<<Diálogos e Interfaces na Terapia Ocupacional>>

• Adriana de França Drummond: Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). É professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em formação profissional e estudos sobre a relação pessoa/ocupação/contexto. Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6435978978480350

 

• ALESSANDRO TOMASI: Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Paraná (2006), especialização em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e Mestrado em Biociências e Saúde, com ênfase em políticas de saúde, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013). Doutorando em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (início em 2015).

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2795716892731476

 

• ANAMARIA FERNANDES VIANA: Formada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, com Mestrado em Artes do Espetáculo na Universidade de Rennes 2, França e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e em Artes do Espetáculo na Universidade de Rennes 2 , Anamaria Fernandes Viana trabalha com dança contemporânea e improvisação, com a participação de músicos, atores e/ou artistas plásticos na França e no Brasil. Desde 1998, tem se dedicado de forma particular à dança com pessoas com deficiência mental (leve, média ou severa), tendo como diferencial de seu trabalho junto a este público a abordagem da dança pelo viés da arte. Realiza suas atividades entre o Brasil e a França, como professora e/ou palestrante convidada de diversas instituições, sejam elas de ensino ou do campo da saúde. Dentre suas produções, realizou documentários sobre o tema, alguns deles financiados pelo governo francês.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1812563027585805

 

• Andrea Donatti Gallassi: Terapeuta Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000). Mestrado em Ciências da Saúde pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) com o tema: Caracterização do gasto SUS com internações de dependentes de substâncias psicoativas na cidade de Campinas SP no período de 2000 a 2002? (2006). Doutorado em Ciências da Saúde pelo Departamento de Psiquiatria da FMUSP (2010) com o tema: ?Custo Social do Uso do Álcool no Brasil no ano de 2007, e Pós-Doutora pelo Centre for Addiction and Mental Health (CAMH), Universidade de Toronto (2015). Professora Adjunta III do curso de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós Graduação em Ciências e Tecnologias da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), campus Ceilândia. Esteve cedida por dois anos (2010 a 2012) para a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça, como Coordenadora-Geral de Capacitação. Foi consultora técnica da Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde (06/2012 a 12/2012), colaborando com a execução das ações do Programa Crack, É Possível Vencer. É coordenadora-geral do Programa de Extensão Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas (CRR/FCE/UnB) da UnB, campus Ceilândia, e líder do Grupo de Pesquisa CNPq de mesmo nome. Tem experiência na área de saúde mental e saúde pública, com ênfase em intervenção psicossocial para pessoas em uso problemático de álcool e outras drogas, e políticas de álcool e outras drogas incluindo grupos específicos, como menores de idade em conflito com a lei.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9390283034185353

 

• Bruno Rezende de Souza: Professor Adjunto do Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), especialização em Neurociências e Comportamento pela UFMG (2003), mestrado (2005) e doutorado (2007) em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela UFMG. Realizou pós-doutorado em neurofarmacologia pela UFMG, neurodesenvolvimento pela University of Toronto e neurogenética pelo SickKids Hospital. Atua na área de Neurociências, com ênfase em Neurodesenvolvimento, Neuropsicofarmacologia e Biologia Molecular. Atualmente, é orientador pelos programas de pós-graduação em Fisiologia e Farmacologia e em Neurociências da UFMG, é coordenador dos projetos "Neurociências, Cinema e Pipoca" e "Neurotalk", presidente da rede Alumni Canada Brasil e editor associado do Journal of Negative Results in Biomedicine.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5006741787749124

 

• Bruno Souza Bechara Maxta: Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz (2007). Residência em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Experiência nos campos da saúde coletiva e do trabalho autogestionário. Estudos sobre o marxismo e teoria crítica no campo da saúde. Docente do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8474286002551666

 

• Ciomara Maria Pérez Nunes: Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977-1980), residência em Terapia Funcional pelo Hospital das Doenças do Aparelho Locomotor Sarah Kubitschek de Brasília (1981-1982), pós-graduação Lato Sensu Especialização em Terapia Ocupacional e Reabilitação pelo Instituto F. Brunetti da Itália (1984-1985) e mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1994), área de concentração em Psicologia Social e da Personalidade, tema Ergonomia. É professora da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, desde 1985. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Terapia Ocupacional, Saúde e Trabalho, Saúde do Trabalhador, Disfunções Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho/Lesões por Esforços Repetitivos - DORT/LER, Avaliação Funcional, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), Reabilitação Física e Neurológica, Saúde do Idoso. Publicou 5 capítulos de livro, textos completos, e resumos em anais de eventos. Orientou TCC de Pós-Graduação Lato Sensu na Especialização em Terapia Ocupacional da UFMG e de Iniciação Científica. Representante titular no Conselho Universitário da UFMG por 4 mandatos, coordenou o primeiro Colegiado do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da UFMG 1987/1989, foi coordenadora geral do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Terapia Ocupacional da UFMG (2006/2007) e coordenou a área de ênfase Saúde e Trabalho (2004/2005) nesta mesma Especialização. Atualmente coordena a Terapia Ocupacional do Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN/UFMG) desde 2007, tutora do programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde (RIMS) do HC/ UFMG (2010), do HOB (2013) e do HRTN (2014), Coordenadora Geral da Residência Multiprofissional em Saúde do HRTN (2013), todas as residências com área de concentração em Saúde do Idoso. Tutora do PET-Saúde na linha de Urgência e Emergência de 2012-2015.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3834629245566197

 

• Cristiane Miryam Drumond de Brito: Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontificia Universidade Católica de SP (1999) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (2004). Foi docente titular desde 1999 a 2006 na Universidade do Vale do Paraíba em São José dos Campos e desde 2001 a 2006 no Centro Universitário Monte Serrat em Santos. No ano de 2006 à 2011 atuou como docente adjunto da Universidade Federal de São Carlos, com projetos de extensão e pesquisa que faz um interface entre processos criativos de artista, cultura e Terapia Ocupacional. Também possui projetos de pesquisa em saúde mental e na atenção básica de saúde. Atuou como Docente-Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Familia e Comunidade da UFSCar. Atualmente está vinculada como Docente Associada junto ao Depatamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Estudos do Lazer, Coordenadora e pesquisadora do Centro Regional de Referências em Drogas -CRR-MG.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4996964645007335

 

• Danielle Cireno Fernandes: Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), PhD. em Sociologia - University of Wisconsin-Madison (1999) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2001-2002). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do corpo editorial das revistaa Sociology of Education e Population Review. É Fundadora e coordenadora do Centro de Capacitação e Pesquisa em Programas Sociais- CECAPS-UFMG. Raça, Origem Socioeconômica e Desigualdade Educacional no Brasil: Uma Análise Longitudinal. Estratificação e Mobilidade Social. Raça e Desigualdades Sociais. Mercado de Trabalho e Estratégias de Sobrevivência.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4438377691253112

 

• Fabiane Ribeiro Ferreira: Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), Doutorado em Saúde Pública - com ênfase em Epidemiologia pela UFMG (2010), e Pós-doutorado em Ciências da Reabilitação - UFMG (2014). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da UFMG. Coordena um projeto sobre Participação e Envelhecimento junto ao Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Incapacidade e Trabalho - NEPIT. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Gerontologia e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento e urbanização, envelhecimento, participação e trabalho, intervenção interdisciplinar, funcionalidade e incapacidade, saúde do idoso, atenção primária e saúde urbana.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4970514698846010

 

• Fabricia Quintão Loschiavo: Doutora em Neurociências pela UFMG, com período de sanduíche na Universidade de Cambridge - Reino Unido, possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e título de Especialista em Neuropsicolgia pela Universidade FUMEC (2007). Tem experiência na área Terapia Ocupacional e Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação cognitiva, reabilitação neuropsicológica, instrumentos ecológicos e neuropsiquiatria.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1655250677497882

 

• Hani Camille Yehia: Graduado em Engenharia Eletrônica (ITA, 1988), Mestre em Engenharia Eletrônica e Computação (ITA, 1992) e Doutor em Engenharia Elétrica (Universidade de Nagoya, Japão, 1997). Foi pesquisador dos laboratórios da ATR (Japão) de 1996 a 1998. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Eng. Elétrica de 2005 a 2009, o Conselho de Pós da Escola de Engenharia da UFMG de 2007 a 2009 e a INOVA-UFMG (Incubadora de Empresas) de 2011 a 2013. De 2013 a 2015 foi professor residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG. Atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG e coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da UFMG e do CEFALA - Centro de Estudos da Fala, Acústica, Linguagem e músicA, desenvolvendo

pesquisa sobre produção e percepção audiovisual da fala e da Música. Além disso, participa da coordenação do CEMECH - Centro de Estudos do Movimento, Expressão e Comportamento Humanos, realizando estudos sobre o movimento humano, tanto do ponto de vista de suas conseqüências gestuais (expressão), quanto do ponto de vista dos seus mecanismos subjacentes de produção (controle motor); e do CTPMag - Centro de Tecnologia e Pesquisa em Magneto-ressonância da UFMG. Em seus trabalhos, busca combinar pesquisa básica nas áreas de física, neurociência, linguísitica e Música com pesquisa aplicada em tecnologia de codificação, reconhecimento e síntese audiovisual da fala e da música.

 

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5816909391153518

 

• José Alfredo Oliveira Debortoli: Possui Mestrado em Educação pela FaE/UFMG e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor dos Cursos de Graduação em Educação Física e Mestrado em Lazer na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Participa da Coordenação do Núcleo de Estudos sobre Aprendizagem na Prática Social - NAPrática, onde desenvolve estudos relacionados com os temas: Infância, Cultura, Saberes Tradicionais e Educação. Moderador.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3718512652007625

 

• Marcella Guimarães Assis: Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1983), especialização em Saúde Pública pela Escola de Saúde de Minas Gerais (1985), especialização em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2001), especialização em Ativação de Processos de Mudança pela Fundação Osvaldo Cruz (2006) e doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É professora titular do Departamento de Terapia Ocupacional, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase no processo de envelhecimento, priorizando as temáticas do Desempenho Funcional, Cognição e Envelhecimento Ativo. É orientadora do curso de mestrado do programa de pós-graduação em Ciências da Reabilitação, área de concentração Saúde e Reabilitação do Idoso, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, UFMG. Atualmente é Diretora de Políticas de Extensão da UFMG. É membro de corpo editorial da Revista de Geriatria e Gerontologia e Revisora dos periódicos: Revista Brasileira de Fisioterapia, Revista de Terapia Ocupacional da USP, Cadernos de Terapia Ocupacional, Dementia & Neuropsychologia. Presidente da Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, seção Minas Gerais, biênio 2012-2014.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2521824049877155

 

• Marcelo Pinto Guimarães: Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Architecture - State University of New York (1990) e doutorado em Design - North Carolina State University at Raleigh (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência de prática profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de qualidade da acessibilidade ambiental, projetos de arquitetura sem barreiras, design universal em práticas inclusivas, material e técnicas didáticas sobre design universal e acessibilidade para todos.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2572780077099157

 

• Marco Vinicius Bortolus: Possui graduação em Engenharia Mecanica pela Universidade Federal de Minas Gerais, habilitação em Engenharia Aeronáutica (1985), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em Energia - Universidade Toulouse III (Paul Sabatier), França (1995). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Tem experiência na área de Engenharia, com ênfase em Mecânica dos Fluídos, atuando principalmente nos seguintes temas: aerodinâmica subsônica computacional e modelagem da turbulência. Participa de projetos de ensino, extensão e pesquisa nas áreas de cognição e cultura; relação ciência, tecnologia e cultura; tecnologia assistiva e inclusão social; e processo criativo. Leciona disciplinas e orienta alunos dos seguintes cursos de graduação: engenharia aeroespacial, engenharia mecânica, engenharia de produção, engenharia de sistemas e Formação Intercultural de Educadores Indígenas - licenciatura indígena da Faculdade de Educação / UFMG.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7362962062045572

 

• Maria Aparecida Ferreira de Mello: Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Mestre Em Ciências - State University of New York (1995) e doutorado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (1999). Atualmente é consultor da Universidade do Vale do Paraíba, prestadora de servicos - Mais Diferencas, diretora - Technocare e presidente do Centro Interdisciplinar de Assistência e Pesquisa em Envelhecimento. Membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Engenharia de Reabilitação Sensório Motora - IP&D da UNIVAP. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Equipamentos de Auto Ajuda Tecnologia Assistiva, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia assistiva, ajudas tecnicas, sitema de acomodação postural, envelhecimento, saúde do idoso, intervenção e aval e idosos, tecnologia assistiva, dependência funciona.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0191038377240881

 

• Marisa Cotta Mancini: Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Rehabilitation Sciences - University of Alberta (1989), doutorado em Rehabilitation Science - Boston University (1997), pós-doutorado no Center for the Ecological Studies in Perception and Action - CESPA, University of Connecticut (2006) e na Aix-Marseille Université, França (2014), onde também foi Visiting Professor. Foi Editora da Revista Brasileira de Fisioterapia (2010-2013) e Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (2011-2014). É professora titular do Departamento de Terapia Ocupacional, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, paralisia cerebral, avaliação do desenvolvimento infantil, prematuridade, desempenho funcional e processos de funcionalidade e de incapacidade humana. Atua como membro do corpo de Editores dos periódicos Occupational Therapy International, Brazilian Journal of Physical Therapy, Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, Temas Sobre Desenvolvimento e Revista de Terapia Ocupacional da USP. É orientadora dos cursos de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, UFMG.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2626993746852223

 

• Marta Soares: (em breve)

 

• Nivânia Maria de Melo Reis: Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984) e especialização em educação especial. Mestre em educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Atualmente é professora assisitente III da PUC Minas nas áreas de pedgogia com ênfase em NEE e comunicação assistiva e coordenadora da área de limitações locomotoras do NAI PUC Minas. Ministra disciplinas eletivas na Especialização em Educação Especial Inclusiva da PUC Virtual e das disciplinas de tecnologia assistiva nos cursos de especialização em geriatria e pediatria da Terapia Ocupacional da UFMG. Tem experiência na área de Educação Especial e Inclusiva e Terapia Ocupacional, com ênfase em Educação Inclusiva e tecnologia assistiva, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão na universidade, pessoas com necessidades especiais, tecnologia assistiva, Tecnologias de Informação e Comunicação, comunicação suplementar e/ou alternativa, possibilidades diante das incapacidades e paralisia cerebral.

 

Currículo: https://www.escavador.com/sobre/1860966/nivania-maria-de-melo-reis

 

• RONISE COSTA LIMA: Doutoranda em Ciências da Reabilitação pelo Centro de Pós graduação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, possui mestrado em Saúde Pública - Saúde e trabalho pelo Centro de pós graduação da Faculdade de Medicina da UFMG, pós graduação em Reabilitação da mão pelo Instituto de ortopedia e traumatologia/ IOT da Universidade de São Paulo / USP, graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1991). Atualmente é professora da pós graduação (Reabilitação da mão e dos membros superiores e Terapia Ocupacional com ênfase na saúde do adulto/idoso) e da graduação (Terapia Ocupacional, Psicologia e Enfermagem) da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais: professora, supervisão de estágio e orientadora de TCC; atividades clínicas no Serviço Especial em Saúde do Trabalhador no Hospital das Clínicas (SEST/HC/UFMG), como voluntária, terapeuta ocupacional autônoma - Atendimento Domiciliares e atividades clínicas - Consultório de Terapia Ocupacional e membro fundadora do ExerSer - Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Músico. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia da mão e dos membros superiores e em Saúde do Músico/ Saúde do trabalhador, atuando principalmente nas seguintes áreas: ler/dort em músicos, saúde do trabalhador, prevenção de incapacidades em neuropatias periféricas e reabilitação da mão e membros superiores em Traumato-ortopedia e reumatologia. Linhas de pesquisa: Dor Crônica /Saúde e Trabalho / Saúde do Músico / Terapia Ocupacional em Reabilitação física (preventiva, assistencial e de promoção da saúde)

 

Currículo: https://www.escavador.com/sobre/5184374/ronise-costa-lima

 

• Sérgio Manuel Merêncio Martins: Graduado (bacharel) em Geografia (1988), mestre em Geografia Humana (1993) e doutor em Geografia Humana (1999) pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1996 e do Programa de Pós-graduação em Geografia da instituição desde 1999. Desenvolve e orienta pesquisas sobre as (im)possibilidades da urbanização brasileira, particularmente da metropolização.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3836604348371464

 

• VERONICA MAGALHAES: Doutoranda em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Possui Especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação com especificidade em Educação Especial pela Faculdade Internacional de Curitiba (2005), Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2004),Bacharelado em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná (2003) e Curso Técnico de Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música (1997). É Professora Assistente na Universidade Federal de Minas Gerais, membro da comissão do Fórum de Trabalhadores(as) do FETSUAS-MG e membro da comissão nacional dos musicoterapeutas no SUAS da UBAM. Tem experiência na área de musicoterapia, educação musical, educação especial e geriatria.

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3714971492649787

 

• WALESSON GOMES: Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (área de concentração - Educação e Cultura) - UFMG. Mestre pelo mesmo programa. Graduado em Pedagogia pela UNIFEMM - Sete Lagoas - MG (1997). Especialista em Psicopedagogia pela FUPEL - Pedro Leopoldo - MG (2002). Especialista em Inspeção Escolar pela FIJ - Rio de Janeiro - RJ (2012). Sócio-fundador da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer - ANPEL. Possui experiência docente como Professor no ensino superior e educação básica. Atuando a onze anos na graduação em Pedagogia em Universidade privada. Atuou de 2010 a 2014 como Professor Formador e Conteudista na UAB/UFMG, onde lecionou nos Cursos de Extensão em Prevenção ao Uso de Drogas, Educação e Saúde na Escola, Formação de Professores para atuar na EJA. Possui experiência em gestão do ensino básico e superior. Tem ainda experiência na Educação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Juventude, Lazer, Sistemas Socioeducativo e Prisional (em especial APAC´s). Atualmente é docente na graduação em Pedagogia e Artes Visuais (Este último, na Escola de Design da UEMG), e docente e pesquisador do Centro Regional de Referência em Drogas da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Membro da diretoria do Presídio APAC (Atividade voluntária) do município de Santa Luzia-MG. Membro do Laboratório de estudos sobre Trabalho, Encarceramento e Direitos Humanos (Lab Trab) Fafich/UFMG, Membro do Grupo de Pesquisa Juventude e Educação na Cidade (GPJEC) FaE/UFMG. Coordenador do grupo de estudos - Cultura e Lazer em Design do Núcleo de Design e Cultura NUDEC - ED/UEMG.

 

Currículo: https://www.escavador.com/sobre/5182526/walesson-gomes-da-silva

 

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