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Estrutura Curricular

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Lazer, Cultura e Corporalidade - EFI856

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 60h
Créditos: 4

Ementa
Problematização do Lazer a partir de uma discussão da noção de cultura que enfatiza as práticas humanas, em contextos relacionais, focalizando temas em que manifestações corporais como as artes, a música, as festas, as danças, entre outras práticas sociais constituídas de forma histórica e situada, ganham centralidade na compreensão dos mais diversos domínios da atividade humana de habitar o mundo.

Bibliografia
INGOLD, Tim. Lines: a brief history. London: Routledge, 2007. INGOLD, Tim (org.) Creativity and Cultural improvisation. Oxford: Berg, 2007 INGOLD, Tim. The perception of the environment: essays on livelihood, dwelling and skill. London: Routledge, 2000. INGOLD, Tim. Key debates in anthropology, 1988 - 1993. London: Routledge, 1996. SAHLINS, Marshall ? Cultura e Razão Prática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. WAGNER, Roy ? A Invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

Lazer, Formação Profissional e Currículo - EFI850

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 60h
Créditos: 4

Ementa
Estudar os significados e as relações entre lazer, formação profissional e currículo. Os currículos de formação profissional em lazer. A formação profissional em lazer em nosso contexto: realidades, perspectivas e os diferentes tipos de saberes envolvidos nesse processo de formação interdisciplinar. Currículo, formação e políticas públicas de lazer.

Bibliografia
GIROUX, Henry A. et al. A necessidade de Estudos Culturais. In: GIROUX, Henry A.. Os Professores como Intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. ISAYAMA, Hélder Ferreira (org.) Lazer em Estudo: Currículo e Formação Profissional. Cmpinas: Papirus, 2010. MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.). Lazer: Formação e Atuação Profissional. Campinas: Papirus, 1995.. SCHÖN, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo. Artmed, 2007. SILVA, Tomas Tadeu da. Documentos de Identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Lazer, Mercado de Trabalho e Atuação Profissional - EFI861

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 30h
Créditos: 2

Ementa
Estudo das conepções de Lazer, mercado, mercado de trabalho e atuação profissional. O mercado de trabalho e as possibilidades de intervenção do profissional de lazer. As possibilidades de atuação profissional no âmbito do lazer, considerando os diferentes espaços de atuação, bem como os diferentes sujeitos e grupos participantes.

Bibliografia
DAWBOR, Ladislau. O que acontece com o trabalho? São Paulo: SENAC, 2002. GOMES, Christianne Luce; PINHEIRO, Marcos e LACERDA, Leonardo. Lazer, Turismo e Inclusão Social: intervenção com idosos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010. MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.). Lazer e Cultura. Campinas: Alínea, 2007. MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.). Lazer: Formação e Atuação Profissional. Campinas: Papirus, 1995. PEREZ, Clotilde e JUNQUEIRA, Luciano Prates. Voluntariado e a gestão das Políticas sociais. São Paulo: Futura, 2002. SINGER, Paul. Globalização e desemprego. 5 ed. São paulo: editora Contexto, 2001. WENECK, Christianne Luce Gomes, ISAYAMA, Hélder Ferreira e STOPPA, Edmur Antonio. Lazer e Mercado. Campinas: Papirus, 2001.

Novos Paradigmas, Subjetividade e Lazer - EFI857

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 60h
Créditos: 4

Ementa
Problemas epistemológicos da psicologia e impactos dos novos paradigmas na psicologia atual. A ciência clássica, a psicologia tradicional e a negação do sujeito. Pensamento complexo, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Interdisciplinaridade e pesquisa. Necessidade do resgate da identidade e da subjetividade no contexto da ciência atual. Contribuições da Psicologia Histórico-cultural. Investigação qualitativa em psicologia. Sujeito e subjetividade. O estudo dos sentidos e significados como dimensões relevantes no campo de pesquisa do lazer, na perspectiva da psicologia histórico-cultural. Estratégias de pesquisa no campo dos estudos relativos às configurações da subjetividade.

Bibliografia
DEMO, Pedro. Complexidade e Aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2002. MINAYO, Maria Cecília de Souza (Orga.). Pesquisa Social. 20ª. ed., Petrópolis ? RJ: Vozes, 1994. _________O Desafio do Conhecimento. 5ª. ed., São Paulo: HUCITEC-ABRASCO, 1998. MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. REY, Fernando Gonzalez. Sujeito e Subjetividade. São Paulo: Thomson, 2003. SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5ª. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

O Lazer Como Objeto Historiográfico - EFI848

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 60h
Créditos: 4

Ementa
A disciplina objetiva examinar as possibilidades de produção historiográfica relativa ao lazer, a partir da incursão pelos procedimentos da pesquisa histórica e de avaliações/balanços críticos realizados a partir da produção de pesquisadores afeitos ao tema. Prioriza a análise de tendências historiográficas que informam as práticas de pesquisa em história social do trabalho, das sensibilidades e do tempo livre, percorrendo diferentes perspectivas historiográficas.

Bibliografia
BLOCH, Marc. Apologia da história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BOURDÉ, Guy; MARTIN, Hervé. As escolas históricas. Portugal: Europa/América, 1983. BOUTIER, J. & JULIA, D. Passados Recompostos. Campos e canteiros da História. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ/Editora da FGV, 1996. CHALHOUB, Sidnei. Trabalho, lar e botequim. Campinas: Ed. Unicamp, 2001. CORBIN, Alain. História dos tempos livres. Lisboa: Teorema, 2001. HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções (1789-1948). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. SIQUEIRA, Uassyr. Clubes recreativos: organização para o lazer. In: AZEVEDO, Elciene et alii (orgs.) Trabalhadores na cidade. Campinas: Editora Unicamp, 2009. THOMPSON, Edward. A miséria da Teoria. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. URÍA, Jorge. Una historia social del ocio ? Astúrias, 1898 ? 1914. Madrid: Publicaciones Unión : Unión General de Trabajadores, 1996.

Seminário de Dissertação - EFI844

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 60h
Créditos: 4

Ementa
Discussão dos projetos de dissertação em desenvolvimento.

Bibliografia
A bibliografia é aquela mobilizada pelos alunos em seus projetos. Portanto, é sempre atualizada.

Seminário de Pesquisa em Teorias do Lazer - EFI843

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 60h
Créditos: 4

Ementa
Estudo e análise de conhecimentos produzidos sobre o lazer em diferentes contextos e épocas, buscando o aprofundamento sobre obras, autores, conceitos e temáticas de referência no campo de estudos sobre o lazer no Brasil e em outros países. Limites e desafios para a produção de conhecimentos interdisciplinares e críticos sobre o lazer na atualidade.Lazer, interdisciplinaridade e pesquisa.

Bibliografia
DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva, 1973. GOMES, Christianne L.; MELO, Victor A. Lazer no Brasil: Trajetória de estudos, possibilidades de pesquisa. Movimento (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 9, p. 23-44, 2003. GOMES, Christianne L. (Org.). Dicionário Crítico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. ISAYAMA, Hélder F.; SILVA, Silvio R. (Org.). (Org.) Estudos do Lazer: um panorama. Belo Horizonte: CELAR/UFMG, 2011. MARCELLINO, Nelson C. Estudos do Lazer.: uma introdução. Campinas. SP: Autores Associados. 1996. BRUHNS, Heloísa T. (org.). Introdução aos estudos do lazer. Campinas: Ed. Unicamp, 1997. BRUHNS, Heloísa T.; GUTIERREZ, Gustavo L. (orgs.). O corpo e o lúdico: Ciclo de debates Lazer e Motricidade. Campinas: Autores Associados, 2000. CAMARGO, Luiz Octávio L. O que é lazer? São Paulo: Brasiliense, 1986. CAMARGO, Luiz Octávio L. Educação para o lazer. São Paulo: Moderna, 1998. DE MASI, Domenico. O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000. DE GRAZIA, Sebastian. Tiempo, trabajo e ocio. Madri: Tecnos, 1966. DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva, 1973. DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 1973. FERRREIRA, Acácio. Lazer operário, um estudo de organização social das cidades. Salvador: Livraria Progresso, 1959. FRIEDMANN, Georges. O trabalho em migalhas. São Paulo: Perspectiva, 1983. GOMES, Christianne L. Significados de recreação e lazer no Brasil: reflexões a partir de análise de experiências institucionais (1926-1964). Belo Horizonte: Faculdade de Educação/UFMG, 2003. (Tese, Doutorado em Educação). GOMES, Christianne L. (Org.). Dicionário Crítico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. LAFARGUE, Paul. O direito à preguiça. São Paulo: Editora Unesp/Hucitec, 1999. GOMES, Christianne L. Lazer e Trabalho. Brasília: SESI/DN, 2005. GOMES, Ana Maria R.; FARIA, Eliene L. Lazer e diversidade cultural. Brasília: SESI/DN, 2005. REVISTA LICERE. Belo Horizonte. V. 1, n. 1, p. 9-17, set. 1998. MARCELLINO, Nelson C. Lazer e educação. Campinas. Papirus, 1987. MARCELLINO, Nelson C. Lazer e humanização. Campinas. Papirus, 1983. MARCELLINO, Nelson C. Estudos do Lazer.: uma introdução. Campinas. SP: Autores Associados. 1996. 100p. MELO, Victor A. Lazer, cidade e comunidade. Brasília: SESI/DN, 2005. MELO, Victor A. Animação cultural: conceitos e linguagens. Campinas: Papirus, 2006. MELO, Victor; ALVES-Jr., Edmundo D. Introdução ao Lazer. São Paulo: Manole, 2003. MUNNÉ, Frederic. Psicossociologia del tiempo libre: Um enfoque crítico. Cidad del Mexic: Trillas, 2001. OLIVEIRA, Paulo de S. (org.) O lúdico na cultura solidária. São Paulo: Hucitec, 2001. PARKER, Stanley. A sociologia do lazer. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. REQUIXA. Renato. O lazer no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1977. RUSSEL, Bertrand. Elogio do lazer. Rio de Janeiro: Zahar, 1977. SANT?ANNA, Denise B. O prazer justificado; história e lazer ? (São Paulo, 1969/1979). São Paulo: Marco Zero/MCT-CNPq, 1994. SUE, Roger. El ocio. México: Fondo de Cultura Económica, 1982. SUSSEKIND, Arnaldo. Trabalho e Recreação. Rio de Janeiro: Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, 1946. VEBLEN, Thorstein. Teoria da classe ociosa. São Paulo: Perspectiva, 1979. WERNECK, Christianne. Lazer, trabalho e educação: relações históricas, questões contemporâneas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000. WERNECK, Christianne; ISAYAMA, Hélder F. (Orgs.) Lazer, recreação e educação física: relações históricas, questões contemporâneas. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. WERNECK, Christianne. Sobre o tempo, tempo livre e ócio ?criativo?: considerações a partir do pensamento de Domenico de Masi. SEMINÁRIO ?O LAZER EM DEBATE?, 2, 2001, Belo Horizonte. Coletânea... Belo Horizonte: UFMG/DEF/CELAR, 2001. P. 102-110. Obs: Haverá indicação de outras obras complementares.

Seminário de Tese - EFI845

Nível: Doutorado
Carga Horária: 60h
Créditos: 4

Ementa
Discussão dos projetos de tese em desenvolvimento.

Bibliografia
A bibliografia é aquela mobilizada pelos alunos em seus projetos. Portanto, é sempre atualizada.

Tempo Livre e Formação no Pensamento Social Contemporâneo - EFI849

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 60h
Créditos: 4

Ementa
A partir do estudo de obras de referência do pensamento social contemporâneo a disciplina pretende problematizar formas de conceber a relação entre o tempo livre e os processos de formação.

Bibliografia
ADORNO, Theodor. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis: Vozes, 1995. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994. GRAMSCI, Antonio. Americanismo e fordismo. In: _____. Maquiavel, a política e o Estado moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991, 8ª. edição. HORKHEIMER, Max e ADORNO, Theodor. Dialética do esclarecimento. São Paulo: Paz e Terra, 1985. HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 1983. LAFARGUE, Paul. O direito à preguiça. São Paulo: Hucitec, 2001. MARCUSE, Hebert. Para a crítica do hedonismo. In: Cultura e sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. VEBLEN, Tornstein. A teoria das classes ociosas. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

Tópicos em História do Lazer - EFI847

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 30h
Créditos: 2

Ementa
O Lazer é um fenômeno social que emerge do conjunto de mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais que marcam a construção do ideário e imaginário da modernidade. Trata-se, mais do que isso, de um conceito que pretende dar conta dos novos arranjos da "diversão", prática que sempre existiu em quaisquer contextos históricos. Essa disciplina pretende discutir tópicos específicos relacionados ao tema "diversão", inclusive à conformação de práticas de lazer (em seu sentido moderno), desde uma perspectiva histórica.

Bibliografia
JONES, Gareth Stedman. Lenguajes de clase. Estudios sobre la historia de la clase obrera inglesa (1832-1982). Madrid: Siglo Veintiuno, 1989. MARZANO, Andrea, MELO, Victor Andrade. Vida divertida: história do lazer no Rio de Janeiro (1830-1930). Rio de Janeiro: Apicuri, 2010 MELO, Victor Andrade de. Esporte e lazer: conceitos ? uma introdução histórica. Rio de Janeiro: Apicuri/Faperj, 2010. SOARES, Luiz Carlos. A comercialização do lazer, ampliação dos espaços públicos de diversão e novas formas de sociabilidade: uma outra dimensão da Ilustração inglesa. In: SOARES, Luiz Carlos. A Albion revisitada: ciência, religião, ilustração e comercialização do lazer na Inglaterra do século XVIII. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007. p.139-180. THOMPSON, E.P. O tempo, a disciplina do trabalho e o capitalismo industrial. In: THOMPSON, E.P. Costumes em Comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p.267-304. THOMPSON, E.P. A formação da classe operária inglesa. 3 volumes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.