O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é uma condição comum, que atinge cerca de 5% da população infantil, e é caracterizado por alteração motora discreta, que tem impacto importante na vida escolar, familiar e social da criança. Geralmente, pais e professores são os primeiros a observar que a criança é desajeitada ou lenta na escrita e nas atividades diárias, mas nem sempre sabem identificar o que está acontecendo e como lidar com o problema. O diagnóstico formal do TDC geralmente é feito entre as idades de 6 e 12 anos e exige o uso de testes de desenvolvimento motor, em associação com a observação de que, na ausência de outras condições clinicas, a criança tem dificuldade no desempenho de tarefas diárias que exijam desempenho motor. Nossos estudos atualmente abordam a infância, mas o TDC pode persistir no adulto, o que deve ser foco de investigações futuras.
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No IDEIA investigamos recursos para avaliação e diagnóstico do TDC, com criação e validação de testes e questionários para avaliação do desempenho motor, visando oferecer recursos de mais fácil acesso para uso clinico e em pesquisa. Investigamos também abordagens de intervenção, procurando identificar programas resolutivos e de mais fácil implementação em nosso contexto.

Publicações mais recentes

Franca, A.S.; Cardoso, A.A.; Araujo, C.R.S. Problemas de coordenação motora e de atenção em crianças em idade escolar. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 28, p. 86-92, 2017. Link: http://www.revistas.usp.br/rto/article/view/121303/129283

Tavares, A.A.; Cardoso, A.A. Inter-relações entre o desempenho no processo de aprendizagem escolar e o desenvolvimento das capacidades motoras: revisão da literatura. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 27, p. 88-93, 2016. Link: http://www.revistas.usp.br/rto/article/view/111098/114597

Dornelas, L.F.; Magalhães, L.C. Desempenho funcional de escolares que receberam diagnóstico de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor até os dois anos. Revista Paulista de Pediatria (Impresso), v. 34, p. 78-85, 2016. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0103058215001161

Dornelas, L.F.; Duarte, N.M.C.; Magalhães, L.C. Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor: mapa conceitual, definições, usos e limitações do termo. Revista Paulista de Pediatria, v. 33, p. 88-103, 2015. Link: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0103058214000239

Galvão, B.A.P.; Veloso, M.; Carvalho, L.P.F.; Magalhães, L.C. Perspectiva dos pais sobre as consequências funcionais do Transtorno Do Desenvolvimento Da Coordenação (TDC): Revisão da literatura. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCAR, V. 22, P. 187-193, 2014. Link: http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/978

Galvão, B.A.P.; Bueno, K.P.; Rezende, M.B.; Magalhaes, L.C. Percepção materna do desempenho de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. Psicologia em Estudo, v. 19, p. 527-538, 2014. Link: http://www.redalyc.org/html/2871/287132694017/

Projetos desenvolvidos

Criação e validação da Avaliação da Coordenação e Destreza Motora – ACOORDEM

Esse projeto tem como objetivo a criação de um teste de coordenação motora, validado para crianças brasileiras de 4 a 8 anos de idade.  Existem vários testes motores, publicados internacionalmente, mas que não estão disponíveis para uso clínico no Brasil. A carência de testes de coordenação motora validados para nossas crianças dificulta o diagnóstico de atraso motor e, mais especificamente, do TDC. A ACOORDEM visa avaliar aspectos da função do corpo (destreza manual, coordenação fina, coordenação bilateral) em associação com atividades funcionais relevantes para o desempenho em casa e na escola. A criação do teste foi norteada pela Classificação Internacional de Funcionalidade e Saúde (CIF) e oferece oportunidade para avaliação e diferentes áreas: (a) avaliação das habilidades sensório-motoras, por meio da observação de itens puramente motores, como equilíbrio e coordenação motora (Função do corpo), (b) observação do desempenho da criança em tarefas de agarrar bola, recortar e escrever (Atividade) e (c) apreciação do desempenho funcional em casa e na escola, além das preferências no brincar, por meio dos questionários de pais e professores (Atividade e Participação).  

Publicações mais recentes

Silva, C.G.; Van Petten, A.M.V.N.; Harsányi, E.; Magalhães, L.C. Análise psicométrica dos itens da Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACOORDEM) em crianças de 4 anos. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 28, p. 9-18, 2017. Link: http://www.journals.usp.br/rto/article/view/116793

Magalhães, L.C.; Cardoso, A.A.; Guimarães, M.A.P.; Van Petten, A.M.V.N. How Can We Make Our Assessment of Motor Ability Relevant Cross-Culturally?. Current Developmental Disorders Reports, v. 2, p. 101, 2015. Link: https://link.springer.com/article/10.1007/s40474-015-0047-5

Agostini, O.S.; Magalhães, L.C.; Campos, A.F. Assessment of motor coordination and dexterity of six years old children: A psychometric analysis. Motriz: Revista de Educação Física, v. 20, p. 167-176, 2014. Link: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1980-65742014000200167&script=sci_arttext&tlng=es

Cardoso, A.A.; Magalhães, L.C. Motor Skills In Brazilian Children With Developmental Coordination Disorder Versus Children With Motor Typical Development. Occupational Therapy International, V. 21, P. 176-185, 2014. Link: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/oti.1376/full

Efeitos da terapia motora cognitiva no desempenho de atividades e participação de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC)

Nesse projeto investigamos alternativa custo-efetiva para o tratamento de crianças e adolescentes com TDC. Pesquisamos especificamente a abordagem motora cognitiva denominada Cognitive Orientation to Daily Occupational Performance Approach ou CO-OP, que é uma terapia breve, de 12 sessões criada por terapeutas ocupacionais canadenses. Na CO-OP a terapeuta ocupacional colabora com a criança para que ela descubra estratégias cognitivas para melhorar o desempenho em tarefas escolhidas por ela em conjunto com a família. A CO-OP e viável para crianças com TDC a partir de 7 anos que experimentam problemas para fazer tarefas cotidianas, como andar de bicicleta, recortar e colar, escrever, amarrar cadarços, entre outras atividades comuns na infância.

Nossos dados mostram que a CO-OP tem boa resolutividade, tanto os pais como a criança notam as melhorias importantes no desempenho e se mostram satisfeitos com os resultados obtidos em tão pouco tempo.  

Publicações mais recentes

ARAÚJO, C. R. S.MAGALHAES, L. C.; CARDOSO, A. A. R. Uso da Cognitive Orientation to daily Occupational Performance (CO-OP) com crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 22, p. 245-253, 2011.

Link: http://www.revistas.usp.br/rto/article/view/46415

ARAÚJO, C.R.S.; CARDOSO, A.A.; MAGALHÃES, L.C. Efficacy of the cognitive orientation to daily occupational performance with Brazilian children with developmental coordination disorder. Scandinavian Journal of Occupational Therapy, v. 00, p. 1-9, 2017.

Projetos em andamento

Efeitos da adição de sessões de coaching de pais em grupos à abordagem CO-OP tradicional comparados com a abordagem CO-OP tradicional no desempenho ocupacional e na participação de crianças com TDC. Tese de doutorado: Clarice Ribeiro Soares Araújo – PPGCR/EEFFTO

Estamos investigando uma forma de aumentar a participação dos pais no processo de terapia ocupacional de seus filhos. Estamos analisando mais uma vez os efeitos da CO-OP, mas acrescentamos um programa de coaching para pais em grupo. Todas as crianças que participam do estudo fazem CO-OP, mas metade dos participantes (crianças e pais e/ou mães que foram sorteadas) fazem 4 sessões extra em formato de grupo para pais e/ou mães. Para saber como foi a experiência de participar da terapia, estamos coletando a opinião das crianças e de suas famílias.

Para saber mais sobre o CO-OP, leia a cartilha “CO-OPerando para o sucesso na participação” preparada para o projeto.

Relação entre coordenação motora e estado nutricional em escolares de 7 a 10 anos de idade. Tese de doutorado: Marcella Manfrin Barbacena Starling– PPGCR/EEFFTO

Devido à dificuldade motora, crianças com TDC tendem a evitar atividades que exijam desempenho motor, com menor participação em esportes e brincadeiras livre, e maior tempo em atividades sedentárias, como jogos eletrônicos e assistir televisão. O sedentarismo, como se sabe, é fator importante para obesidade e suas consequências. Alguns estudos vêm mostrando associação entre TDC, baixo condicionamento físico e aumento de peso, os dados ainda são controversos, mas é importante investigar melhor essa relação, pois a associação entre TDC e obesidade ode trazer consequência negativas para a saúde da criança. O objetivo desse projeto é investigar se há diferença na prevalência de TDC entre escolares com idade de 7 a 10 anos que apresentam peso normal, sobrepeso e obesidade. Será eito levantamento tanto da frequência de obesidade como de TDC entre  escolares da rede publica de Belo Horizonte. Os resultados podem contribuir para formulação de programas de atividades motoras para crianças com e sem TDC.