Nossos estudos mostram que há maior frequência de atraso no desenvolvimento, atraso cognitivo, na coordenação motora e alterações de comportamento entre crianças nascidas prematuramente. Atrasos mais evidentes podem ser identificados no primeiro ano de vida, o que é importante para permitir a intervenção precoce, que traz bons resultados para a criança e sua família. Atrasos mais leves muitas vezes não são percebidos pelos pais, mas podem ser identificados por profissionais treinados, em programas de seguimento do desenvolvimento.

Nossos estudos dão suporte a vários trabalhos internacionais, nos quais são identificadas alterações no desenvolvimento, da infância a idade adulta, associadas à prematuridade, o que reforça a importância do seguimento da criança nascida prematuramente até pelo menos a idade escolar. Boa parte dos estudos é desenvolvida no ACRIAR, ambulatório especializado em prematuridade.

Publicações mais recentes

Dittz, E.S.; Alves, C.R.L.; Duarte, E.D.; Magalhães, L.C. Contribution of the Newborn Behavioral Observations (NBO) for the maternal care of preterm neonates. Rev Bras Crescimento Desenvolvimento Humano, v. 27, p. 262, 2017. Link: http://www.revistas.usp.br/jhgd/article/view/125522

Guimarães, M.A.P.; Alves, C.R.L.; Cardoso, A.A.; Penido, M.G.; Magalhães, L.C. Clinical application of the Newborn Behavioral Observation (NBO) System to characterize the behavioral pattern of newborns at biological and social risk. Jornal de Pediatria, v. 94, p. 552-560, 2017. Link: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0021755717301493

Machado, A.C.C.P.; Oliveira, S.R.; Magalhães, L.C.; Miranda, D.M.; Bouzada, M.C.F. Processamento sensorial no período da infância em crianças nascidas pré-termo: revisão sistemática. Revista Paulista de Pediatria, v.35, p.92-101, 2017. Link: http://www.redalyc.org/html/4060/406050411015/

Alves, C.O.; Magalhães, L.C.; Moreira, R.S.; Silveira, I.F.; Machado, M.G.P.; Viana, C.F.B. Factors associated with the development of preterm children at four and eight months of corrected gestational age. Journal of Human Growth and Development, v. 26, p. 41, 2016. Link: http://www.revistas.usp.br/jhgd/article/view/110024

Garcia, N.B.C.; Magalhães, L.C.; Santos, J.L.F. Coordenação fina e escrita de crianças de 6 a 9 anos nascidas a termo e pré-termo. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 26, p. 166-175, 2015. Link: http://www.journals.usp.br/rto/article/view/90029

Dornelas L.F.; Magalhães, L.C.; Lima, C.G.S.E.; Van Petten, A.M.V.N. Desempenho de crianças nascidas pré-termo e em idade escolar na escrita: revisão da literatura. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 23, p. 177-187, 2015. Link: http://www.cadernosdeto.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1234

Nogueira, S.F.; Figueiredo, E.M.; Gonçalves, R.V.; Mancini, M.C. Relation between hand function and gross motor function in full term infants aged 4 to 8 months. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 19, p. 52-60, 2015. Link: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4351608/

Oliveira, S.R.; Machado, A.C.C.P.; Miranda, D.M.; Campos, F.S.; Ribeiro, C.O.; Magalhães, L.C.; Bouzada, M.C.F. Espectroscopia de luz próxima ao infravermelho como ferramenta auxiliar no estudo do desenvolvimento infantil. Revista Paulista de Pediatria, v. 33, p. 230-240, 2015. Link: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0103058215000246

Maggi, E.F.; Magalhães, L.C.; Campos, A.F.; Bouzada, M.C.F. Preterm children have unfavorable motor, cognitive, and functional performance when compared to term children of preschool age. Jornal de Pediatria, v. 90, p. 377-383, 2014. Link: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0021-75572014000400377&script=sci_arttext&tlng=pt

Moreira, R.S.; Magalhães, L.C.; Alves, C.R.L. Effect of preterm birth on motor development, behavior, and school performance of school-age children: a systematic review. Jornal de Pediatria, v. 90, p. 119-134, 2014. Link: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2255553614000391

Cuidar e Crescer juntos (C&C)

Resultado da parceria entre docentes da UFMG (Pediatria, Terapia Ocupacional e Enfermagem) e Hospital Sofia Feldman, o projeto de pesquisa C&C tem como objetivo investigar programa de intervenção precoce centrado em fortalecer o vínculo afetivo, reduzir o estresse parental e estimular práticas de cuidado que promovam o desenvolvimento global, no primeiro ano de vida, de bebês expostos a fatores de risco biológico (prematuridade) e social. Nesse projeto desenvolvemos varias ações de pesquisa e assistência, além da tradução de questionário de pais para triagem de atraso no desenvolvimento – Survey of the Wellbeing of Young Children (SWYC). Todo material produzido para o projeto pode ser explorado no site:

https://site.medicina.ufmg.br/observaped/eixos/desenvolvimento-infantil/

Neste site você vai encontrar os seguintes materiais:

Manual da Intervenção do Projeto Cuidar e Crescer Juntos: manual completo com descrição detalhada e ilustrada de programa de intervenção precoce centrado no suporte às mães.

Livro do Bebê C&C: livro para os pais, com sugestões de com sugestões de atividades para estimular interação social e desenvolvimento no primeiro ano de vida, com espaços para os pais fazerem anotações e escreverem detalhes da vida do bebê.

SWYC (Survey of the Wellbeing of Young Children) – Kit completo em português do questionário de pais para triagem de atraso no desenvolvimento em crianças de 2 a 65 meses.

Outros materiais e sites de interesse:

História de Sofia – Batalhas e conquistas da família no cuidado e desenvolvimento da criança prematura
http://www.ee.usp.br/cartilhas/historiadeSofia.pdf

Kit de Desenvolvimento da Primeira Infância
https://www.unicef.org/supply/files/Activity_Guide_Portuguesev1.pdf