Envio de colaborações

Licere é uma revista editada pelo Programa Multidisciplinar de Mestrado em Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais, de periodicidade quadrimestral, sem fins lucrativos. Está aberta para receber contribuições de profissionais das mais diferentes áreas de atuação e formação, desde que tenham o intuito de contribuir para o avançar da discussão sobre o Lazer em nosso contexto.

O periódico somente aceita artigos originais (sejam ensaios, resultados de pesquisa ou reflexões teóricas sobre projetos de intervenção) que não tenham sido enviados a outro periódico (condição para sua aceitação), redigidos em português, inglês, espanhol ou francês.

Os artigos encaminhados para publicação devem ser digitados em editor de texto word for windows (para PC) 6.0 ou superior, fonte Times New Roman, tamanho 12, papel A4, margens 3,0 cm, podendo ter até 40 páginas.

Devem ser acompanhados de um resumo em português (excetuando-se os artigos em inglês e espanhol) e um abstract em inglês, cada um deles com 3 palavras-chaves e respeitando o limite máximo de 790 caracteres (sem contar os espaços).

O artigo deverá ser apresentado considerando a seguinte ordenação: a) título do trabalho, centralizado, na primeira linha da folha inicial; b) Logo abaixo nome(s) do(s) autores(s), centralizado; c) logo abaixo afiliação institucional, cidade e país do(s) autores), centralizado; d) em nota de rodapé, deve-se inserir, se for o caso, maiores informações sobre o(s) autor(es); d) resumo em português (se for o caso) com palavras-chaves; e) abstract em inglês, com título do trabalho e palavras-chaves em inglês; f) o artigo propriamente dito; g) referências bibliográficas; e h) endereço para correspondência.

Solicitamos atenção para as observações abaixo:

* Nas referências bibliográficas de até três autores, todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al.

* Modelos de referências bibliográficas

Livros (um autor)
FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

Livros (dois autores)
BABIN, P.; KOULOUMDJIAN, M. Os novos modelos de compreender: a geração do audiovisual e do computador. São Paulo: Paulinas, 1989.

Capítulos de livros
OLIVEIRA, F. Neoliberalismo à brasileira. In: GENTILI, P. (Org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1995. p. 29-34.

Artigos de periódicos (com mais de três autores)
PODSAKOFF, P.M. et al. Transformational leader behaviors and their effects on followers' trust in leader, satisfaction, and organizational citizenship behaviors. Leadership Quarterly, Greenwich, Conn., v. 1, n. 2, p. 107-142, 1990.

Teses
CARVALHO, W.L.P. O ensino das ciências sob a perspectiva da criatividade: uma análise fenomenológica. 1991. 302f. Tese (doutorado) _ Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Artigo de periódico (formato eletrônico)
AQUINO, J.G.; MUSSI, M.C. As vicissitudes da formação docente em serviço: a proposta reflexiva em debate. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 211-227, jul. 2001. Disponível em:<http://www.scielo.com.br> Acesso em 14 ago. 2002.

Livro em formato eletrônico
SÃO PAULO (Estado). Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. v. 1. Disponível em: <http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual/htm> Acesso em 8 mar. 1999.

Artigo de jornal assinado
DIMENSTEIN, G. Escola da vida. Folha de S. Paulo, São Paulo, 14 jul. 2002. Folha Campinas, p. 2.

Artigo de jornal não assinado
FUNGOS e chuva ameaçam livros históricos. Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 jul. 2002. Cotidiano, p. 6.

Decretos, Leis
BRASIL. Decreto n. 2.134, de 24 de janeiro de 1997. Regulamenta o art. 23 da Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a categoria dos documentos públicos sigilosos e o acesso a eles, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 18, p. 1435-1436, 27 jan. 1997. Seção 1.

Constituição federal
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasilia, DF: Senado Federal, 1988.

Relatório oficial
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Relatório 1999. Curitiba, 1979. (mimeogr.)

Trabalho publicado em Anais de Congresso
PARO, V.H. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: SIMPOSIO BRASILEIRO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 18., 1997, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, edipucrs, 1997. p. 303-314.

* Notas de rodapé: não incluir referências bibliográficas nas notas de rodapé. As notas devem ser digitadas em espaço simples, com fonte Times New Roman 10. As notas de rodapé devem ser utilizadas com parcimônia e desde que indispensável.

* Citações no texto: a identificação das referências no texto deve ser feita com a indicação do(s) nome(s) do(s) autor(es), ano de publicação e paginação. Exemplo: (Gomes, 1995, p. 225). Se forem dois autores, citam-se ambos, separados por ponto e vírgula; se forem mais de três, cita-se o primeiro autor seguido da expressão et al.

* A exatidão das referências constantes na listagem, a correta citação no texto  e a revisão ortográfica são de responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos.

* Os interessados em colaborar enviando trabalho(s) para publicação, devem endereça-lo(s) ao e-mail licerecelar@yahoo.com.br, com cópia para victor.a.melo@uol.com.br


Seções da revista
A revista possui uma seção fixa (publicada em todos os números) e duas sessões que são publicadas de acordo com a demanda e/ou decisão do Conselho Editorial:

* A seção "Artigos Originais" é fixa e está aberta a contribuições de qualquer temática relacionada ao Lazer, em suas múltiplas dimensões, considerando a características multidisciplinar do assunto.

* A seção "Tome Ciência" publica resumos de monografias concluídas em cursos de Graduação e de pós-graduação. Os editores aceitam contribuições para essa seção, desde que um contato prévio seja estabelecido. É uma seção móvel, podendo ou não ser publicada.

* Na seção "Fique por Dentro", é aberto um espaço para a divulgação de eventos científicos e/ou artísticos (nacionais e internacionais), cursos, grupos de discussão, listas de discussão online, sites e todas iniciativas relacionadas ao Lazer. Os editores aceitam contribuições para essa seção, desde que um contato prévio seja estabelecido. É uma seção móvel, podendo ou não ser publicada.


Procedimentos de avaliação dos artigos enviados
Os artigos enviados serão submetidos a dois membros do Comitê Editorial (que constitui o corpo de pareceristas do periódico; o Conselho Editorial é responsável por assessorar os editores na condução da revista), para apreciação e emissão de parecer, observando-se o sistema de duplo-cego.

Os artigos receberão um dos seguintes pareceres: a) aceito para publicação; b) recusado para publicação; c) reformulação. Caso um artigo receba um parecer "aceito para publicação" e outro "recusado" para publicação, será encaminhado a um terceiro parecerista para este defina a posição final. Caso receba um parecer "reformulação" e outro "recusado", será encaminhado a um terceiro parecerista para este defina a posição final. Caso recebea dois pareceres "recusado", não será aceito para publicação. Caso receba um parecer "aceito para publicação" e "outro "reformulação", será encaminhado para que o autor providencie as alterações propostas. Caso receba dois "aceito", estará aprovado. Os editores se reservam o direito de fazer a análise dos pareceres emitidos de forma a não prejudicar os autores.

Para apreciação, os membros do Comitê Editorial consideraram os seguintes critérios: adequação às normas; consistência e coerência teórica; contribuição para os estudos do Lazer; originalidade.


Outras observações
* A revista informa que os conceitos, afirmações e opiniões contidas nos trabalhos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião dos Editores, Conselho Editorial ou Comitê Editorial.

* O envio do artigo para o periódico já se constitui em autorização para publicação, caso seja aprovado pelo Comitê Editorial.

* É de responsabilidade dos autores a revisão geral do texto, incluindo revisão ortográfica, gramatical e de normalização.