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Linhas de Pesquisa

  • Formação, Atuação e Políticas do Lazer - Linha 3

    Área de Concentração: Cultura e Educação

    Estudos interdisciplinares sobre o lazer enquanto campo de formação em diversas áreas do conhecimento, considerando diferentes contextos de atuação no Brasil e na América Latina. A formação de profissionais para o lazer em diferentes dimensões nos múltiplos tempos, espaços e dinâmicas da vida social. Produção de conhecimentos sobre o Lazer no Brasil e em outros países. Lazer, mercado de trabalho, serviços e atuação profissional em diferentes setores. Lazer e intervenção profissional. Lazer e políticas públicas. Análise da ação do Estado na concepção, desenvolvimento e avaliação de políticas, programas e projetos de lazer. Formação e Políticas de lazer.

    Christianne Luce Gomes

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Pós-doutorado em Ciências Políticas e Sociais (Univ. Nac. de Cuyo, Mendoza/Argentina). É professora Associada da UFMG, onde ingressou como docente efetiva em 1996. Professora da graduação em Educação Física e em Turismo; leciona, orienta e pesquisa na pós-graduação - Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Estudos do Lazer. Foi a primeira coordenadora do Mestrado em Lazer, único do Brasil, e subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, o único da América Latina. É líder do Grupo OTIUM - Lazer, Brasil & América Latina e do Grupo de Pesquisa LUCE - Ludicidade, Cultura e Educação (UFMG/CNPq). Integra o Comitê coordenador do Centro de Estudos Latino-americanos (CELA) da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. Foi coordenadora institucional de pesquisa multidisciplinar de desenvolvimento tecnológico e inovação sobre megaeventos esportivos, solicitada pelo CNPq à UFMG/Pró-Reitoria de Pesquisa. É integrante da Equipe Gestora/coordenadora dos processos formativos de Programas Sociais desenvolvidos pelo Ministério do Esporte em âmbito nacional (PELC e Vida Saudável). É Editora da Revista Brasileira de Estudos do Lazer (RBEL) e Membro do Conselho Editorial/Parecerista de periódicos brasileiros e estrangeiros indexados nas áreas de Turismo, Educação Física e Educação. Participa de sociedades científicas no Brasil e no exterior. Publicou vários livros e artigos sobre a temática do lazer. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (2015-2018); foi Pesquisadora DTI-A (CNPq, 2013-2014), do Programa Pesquisador Mineiro PPM/FAPEMIG (2008-2014) e da Rede Cedes/Ministério do Esporte (desde 2006).

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    Hélder Ferreira Isayama

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais e realizou Estágio Pós-Doutoral na Facudalde de Educação da UFRJ (2012-2013). Docente do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer da UFMG (área Interdisciplinar - Câmara de Ciências Humanas e Sociais) e Líder do grupo de pesquisa Oricolé - Laboratório de Pesquisas sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG. Foi Presidente da Associção Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Estudos do Lazer - ANPEL (2013-2014). Membro do Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo da UFRJ. É pesquisador do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig (2014-2016). Editor da Revista Licere. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase na perspectiva interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, educação física, recreação, políticas públicas e formação e atuação profissional.

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    Silvio Ricardo Da Silva

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1984), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenador e docente do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer da UFMG, tutor do PET Educação Física e Lazer e coordenador do Grupo de Estudos Sobre Futebol e Torcidas (GEFuT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, futebol, torcedor e Educação Física.

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    Ana Cláudia Porfírio Couto

    Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1991). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2006). Pós-Doutorado em Sociologia do Esporte e Lazer na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Bolsista CAPES) (2015). É professora Associada II na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora credenciada no Programa de Pós graduação de Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Lazer da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Supervisora de Tutoria do Programa de Formação EAD do PELC/VS. Coordenadora do CENTRO - MG da REDE CEDES - Ministério do Esporte. Líder e pesquisadora do Grupo de Estudos em Sociologia do Esporte e Lazer (GESPEL) EEFFTO -UFMG. Tutora da Ativa Jr. - empresa Junior da EEFFTO-UFMG. Membro do Grupo de trabalho 13 - Sociologia do Lazer da Associação Internacional de Sociologia (RC 13 - ISA). Sócia fundadora da ANPEL. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Sociologia do Esporte e Lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: Lazer e juventude; Sociedade e Lazer; Bullying e Juventude.Políticas públicas, programas e projetos sociais para a juventude. Os últimos estudos tiveram como foco a influência do esporte e do lazer na formação humana de jovens, aspectos sociais do Esporte, Saúde e do Lazer à luz da Educação Olímpica. 


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    Luciana Assis Costa

    Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Gestão e Políticas Públicas - PUBLICUS - DCP-UFMG e do Laboratório de Grupos, Instituições e Redes Sociais - LAGIR- FAFICH- UFMG. Coordenadora do Núcleo de Estudos de Exclusão e Políticas Sociais - NEOPolis. Docente Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Reabilitação. Membro Permanente do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer - EEFFTO/UFMG. (Texto informado pelo autor)

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    Luciano Pereira da Silva

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal de Minas Gerais.

  • Identidade, sociabilidades e práticas de lazer - Linha 1

    Área de Concentração: Cultura e Educação

    Estudos interdisciplinares relativos ao lazer nas sociedades contemporâneas. Fundamentos sócio-antropológicos, filosóficos e políticos do Lazer. O Lazer em diferentes aspectos, práticas e modos de organização da vida social cotidiana. Lazer, sujeitos, subjetividades, identidades, diversidades e redes de sociabilidade segundo variações sócio-culturais de gênero, origem social, etárias, geracionais, étnico-raciais e de crenças. O lazer na complexidade das práticas institucionais e das diferentes tradições que emergem de experiências sociais distintas. Representações culturais, artísticas e midiáticas do lazer. Cultura, arte e comunicação como práticas de lazer.

    Christianne Luce Gomes

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com Pós-doutorado em Ciências Políticas e Sociais (Univ. Nac. de Cuyo, Mendoza/Argentina). É professora Associada da UFMG, onde ingressou como docente efetiva em 1996. Professora da graduação em Educação Física e em Turismo; leciona, orienta e pesquisa na pós-graduação - Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Estudos do Lazer. Foi a primeira coordenadora do Mestrado em Lazer, único do Brasil, e subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, o único da América Latina. É líder do Grupo OTIUM - Lazer, Brasil & América Latina e do Grupo de Pesquisa LUCE - Ludicidade, Cultura e Educação (UFMG/CNPq). Integra o Comitê coordenador do Centro de Estudos Latino-americanos (CELA) da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG. Foi coordenadora institucional de pesquisa multidisciplinar de desenvolvimento tecnológico e inovação sobre megaeventos esportivos, solicitada pelo CNPq à UFMG/Pró-Reitoria de Pesquisa. É integrante da Equipe Gestora/coordenadora dos processos formativos de Programas Sociais desenvolvidos pelo Ministério do Esporte em âmbito nacional (PELC e Vida Saudável). É Editora da Revista Brasileira de Estudos do Lazer (RBEL) e Membro do Conselho Editorial/Parecerista de periódicos brasileiros e estrangeiros indexados nas áreas de Turismo, Educação Física e Educação. Participa de sociedades científicas no Brasil e no exterior. Publicou vários livros e artigos sobre a temática do lazer. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (2015-2018); foi Pesquisadora DTI-A (CNPq, 2013-2014), do Programa Pesquisador Mineiro PPM/FAPEMIG (2008-2014) e da Rede Cedes/Ministério do Esporte (desde 2006).

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    José Alfredo Oliveira Debortoli

    Possui Mestrado em Educação pela FaE/UFMG e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor dos Cursos de Graduação em Educação Física e Mestrado em Lazer na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Participa da Coordenação do Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem na Prática Social - NAPrática, onde desenvolve estudos relacionados com os temas: Infância, Aprendizagem da Cultura e Educação.

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    Maria Cristina Rosa

    Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa; especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho; mestrado em Educação Física, área de concentração Estudos do Lazer, e doutorado em Educação, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou na Universidade Federal de Ouro Preto e atualmente é professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. É professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (UFMG) e coordenadora do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF/UFMG), onde atua também como pesquisadora. Principais temas de estudo e pesquisa: história do lazer, história do corpo, história das práticas corporais de movimento, história da saúde e das doenças, estudos do lazer.

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    Silvio Ricardo Da Silva

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1984), Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenador e docente do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer da UFMG, tutor do PET Educação Física e Lazer e coordenador do Grupo de Estudos Sobre Futebol e Torcidas (GEFuT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, futebol, torcedor e Educação Física.

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    Ana Cláudia Porfírio Couto

    Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1991). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2006). Pós-Doutorado em Sociologia do Esporte e Lazer na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Bolsista CAPES) (2015). É professora Associada II na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora credenciada no Programa de Pós graduação de Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Lazer da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Supervisora de Tutoria do Programa de Formação EAD do PELC/VS. Coordenadora do CENTRO - MG da REDE CEDES - Ministério do Esporte. Líder e pesquisadora do Grupo de Estudos em Sociologia do Esporte e Lazer (GESPEL) EEFFTO -UFMG. Tutora da Ativa Jr. - empresa Junior da EEFFTO-UFMG. Membro do Grupo de trabalho 13 - Sociologia do Lazer da Associação Internacional de Sociologia (RC 13 - ISA). Sócia fundadora da ANPEL. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Sociologia do Esporte e Lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: Lazer e juventude; Sociedade e Lazer; Bullying e Juventude.Políticas públicas, programas e projetos sociais para a juventude. Os últimos estudos tiveram como foco a influência do esporte e do lazer na formação humana de jovens, aspectos sociais do Esporte, Saúde e do Lazer à luz da Educação Olímpica. 


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    Cristiane Miryam Drumond de Brito

    Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontificia Universidade Católica de SP (1999) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (2004). Foi docente titular desde 1999 a 2006 na Universidade do Vale do Paraíba em São José dos Campos e desde 2001 a 2006 no Centro Universitário Monte Serrat em Santos. No ano de 2006 à 2011 atuou como docente adjunta da Universidade Federal de São Carlos, com projetos de extensão e pesquisa que faz um interface entre processos criativos de artista, cultura e Terapia Ocupacional. Também possui projetos de pesquisa em saúde mental e na atenção básica de saúde. Atuou como Docente-Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Familia e Comunidade da UFSCar. Atualmente está vinculada como Docente Associada junto ao Depatamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Estudos do Lazer, pesquisadora do CRR-MG.

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    Rafael Fortes Soares

    Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde coordena o Laboratório de Comunicação e História. Atua também no corpo permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Contemplado no edital Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2015-2017), é pesquisador do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ), editor-executivo de Recorde: Revista de História do Esporte e vice-coordenador do Grupo de Pesquisa (GP) Comunicação e Esporte da Intercom (2014-2016). Realizou pós-doutorado em História no Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) da UFRJ (sob supervisão de Victor Andrade de Melo). Atua nas áreas de Comunicação e História, com preferência pelos temas: esporte, história da comunicação, história do esporte, impressos (especialmente revistas), estudos culturais, teoria e metodologia de pesquisa, anos 1980, juventude, história do tempo presente e direitos humanos. 

    Simone Rechia

    Possui Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós-Doutorado pelo Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (Barcelona/Espanha 2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Paraná ministrando a disciplina de "Fundamentos do Lazer" na Graduação do curso de Educação Física e a disciplina de "Espaços e Equipamentos de Esporte e Lazer na Cidade" no Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPR. É líder do GEPLEC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade e tutora do PET Educação Física UFPR. Presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (Gestão 2013-2015). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em estudos do Lazer e Cidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Lazer e planejamento urbano, Lazer e cultura urbana, Lazer e educação urbana, espaços e equipamentos de esporte e Lazer, cidade e políticas públicas. 

    Elisângela Chaves

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Foi professora da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, onde dirigiu e coreografou o Grupo de Dança Compassos, projeto de extensão cultural de 2000 a 2013. Atualmente é professora da área de Dança no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Tem experiência na área da dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, dança na escola, história da educação, história da dança, cultura escolar e educação física escolar.

    Diomira Maria Cicci Pinto Faria

    Possui graduação em economia pela Universidade Católica de Minas Gerais (1982), especialização em planejamento pela Fundação João Pinheiro (1983) e estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Mestrado em turismo pela Universidad de Alicante, Espanha. Doutora em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, no doutorado de Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - Cedeplar, e pela Universidad de Alicante, Espanha, com defesa de tese realizada em janeiro de 2012.  Atua nas seguintes áreas: economia do turismo e da cultura, turismo e pobreza, viabilidade econômica de projetos e economia dos recursos naturais.

  • Memória e história do lazer - Linha 2

    Área de Concentração: Cultura e Educação

    Estudos interdisciplinares sobre o lazer em diferentes tempos históricos e localidades, desenvolvidos a partir das múltiplas possibilidades teóricas e metodológicas da História e/ou dos Estudos da Memória. Investigações que considerem as práticas de diversão - institucionalizadas ou não - como fatos sociais articulados com os aspectos econômicos, políticos e culturais de um contexto histórico específico. Lazer e modernidade. Lazer, urbanização, industrialização e capitalismo. História da formação e institucionalização de práticas de lazer. História da formação e institucionalização de um campo de estudos e intervenção do fenômeno lazer.

    Corpo Docente
    Elcio Loureiro Cornelsen

    Professor lotado na Faculdade de Letras da UFMG.

    Rafael Fortes Soares

     Professor lotado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Victor Andrade de Melo

    Professor lotado na Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Cleber Augusto Gonçalves Dias

    Doutor em Educação Física (Unicamp) e Mestre em História Comparada (UFRJ). Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, ocupando atualmente o cargo de subcoordenador. Na Universidade Federal de Goiás, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos, onde foi subcoordenador (2012-2013). Dedicado à pesquisa na área dos estudos do lazer e do esporte, particularmente à história desses fenômenos, publicou artigos sobre o assunto em períodos especializados no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, França, Espanha, Portugal, Colômbia e Argentina. Tem experiência no trabalho com redes internacionais de pesquisa para cooperação acadêmica (Pró-Sul/CNPq; Consórcio Latino-Americano de Direitos Humanos/Fundação Ford). É consultor de periódicos nacionais e internacionais, tendo sido editor-chefe da Revista Pensar a Prática (2010-2013).

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    Maria Cristina Rosa

    Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa; especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho; mestrado em Educação Física, área de concentração Estudos do Lazer, e doutorado em Educação, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Trabalhou na Universidade Federal de Ouro Preto e atualmente é professora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. É professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (UFMG) e coordenadora do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF/UFMG), onde atua também como pesquisadora. Principais temas de estudo e pesquisa: história do lazer, história do corpo, história das práticas corporais de movimento, história da saúde e das doenças, estudos do lazer.

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    Luciano Pereira da Silva

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal de Minas Gerais.

    Elcio Loureiro Cornelsen

    Possui graduação em Letras Alemão e Português pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Germanística - Freie Universität Berlin (1999), na Alemanha, pós-doutorado em Estudos Organizacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP; 2005), e pós-doutorado em Teoria Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem, da Unicamp (IEL-Unicamp; concluído em fev. 2010). É Professor Associado III da Faculdade de Letras da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, credenciado junto ao Programa de Pós Graduação em Estudos Literários. Além disso, é docente credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO/UFMG). É membro do Grupo Integrado de Pesquisa "Literatura e Autoritarismo" (CAL/UFSM-RS) desde 2000, do Núcleo Walter Benjamin (FALE/UFMG), desde 2006, do Núcleo de Estudos sobre Literatura e Guerra (FALE/UFMG), desde 2009, e líder do FULIA - Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FALE/UFMG), fundado em 2010. Desde 1994, é membro da Internationale Alfred Döblin-Gesellschaft. Atuou como Presidente da Comissão de Ética da UFMG, de novembro de 2012 a fevereiro de 2015. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Moderna Alemã, Literatura, História e Memória Cultural, e Literatura e outras Artes e Mídias, atuando principalmente nos seguintes âmbitos: teoria literária, literatura alemã, língua alemã, análise do discurso e cinema. Atualmente, desenvolve atividades também no âmbito da relação entre futebol, linguagem, artes e cultura. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - nível II com o projeto "A memória do trauma de 1950: contos, crônicas, poemas". 

    Rafael Fortes Soares

    Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde coordena o Laboratório de Comunicação e História. Atua também no corpo permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Contemplado no edital Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2015-2017), é pesquisador do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ), editor-executivo de Recorde: Revista de História do Esporte e vice-coordenador do Grupo de Pesquisa (GP) Comunicação e Esporte da Intercom (2014-2016). Realizou pós-doutorado em História no Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) da UFRJ (sob supervisão de Victor Andrade de Melo). Atua nas áreas de Comunicação e História, com preferência pelos temas: esporte, história da comunicação, história do esporte, impressos (especialmente revistas), estudos culturais, teoria e metodologia de pesquisa, anos 1980, juventude, história do tempo presente e direitos humanos. 

    Victor Andrade de Melo

    É professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua no Programa de Pós-Graduação em História Comparada/Instituto de História e no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, onde tambem leciona na graduação. É professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer/Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou estudos de pós-doutorado em Teoria Crítica da Cultura, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (sob supervisão de Heloísa Buarque de Hollanda), e em História Social, na Universidade Federal Fluminense (sob supervisão de Daniel Aarão Reis). É bolsista de Produtividade de Pesquisa desde 2003 (atualmente nível 1D; 2014-2018). Foi agraciado com um auxílio Cientista de Nosso Estado/Faperj (2013-2016), depois de ter sido por duas vezes Jovem Cientista do Nosso Estado/Faperj (2003-2005; 2009/2011). É coordenador do Sport : Laboratório de História do Esporte e do Lazer (www.sport.historia.ufrj.br) e membro do Laboratório de Estudos da Educação do Corpo (Labec/UFRJ). Já coordenou projetos de caráter internacional (com recursos do Programa Prosul/CNPq, com países da América do Sul, e do Programa CPLP/CNPq, com países da África). Foi dirigente de entidades científicas nacionais (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer) e internacionais (Red Iberoamericana de Animación Sociocultural e Fórum Permanente de Tiempo Libre y Recreación). As ênfases das suas pesquisas são: História do Esporte, da Educação Física, do Lazer e das Práticas Corporais; Estudos do Lazer e da Animação Cultural; e Estudos Culturais.

    Elisângela Chaves

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Foi professora da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, onde dirigiu e coreografou o Grupo de Dança Compassos, projeto de extensão cultural de 2000 a 2013. Atualmente é professora da área de Dança no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Tem experiência na área da dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, dança na escola, história da educação, história da dança, cultura escolar e educação física escolar.