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Estrutura Curricular

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Abordagem Ecológica da Percepção e Ação - FIT821

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Ementa: Esta disciplina discute os conceitos mais relevantes da abordagem Gibsoniana, tais como, affordance e percepção direta. Além disso, serão discutidos temas relacionados à abordagem dos sistemas dinâmicos ao movimento humano, de forma a apresentar ao aluno uma visão integrada da percepção e ação. Objetiva-se permitir ao aluno de doutorado um aprofundamento na compreensão da abordagem ecológica à percepção e à ação e suas possíveis implicações para a prática clínica em reabilitação.

Bibliografia:
•    JONES, K. S. (2003). What is an affordance? Ecological Psychology, 15(2), 107-114.
•    MICHAELS, CF. (2003). Affordances: Four Points of Debate, Ecological Psychology, 15 (2) 135-148.
•    NEISSER, U. (1993). Without perception there is no knowledge: Implications for artificial intelligence. In R.G. Burton (Ed.) Minds: Natural and artificial.

Análise dos Modelos de Intervenção com Crianças - DTO810

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Ementa: Esta disciplina visa discutir os principais modelos e abordagens de intervenção usadas na área infantil, abordando da intervenção precoce a atenção a crianças em idade escolar. Será feita análise crítica, com base em revisão da literatura atual, das principais abordagens e programas usados no tratamento de crianças com transtornos sensório-motores.

Bibliografia:
•    GURALNICK, MJ. An overview of the developmental systems model for early intervention. In Guralnick, M.J. (ed), The developmental systems approach to early intervention. Baltimore, MD: Paul Brookes Publishing Co, p. 3-28, 2005.
•    NOVAK, I et al. A systematic review of interventions for children with cerebral palsy: state of the evidence. Developmental Medicine & Child Neurology, v. 55, n. 10, p. 885-910, 2013.
•    SCAMMELL, EM; BATES, SV; HOULDIN, A; POLATAJKO, H J. The Cognitive Orientation to daily Occupational Performance (CO-OP): A scoping review. Can J Occup Ther, Jun 14 2016.

Aspectos de Avaliação do Desempenho Cardiorrespiratório - FIT825

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Ementa: Estudo avançado e atualizado dos métodos de avaliação em indivíduos com disfunções cardiorrespiratórias.

Bibliografia:
•    AMERICAN ASSOCIATION OF CARDIOVASCULAR & PULMONARY REHABILITATION: Guidelines for pulmonary rehabilitation programs. Human Kinects Publishers, 4a. edição, 2011.
•    AMERICAN ASSOCIATION OF CARDIOVASCULAR & PULMONARY REHABILITATION: Guidelines for cardiac rehabilitation and secundary prevention programs. Human Kinects Publishers, 4a. edição, 2004.
•    MOKKINK, LB et al. The COnsensus-based Standards for the selection of health Measurement INstruments (COSMIN) and how to select an outcome measurement instrument. Braz J Phys Ther. 2016 Mar-Apr; 20(2):105-113.

Atualização em Disfunções Cardiorrespiratórias - FIT815

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Ementa: Estudo de temas relevantes e conhecimentos recentes em programas de condicionamento cardiorrespiratório que possibilitem a discussão de questões científicas relacionadas às disfunções cardiorrespiratórias.

Bibliografia:
•    GARVEY, C et al. Pulmonary Rehabilitation Exercise Prescription in Chronic Obstructive Pulmonary Disease: Review of Selected Guidelines: an official statement from the American Association of Cardiovascular and Pulmonary Rehabilitation. J Cardiopulm Rehabil Prev. 2016;36(2):75-83.
•    GERHARD-HERMAN, MD et al. 2016 AHA/ACC Guideline on the Management of Patients With Lower Extremity Peripheral Artery Disease: A Report of the American College of Cardiology/American Heart Association Task Force on Clinical Practice Guidelines. 2016.
•    PRICE, KJ et al. A review of guidelines for cardiac rehabilitation exercise programmes: Is there an international consensus? Eur J Prev Cardiol. 2016;23(16):1715-1733.

Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho Infantil - DTO811

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Ementa: Esta disciplina compreende a discussão crítica dos diferentes instrumentos e recursos usados para discriminar, predizer e avaliar mudanças na atividade e participação infantil. Será feita análise crítica, com base em revisão da literatura atual, sobre os principais testes usados na prática clínica e na pesquisa, bem como discussão das diferentes perspectivas acerca da avaliação de crianças com transtornos do desenvolvimento.

Bibliografia:
•    BOND T; FOX CM. Applying the Rasch model: Fundamental measurement in the human sciences (2nd ed.). New York: Routledge; 2010.
•    DOUCET, BM & GUTMAN, SA. Quantifying function: the rest of measurement story. AJOT, v. 67(1), p.7-9, 2013.
•    MOKKINK, LB et al. International consensus on taxonomy, terminology, and definitions of measurement properties for health-related patient-reported outcomes: results of the COSMIN study. Journal of Clinical Epidemiology; v.63, p.737-745, 2010.
•    STREINER, DL & NORMAN, GR. Health measurement scales: a practical guide to their development and use. 4a ed.  Oxford, NY: Oxford University Press, 2008.

Avanços no Estudo do Movimento Humano - FIT814

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 60h
Créditos: 4

Ementa: Estudo das teorias de controle e organização do movimento humano. Busca a compreensão dos pressupostos e princípios filosóficos de cada abordagem teórica e reflexão sobre suas implicações e aplicações no contexto da reabilitação. Leitura e discussão crítica de livros texto e artigos clássicos e atuais publicados em diferentes áreas de conhecimento.

Bibliografia:
•    BERNSTEIN, NA. The co-ordination and regulation of movements. Oxford: Pergamon Press. 1967.
•    GIBSON, JJ. The Ecological Approach to Visual Perception. Boston: Houghton Mifflin (1979-1986).
•    KELSO, JA. Human motor behavior: an introduction. Publisher: Lawrence Erlbaum Associates. 1982.
•    LATASH, LL & ANSON, JG. What are "normal movements" in atypical populations? Behavioral and Brain Sciences, (1997), 19:55 - 106.
•    TURVEY, M; FONSECA, ST. The medium of haptic perception: A Tensegrity Hypothesis. J Mot Behav.(2014);46(3):143-87.

Biomecânica Clínica - FIT818

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 60h
Créditos: 4

Ementa: Esta disciplina compreende a descrição e análise do movimento humano e o estudo das estruturas anatômicas do corpo humano com relação aos aspectos funcionais e biomecânicos das articulações e estruturas de suporte. Promove uma integração dos aspectos anatômicos, biomecânicos e clínicos do movimento humano. Objetiva ainda uma revisão dos princípios neuromusculares, fisiológicos e biomecânicos do movimento dentro de um contexto da reabilitação.

Bibliografia:
•    ALBERNETHY, B; KIPPERS, V; MACKINNON, LT; HANRAHAN S. The biophysical foundations of human movement. Champaing: Human Kinetics, 1997.
•    NORDIN, M., FRANKEL, VH. Basic biomechanics of the musculoskeletal system. Philadelphia: LIPPINCOTT WILLIAMS & WILKINS, 2001.
•    OATIS, CA. Kinesiology: The mechanics and pathomechanics of human movement (2nd ed). Philadelphia: Lippincott. WILLIAMS & WILKINS, 2009.
•    PERRY, J. Gait analysis: Normal and pathological function. New Jersey: Slack Inc. 1992. 
•    WINTER, DA. Biomechanics and motor control of human movement (4th ed.). New York: Wiley, 2009. 

Estágio em Docência - FIT810

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 60h
Créditos: 4

Ementa: Essa disciplina visa preparar os discentes do ´programa para as atividades de ensino-aprendizagem, por meio da participação tutorada dos mesmos em disciplinas ministradas por docentes dos departamentos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional. Segundo Regulamento que rege o Estágio em Docência no programa, o aluno juntamente com o docente tutor, preparam um plano de atividades de docência e apresentam ao Colegiado do Programa. Ao final da disciplina, o aluno apresenta ao Colegiado de Pós-Graduação, relatório descrevendo e analisando criticamente sua experiência.

Bibliografia
Não são usados textos específicos.

Estratégias Terapêuticas de Intervenção: Da Promoção de Saúde a Reabilitação Do Idoso - FIT833

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Ementa: Esta disciplina visa discutir as intervenções terapêuticas com foco na funcionalidade aplicadas nos três níveis de atenção à saúde do idoso.

Bibliografia:
•    FRONTERA, WR; DAWSON, DM; SLOVIK, DM. Exercício físico e reabilitação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
•    GUCCIONE, AA. Fisioterapia Geriátrica (2ª ed.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. 
•    KAUFFMAN, TL. Manual de Reabilitação Geriátrica. Guanabara Koogan, 2009.
•    TIDEIKSAAR, R. As quedas na velhice - Prevenção e cuidados (2ª ed.). São Paulo: Organização Andrei Editora, 2003.

Estudo da Dor/Inflamação nas Disfunções Musculoesqueléticas - FIT830

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Ementa: Esta disciplina visa integrar os conhecimentos básicos e clínicos sobre dor e inflamação, relacionando-os ao surgimento das disfunções musculoesqueléticas. Estuda ainda a abordagem do indivíduo com dor inflamatória musculoesquelética e suas consequências, a avaliação es estratégias de tratamento da dor na reabilitação.

Bibliografia:
EDWARDS, RR; FILLINGIM, RB; NESS TJ. Age-related differences in endogenous pain modulation: A comparison of diffuse noxious inhibitory controls in healthy older and younger adults. Pain, 101(1):155-156, 2003.
•    HODGES, PW & MOSELY LG. Pain and motor control of the lumbopelvic region: effect of possible mechanisms. Journal of Electromyography and Kinesiology, 13(3):361-70, 2003.
•    LICHTMAN, AK & ABBAS, AH. Imunologia Básica. Rio de Janeiro: Elsevier. 2013. 336p.