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Linhas de Pesquisa

  • Avaliação do Desenvolvimento e do Desempenho Infantil

    Área de Concentração: Desempenho Funcional Humano

    Sheyla Rossana Cavalcanti Furtado (colaboradora)

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis (1980), Mestrado em Rehabilitation - Queen's University (1999) e Doutorado em Ciência da Reabilitação Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de fisioterapia neurológica, atuando principalmente nos seguintes temas: participação social, barreiras ambientais, paralisia cerebral, hemiplegia e adesão.

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    Marisa Cotta Mancini

    Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), Mestrado em Rehabilitation Sciences - University of Alberta (1989), Doutorado em Rehabilitation Science - Boston University (1997), Pós-Doutorado no Center for the Ecological Studies in Perception and Action - CESPA, University of Connecticut (2006) e na Aix-Marseille Université, França (2014), onde também foi Visiting Professor. Foi editora da Revista Brasileira de Fisioterapia (2010-2013) e Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (2011-2014). É professora titular do Departamento de Terapia Ocupacional, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, paralisia cerebral, avaliação do desenvolvimento infantil, prematuridade, desempenho funcional e processos de funcionalidade e de incapacidade humana. Atua como membro do Corpo de Editores dos periódicos Occupational Therapy International, Brazilian Journal of Physical Therapy, Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, Temas Sobre Desenvolvimento e Revista de Terapia Ocupacional da USP. É orientadora dos cursos de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

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    Marina de Brito Brandão

    Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais . Atualmente é supervisora do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da Associaçao Mineira de Reabilitação, professora do curso de terapia ocupacional da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), colaboradora da Coordenação de Pesquisa e Extensão da FCMMG. Tem experiência na área de desenvolvimento infantil, terapia ocupacional em neurologia infantil, paralisia cerebral, reabilitação.

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    Lívia de Castro Magalhães

    Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1979), mestrado em Terapia Ocupacional na Boston University (1987), doutorado em Educação - University of Illinois (1995) e pós-doutorado em Terapia Ocupacional - Universidade de McMaster. Atualmente é professora Titular do Depto. de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. É parecerista ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e das revistas Medicina (Ribeirão Preto), Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase no desenvolvimento de testes e medidas para avaliar o desenvolvimento e desempenho infantil, e nos recursos para tratamento de crianças com problemas de coordenação motora. Coordena programa de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo e os tópicos de interesse em pesquisa são: impacto da prematuridade no desenvolvimento infantil, terapia ocupacional com crianças, avaliação do desenvolvimento motor e tratamento dos transtornos da coordenação motora em crianças.

     

  • Desempenho Cardiorespiratório

    Área de Concentração: Desempenho Funcional Humano

    Danielle Aparecida Gomes Pereira

    Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2009). Possui Especialização em Geriatria e Gerontologia (2000) e Graduação em Fisioterapia pela UFMG (1999). É professora adjunta da UFMG, na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Cardiovascular. É docente do curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Atua na Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da UFMG, na área Cardiovascular e no Laboratório de Avaliação e Pesquisa do Desempenho Cardiorrespiratório (LABCARE) do Departamento de Fisioterapia da UFMG. É coordenadora do Serviço Ambulatorial de Apoio a Pessoas com Doença Arterial Obstrutiva Periférica. Atualmente, recebe auxílio para pesquisa da Fapemig (Extensão em Interface com a Pesquisa).

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    Raquel Rodrigues Britto (aposentada)

    Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984), graduação em Fisioterapia pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (1987), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (CEPEMG, 1994) e Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Tem o título de especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. É Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Cardiorrespiratória. É docente do curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Atua na Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da UFMG, na área Cardiovascular e no Laboratório de Avaliação e Pesquisa do Desempenho Cardiorrespiratório (LABCARE) do Departamento de Fisioterapia da UFMG. Recebe auxílio para pesquisa do CNPq (bolsa de produtividade) e da Fapemig (Pesquisador Mineiro). Realizou estágio sênior na University of Health Network e York University em Toronto com acompanhamento da Profa. Dra. Sherry Grace em 2013.

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    Verônica Franco Parreira

    Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e Doutora em Fisioterapia e Reabilitação pela Université Catholique de Louvain, na Bélgica (1997). Pós-doutorado realizado na University of Toronto, Canadá em 2012. É Professora Associada do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e Orientadora de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Respiratória. No processo de investigação tem atuado principalmente nos seguintes temas: fisioterapia respiratória, análise de padrão respiratório e do movimento toracoabdominal em diferentes condições, construção de valores de referência para parâmetros da função pulmonar, análise do efeito de diferentes recursos manuais e instrumentais da fisioterapia respiratória, além do treinamento da musculatura inspiratória.

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    Marcelo Velloso

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCT - Presidente Prudente (1992), aprimoramento em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (1998), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2004) e Pós-doutorado realizado junto a disciplina de Fisioterapia da TheUniversity of Sydney - Austrália com bolsa do CNPq (2015). É professor adjunto do Departamento de Fisioterapia e orientador do programa de mestrado e doutorado em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência clínica, acadêmica e administrativa pedagógica na área de Fisioterapia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Fisioterapia Respiratória, Reabilitação Pulmonar (DPOC) e Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

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  • Estudos do Desempenho Motor e Funcional Humano

    Área de Concentração: Desempenho Funcional Humano

    Christina Danielli Coelho de Morais Faria

    Possui graduação em Fisioterapia (2005), Mestrado em Ciências da Reabilitação (2006) e Doutorado em Ciências da Reabilitação (UFMG/2009) e em Sciences Biomédicales, option réadaptation (Université de Montréal/2009). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFMG, na área de Fisioterapia Neurológica do Adulto, professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação/UFMG e revisora científica dos periódicos Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, Clinical Biomechanics, Disability and Rehabilitation, Journal of Neurologic Physical Therapy, Annals of Biomedical Engineering, Revista Panamericada de Salud Pública/Pan Amercian Journal of Public Health, Revista Fisioterapia e Pesquisa, Revista Arquivos de Ciências da Saúde e Revista ConScientiae Saúde. Faz parte do corpo editorial da Brazilian Journal of Physical Therapy. Desde 2012 é tutora de um dos grupos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE), articulado com o Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAUDE) da UFMG. Apresenta experiência na área de reabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desempenho motor e funcional humano em populações especiais, anatomia e biomecânica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação e promoção da saúde e prevenção de incapacidades em indivíduos com deficiência motora.

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    Daniela Virgínia Vaz

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), e Ph.D. pela University of Connecticut (2013). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Fisioterapia. Atua principalmente em ensino e pesquisa ligados ao controle e aprendizagem motora e reabilitação de pacientes com disfunção neurológica.

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    Elyonara Mello de Figueiredo (colaboradora)

    Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Movement and Rehabilitation Sciences pela Boston University (2003). Professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Saúde da Mulher e Desenvolvimento Infantil. Atividades de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes linhas: Comportamento Motor (Abordagem Ecológica a Percepção-Ação e Abordagem dos Sistemas Dinâmicos) e Saude da Mulher, com ênfase em disfunções do assoalho pélvico. Orienta mestrado em doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciênicas da Reabilitação.

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    Juliana de Melo Ocarino

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004/2009). Atualmente, é Professora Adjunta II do curso de Fisioterapia da UFMG e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (UFMG). Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente na área de Desempenho Motor e Funcional Humano com ênfase em fatores biomecânicos e perceptuais envolvidos no processo de organização do movimento humano, reabilitação e prevenção de lesões esportivas.

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    Renata Noce Kirkwood (colaboradora)

    Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1989. Em 1993 completei o mestrado na School of Rehabilitation Therapy na Queen s University, Kingston, Ontario, Canadá e em 1997 completei o Doutorado no Departamento de Anatomy and Cell Biology, School of Medicine, Queen's University, ambos supervisionados pela Dr. Elsie Culham. Trabalhei na PUC-MG de 1999 a Junho de 2003 na sub-chefia do curso de fisioterapia e em Julho de 2003 iniciei minha carreira na UFMG no Departamento de Fisioterapia. Minha área de pesquisa é voltado para o estudo da marcha com foco na investigação dos fatores biomecânicos associados ao envelhecimento, com o objetivo de minimizar os efeitos da idade no controle do movimento, como as quedas por exemplo. Em 2011, trabalhei no meu segundo pós-doutorado na Queen s University desenvolvendo habilidades na aplicaçãp da Análise de Componentes Principais e na metodologia PCA-Biplot para a análise de dados da marcha. Atualmente sou professora do Department of Kinesiology and Physical Education da Wilfrid Laurier University, Waterloo, Canada ministrando aulas no curso de Kinesiology e Physical Education.

    Rosana Ferreira Sampaio (aposentada)

    Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (1983), Especialização em Epidemiologia em Serviços de Saúde (1992), Doutorado em Saúde Pública - Universidad Autônoma de Barcelona (1997) e Pós-Doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2007). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais e orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Incapacidade e Trabalho- GEPIT (2006). Faz parte do corpo editorial da Revista Brasileira de Fisioterapia e é revisora de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, reabilitação profissional, atenção primária, mensuração em reabilitação, modelos de função humana. Pesquisadora 1B do CNPq. Representante da área de Fisioterapia no Comitê Assessor Multidisciplinar de Saúde do CNPQ, (triênio 2010-2013), como membro titular e coordenadora do CA MS no período de 2012 a 2013.

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    Sérgio Teixeira da Fonseca

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), Mestrado em Physical Therapy - University of Alberta (1989) e Doutorado em Applied Kinesiology - Boston University (1997). Em 2006, concluiu seu estágio Pós-doutoral no Center for the Studies of Perception and Action (CESPA) na Unviversidade de Connecticut. É Professor Titular Livre do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é Diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e Editor Chefe do Brazilian Journal of Physical Therapy, juntamente com as professoras Débora Grossi e Paula Camargo. Possui experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Desempenho Funcional Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: estabilidade funcional, biomecânica dos tecidos, reabilitação e prevenção das lesões no esporte e comportamento motor (sitemas dinâmicos e percepção-ação).

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    Sheyla Rossana Cavalcanti Furtado (colaboradora)

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis (1980), Mestrado em Rehabilitation - Queen's University (1999) e Doutorado em Ciência da Reabilitação Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de fisioterapia neurológica, atuando principalmente nos seguintes temas: participação social, barreiras ambientais, paralisia cerebral, hemiplegia e adesão.

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    Thales Rezende de Souza

    Professor adjunto do Departamento de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador de área (ênfase em Ortopedia) da Especialização em Fisioterapia da UFMG. Graduado em Fisioterapia (2005), especialista em Ortopedia e Esportes (2006), Mestre (2008) e Doutor (2012) em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em ortopedia e biomecânica clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Movimento Humano, Locomoção, Estabilidade Articular, Lesões do Esporte, Palmilhas Biomecânicas.

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    Rafael Zambelli de Almeida Pinto

    Rafael Zambelli Pinto possui graduação em Fisioterapia (2005) e especialização em Fisioterapia com ênfase em Ortopedia, Traumatologia e Esportes (2006), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou o mestrado em Ciências da Reabilitação em 2008 na UFMG. Em 2013, concluiu o doutorado no The George Institute for Global Health, instituto de pesquisa afiliado à University of Sydney-Australia, com bolsa de Doutorado Pleno no Exterior da CAPES. Foi Professor Assistente Doutor do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de 2014 à 2017. Atualmente, Zambelli é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da UFMG. (Texto informado pelo autor)

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    Renan Alves Resende

    Fisioterapeuta graduado pela UFMG, Mestre em Ciências da Reabilitação (UFMG), e Doutor em Ciências da Reabilitação (UFMG) com doutorado sanduíche entre Agosto de 2012 e Agosto de 2013 pela Queen`s University, Kingston, Canadá. É revisor de periódicos nacionais e internacionais, como a Revista Brasileira de Fisioterapia e o Journal of Biomechanics. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e Orientador de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da mesma instituição e do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, atuando principalmente nos seguintes temas: biomecânica, marcha, corrida, estabilidade articular, prevenção de lesões e alterações biomecânicas em indivíduos com osteoartrite de joelho.

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  • Estudos em Reabilitação Neurológica no Adulto

    Área de Concentração: Desempenho Funcional Humano

    Aline Alvim Scianni

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais e University of Sydney (2011). Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Além disso, é revisora científica da Revista Brasileira de Fisioterapia, Australian Journal of Physiotherapy e European Journal of Physical and Rehabilitation Medicine. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho motor e funcional humano em populações especiais, reabilitação neurológica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação.

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    Christina Danielli Coelho de Morais Faria

    Possui graduação em Fisioterapia (2005), Mestrado em Ciências da Reabilitação (2006) e Doutorado em Ciências da Reabilitação (UFMG/2009) e em Sciences Biomédicales, option réadaptation (Université de Montréal/2009). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFMG, na área de Fisioterapia Neurológica do Adulto, professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação/UFMG e revisora científica dos periódicos Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, Clinical Biomechanics, Disability and Rehabilitation, Journal of Neurologic Physical Therapy, Annals of Biomedical Engineering, Revista Panamericada de Salud Pública/Pan Amercian Journal of Public Health, Revista Fisioterapia e Pesquisa, Revista Arquivos de Ciências da Saúde e Revista ConScientiae Saúde. Faz parte do corpo editorial da Brazilian Journal of Physical Therapy. Desde 2012 é tutora de um dos grupos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE), articulado com o Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAUDE) da UFMG. Apresenta experiência na área de reabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desempenho motor e funcional humano em populações especiais, anatomia e biomecânica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação e promoção da saúde e prevenção de incapacidades em indivíduos com deficiência motora.

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    Luci Fuscaldi Teixeira-Salmela

    É fisioterapeuta e concluiu o Pós-Doutorado em Sciences Biomédicales na Université de Montréal - Canada, em 2005, o Doutorado em Anatomy and Cell Biology na Queen's University - Canada, em 1998 e o Mestrado em Rehabilitation Sciences na Queen´s University - Canada, em 1992. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação no período de junho de 2007 a junho de 2009 e subcoordenadora no biênio 2010 a 2012. Atualmente, é Professora Titular do Departamento de Fisioterapia e líder do grupo de pesquisa em Reabilitação Neurológica do Adulto (NEUROGroup). Tem bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2000 e faz parte do corpo editorial de vários periódicos nacionais e internacionais. Publicou vários artigos completos e resumidos em periódicos especializados nacionais e internacionais, inúmeros trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais, além de capítulos de livros. Possui também inúmeros itens de produção técnica. Participou como convidada de vários eventos no exterior e no Brasil. Atua como orientadora e co-orientadora de várias dissertações de mestrado e doutorado, além de orientar bolsistas de iniciação científica, apoio técnico, monografias de especialização e trabalhos de conclusão de curso na área de Fisioterapia. Recebeu prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Fisioterapia, com ênfase em Estudos em Reabilitação Neurológica do Adulto. A sua linha de pesquisa se concentra em processos de avaliação e intervenção pós acidente vascular encefálico. Em suas atividades profissionais, tem mantido parcerias com vários colaboradores nacionais e internacionais em desenvolvimento de projetos de pesquisa e co-autorias de trabalhos científicos.

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  • Saúde e Reabilitação no Idoso

    Área de Concentração: Desempenho Funcional Humano

    Leani Souza Máximo Pereira (aposentada)

    Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciencias Medicas de Minas Gerais (1978), Mestrado (1995) e Doutorado (2003) em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora associada do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e orientadora do Programa Stricto Sensu de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Tem experiência na área de Fisioterapia em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: performance motora e funcional humana, saúde e reabilitação do idoso e inflamação e dor em reabilitação. Atuou na área assistêncial hospitalar durante 9 anos em um Hospital de Geriatria e Reabilitação. Lider do grupo de pesquisa/CNPq Estudos sobre Envelhecimento em Fisioterapia. Pós-doutorado no The George Institute for Global Health-Sydney University, Australia.

     

    Lygia Paccini Lustosa

    Doutora (2010) e Mestre (2005) em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Especialista em Gerontologia (2013) pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Especialista em Ortopedia pela UFMG (1999) e bacharel em Fisioterapia pela UFMG (1983). É professora adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e orientadora no programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação (UFMG). Tem experiência clínica e docente na área de Fisioterapia, com ênfase em Geriatria, Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia. Desenvolve pesquisas na área de Geriatria e Gerontologia (Sarcopenia; Síndrome de Fragilidade do Idoso e suas repercussões funcionais e musculares; programas de treinamento muscular e aeróbico em idosos) e em Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia (mecanismos de estabilização articular; alterações musculares e funcionais).

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    Marcella Guimarães Assis

    Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1983), especialização em Saúde Pública pela Escola de Saúde de Minas Gerais (1985), especialização em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2001), especialização em Ativação de Processos de Mudança pela Fundação Osvaldo Cruz (2006) e Doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É professora titular do Departamento de Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase no processo de envelhecimento, priorizando as temáticas do Desempenho Funcional, Cognição e Envelhecimento Ativo. É orientadora do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, área de concentração Saúde e Reabilitação do Idoso, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional UFMG. Atualmente é Diretora de Políticas de Extensão da UFMG. É membro dp corpo editorial da Revista de Geriatria e Gerontologia e Revisora dos periódicos: Revista Brasileira de Fisioterapia, Revista de Terapia Ocupacional da USP, Cadernos de Terapia Ocupacional, Dementia & Neuropsychologia. Presidente da Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, seção Minas Gerais, biênio 2012-2014.

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    Rafael Zambelli de Almeida Pinto

    Rafael Zambelli Pinto possui graduação em Fisioterapia (2005) e especialização em Fisioterapia com ênfase em Ortopedia, Traumatologia e Esportes (2006), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou o mestrado em Ciências da Reabilitação em 2008 na UFMG. Em 2013, concluiu o doutorado no The George Institute for Global Health, instituto de pesquisa afiliado à University of Sydney-Australia, com bolsa de Doutorado Pleno no Exterior da CAPES. Foi Professor Assistente Doutor do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de 2014 à 2017. Atualmente, Zambelli é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da UFMG. (Texto informado pelo autor)

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Avaliação do Desenvolvimento e do Desempenho Infantil

Estudo dos fatores moderadores e mediadores do desenvolvimento em crianças típicas e em grupos que apresentam distúrbios do desenvolvimento. Estudo da eficácia de diferentes procedimentos de intervenção voltados para a promoção do desenvolvimento e desempenho funcional infantil. Desenvolvimento e adaptação de testes para avaliação do desenvolvimento e desempenho infantil.

 

 

Sheyla Rossana Cavalcanti Furtado (colaboradora)

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis (1980), Mestrado em Rehabilitation - Queen's University (1999) e Doutorado em Ciência da Reabilitação Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de fisioterapia neurológica, atuando principalmente nos seguintes temas: participação social, barreiras ambientais, paralisia cerebral, hemiplegia e adesão.

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Marisa Cotta Mancini

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), Mestrado em Rehabilitation Sciences - University of Alberta (1989), Doutorado em Rehabilitation Science - Boston University (1997), Pós-Doutorado no Center for the Ecological Studies in Perception and Action - CESPA, University of Connecticut (2006) e na Aix-Marseille Université, França (2014), onde também foi Visiting Professor. Foi editora da Revista Brasileira de Fisioterapia (2010-2013) e Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (2011-2014). É professora titular do Departamento de Terapia Ocupacional, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, paralisia cerebral, avaliação do desenvolvimento infantil, prematuridade, desempenho funcional e processos de funcionalidade e de incapacidade humana. Atua como membro do Corpo de Editores dos periódicos Occupational Therapy International, Brazilian Journal of Physical Therapy, Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, Temas Sobre Desenvolvimento e Revista de Terapia Ocupacional da USP. É orientadora dos cursos de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

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Marina de Brito Brandão

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais . Atualmente é supervisora do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da Associaçao Mineira de Reabilitação, professora do curso de terapia ocupacional da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), colaboradora da Coordenação de Pesquisa e Extensão da FCMMG. Tem experiência na área de desenvolvimento infantil, terapia ocupacional em neurologia infantil, paralisia cerebral, reabilitação.

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Lívia de Castro Magalhães

Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1979), mestrado em Terapia Ocupacional na Boston University (1987), doutorado em Educação - University of Illinois (1995) e pós-doutorado em Terapia Ocupacional - Universidade de McMaster. Atualmente é professora Titular do Depto. de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. É parecerista ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e das revistas Medicina (Ribeirão Preto), Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase no desenvolvimento de testes e medidas para avaliar o desenvolvimento e desempenho infantil, e nos recursos para tratamento de crianças com problemas de coordenação motora. Coordena programa de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo e os tópicos de interesse em pesquisa são: impacto da prematuridade no desenvolvimento infantil, terapia ocupacional com crianças, avaliação do desenvolvimento motor e tratamento dos transtornos da coordenação motora em crianças.

 

Desempenho Cardiorespiratório

Estudos de avaliação das diferentes estratégias de análise e intervenção relacionadas com o desempenho funcional do sistema cardiorrespiratório e vascular em diferentes grupos populacionais.

Danielle Aparecida Gomes Pereira

Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2009). Possui Especialização em Geriatria e Gerontologia (2000) e Graduação em Fisioterapia pela UFMG (1999). É professora adjunta da UFMG, na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Cardiovascular. É docente do curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Atua na Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da UFMG, na área Cardiovascular e no Laboratório de Avaliação e Pesquisa do Desempenho Cardiorrespiratório (LABCARE) do Departamento de Fisioterapia da UFMG. É coordenadora do Serviço Ambulatorial de Apoio a Pessoas com Doença Arterial Obstrutiva Periférica. Atualmente, recebe auxílio para pesquisa da Fapemig (Extensão em Interface com a Pesquisa).

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Raquel Rodrigues Britto (aposentada)

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984), graduação em Fisioterapia pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (1987), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (CEPEMG, 1994) e Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Tem o título de especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. É Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Cardiorrespiratória. É docente do curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Atua na Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da UFMG, na área Cardiovascular e no Laboratório de Avaliação e Pesquisa do Desempenho Cardiorrespiratório (LABCARE) do Departamento de Fisioterapia da UFMG. Recebe auxílio para pesquisa do CNPq (bolsa de produtividade) e da Fapemig (Pesquisador Mineiro). Realizou estágio sênior na University of Health Network e York University em Toronto com acompanhamento da Profa. Dra. Sherry Grace em 2013.

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Verônica Franco Parreira

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e Doutora em Fisioterapia e Reabilitação pela Université Catholique de Louvain, na Bélgica (1997). Pós-doutorado realizado na University of Toronto, Canadá em 2012. É Professora Associada do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e Orientadora de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Respiratória. No processo de investigação tem atuado principalmente nos seguintes temas: fisioterapia respiratória, análise de padrão respiratório e do movimento toracoabdominal em diferentes condições, construção de valores de referência para parâmetros da função pulmonar, análise do efeito de diferentes recursos manuais e instrumentais da fisioterapia respiratória, além do treinamento da musculatura inspiratória.

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Marcelo Velloso

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCT - Presidente Prudente (1992), aprimoramento em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (1998), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2004) e Pós-doutorado realizado junto a disciplina de Fisioterapia da TheUniversity of Sydney - Austrália com bolsa do CNPq (2015). É professor adjunto do Departamento de Fisioterapia e orientador do programa de mestrado e doutorado em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência clínica, acadêmica e administrativa pedagógica na área de Fisioterapia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Fisioterapia Respiratória, Reabilitação Pulmonar (DPOC) e Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

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Estudos do Desempenho Motor e Funcional Humano

Análise dos mecanismos de postura, equilíbrio e estabilidade em indivíduos normais e portadores de disfunções. Estudos sobre os mecanismos de controle e coordenação do movimento humano. Estudos sobre o aprendizado e reabilitação motora. Avaliação da eficácia de estratégias de intervenção em populações com disfunções motoras, musculoesqueléticas e cognitivas.

Christina Danielli Coelho de Morais Faria

Possui graduação em Fisioterapia (2005), Mestrado em Ciências da Reabilitação (2006) e Doutorado em Ciências da Reabilitação (UFMG/2009) e em Sciences Biomédicales, option réadaptation (Université de Montréal/2009). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFMG, na área de Fisioterapia Neurológica do Adulto, professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação/UFMG e revisora científica dos periódicos Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, Clinical Biomechanics, Disability and Rehabilitation, Journal of Neurologic Physical Therapy, Annals of Biomedical Engineering, Revista Panamericada de Salud Pública/Pan Amercian Journal of Public Health, Revista Fisioterapia e Pesquisa, Revista Arquivos de Ciências da Saúde e Revista ConScientiae Saúde. Faz parte do corpo editorial da Brazilian Journal of Physical Therapy. Desde 2012 é tutora de um dos grupos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE), articulado com o Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAUDE) da UFMG. Apresenta experiência na área de reabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desempenho motor e funcional humano em populações especiais, anatomia e biomecânica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação e promoção da saúde e prevenção de incapacidades em indivíduos com deficiência motora.

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Daniela Virgínia Vaz

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), e Ph.D. pela University of Connecticut (2013). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Fisioterapia. Atua principalmente em ensino e pesquisa ligados ao controle e aprendizagem motora e reabilitação de pacientes com disfunção neurológica.

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Elyonara Mello de Figueiredo (colaboradora)

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Movement and Rehabilitation Sciences pela Boston University (2003). Professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Saúde da Mulher e Desenvolvimento Infantil. Atividades de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes linhas: Comportamento Motor (Abordagem Ecológica a Percepção-Ação e Abordagem dos Sistemas Dinâmicos) e Saude da Mulher, com ênfase em disfunções do assoalho pélvico. Orienta mestrado em doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciênicas da Reabilitação.

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Juliana de Melo Ocarino

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004/2009). Atualmente, é Professora Adjunta II do curso de Fisioterapia da UFMG e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (UFMG). Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente na área de Desempenho Motor e Funcional Humano com ênfase em fatores biomecânicos e perceptuais envolvidos no processo de organização do movimento humano, reabilitação e prevenção de lesões esportivas.

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Renata Noce Kirkwood (colaboradora)

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1989. Em 1993 completei o mestrado na School of Rehabilitation Therapy na Queen s University, Kingston, Ontario, Canadá e em 1997 completei o Doutorado no Departamento de Anatomy and Cell Biology, School of Medicine, Queen's University, ambos supervisionados pela Dr. Elsie Culham. Trabalhei na PUC-MG de 1999 a Junho de 2003 na sub-chefia do curso de fisioterapia e em Julho de 2003 iniciei minha carreira na UFMG no Departamento de Fisioterapia. Minha área de pesquisa é voltado para o estudo da marcha com foco na investigação dos fatores biomecânicos associados ao envelhecimento, com o objetivo de minimizar os efeitos da idade no controle do movimento, como as quedas por exemplo. Em 2011, trabalhei no meu segundo pós-doutorado na Queen s University desenvolvendo habilidades na aplicaçãp da Análise de Componentes Principais e na metodologia PCA-Biplot para a análise de dados da marcha. Atualmente sou professora do Department of Kinesiology and Physical Education da Wilfrid Laurier University, Waterloo, Canada ministrando aulas no curso de Kinesiology e Physical Education.

Rosana Ferreira Sampaio (aposentada)

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (1983), Especialização em Epidemiologia em Serviços de Saúde (1992), Doutorado em Saúde Pública - Universidad Autônoma de Barcelona (1997) e Pós-Doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2007). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais e orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Incapacidade e Trabalho- GEPIT (2006). Faz parte do corpo editorial da Revista Brasileira de Fisioterapia e é revisora de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, reabilitação profissional, atenção primária, mensuração em reabilitação, modelos de função humana. Pesquisadora 1B do CNPq. Representante da área de Fisioterapia no Comitê Assessor Multidisciplinar de Saúde do CNPQ, (triênio 2010-2013), como membro titular e coordenadora do CA MS no período de 2012 a 2013.

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Sérgio Teixeira da Fonseca

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), Mestrado em Physical Therapy - University of Alberta (1989) e Doutorado em Applied Kinesiology - Boston University (1997). Em 2006, concluiu seu estágio Pós-doutoral no Center for the Studies of Perception and Action (CESPA) na Unviversidade de Connecticut. É Professor Titular Livre do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é Diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e Editor Chefe do Brazilian Journal of Physical Therapy, juntamente com as professoras Débora Grossi e Paula Camargo. Possui experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Desempenho Funcional Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: estabilidade funcional, biomecânica dos tecidos, reabilitação e prevenção das lesões no esporte e comportamento motor (sitemas dinâmicos e percepção-ação).

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Sheyla Rossana Cavalcanti Furtado (colaboradora)

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis (1980), Mestrado em Rehabilitation - Queen's University (1999) e Doutorado em Ciência da Reabilitação Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de fisioterapia neurológica, atuando principalmente nos seguintes temas: participação social, barreiras ambientais, paralisia cerebral, hemiplegia e adesão.

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Thales Rezende de Souza

Professor adjunto do Departamento de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador de área (ênfase em Ortopedia) da Especialização em Fisioterapia da UFMG. Graduado em Fisioterapia (2005), especialista em Ortopedia e Esportes (2006), Mestre (2008) e Doutor (2012) em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em ortopedia e biomecânica clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Movimento Humano, Locomoção, Estabilidade Articular, Lesões do Esporte, Palmilhas Biomecânicas.

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Rafael Zambelli de Almeida Pinto

Rafael Zambelli Pinto possui graduação em Fisioterapia (2005) e especialização em Fisioterapia com ênfase em Ortopedia, Traumatologia e Esportes (2006), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou o mestrado em Ciências da Reabilitação em 2008 na UFMG. Em 2013, concluiu o doutorado no The George Institute for Global Health, instituto de pesquisa afiliado à University of Sydney-Australia, com bolsa de Doutorado Pleno no Exterior da CAPES. Foi Professor Assistente Doutor do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de 2014 à 2017. Atualmente, Zambelli é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da UFMG. (Texto informado pelo autor)

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Renan Alves Resende

Fisioterapeuta graduado pela UFMG, Mestre em Ciências da Reabilitação (UFMG), e Doutor em Ciências da Reabilitação (UFMG) com doutorado sanduíche entre Agosto de 2012 e Agosto de 2013 pela Queen`s University, Kingston, Canadá. É revisor de periódicos nacionais e internacionais, como a Revista Brasileira de Fisioterapia e o Journal of Biomechanics. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e Orientador de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da mesma instituição e do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, atuando principalmente nos seguintes temas: biomecânica, marcha, corrida, estabilidade articular, prevenção de lesões e alterações biomecânicas em indivíduos com osteoartrite de joelho.

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Estudos em Reabilitação Neurológica no Adulto

Estudo das relações entre as deficiências, limitações de atividades e restrições de participação, e a influência dos fatores contextuais (pessoais e ambientais), em indivíduos adultos com condições de saúde que acometem o sistema nervoso. Avaliação das propriedades de medida dos instrumentos utilizados em reabilitação neurológica, assim como da eficácia de intervenções fisioterápicas direcionadas para esses indivíduos.

Aline Alvim Scianni

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais e University of Sydney (2011). Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Além disso, é revisora científica da Revista Brasileira de Fisioterapia, Australian Journal of Physiotherapy e European Journal of Physical and Rehabilitation Medicine. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho motor e funcional humano em populações especiais, reabilitação neurológica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação.

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Christina Danielli Coelho de Morais Faria

Possui graduação em Fisioterapia (2005), Mestrado em Ciências da Reabilitação (2006) e Doutorado em Ciências da Reabilitação (UFMG/2009) e em Sciences Biomédicales, option réadaptation (Université de Montréal/2009). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFMG, na área de Fisioterapia Neurológica do Adulto, professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação/UFMG e revisora científica dos periódicos Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, Clinical Biomechanics, Disability and Rehabilitation, Journal of Neurologic Physical Therapy, Annals of Biomedical Engineering, Revista Panamericada de Salud Pública/Pan Amercian Journal of Public Health, Revista Fisioterapia e Pesquisa, Revista Arquivos de Ciências da Saúde e Revista ConScientiae Saúde. Faz parte do corpo editorial da Brazilian Journal of Physical Therapy. Desde 2012 é tutora de um dos grupos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE), articulado com o Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAUDE) da UFMG. Apresenta experiência na área de reabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desempenho motor e funcional humano em populações especiais, anatomia e biomecânica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação e promoção da saúde e prevenção de incapacidades em indivíduos com deficiência motora.

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Luci Fuscaldi Teixeira-Salmela

É fisioterapeuta e concluiu o Pós-Doutorado em Sciences Biomédicales na Université de Montréal - Canada, em 2005, o Doutorado em Anatomy and Cell Biology na Queen's University - Canada, em 1998 e o Mestrado em Rehabilitation Sciences na Queen´s University - Canada, em 1992. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação no período de junho de 2007 a junho de 2009 e subcoordenadora no biênio 2010 a 2012. Atualmente, é Professora Titular do Departamento de Fisioterapia e líder do grupo de pesquisa em Reabilitação Neurológica do Adulto (NEUROGroup). Tem bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2000 e faz parte do corpo editorial de vários periódicos nacionais e internacionais. Publicou vários artigos completos e resumidos em periódicos especializados nacionais e internacionais, inúmeros trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais, além de capítulos de livros. Possui também inúmeros itens de produção técnica. Participou como convidada de vários eventos no exterior e no Brasil. Atua como orientadora e co-orientadora de várias dissertações de mestrado e doutorado, além de orientar bolsistas de iniciação científica, apoio técnico, monografias de especialização e trabalhos de conclusão de curso na área de Fisioterapia. Recebeu prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Fisioterapia, com ênfase em Estudos em Reabilitação Neurológica do Adulto. A sua linha de pesquisa se concentra em processos de avaliação e intervenção pós acidente vascular encefálico. Em suas atividades profissionais, tem mantido parcerias com vários colaboradores nacionais e internacionais em desenvolvimento de projetos de pesquisa e co-autorias de trabalhos científicos.

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Saúde e Reabilitação no Idoso

Estudo do processo do envelhecimento, tanto a senescência quanto a senilidade, em reabilitação com enfoque na capacidade funcional e motora.

Leani Souza Máximo Pereira (aposentada)

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciencias Medicas de Minas Gerais (1978), Mestrado (1995) e Doutorado (2003) em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora associada do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e orientadora do Programa Stricto Sensu de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Tem experiência na área de Fisioterapia em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: performance motora e funcional humana, saúde e reabilitação do idoso e inflamação e dor em reabilitação. Atuou na área assistêncial hospitalar durante 9 anos em um Hospital de Geriatria e Reabilitação. Lider do grupo de pesquisa/CNPq Estudos sobre Envelhecimento em Fisioterapia. Pós-doutorado no The George Institute for Global Health-Sydney University, Australia.

 

Lygia Paccini Lustosa

Doutora (2010) e Mestre (2005) em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Especialista em Gerontologia (2013) pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Especialista em Ortopedia pela UFMG (1999) e bacharel em Fisioterapia pela UFMG (1983). É professora adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e orientadora no programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação (UFMG). Tem experiência clínica e docente na área de Fisioterapia, com ênfase em Geriatria, Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia. Desenvolve pesquisas na área de Geriatria e Gerontologia (Sarcopenia; Síndrome de Fragilidade do Idoso e suas repercussões funcionais e musculares; programas de treinamento muscular e aeróbico em idosos) e em Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia (mecanismos de estabilização articular; alterações musculares e funcionais).

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Marcella Guimarães Assis

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1983), especialização em Saúde Pública pela Escola de Saúde de Minas Gerais (1985), especialização em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2001), especialização em Ativação de Processos de Mudança pela Fundação Osvaldo Cruz (2006) e Doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É professora titular do Departamento de Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase no processo de envelhecimento, priorizando as temáticas do Desempenho Funcional, Cognição e Envelhecimento Ativo. É orientadora do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, área de concentração Saúde e Reabilitação do Idoso, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional UFMG. Atualmente é Diretora de Políticas de Extensão da UFMG. É membro dp corpo editorial da Revista de Geriatria e Gerontologia e Revisora dos periódicos: Revista Brasileira de Fisioterapia, Revista de Terapia Ocupacional da USP, Cadernos de Terapia Ocupacional, Dementia & Neuropsychologia. Presidente da Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, seção Minas Gerais, biênio 2012-2014.

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Rafael Zambelli de Almeida Pinto

Rafael Zambelli Pinto possui graduação em Fisioterapia (2005) e especialização em Fisioterapia com ênfase em Ortopedia, Traumatologia e Esportes (2006), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou o mestrado em Ciências da Reabilitação em 2008 na UFMG. Em 2013, concluiu o doutorado no The George Institute for Global Health, instituto de pesquisa afiliado à University of Sydney-Australia, com bolsa de Doutorado Pleno no Exterior da CAPES. Foi Professor Assistente Doutor do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de 2014 à 2017. Atualmente, Zambelli é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da UFMG. (Texto informado pelo autor)

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