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Linhas de Pesquisa

  • Ocupação, Cuidado e Funcionalidade

    A linha de pesquisa “Ocupação, cuidado e funcionalidade” tem como propósito a investigação da influência de fatores intrínsecos (inerentes ao próprio indivíduo) e extrínsecos (relacionados ao ambiente, especificamente, no que se refere a produtos e tecnologia) na ocupação. Além disso, enfatiza a compreensão das estratégias de cuidado (avaliação e intervenção) para prevenção, promoção e recuperação da funcionalidade sob perspectivas transdisciplinares. Esta linha inclui o desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados à (1) Análise do Perfil Ocupacional e Avaliação Funcional; (2) Tecnologia Assistiva e Participação; (3) Estratégias de Cuidado.

    Ligia de Loiola Cisneros

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora associada do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua em ensino, pesquisa e extensão na área de conhecimento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, nos seguintes temas: eletroterapia, educação terapêutica de pacientes, neuropatia diabética e doença arterial periférica. Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa "Estudos da Circulação", do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). (Texto informado pelo autor)

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    Adriana Maria Valladão Novais Van Petten

    Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1987), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia do Membro Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia de assistência, órteses, materiais, avaliação, compósitos, função e disfunção.

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    Ana Amélia Cardoso Rodrigues

    Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e mestre (2006) e doutora em Ciências da Reabilitação (2011) pela mesma universidade. Professora Adjunta do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, docência e pesquisa, com ênfase em Desenvolvimento Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos de aprendizagem, transtorno do desenvolvimento da coordenação, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, avaliação do desenvolvimento e desempenho infantil, integração sensorial

    Fabiane Ribeiro Ferreira

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), Doutorado em Saúde Pública - com ênfase em Epidemiologia pela UFMG (2010), e Pós-doutorado em Ciências da Reabilitação - UFMG (2014). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da UFMG. Coordena um projeto sobre Participação e Envelhecimento junto ao Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Incapacidade e Trabalho - NEPIT. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Gerontologia e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento e urbanização, envelhecimento, participação e trabalho, intervenção interdisciplinar, funcionalidade e incapacidade, saúde do idoso, atenção primária e saúde urbana.

    Lívia de Castro Magalhães

    Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1979), mestrado em Terapia Ocupacional na Boston University (1987), doutorado em Educação - University of Illinois (1995) e pós-doutorado em Terapia Ocupacional - Universidade de McMaster. Atualmente é professora Titular do Depto. de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. É parecerista ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e das revistas Medicina (Ribeirão Preto), Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase no desenvolvimento de testes e medidas para avaliar o desenvolvimento e desempenho infantil, e nos recursos para tratamento de crianças com problemas de coordenação motora. Coordena programa de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo e os tópicos de interesse em pesquisa são: impacto da prematuridade no desenvolvimento infantil, terapia ocupacional com crianças, avaliação do desenvolvimento motor e tratamento dos transtornos da coordenação motora em crianças.

     

    Iza de Faria-Fortini

    Iza de Faria-Fortini é Terapeuta Ocupacional, Doutora em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Possui mestrado em Ciências da Reabilitação (UFMG), especialização em Reabilitação Neuropsicológica (USP) e especialização em Terapia Ocupacional ? ênfase em gerontologia (UFMG). Atualmente, é professora adjunta no Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG e pesquisadora do NEUROGroup (UFMG). Atuou como terapeuta ocupacional do Hospital das Clínicas/UFMG/Filial EBSERH (2015/17), professora assistente na Faculdade de Minas (2011/14), professora substituta no Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG (2013/14) e professora assistente na Universidade FUMEC (2008/11). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em reabilitação neurológica do adulto e idoso, atuando principalmente nos processos de avaliação e intervenção funcional de adultos e idosos. (Texto informado pelo autor)

    Andrea Donatti Gallassi

    Terapeuta Ocupacional pela PUC-Campinas (2000), mestre e doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP, 2006 e 2010, respectivamente.) e pós-doutora pelo Centro de Dependência Química e Saúde Mental (Centre for Addiction & Mental Health) da Universidade de Toronto, Canadá (2014). Professora Adjunta IV de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da UnB. Esteve cedida por dois anos (2010 a 2012) para a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça do Brasil, como Coordenadora-Geral de Capacitação. Foi consultora técnica da Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde do Brasil (06/2012 a 12/2012), colaborando com a execução das ações do Programa Crack, É Possível Vencer. É coordenadora-geral do Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas (CRR/FCE/UnB) da UnB. Tem mais de 20 artigos científicos publicados em revistas indexadas nacionais e internacionais, além de livros e capítulos de livros que versam sobre o tema álcool e outras drogas, além de experiência clínica na área de saúde mental e saúde pública, com ênfase em intervenção psicossocial para pessoas em uso problemático de álcool e outras drogas e políticas de álcool e outras drogas incluindo grupos específicos, como menores de idade em conflito com a lei.

    Alessandra Cavalcanti de Albuquerque e Souza

    É graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1998), com especialização em Reabilitação do Membro Superior pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) em 2001, especialização em Tecnologia Assistiva pela FCMMG em 2005, e especialização em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2015. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2006 e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) em 2016. Atualmente é Professora Adjunta I do Departamento de Terapia Ocupacional do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Tem experiência na área de reabilitação física (neuropediatria), terapia da mão e tecnologia assistiva, atuando nos seguintes temas: equipamentos de autoajuda, dispositivos ortóticos, adequação postural em cadeira de rodas e acessibilidade.

    Fabiana Caetano Martins Silva e Dutra

    Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), Mestre em Ciência da Reabilitação com ênfase em Desempenho Motor e Funcional Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Tem experiência na análise de modelos teóricos, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), Reabilitação de Adultos, Saúde do Trabalhador e Participação Social. Atualmente, coordena o NETRAS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Participação Social e Saúde, é Professora do Departamento de Terapia Ocupacional e orientadora de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

    Pedro Henrique Tavares Queiroz de Almeida

    Terapeuta Ocupacional graduado pela Universidade Federal de São Carlos (2008), especialista em Terapia da Mão e Reabilitação do Membro Superior também pela UFSCar (2010), Mestre em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - PPGTO-UFSCar (2012) e e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia da Saúde da Universidade de Brasília - Faculdade de Ceilândia (2016). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Terapia Ocupacional e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade de Brasília - Faculdade de Ceilândia . Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional em disfunção física e recursos de tecnologia assistiva. 

    Tatiana Barcelos Pontes

    Professora Adjunta do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília. Possui graduação em Terapia Ocupacional e mestrado em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela FMRP/USP. Pós-doutora pela University of Toronto. Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Faculdade de Ceilândia, UnB. Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, terapia ocupacional e ocupação humana, participação em atividades e ocupações, família e desenvolvimento infantil e repertório de ocupações nos ciclos da vida.

    Adriana de França Drummond

    Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). É professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em formação profissional e estudos sobre a relação pessoa/ocupação/contexto. Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

  • Ocupação, Políticas Públicas e Inclusão Social

    A linha de pesquisa “Ocupação, políticas públicas e inclusão social” tem como objetivos: (1) compreender os papéis ocupacionais a partir das dimensões socioeconômica e relacional, analisando como os aspectos sociais impactam nas oportunidades ocupacionais e na construção da cidadania de diferentes grupos populacionais (sejam vinculados à questão de gênero, raça, estigma, cultura, entre outros); (2) investigar condições de risco e de proteção, sobre bem-estar e a participação; bem como analisar a implementação das Políticas Sociais; (3) compreender as estratégias de inclusão social e como o estado, por meio das políticas públicas, atende as necessidades e as demandas que tangenciam as vivências ocupacionais (trabalho, lazer, estudo, cultura, atividades domésticas e cotidianas). Esta linha inclui o desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados à (1) Políticas Sociais, Direitos Ocupacionais, Desigualdade e Inclusão Social; (2) Políticas Públicas de Saúde, Modelos de Atenção á Saúde e Inclusão Social.

    Christianne Luce Gomes

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Pós-doutorado em Ciências Políticas e Sociais (Univ. Nac. de Cuyo, Mendoza/Argentina). É professora Associada da UFMG, onde ingressou como docente efetiva em 1996. Professora da graduação em Educação Física e em Turismo; leciona, orienta e pesquisa na pós-graduação - Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Estudos do Lazer. Foi a primeira coordenadora do Mestrado em Lazer, único do Brasil, e subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, o único da América Latina. É líder do Grupo OTIUM - Lazer, Brasil & América Latina e do Grupo de Pesquisa LUCE - Ludicidade, Cultura e Educação (UFMG/CNPq). Integra o Comitê coordenador do Centro de Estudos Latino-americanos (CELA) da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. Foi coordenadora institucional de pesquisa multidisciplinar de desenvolvimento tecnológico e inovação sobre megaeventos esportivos, solicitada pelo CNPq à UFMG/Pró-Reitoria de Pesquisa. É integrante da Equipe Gestora/coordenadora dos processos formativos de Programas Sociais desenvolvidos pelo Ministério do Esporte em âmbito nacional (PELC e Vida Saudável). É Editora da Revista Brasileira de Estudos do Lazer (RBEL) e Membro do Conselho Editorial/Parecerista de periódicos brasileiros e estrangeiros indexados nas áreas de Turismo, Educação Física e Educação. Participa de sociedades científicas no Brasil e no exterior. Publicou vários livros e artigos sobre a temática do lazer. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (2015-2018); foi Pesquisadora DTI-A (CNPq, 2013-2014), do Programa Pesquisador Mineiro PPM/FAPEMIG (2008-2014) e da Rede Cedes/Ministério do Esporte (desde 2006).

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    Adriana Maria Valladão Novais Van Petten

    Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1987), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia do Membro Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia de assistência, órteses, materiais, avaliação, compósitos, função e disfunção.

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    Cristiane Miryam Drumond de Brito

    Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontificia Universidade Católica de SP (1999) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (2004). Foi docente titular desde 1999 a 2006 na Universidade do Vale do Paraíba em São José dos Campos e desde 2001 a 2006 no Centro Universitário Monte Serrat em Santos. No ano de 2006 à 2011 atuou como docente adjunta da Universidade Federal de São Carlos, com projetos de extensão e pesquisa que faz um interface entre processos criativos de artista, cultura e Terapia Ocupacional. Também possui projetos de pesquisa em saúde mental e na atenção básica de saúde. Atuou como Docente-Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Familia e Comunidade da UFSCar. Atualmente está vinculada como Docente Associada junto ao Depatamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Estudos do Lazer, pesquisadora do CRR-MG.

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    Luciana Assis Costa

    Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Gestão e Políticas Públicas - PUBLICUS - DCP-UFMG e do Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais - LAGIR- FAFICH- UFMG. Coordenadora do Núcleo de Estudos de Exclusão e Políticas Sociais - NEOPolis. Docente Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Reabilitação. Membro Permanente do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer - EEFFTO/UFMG. (Texto informado pelo autor)

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    Fabiana Caetano Martins Silva e Dutra

    Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), Mestre em Ciência da Reabilitação com ênfase em Desempenho Motor e Funcional Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Tem experiência na análise de modelos teóricos, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), Reabilitação de Adultos, Saúde do Trabalhador e Participação Social. Atualmente, coordena o NETRAS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Participação Social e Saúde, é Professora do Departamento de Terapia Ocupacional e orientadora de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

    Adriana Araújo Pereira Borges

    Professora de Políticas Púbicas de Educação Inclusiva na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. Professora da pós graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da FaE/UFMG. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), especialização em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004), Mestrado em Psicologia pela PUC MG (2006) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação (FaE) da UFMG (2014). Atuou como psicóloga em escolas da rede pública municipal de Arcos, MG e como técnico de nível superior da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, trabalhando na urgência psiquiátrica do CERSAM Barreiro. Foi professora da Fundação Helena Antipoff, lecionando as disciplinas de Educação Inclusiva e Psicologia da Educação, além de coordenar o curso de pós-graduação Educação Especial Na Escola Inclusiva. É membro do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Membro e tesoureira da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP). Líder do LaPPEEI (Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão, vinculado ao CNPQ).Tem experiência na área de Educação Especial e Políticas de Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, transtorno do espectro do autismo, história da psicologia e da educação especial. Orienta projetos de mestrado e doutorado em História, Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusiva.

     

    Adriana de França Drummond

    Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). É professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em formação profissional e estudos sobre a relação pessoa/ocupação/contexto. Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

    Andrea Ruzzi Pereira

    Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestre (2007) e doutora (2015) em Ciências Médicas, Programa Saúde na Comunidade, pela FMRP-USP e especialista em Saúde Pública e Saúde Mental, pela UNICAMP (2007). Professor Adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (NEPSMAD). Atua no ensino, pesquisa e extensão na Terapia Ocupacional com enfoque nas áreas de saúde mental; saúde coletiva; prevenção do uso problemático e intervenções junto a pessoa com problemas devido ao uso de álcool e outras drogas; e sexualidade humana. Atualmente é coordenadora do Centro Regional de Referência para capacitação de agentes e de trabalhadores atuantes no campo das políticas sobre drogas - CRR/UFTM. 

Ocupação, Cuidado e Funcionalidade

A linha de pesquisa “Ocupação, Cuidado e Funcionalidade” tem como propósito a investigação da influência de fatores intrínsecos (inerentes ao próprio indivíduo) e extrínsecos (relacionados ao ambiente, especificamente, no que se refere a produtos e tecnologia) no envolvimento nos papéis ocupacionais. Além disso enfatiza a compreensão das estratégias de cuidado (avaliação e intervenção) para prevenção, promoção e recuperação da funcionalidade sob perspectivas transdisciplinares.

Esta linha de pesquisa estrutura-se em três eixos:

1- Perfil ocupacional e avaliação funcional 

Este eixo visa acolher pesquisas relacionados à análise do perfil ocupacional de diferentes populações. A análise do perfil ocupacional inclui, de forma integrada, a avaliação dos diferentes domínios da funcionalidade, abrangendo fatores relacionados à pessoa e ao seu contexto. Pretende-se, desta forma, ampliar a compreensão do impacto de uma condição de saúde e/ou fatores ambientais na funcionalidade, proporcionando desta forma informações relevantes para o planejamento de intervenções de cuidado e elaboração de políticas públicas. Porém, para o desenvolvimento destes estudos é necessária a utilização de instrumentos de avaliação adaptados à nossa cultura e que possuam adequadas propriedades de medidas. Considerando que a maioria dos instrumentos de avaliação da funcionalidade são desenvolvidos em países de língua inglesa, para uso no Brasil é preciso que os pesquisadores e profissionais da reabilitação realizem a tradução e validação para uso em diferentes contextos culturais. Desta forma, são englobados neste eixo estudos cujo foco é a criação, tradução e/ou adaptação de testes e questionários para avaliação de diferentes domínios da funcionalidade. Sendo assim, propõe-se que o professor-aluno do Mestrado em Estudos da Ocupação possa desenvolver instrumentos de avaliação adaptados à cultura brasileira, considerando sua utilidade clínica e propriedades de medida.

                                               

2- Tecnologia assistiva e participação

Trata-se de um eixo de pesquisa no qual estão reunidos projetos longitudinais e transversais relacionados ao estudo, desenvolvimento e aplicabilidade de tecnologias/dispositivos voltados para a melhoria da funcionalidade e participação dos indivíduos em diferentes contextos, levando em consideração os aspectos da satisfação do usuário com o dispositivo e os serviços prestados. Dialoga com as questões das políticas públicas proporcionando subsídios para sua avaliação e reformulação de ações públicas. Pretende-se, com esses projetos ampliar a compreensão do impacto de uma condição de saúde e/ou fatores ambientais na ocupação, proporcionando desta forma informações relevantes para o planejamento de estratégias de intervenções de reabilitação e elaboração de políticas públicas.

 

3- Estratégias de cuidado

Este eixo de pesquisa abrange projetos longitudinais e transversais relacionados ao estudo, desenvolvimento e aplicabilidade de abordagens de cuidado para a melhoria da funcionalidade e participação dos indivíduos em diferentes contextos, levando em consideração os aspectos da satisfação do usuário e famílias/responsáveis com os serviços prestados. Dialoga com as questões das políticas públicas proporcionando subsídios para sua avaliação e reformulação de ações públicas. Pretende-se, com esses projetos, ampliar a compreensão do impacto das diferentes abordagens de cuidado na ocupação, proporcionando desta forma informações relevantes para o planejamento programas de intervenção e elaboração de políticas públicas. Considerando que muitas abordagens de cuidado foram criadas em países com situação socioeconômica diferente do Brasil, é importante investigar se tais abordagens são válidas para nossa população e se são necessárias adaptações/modificações nos protocolos originais. Além disso, dentro desse eixo há a possibilidade dos professores e mestrandos desenvolveram novas abordagens de cuidado, adequadas à realidade brasileira.

Para consultar os professores da linha acesse a aba "Docentes".

Ligia de Loiola Cisneros

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora associada do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua em ensino, pesquisa e extensão na área de conhecimento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, nos seguintes temas: eletroterapia, educação terapêutica de pacientes, neuropatia diabética e doença arterial periférica. Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa "Estudos da Circulação", do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). (Texto informado pelo autor)

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Adriana Maria Valladão Novais Van Petten

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1987), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia do Membro Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia de assistência, órteses, materiais, avaliação, compósitos, função e disfunção.

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Ana Amélia Cardoso Rodrigues

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e mestre (2006) e doutora em Ciências da Reabilitação (2011) pela mesma universidade. Professora Adjunta do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, docência e pesquisa, com ênfase em Desenvolvimento Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos de aprendizagem, transtorno do desenvolvimento da coordenação, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, avaliação do desenvolvimento e desempenho infantil, integração sensorial

Fabiane Ribeiro Ferreira

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), Doutorado em Saúde Pública - com ênfase em Epidemiologia pela UFMG (2010), e Pós-doutorado em Ciências da Reabilitação - UFMG (2014). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da UFMG. Coordena um projeto sobre Participação e Envelhecimento junto ao Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Incapacidade e Trabalho - NEPIT. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Gerontologia e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento e urbanização, envelhecimento, participação e trabalho, intervenção interdisciplinar, funcionalidade e incapacidade, saúde do idoso, atenção primária e saúde urbana.

Lívia de Castro Magalhães

Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1979), mestrado em Terapia Ocupacional na Boston University (1987), doutorado em Educação - University of Illinois (1995) e pós-doutorado em Terapia Ocupacional - Universidade de McMaster. Atualmente é professora Titular do Depto. de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. É parecerista ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e das revistas Medicina (Ribeirão Preto), Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase no desenvolvimento de testes e medidas para avaliar o desenvolvimento e desempenho infantil, e nos recursos para tratamento de crianças com problemas de coordenação motora. Coordena programa de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo e os tópicos de interesse em pesquisa são: impacto da prematuridade no desenvolvimento infantil, terapia ocupacional com crianças, avaliação do desenvolvimento motor e tratamento dos transtornos da coordenação motora em crianças.

 

Iza de Faria-Fortini

Iza de Faria-Fortini é Terapeuta Ocupacional, Doutora em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Possui mestrado em Ciências da Reabilitação (UFMG), especialização em Reabilitação Neuropsicológica (USP) e especialização em Terapia Ocupacional ? ênfase em gerontologia (UFMG). Atualmente, é professora adjunta no Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG e pesquisadora do NEUROGroup (UFMG). Atuou como terapeuta ocupacional do Hospital das Clínicas/UFMG/Filial EBSERH (2015/17), professora assistente na Faculdade de Minas (2011/14), professora substituta no Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG (2013/14) e professora assistente na Universidade FUMEC (2008/11). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em reabilitação neurológica do adulto e idoso, atuando principalmente nos processos de avaliação e intervenção funcional de adultos e idosos. (Texto informado pelo autor)

Andrea Donatti Gallassi

Terapeuta Ocupacional pela PUC-Campinas (2000), mestre e doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP, 2006 e 2010, respectivamente.) e pós-doutora pelo Centro de Dependência Química e Saúde Mental (Centre for Addiction & Mental Health) da Universidade de Toronto, Canadá (2014). Professora Adjunta IV de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da UnB. Esteve cedida por dois anos (2010 a 2012) para a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça do Brasil, como Coordenadora-Geral de Capacitação. Foi consultora técnica da Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde do Brasil (06/2012 a 12/2012), colaborando com a execução das ações do Programa Crack, É Possível Vencer. É coordenadora-geral do Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas (CRR/FCE/UnB) da UnB. Tem mais de 20 artigos científicos publicados em revistas indexadas nacionais e internacionais, além de livros e capítulos de livros que versam sobre o tema álcool e outras drogas, além de experiência clínica na área de saúde mental e saúde pública, com ênfase em intervenção psicossocial para pessoas em uso problemático de álcool e outras drogas e políticas de álcool e outras drogas incluindo grupos específicos, como menores de idade em conflito com a lei.

Alessandra Cavalcanti de Albuquerque e Souza

É graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1998), com especialização em Reabilitação do Membro Superior pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) em 2001, especialização em Tecnologia Assistiva pela FCMMG em 2005, e especialização em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2015. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2006 e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) em 2016. Atualmente é Professora Adjunta I do Departamento de Terapia Ocupacional do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Tem experiência na área de reabilitação física (neuropediatria), terapia da mão e tecnologia assistiva, atuando nos seguintes temas: equipamentos de autoajuda, dispositivos ortóticos, adequação postural em cadeira de rodas e acessibilidade.

Fabiana Caetano Martins Silva e Dutra

Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), Mestre em Ciência da Reabilitação com ênfase em Desempenho Motor e Funcional Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Tem experiência na análise de modelos teóricos, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), Reabilitação de Adultos, Saúde do Trabalhador e Participação Social. Atualmente, coordena o NETRAS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Participação Social e Saúde, é Professora do Departamento de Terapia Ocupacional e orientadora de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Pedro Henrique Tavares Queiroz de Almeida

Terapeuta Ocupacional graduado pela Universidade Federal de São Carlos (2008), especialista em Terapia da Mão e Reabilitação do Membro Superior também pela UFSCar (2010), Mestre em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos - PPGTO-UFSCar (2012) e e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia da Saúde da Universidade de Brasília - Faculdade de Ceilândia (2016). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Terapia Ocupacional e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade de Brasília - Faculdade de Ceilândia . Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional em disfunção física e recursos de tecnologia assistiva. 

Tatiana Barcelos Pontes

Professora Adjunta do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília. Possui graduação em Terapia Ocupacional e mestrado em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela FMRP/USP. Pós-doutora pela University of Toronto. Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Faculdade de Ceilândia, UnB. Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, terapia ocupacional e ocupação humana, participação em atividades e ocupações, família e desenvolvimento infantil e repertório de ocupações nos ciclos da vida.

Adriana de França Drummond

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). É professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em formação profissional e estudos sobre a relação pessoa/ocupação/contexto. Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Ocupação, Políticas Públicas e Inclusão Social

A linha de pesquisa “Ocupação, Políticas Públicas e Inclusão Social” tem como objetivos: (1) compreender os papéis ocupacionais a partir das dimensões socioeconômica e relacional, analisando como os aspectos sociais impactam nas oportunidades ocupacionais e na construção da cidadania de diferentes grupos populacionais (sejam vinculados à questão de gênero, raça, estigma, cultura, entre outros); (2) investigar condições de risco e de proteção, sobre bem-estar e a participação; bem como analisar a implementação das Políticas Sociais; (3) compreender as estratégias de inclusão social e como o estado, por meio das políticas públicas, atende as necessidades e as demandas que tangenciam as vivências ocupacionais (trabalho, lazer, estudo, cultura, atividades domésticas e cotidianas).

Esta linha de pesquisa estrutura-se em dois eixos:

1- Políticas sociais, direitos ocupacionais, desigualdade e inclusão social

Neste eixo estão reunidos projetos de pesquisa relacionados ao estudo, análise e desenvolvimento de programas voltados para as políticas sociais. Estes projetos buscam avançar na análise da compreensão e efetivação das políticas públicas (de saúde, educacionais, sociais, trabalhistas, previdenciárias, etc.) com objetivo de ampliar as oportunidades de inclusão social e garantia de direitos. Adicionalmente, visam compreender como as políticas sociais podem minimizar estas problemáticas no sentido de viabilizar o acesso a bens e serviços e a formas de sociabilidade pautadas na ampliação dos direitos humanos.Estas pesquisas podem contribuir com informações que subsidiem a formulação e implementação de políticas públicas dirigidas às populações em situação de vulnerabilidade social.

2- Políticas públicas de saúde, modelos de atenção á saúde e inclusão social

As políticas públicas de saúde no Brasil têm sido desenvolvidas com o objetivo de implantar modelos de atenção à saúde que objetivam reduzir as iniquidades sociais. Buscando atender ao princípio constitucional do direito universal à saúde, objetiva-se implantar as políticas de saúde como uma política social, considerando as desigualdades sociais inerentes aos processos de saúde e doença. Neste eixo, buscar-se-á contribuir com o estudo das ocupações humanas que são afetadas pelos processos de saúde e adoecimento, que por sua vez, se relacionam intrinsecamente com o desenvolvimento dos modelos de atenção à saúde e a implantação das políticas públicas de saúde.

Para consultar os professores da linha acesse a aba "Docentes".

 

 

 

 

 

Christianne Luce Gomes

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Pós-doutorado em Ciências Políticas e Sociais (Univ. Nac. de Cuyo, Mendoza/Argentina). É professora Associada da UFMG, onde ingressou como docente efetiva em 1996. Professora da graduação em Educação Física e em Turismo; leciona, orienta e pesquisa na pós-graduação - Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Estudos do Lazer. Foi a primeira coordenadora do Mestrado em Lazer, único do Brasil, e subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, o único da América Latina. É líder do Grupo OTIUM - Lazer, Brasil & América Latina e do Grupo de Pesquisa LUCE - Ludicidade, Cultura e Educação (UFMG/CNPq). Integra o Comitê coordenador do Centro de Estudos Latino-americanos (CELA) da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. Foi coordenadora institucional de pesquisa multidisciplinar de desenvolvimento tecnológico e inovação sobre megaeventos esportivos, solicitada pelo CNPq à UFMG/Pró-Reitoria de Pesquisa. É integrante da Equipe Gestora/coordenadora dos processos formativos de Programas Sociais desenvolvidos pelo Ministério do Esporte em âmbito nacional (PELC e Vida Saudável). É Editora da Revista Brasileira de Estudos do Lazer (RBEL) e Membro do Conselho Editorial/Parecerista de periódicos brasileiros e estrangeiros indexados nas áreas de Turismo, Educação Física e Educação. Participa de sociedades científicas no Brasil e no exterior. Publicou vários livros e artigos sobre a temática do lazer. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (2015-2018); foi Pesquisadora DTI-A (CNPq, 2013-2014), do Programa Pesquisador Mineiro PPM/FAPEMIG (2008-2014) e da Rede Cedes/Ministério do Esporte (desde 2006).

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Adriana Maria Valladão Novais Van Petten

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1987), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia do Membro Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia de assistência, órteses, materiais, avaliação, compósitos, função e disfunção.

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Cristiane Miryam Drumond de Brito

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontificia Universidade Católica de SP (1999) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (2004). Foi docente titular desde 1999 a 2006 na Universidade do Vale do Paraíba em São José dos Campos e desde 2001 a 2006 no Centro Universitário Monte Serrat em Santos. No ano de 2006 à 2011 atuou como docente adjunta da Universidade Federal de São Carlos, com projetos de extensão e pesquisa que faz um interface entre processos criativos de artista, cultura e Terapia Ocupacional. Também possui projetos de pesquisa em saúde mental e na atenção básica de saúde. Atuou como Docente-Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Familia e Comunidade da UFSCar. Atualmente está vinculada como Docente Associada junto ao Depatamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Estudos do Lazer, pesquisadora do CRR-MG.

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Luciana Assis Costa

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Gestão e Políticas Públicas - PUBLICUS - DCP-UFMG e do Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais - LAGIR- FAFICH- UFMG. Coordenadora do Núcleo de Estudos de Exclusão e Políticas Sociais - NEOPolis. Docente Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Reabilitação. Membro Permanente do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer - EEFFTO/UFMG. (Texto informado pelo autor)

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Fabiana Caetano Martins Silva e Dutra

Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), Mestre em Ciência da Reabilitação com ênfase em Desempenho Motor e Funcional Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Tem experiência na análise de modelos teóricos, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), Reabilitação de Adultos, Saúde do Trabalhador e Participação Social. Atualmente, coordena o NETRAS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Participação Social e Saúde, é Professora do Departamento de Terapia Ocupacional e orientadora de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Adriana Araújo Pereira Borges

Professora de Políticas Púbicas de Educação Inclusiva na Faculdade de Educação (FaE) da UFMG. Professora da pós graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da FaE/UFMG. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), especialização em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004), Mestrado em Psicologia pela PUC MG (2006) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação (FaE) da UFMG (2014). Atuou como psicóloga em escolas da rede pública municipal de Arcos, MG e como técnico de nível superior da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, trabalhando na urgência psiquiátrica do CERSAM Barreiro. Foi professora da Fundação Helena Antipoff, lecionando as disciplinas de Educação Inclusiva e Psicologia da Educação, além de coordenar o curso de pós-graduação Educação Especial Na Escola Inclusiva. É membro do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Membro e tesoureira da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP). Líder do LaPPEEI (Laboratório de Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão, vinculado ao CNPQ).Tem experiência na área de Educação Especial e Políticas de Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, transtorno do espectro do autismo, história da psicologia e da educação especial. Orienta projetos de mestrado e doutorado em História, Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusiva.

 

Adriana de França Drummond

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). É professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em formação profissional e estudos sobre a relação pessoa/ocupação/contexto. Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Andrea Ruzzi Pereira

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de São Carlos (1999), mestre (2007) e doutora (2015) em Ciências Médicas, Programa Saúde na Comunidade, pela FMRP-USP e especialista em Saúde Pública e Saúde Mental, pela UNICAMP (2007). Professor Adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (NEPSMAD). Atua no ensino, pesquisa e extensão na Terapia Ocupacional com enfoque nas áreas de saúde mental; saúde coletiva; prevenção do uso problemático e intervenções junto a pessoa com problemas devido ao uso de álcool e outras drogas; e sexualidade humana. Atualmente é coordenadora do Centro Regional de Referência para capacitação de agentes e de trabalhadores atuantes no campo das políticas sobre drogas - CRR/UFTM.