Sala específica para entrevista, avaliação e atividades de coordenação fina, treino de função manual, escrita e desenho. O LACOORD também centraliza o programa de terapia motora cognitiva, onde são desenvolvidas atividades relacionadas à escola (escrita, desenho pintura, dever de casa, etc…), no entanto, outras atividades ocupacionais de interesse das crianças (brincar, lazer e autocuidado) são feitas em diferentes ambientes da EEFFTO: as quadras são utilizadas para jogos com bola e bicicleta, banheiro, cantina e sala de AVD para atividades como escovar os dentes, pentear cabelos e comer com garfo e faca. O Laboratório conta ainda com acervo atualizado dos principais testes de desenvolvimento infantil, que podem ser consultados e usados em pesquisa.  

O LAIS e LACOORD são separados por uma sala com paredes com espelho de dupla-face (Câmara de Gesell), da qual os pesquisadores podem observar o desempenho das crianças sem serem vistos e os pais podem acompanhar a avaliação e sessões de terapia.

Biblioteca de Testes de Desenvolvimento Infantil

O LACOORD conta com acervo atualizado dos principais testes para avaliação do desenvolvimento infantil, que são usados em pesquisas ou na avaliação de crianças em atendimento de terapia ocupacional.

Amundson. S. J. Evaluation tool of children’s Handwriting (ETCH) Homer Alaska: O.T. KIDS, 1995.

Ayres, A. J. Sensory Integration and Praxis Tests. Los Angeles, California: Western Psychological Services, 1972.

Ayres, A.J. Southern California Sensory Integration Tests (SCSIT). Los Angeles, California: Western Psychological Services; 1972.

Barnett, A. L.Henderson, S. E.Scheib, BSchulz, J. Detailed Assessment of Speed of Handwriting (DASH). London: Pearson Assessment, 2007.

Bayley N. Bayley Scales of Infant Development, 3rd ed. San Antonio, TX: Psychological Corporation; 2006.

Bayley N. Bayley Scales of Infant Development. 2nd ed. San Antonio, TX: Psychological Corporation; 1993.

Beery, K. E. Developmental Test of Visual Motor Integration (VMI), 6 ed. Bloomington, MN: Pearson Clinical Assessment, 2010.

Beery, K. E. The Beery-Buktenica Developmental Test of Visual Motor Integration (VMI). Parsippany, NJ: Modern Curriculum Press, 1997.

Benczik, E. B. P. Manual da Escola de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.

Brazelton, T. B. Neonatal Behavioral Assessment Scale. Philadelphia: Lippincott. 1973.

Brazelton, T. B., & Nugent, J. K. Neonatal Behavioral Assessment Scale. 3rd ed. Cambridge: Cambridge, University Press, 1995.

Brown. C. E.; Dunn, W. Adolescent/adult Sensory Profile. Bloomington, MN: NCS Pearson, 2002.

Bruininks R. Bruininks-Oseretsky test of motor proficiency: Examiner’s Manual. Circle Pines, MN: American Guidance Service, 1978.

Bruininks, R. H.; Woodcock, R. W.; Weatherman, R. F. Hill, B. K. Scales of Independent Behavior-Revised (SIB-R). Itaska, IL: Riverside Publishing Company, 1996.

Caldwell, B. M. Home observation for Measurement of the Environment. Revised Edition. 1984.

Campbell, S. K. Test of Infant Motor Performance. Chicago, IL: Bishop Street, 2001.

Cheryl Ecker, M. A.; Diane Parham, L. Sensory Processing Measure- Preschool 2ed. Western Psychological Services, 2010.

Cheryl Ecker, M. A.; Diane Parham, L. Sensory Processing Measure. USA. Western Psychological Services, 2007.

Coster. W.; Deeney. T; Haltiwanger. J. School Function Assessment (SFA).  San Antonio, Texas: Psychological Corporation, 1998.

DeGangi, G.A.; Greenspan, S. I.Test of Sensory Functions in Infants (TSFI). Los Angeles, California: Western Psychological Services, 1989.

Dunn, W.  Sensory Profile 2. Bloomington, MN: Pearson Clinical Assessment, 2014.

Dunn, W. Sensory Profile. San Antonio, TX: Pearson, 1999.

FOLIO, R.; FEWELL, R. Peabody Developmental Motor Scales-2 (PDMS-2) 2 ed. Austin: TX: Pro-Ed., 2000.

Frankenburg WKDodds JB. The Denver Developmental Screening Test. Department of Pediatrics, University of Colorado Medical Center, 1967.

Hammill, D. D. Pearson, N.A.; Voress, J. K. Developmental Test of Visual Perception (DTVP-2). 2 ed. Austin, Texas: Pro-ed, 1993.

Henderson, S. E.; Sugden, D. A.; Barnett, A. L. Movement assessment battery for children-2 second edition [Movement ABC-2]. London, UK: The Psychological Corporation, 2007. 

Henderson, S. E.; Sugden, D. A.; Movement Assessment Battery for Children (Movement ABC). London, NW: Psychological Corporation, 1992.

Henry, A. D. Pediatric Interest Profiles. San Antonio, TX: Therapy Skill Builders, 2000.

Johnson-Martin, N.M. Jens, K.G., Attermeier, S. M., & Hacker, B. J. The Carolina Curriculum for infants and toddlers with special needs. 2nd ed. Manual. Baltimore, MD: Paul H. Brookes Publishing Co, 1991.

Johnson-Martin, N.M. Jens, K.G., Attermeier, S. M., & Hacker, B. J. The Carolina Curriculum for Preschoolers with special needs. Manual. Baltimore, MD: Paul H. Brookes Publishing Co. 1990.

Miller, L. J.; Roid, G. H. Toddler Infant Motor Evaluation (T.I.M.E.). San Antonio, TX: Developmental Technologies, 1994.

Miller, Lucy, J. FirstSTEP Screening Test for Evaluating Preschoolers. The Psychological Corporation, 1993.

Schopler E, Reichler R. J.; Renner B.R. The Childhood Autism Rating Scale (CARS). Los Angeles, CA: Western Psychological Services; 1988. 

Sparrow, S. S.; Balla, D. A.; Cicchetti, D. V.; Vineland Adaptive Behavior Scales. Circle Pines, Minnesota: American Guidance Services; 1984.

Stein, L. M. Teste de desempenho escolar (TDE). São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.

 Ulrich, D. A. Peabody Developmental Motor Scales and Activity Cards. Austin Texas: Pro-ed, 1993.