O que é Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional (TO) é uma profissão da área da saúde que tem como principal objetivo possibilitar que as pessoas realizem, da melhor forma possível, as atividades que elas querem, precisam ou se espera que elas façam no seu dia-a-dia. Para atingir seus objetivos, a Terapia Ocupacional lança mão de recursos específicos de avaliação e intervenção. Aqui abordaremos apenas a atuação com crianças, com foco específico no tipo de atendimento feito no Laboratório de Integração Sensorial – LAIS.

Na avaliação, a ênfase é em identificar as dificuldades que a criança enfrenta no desempenho das atividades e ocupações que compõem seu dia-a-dia e quais fatores cognitivos, motores, emocionais, sociais e ambientais podem estar dificultando o desempenho. Estas informações são ponto chave para elaborar o plano de intervenção.

No tratamento, utilizamos abordagens e estratégias que ajudem a melhorar o desempenho nas áreas de maior dificuldade no cotidiano. Por exemplo, crianças com dificuldades de coordenação motora muitas vezes não conseguem executar atividades de recorte, escrita, traçado e colorido, que são fundamentais para o bom desempenho na sala de aula. Neste caso, podemos optar pela intervenção com foco nos elementos sensoriais e da coordenação motora que estejam dificultando o desempenho escolar, mas podemos também, conforme as características da criança, ensinar estratégias cognitivas que facilitem o desempenho das tarefas, bem como adaptar o ambiente e a tarefa de forma que a criança obtenha sucesso e se sinta mais motivada a participar das atividades escolares.

A coordenação pode ser trabalhada de diferentes formas, usando brincadeiras e jogos ou então ensinando a criança, pais e professores a pensar em soluções alternativas, que facilitem o desempenho funcional nas atividades importantes do cotidiano da criança. Como indica o nome do laboratório – LAIS – uma das principais abordagens que utilizamos é a Terapia de Integração Sensorial, no entanto, utilizamos também outras abordagens, como a Terapia Motora Cognitiva (CO-OP) e o treino de habilidades funcionais e da função manual, conforme as necessidades da criança e sempre com uma perspectiva centrada na família.

Os objetivos da terapia são sempre traçados em colaboração com a criança e seus pais, para garantir que estamos lidando com questões que são significativas para as pessoas que procuram nosso atendimento. Visitas escolares e domiciliares são outros recursos importantes para o terapeuta ocupacional atingir os objetivos traçados, pois como o foco do trabalho é melhorar o desempenho em atividades do cotidiano, a intervenção não pode se restringir unicamente à sala de terapia. O terapeuta ocupacional, com base nas informações obtidas nas visitas, ajuda as famílias e os professores a fazer adaptações e utilizar estratégias práticas para facilitar o dia-a-dia das crianças. Outro aspecto importante é manter contato ou fazer reuniões periódicas com outros profissionais que trabalhem com a criança e sua família, para evitar duplicação de esforço e garantir que todos trabalham no sentido de atingir os mesmos objetivos.

O programa de Terapia Ocupacional é individualizado e organizado de forma a ser o mais interessante e envolvente possível, o que, no caso de crianças, muitas vezes significa a utilização do brincar como principal meio de tratamento.

Atendimento de Terapia Ocupacional no LAIS

Os atendimentos de terapia ocupacional oferecidos pelo Lab-IDEIA são centralizados no Laboratório de Integração Sensorial (LAIS) que conta com sala de terapia equipada e atraente, com muitos brinquedos, jogos, equipamentos suspensos (balanços, redes, plataformas) que, de forma lúdica e divertida desafiam as habilidades e estimulam o desenvolvimento da criança. O LAIS, como o nome indica, é equipado para oferecer atendimentos de Terapia de Integração Sensorial de Ayres (TISA), mas oferecemos também outras abordagens de terapia ocupacional, como a terapia motora cognitiva e o treino de função manual e escrita. Embora muitos atendimentos sejam feitos no LAIS, contamos com outros espaços da EEFFTO, com quadras e espaços abertos, para treino de atividades especificas como andar de bicicleta e jogar bola, além de uma sala de avaliação, o LACOORD, equipado com biblioteca de testes de desenvolvimento infantil e vários jogos de coordenação e atenção. O LAIS e LACOORD são separados por uma sala de observação, da qual os pais, caso não seja possível estar presente na sala de terapia, podem observar as sessões e tirar dúvidas, pois geralmente há um estagiário a disposição para explicar o que esta ocorrendo durante os atendimentos.

No LAIS são atendidas crianças de 1 a 10 anos que apresentem sinais de alteração no processamento sensorial, coordenação motora, atenção e interação social, que são comumente observados em crianças que tem dificuldade na escola ou que apresentam os seguintes diagnósticos – click nos nomes para saber um pouco mais sobre cada um:

Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH)

Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC)

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Como fazer para ser atendido no LAIS?

Para obter atendimento, os pais devem telefonar (3409-4796) e deixar nome, telefone de contato e alguns dados da criança, que será colocada na lista de espera. Após este primeiro passo, os pais receberão um telefonema agendando a triagem no LAIS. A triagem é feita para que os terapeutas conheçam os pais e as crianças, e juntos possam definir se o LAIS é o local mais apropriado para o atendimento das necessidades da criança e da família. Com base nas informações obtidas na triagem pode-se seguir dois caminhos: chamar a criança para avaliação completa visando tratamento ou encaminhar para outro serviço mais adequado para o caso. Todas as decisões são tomadas em comum acordo, dentro de uma perspectiva centrada no cliente.

Abordagem centrada no Cliente

O que é?

É uma filosofia de atendimento que valoriza e dá suporte a participação do cliente em todas as etapas do tratamento. O cliente e o terapeuta ocupacional estabelecem uma relação de parceria, com base no respeito mútuo e na valorização as informações trazidas pelo cliente. Utilizamos recursos para dar suporte aos pais e voz à criança de forma que informem quais são suas prioridades ou aspectos que desejam mudar com a terapia. Entendemos que a opinião da família e da criança devem ser valorizadas durante todo o processo de intervenção.

Como funciona o atendimento?