bailarino e coreógrafo profissional especializado em Danças Brasileiras. Mestre em Educação, na linha de pesquisa em Sociologia da Educação, pela Faculdade de Educação da UFMG. Doutor em Artes, linha de pesquisa Artes da Cena, pela UNICAMP. Em 2012 e 2013 ministrou o curso de Danses Bresiliennes Tradionelles, como professor convidado da licenciatura em Dança da Université Paris VIII, na França. Desde 1997 é professor Adjunto efetivo da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e colaborador do Curso de Dança na UFMG. Membro efetivo da Comissão Mineira de Folclore; Diretor do Grupo Sarandeiros, com diversas turnês Internacionais e vários trabalhos artísticos consagrados, no Brasil e no exterior. Coordenador do Grupo de pesquisas EDuDança, na UFMG.

Veja mais informações no Somos UFMG

Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz

Doutora em Estudos Linguisticos na Pós-Lin/FALE/UFMG desenvolvendo a pesquisa "A Sagração da Primavera: um diálogo entre a semiótica e a dança" (2014). Doutorado Sanduiche (Bolsista CAPES) na Paris IV - Sorbonne/França com a pesquisa "La Sacre du Printemps en danse et la semiotique visuelle comme moyen d'accès" (2013). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) com a pesquisa A Motivação Humana e o Gesto Técnico no Contexto da Dança. Pós-graduada em Educação Física Escolar pela PUC-MINAS (1995) e Lazer pela EEFFTO/UFMG (1995). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986). Formada em Dança/Balé Clássico pela Fundação Clóvis Salgado Palácio das Artes/BH e pelo Studio Joaquim Ribeiro do Carmo/BH (1982). É professora na Universidade Federal de Minas Gerais desde 2000 atuando como docente da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). Coordenadora do Programa de Dança Experimental da EEFFTO/UFMG e de seus projetos. É líder do Grupo de Pesquisa Concepções Contemporâneas em Dança (COODA) e das Linhas de Pesquisa Dança, linguagem e interdisciplinaridade; Dança, arte, educação, cultura e lazer; Dança e Performance. Co-lider do Grupo de Pesquisa Corpo, Movimento e Tecnologia (COMTE). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Dança e Estudos Integrados em Dança; no Grupo de Pesquisa Teatro e Dança-Teatro e no Grupo de Pesquisa Semiofon: Semiose e Fonoestilística. Bailarina Profissional e Coreógrafa desde 1982 com trabalhos no Brasil e no Exterior. Foi Coordenadora do Campo do Lazer (Secretaria Municipal de Esportes PBH de 1986 a 1989) e docente nas áreas da Educação Física e Dança em diversas instituições.

Veja mais informações no Somos UFMG

Ivana Montandon Soares Aleixo

Possui doutorado em Ciência do Desporto realizado na Faculdade do Desporto da Universidade do Porto (2011) e mestrado em Ciência do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). É professora ativa permanente da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Ginástica e suas diversas manifestações, Ginástica Artística, Pedagogia do Esporte, Ensino, Treinamento com crianças e jovens, Esporte e Educação pelo esporte, Educação em Saúde Coletiva.

Veja mais informações no Somos UFMG

José Ângelo Gariglio

Possui graduação em bacharelado e licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), especialista em Educação Física Escolar pela PUC-Minas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor efetivo do magistério superior da Universidade Federal de Minas Gerais. É professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Instrução, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação de professores de Educação Física, formação de Professores da Educação Profissional e Tecnológica, ensino da educação física, saberes docentes e currículo. É lider do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (ProEFE) e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG.

Veja mais informações no Somos UFMG

Kátia Lucia Moreira Lemos

Possui Mestrado em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2006). Atua principalmente nos seguintes temas: treinamento esportivo, ginástica aeróbica esportiva, bullying e esporte escolar. 

Veja mais informações no Somos UFMG

Meily Assbú Linhales

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984) e Bacharel em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1991). Mestrado em Ciência Política (1996) e Doutorado em Educação (2006), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Inclusão Social da Facudade de Educação (FaE), na UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da educação física e história da educação física e do esporte. Os estudos e pesquisas recentes referem-se à historia dos processos de escolarização da educação física e do esporte. Coordena o Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF/UFMG) onde atua como pesquisadora.

Veja mais informações no Somos UFMG

Tarcísio Mauro Vago

Professor Titular do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-graduação "Conhecimento e Inclusão Social", da Faculdade de Educação da UFMG. Possui Licenciatura em Educação Física pela UFMG (1983), Mestrado em Educação pela UFMG (1993) e Doutorado em História da Educação pela USP (1999). Realizou em 2009 o Estágio Pós-doutoral no Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas, com bolsa Pós-Doutorado Sênior (PDS), do CNPq. Membro do CEMEF - Centro de Memória da Educação Física da UFMG. Pesquisador do GEPHE - Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, da Faculdade de Educação da UFMG. Coordenador do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022), na UFMG. Coordenador do Colegiado de Curso de Graduação em Educação Física da UFMG (2004-2006). Coordenador, de 1997 a 1999, do Grupo de Trabalho Temático Educação Física e Escola, do CBCE - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, do qual foi também Vice-Presidente (1997-2001). Atuou por 18 anos como Professor de Educação Física na Educação Básica, em escolas públicas e particulares de Belo Horizonte, especialmente no Centro Pedagógico da UFMG, do qual foi diretor (1993-1995). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, pesquisando e publicando principalmente sobre os seguintes temas: Educação Física na Educação Básica; História da Educação e da Educação Física, com financiamentos obtidos no CNPq, na FINEP/MCT e na Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig/Programa Pesquisador Mineiro). Na Graduação em Educação Física, ministra as disciplinas "História da Educação Física", "Educação Física, Infância e Juventude" e "Educação Física na Educação Básica" e orienta Trabalhos de Conclusão do Curso. Na Pós-Graduação, oferece disciplinas que articulam Cultura Escolar, História da Educação Física e Educação dos Corpos, e orienta trabalhos acadêmicos de Mestrado e de Doutorado.

Veja mais informações no Somos UFMG