EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Corpo Docente

1 2

Rodrigo César Ribeiro Diniz

Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (2017) no Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e Mestrado (2008) e Doutorado (2016) em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Laboratório do Treinamento na Musculação. Publicações na área do treinamento de força na musculação. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: Treinamento de força na Musculação, desempenho, biomecânica e carga de treinamento.

André Gustavo Pereira de Andrade

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Treinamento Esportivo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Zootecnia na área de Concentração Genética e Melhoramento Animal pela UFMG (2009) além de ter cursado especialização em Estatística e Matemática pela UFLA(2009) e fez pós-doutorado em Ciências do Esporte na UFMG. Atualmente cursa graduação em Educação Física. Possui interesse na área de Estatística aplicada aos principais delineamentos experimentais na Educação Física, bem como a Biomecânica atuando principalmente nos seguintes temas: análise do padrão de movimento, redes neurais artificiais, análise de séries temporais e variabilidade do padrão de movimento. Atualmente leciona na UFMG as disciplinas de Biomecânica e Estatística aplicada às Ciências do Esporte.

Veja mais informações no Somos UFMG

Bruno Pena Couto

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais.

Veja mais informações no Somos UFMG

Danusa Dias Soares

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), tendo realizado estágio de doutoramento sanduíche no INSERM- U471- Institute National de la Santé et de la recherche medicale em Bordeaux, França, no ano de 2002. É Professora Titular de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Ciências do Esporte na EEFFTO-UFMG. do qual foi coordenadora no periodo de julho 2012-2014. Co-orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga, metabolismo, termorregulação, neurotransmissão no exercício, treinamento, obesidade e atividade física e saúde.

Veja mais informações no Somos UFMG

Fernando Vítor Lima

Possui mestrado em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física (1996) e doutorado em Ciência do Deporto pela Universidade do Porto (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em treinamento esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: musculação, treinamento, força e esteróides anabolizantes.

Veja mais informações no Somos UFMG

Franco Noce

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM - 2010). Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da UFMG. É membro do Managing Council da ISSP (2013-2017) e membro do conselho editorial de diversos periódicos científicos. Tem experiência na área de Educação Física e Psicologia do Esporte, atuando principalmente com o esporte de alto desempenho. Destacam-se a preparação da Equipe de Futebol de Campo da Arábia Saudita (Copa do Mundo Alemanha 2006), Comitê Paraolímpico Brasileiro (Paraolimpíadas Atenas 2004 e Pequim 2008), Sada/Cruzeiro (2009-2010) e diversas outras seleções nacionais (voleibol, tênis, futebol).

Veja mais informações no Somos UFMG.

Gibson Moreira Praça

Professor Adjunto no Departamento de Esportes da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Membro do Centro de Estudos de Cognição e Ação - CECA. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: métodos e modelos de ensino dos esportes coletivos; análise de jogo em Futebol e Futsal; pequenos Jogos no Futebol. Atuação profissional relacionada ao treinamento técnico-tático e a avaliação do desempenho no Futebol. 

Gustavo Henrique da Cunha Peixoto Cançado

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e doutorando em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Fui professor da UNIPAC - Bom despacho, Fundação Cultural de Belo Horizonte, e professor substituto da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO).

Herbert Ugrinowitsch

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1986), especialização em voleibol pela Universidade de São Paulo (1987), foi técnico de voleibol, possui Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1997), Doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado na Universidade de Queensland Austrália (2006-2007). É Professor da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2003, atualmente Associado I. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (PPGCE) da UFMG (2008-2012) e co-coordenador do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM) da UFMG. Vice-Diretor da EEFFTO a partir de 01/10/2013. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento Motor e Voleibol.

Veja mais informações no Somos UFMG

Kátia Lucia Moreira Lemos

Possui Mestrado em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2006). Atua principalmente nos seguintes temas: treinamento esportivo, ginástica aeróbica esportiva, bullying e esporte escolar. 

Veja mais informações no Somos UFMG