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Estrutura Curricular

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Aspectos Psicossociais do Lazer - EFI852

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 60h
Créditos: 4

Ementa
A disciplina trata de fenômenos importantes para a experiência de vivência do lazer, como a associação entre atitude e comportamento em diferentes contextos, com foco nas relações interpessoais e interações e suas implicações para a saúde integral do indivíduo (física, social e psicológica).

Bibliografia
SNYDER, C.R. e LOPEZ, S. J. Psicologia Positiva: Uma abordagem científica e prática das qualidades humanas. Porto Alegre: Artes Médicas, 2009. BELSKI, Janet. Desenvolvimento Humano: Experienciando o ciclo da vida. Porto Alegre: Artes Médicas, 2010. APPOLINÁRIO, Fabio. Metodologia da Ciência: Filosofia e prática da pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. DESSEN, Maria Auxiliadora e COSTA JUNIOR, Áderson Luiz. A ciência do desenvolvimento humano: Tendências atuais e perspectivas futuras. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005. ARGYLE, Michael. The social psychology of leisure. London: Penguin, 1996.

Aspectos Sócio-antropológicos do Lazer - EFI853

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 30h
Créditos: 2

Ementa
Entendimento dos aspectos sócio-antropológicos da formação humana e social e suas implicações no lazer.

Bibliografia
ANDRÉ, S.; COSTA, A.C.G. Educação para o desenvolvimento humano. Editora Saraiva. São Paulo. (2004). PATRÍCIO, M.F. (org). A escola cultural e os valores. Porto: Porto Editora, 1997. GIDDENS, A. Sociologia. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. 2002. GOMES, C.L. Dicionário Crítico do Lazer. Editora Autêntica. Belo Horizonte. 2004. JAEGER, W. (2001). Paidéia - A formação do homem grego. Martins Fontes, São Paulo. MARCELLINO, Nelson C. (Org.). Lazer e Sociedade. Campinas: Editora Alinea, 2008. TITIEV, M. Introdução à Antropologia Cultural. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. 2002.

Estágio Docente - EFI846

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 60h
Créditos: 4

Ementa
Docência no ensino superior. Habilidades, conteúdos e competências pedagógicas. Relação teoria-prática e sistematização dos elementos e subprocessos de ensino. Experiência docente: Procedimentos didático-metodológicos do ensino da temática do lazer no nível superior.

Bibliografia
Específica.

Experimentos em Ciências Sociais e Humanas - EFI851

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 30h
Créditos: 2

Ementa
Introdução à pesquisa experimental; experimentos comparados a outros métodos de pesquisa; experimentos clássicos e experimentos cruciais; questões éticas; problemas de controle e validade; design de experimentos; análise de dados experimentais; publicação de resultados de pesquisas experimentais.

Bibliografia
BROWN, Steven R.; MELAMED, Lawrence E. Experimental Design and Analysis. London: Sage, 1990. CRESWEL, John W. Qualitative and Quantitave Approachs. Thousand Oaks: Sage, 1994. DANCEY, Christine P.; REIDY, John. Estatística sem Matemática para Psicologia: usando SPSS para Windows. 3a ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. GOODWIN, C. James. Research in Psychology: methods and design. 3rd edition. John Willey and Sons, Inc., 2002. NEWTON, Rae R.; RUDESTAN, Kjell E. Your Statistical Consultant: answers to your data analysis questions. Thousand Oaks: Sage, 1999. RIVAL, Michel. Os Grandes Experimentos Científicos. Rio de Janeiro.: Zahar, 1997. SLATER, Lauren. Mente e Cérebro: dez experiências impressionantes sobre o comportamento humano. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

Futebol: Estudos na Perspectiva do Lazer - EFI858

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 60h
Créditos: 4

Ementa
O processo histórico do desenvolvimento do futebol no Brasil e em Belo Horizonte. A produção do conhecimento sobre futebol no âmbito das ciências humanas e sociais e suas interfaces com o lazer. O futebol expresso nas diversas linguagens. O futebol e a mídia. O futebol e as relações de gênero e raça. Futebol e Educação Física.

Bibliografia
DaMATTA, Roberto. Universo do futebol. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982. DAOLIO, Jocimar Futebol, Cultura e Sociedade. Campinas. Autores Associados, 2005. MELO, Victor Andrade & ALVITO, Marcus. Futebol por todo o mundo: diálogos com o cinema. Rio de Janeiro. Editora FGV, 2006. NEVES, José & Domingos Nuno. A Época do Futebol. Introdução (pag 11-19). Assírio e Alvim, 2004. PEREIRA, Leonardo. A. M. Footballmania ? Uma história social do futebol no Rio de Janeiro, 1902-1938. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. TOLEDO, Luiz Henrique. Lógicas do Futebol. São Paulo, Hucitec, FAPESP, 2002

Gestão de Projetos Sociais de Lazer - EFI854

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 30h
Créditos: 2

Ementa
Entendimento da gestão no contexto específico dos projetos sociais que têm como ferramenta o lazer.

Bibliografia
ARMANI, D. Como elaborar projetos? Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000. CARNEIRO, C.B.L.; COSTA, B.L.D. Gestão Social ? O que há de novo. Vol 01 e 02. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 2004. HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P. Empreendedorismo. 5. ed. São Paulo: Bookman, 2004. ISAYAMA, H. F; LINHALES, M.A. (org) Avaliação de Políticas e Políticas de Avaliação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. ISAYAMA, H. F; LINHALES, M.A. (org) Sobre Lazer e Política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

Lazer e Mídia I: Meios de Comunicação como Lazer - EFI859

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 30h
Créditos: 2

Ementa
Uso dos meios de comunicação como lazer e para o lazer. Inovação tecnológica e impactos sobre o cotidiano: impressos, cinema, rádio, televisão, jogos eletrônicos e em rede. Internet: cibercultura e impactos no uso do tempo livre.

Bibliografia
CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa (org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. HOHLFELDT, Antonio; MARTINO, Luiz C. FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências. 5a. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru: EDUSC, 2001. LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina/Meridional, 2002. MATTOS, Sérgio. História da televisão brasileira: uma visão econômica, social e política. 2a. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

Lazer e Mídia II: Representações Midiáticas do Lazer - EFI860

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 60h
Créditos: 4

Ementa
Conceitos introdutórios: representação, mídia e mediações. Reflexões sobre o papel e amplitude dos meios de comunicação na contemporaneidade. Representações do lazer na mídia: como jornalismo e publicidade mostram, estereotipam, constroem, cobrem e divulgam o lazer.

Bibliografia
BAUER, Martin W.; GASKELL, George (ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4a. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2a. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003. MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 6a. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998. WOLF, Mauro. Teorias das comunicações de massa. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Lazer na América Latina - EFI850

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 60h
Créditos: 4

Ementa
Estudo e aprofundamento de conhecimentos sobre a temática do lazer no contexto latino-americano a partir de uma abordagem crítica, considerando a necessidade de ressignificar e contextualizar os saberes teórico-conceituais sobre estes temas. Análise de implicações históricas, culturais, sociais, econômicas, epistêmicas e (geo)políticas do lazer na América Latina. Lazer, trabalho, meio ambiente e educação nas realidades latino-americanas: Desafios e perspectivas.

Bibliografia
GOMES, Christianne et al. (Org.). Lazer na América Latina/Tiempo Libre, Ocio y recreación en Latinoamérica. 2.ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. GOMES, Christianne; ELIZALDE, Rodrigo. Horizontes latino-americanos do Lazer ? Horizontes latinoamericanos del ocio y recreación. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: Eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas Latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO - Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2003. Disponível em http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/lander/pt/lander.html . Acesso em 14/02/2011. REVISTA Polis 26. Temática central: Ocio e interculturalidad: Identidades y diversidades globales y locales. Revista Polis, n.26, V. 1, Santiago do Chile, 2010. Disponível em: http://www.revistapolis.cl/polis%20final/26/inicio.htm . Acesso em 14/02/2011. SADER, Emir (Org.). Latinoamericana ? Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo, 2009.

Lazer, Contextos e Práticas de Aprendizagem - EFI855

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Ementa
Problematização do Lazer a partir da discussão de uma teoria social da aprendizagem que compreende que o ser humano relacional, gerado na vida social, com historicidade, nas mais diversas ?formações sociais?, engajados uns com os outros como uma condição e pré-condição para sua existência. Pessoa, cotidiano, ação e mundo social analisados de forma inseparável.

Bibliografia
BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996. LAVE, Jean. The practice of learning. In: CHAIKLIN, S., LAVE, J. (eds.). Understanding in practice: perspectives on acitivity and context. Cambridge: Cambridge Univ. Press.,1993. LAVE, Jean, WENGER, Etienne. Situated Learning. Cambridge:Cambridge University Press, 1991. TOREN,C. Mind, Materiality and History. Explorations on Fiji Ethnography. London: Routledge, 1999. WACQUANT, Löic. Corpo e Alma: notas etnográficas d um aprendiz de boxe. Rio de Janeiro: Delume-Dumará, 1998.