Histórico


O campo de estudos de Aprendizagem Motora e de Desenvolvimento Motor sempre foi uma preocupação no Laboratório de Psicologia do Esporte – LAPES. As próprias disciplinas do curso de graduação foram implantadas a partir de iniciativa do Laboratório. Assim, o GEDAM tem seu ponto de partida dentro do LAPES.

O Grupo de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora – GEDAM foi formalmente institucionalizado junto ao Departamento de Educação Física da então Escola de Educação Física (atualmente Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional) da UFMG em 1994. No decorrer deste ano e no ano seguinte, as atividades se resumiram a uma reunião científica semanal. Com o processo de capacitação em nível de doutorado do professor coordenador, as atividades ficaram suspensas entre 1996 e 2000, quando do seu retorno e reinício das atividades do grupo.

O cadastro como professor orientador no Curso de Mestrado em Educação Física e a atuação no Curso de Especialização em Treinamento Esportivo permitiram a aproximação de profissionais graduados interessados na carreira acadêmica e no processo de produção de conhecimento. Assim, em 2001, o grupo retoma suas reuniões iniciando projetos de pesquisa especialmente na área de Aprendizagem Motora na linha “Fatores que influenciam a aquisição de habilidades motoras”.

Paralelo ao trabalho desenvolvido internamente, buscou-se reconhecimento externo com a expectativa de submeter os estudos produzidos à comunidade acadêmica especializada, ou seja, da área de Comportamento Motor. Com este intuito houve grande mobilização para a participação do I Congresso Brasileiro de Comportamento Motor em Gramado (setembro de 2002) e assim, realizar o II Congresso em Belo Horizonte em 2004.

No intervalo destes congressos, é aprovado em concurso para a UFMG outro professor formado na área de Comportamento Motor que rapidamente se insere ao GEDAM o que permite a sua ampliação. Projetos de pesquisa são apresentados, e se obtém financiamento para a aquisição de equipamentos, computadores, dentre outros implementos essenciais à pesquisa.

O evento de 2004 é realizado com grande sucesso, com a participação de grandes pesquisadores da área de reconhecimento nacional e internacional. As publicações são submetidas e as linhas de pesquisa se ampliam, o que permite ampliar a captação de recursos humanos e conseqüentemente, o número de projetos de pesquisa.

Atualmente, os estudos encaminhados começam a ser publicados em periódicos de maior expressão e um dos professores coordenadores está em processo de pós-doutorado na Universidade de Queensland (Austrália) o que permitirá maior representatividade do Grupo em nível internacional.

Mais de 10 anos se passaram desde as primeiras reuniões, mas considera-se o ano de 2001 como o início efetivo das atividades do GEDAM, à medida que foram propostas atividades de investigação sistematicamente orientadas, seguindo uma linha de pesquisa e métodos claramente definidos.

Assim segue o GEDAM, olhando para frente e construindo um futuro. As metas são audaciosas e a consolidação enquanto centro de produção de conhecimento na área é ainda um passo a ser concretizado. Portanto, é preciso caminhar adiante, não de forma isolada, mas como o próprio nome diz, em Grupo.