EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Linhas de Pesquisa

  • Avaliação do Desenvolvimento e do Desempenho Infantil

    Área de Concentração: Desempenho Funcional Humano

    Marisa Cotta Mancini

    Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), Mestrado em Rehabilitation Sciences - University of Alberta (1989), Doutorado em Rehabilitation Science - Boston University (1997), Pós-Doutorado no Center for the Ecological Studies in Perception and Action - CESPA, University of Connecticut (2006) e na Aix-Marseille Université, França (2014), onde também foi Visiting Professor. Foi editora da Revista Brasileira de Fisioterapia (2010-2013) e Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (2011-2014). É professora titular do Departamento de Terapia Ocupacional, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, paralisia cerebral, avaliação do desenvolvimento infantil, prematuridade, desempenho funcional e processos de funcionalidade e de incapacidade humana. Atua como membro do Corpo de Editores dos periódicos Occupational Therapy International, Brazilian Journal of Physical Therapy, Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, Temas Sobre Desenvolvimento e Revista de Terapia Ocupacional da USP. É orientadora dos cursos de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Marina de Brito Brandão

    Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais . Atualmente é supervisora do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da Associaçao Mineira de Reabilitação, professora do curso de terapia ocupacional da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), colaboradora da Coordenação de Pesquisa e Extensão da FCMMG. Tem experiência na área de desenvolvimento infantil, terapia ocupacional em neurologia infantil, paralisia cerebral, reabilitação.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Lívia de Castro Magalhães

    Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1979), mestrado em Terapia Ocupacional na Boston University (1987), doutorado em Educação - University of Illinois (1995) e pós-doutorado em Terapia Ocupacional - Universidade de McMaster. Atualmente é professora Titular do Depto. de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. É parecerista ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e das revistas Medicina (Ribeirão Preto), Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase no desenvolvimento de testes e medidas para avaliar o desenvolvimento e desempenho infantil, e nos recursos para tratamento de crianças com problemas de coordenação motora. Coordena programa de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo e os tópicos de interesse em pesquisa são: impacto da prematuridade no desenvolvimento infantil, terapia ocupacional com crianças, avaliação do desenvolvimento motor e tratamento dos transtornos da coordenação motora em crianças.

     

    Ana Cristina Resende Camargos

    Possui Graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), Especialização em Fisioterapia em Neurologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 2004), Mestrado em Ciências da Reabilitação pela UFMG (2006) e Doutorado em Ciências Fisiológicas pelo Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (2016). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (PPGREAB) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atuou como professora de disciplinas teóricas e práticas relacionadas à Fisioterapia em Pediatria na UFVJM (2010-1017), na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004-2009) e na Faculdade Estácio de Sá (2006-2009). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase na saúde da criança e do adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desenvolvimento infantil, desempenho funcional, paralisia cerebral e obesidade infantil. 

    Hércules Ribeiro Leite

    É graduado em Fisioterapia (UFVJM/2007), Especialista em Fisiologia do Exercício (PUC/2009), Especialista Profissional em Neurofuncional da Criança e Adolescente (COFFITO), Mestre (UFMG/2009) e Doutor (UFMG/2013) em Ciências Fisiológicas e Pós-Doutor em Fisioterapia pela The University of Sydney, Austrália (2017-2018). Atualmente é docente do Departamento de Fisioterapia da UFMG na área de fisioterapia aplicada à neuropediatria. É autor e Organizador do livro "Fisioterapia em Pediatria: Da Evidência à prática clínica" (Ed. Medbook, 2019). Atualmente é Editor do Programa de Atualização para Fisioterapia (PROFISIO) da área de Fisioterapia Neurofuncional da criança e do adolescente, e revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais de importante impacto na área. Desde 2012, orienta discentes de graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, desde 2014 orienta discentes de pós-graduação nível mestrado e desde 2016 de doutorado e atualmente orienta um discente de pós-doutorado. Previamente, iniciou profissionalmente na reabilitação de crianças com incapacidades neurológicas, seguido da docência na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2012-2014) e UFVJM (2014-2019) na área de Fisioterapia Pediátrica e Supervisão de Estágio em Pediatria. Membro da Academia Latinoamericana de Desarrollo Infantil y Discapacidade (ALDID), da Comissão Científica da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN) e Coordenador do Registro Brasileiro de Gêmeos (área saúde da Criança e Adolescente). Linha de pesquisa: Avaliação do Desenvolvimento e do Desempenho Infantil (Texto informado pelo autor).

  • Desempenho Cardiorrespiratório

    Área de Concentração: Desempenho Funcional Humano

    Danielle Aparecida Gomes Pereira

    Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2009). Possui Especialização em Geriatria e Gerontologia (2000) e Graduação em Fisioterapia pela UFMG (1999). É professora adjunta da UFMG, na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Cardiovascular. É docente do curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Atua na Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da UFMG, na área Cardiovascular e no Laboratório de Avaliação e Pesquisa do Desempenho Cardiorrespiratório (LABCARE) do Departamento de Fisioterapia da UFMG. É coordenadora do Serviço Ambulatorial de Apoio a Pessoas com Doença Arterial Obstrutiva Periférica. Atualmente, recebe auxílio para pesquisa da Fapemig (Extensão em Interface com a Pesquisa).

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Raquel Rodrigues Britto

    Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984), graduação em Fisioterapia pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (1987), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (CEPEMG, 1994) e Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Tem o título de especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. É Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Cardiorrespiratória. É docente do curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Atua na Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da UFMG, na área Cardiovascular e no Laboratório de Avaliação e Pesquisa do Desempenho Cardiorrespiratório (LABCARE) do Departamento de Fisioterapia da UFMG. Recebe auxílio para pesquisa do CNPq (bolsa de produtividade) e da Fapemig (Pesquisador Mineiro). Realizou estágio sênior na University of Health Network e York University em Toronto com acompanhamento da Profa. Dra. Sherry Grace em 2013.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Verônica Franco Parreira

    Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e Doutora em Fisioterapia e Reabilitação pela Université Catholique de Louvain, na Bélgica (1997). Pós-doutorado realizado na University of Toronto, Canadá em 2012. É Professora Associada do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e Orientadora de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Respiratória. No processo de investigação tem atuado principalmente nos seguintes temas: fisioterapia respiratória, análise de padrão respiratório e do movimento toracoabdominal em diferentes condições, construção de valores de referência para parâmetros da função pulmonar, análise do efeito de diferentes recursos manuais e instrumentais da fisioterapia respiratória, além do treinamento da musculatura inspiratória.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Marcelo Velloso

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCT - Presidente Prudente (1992), aprimoramento em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (1998), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2004) e Pós-doutorado realizado junto a disciplina de Fisioterapia da TheUniversity of Sydney - Austrália com bolsa do CNPq (2015). É professor adjunto do Departamento de Fisioterapia e orientador do programa de mestrado e doutorado em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência clínica, acadêmica e administrativa pedagógica na área de Fisioterapia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Fisioterapia Respiratória, Reabilitação Pulmonar (DPOC) e Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Fernanda de Cordoba Lanza

    Fernanda C. Lanza é Professora do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO da UFMG, Belo Horizonte-MG. Concluiu o doutorado em 2009, pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal da São Paulo (UNIFESP) e posteriormente realizou o pós-doutorado (2016), ambos com temática relacionada a função pulmonar de lactentes, fisioterapia respiratória, e doença pulmonar crônica na infância. Em 2017, participou de Short-Fellowship na Utrecht Medical University, Utrecht Holanda, em fisiologia do exercício em pediatria. Previamente, graduou-se em Fisioterapia pela Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande MS (1999). Obteve sua formação na assistência e na pesquisa pela Disciplina da Pneumologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na qual cursou pós-graduação lato sensu em Fisioterapia Respiratória (2000) e Mestrado em Ciências (Medicina, 2002). Profissionalmente atuou em Hospitais na cidade de São Paulo-SP, seguido da docência (desde 2002) ministrando disciplinas de Fisioterapia Respiratória, Supervisão de Estágio Hospitalar, UTI e enfermaria, em especial na população infantil (pediatria e neonatologia). Compõe o Departamento de Pediatria da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), e possui título de Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal e em Fisioterapia Respiratória pela ASSOBRAFIR/COFFITO. (Texto informado pelo autor)

    Luciano Fonseca Lemos de Oliveira

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Uberaba (2008). Mestrado (2014) e Doutorado (2018) em Ciências da Saúde, pelo Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Durante seu doutorado desenvolveu o Research Fellow na Hannover Medical School em Hannover/LS, Alemanha (2017-2018). Atualmente é Professor Ajunto do Departamento de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui experiência na área de Cardiologia, com ênfase em Reabilitação Cardiovascular, Ergometria e Ergoespirometria, e Cardiologia Nuclear. Atua em linhas de pesquisas na área clínica voltada para o estudo dos efeitos da reabilitação cardiovascular e dos defeitos perfusionais e inflamação miocárdica em diferentes miocardiopatias; Insuficiência Cardíaca; Ergoespirometria e Dinamometria Isocinética; além de atuar em pesquisa translacional com a aplicação de técnicas de obtenção de imagens funcionais em modelos animais de doenças cardiovasculares. (Texto informado pelo autor)

    Patricia Fernandes Trevizan Martinez

    Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007). Residência em Fisioterapia Cardiofuncional no Hospital da PUC Campinas / HMCP (2008-2010). Doutorado em Ciências (Cardiologia) pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor- HC/FMUSP - 2013 - 2017). Experiência assistencial hospitalar (Hospital Israelita Albert Einstein e Beneficência Portuguesa SP ) e atendimentos domiciliares. Experiência docente no Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora (MG) (2018 - 2022) e atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO- UFMG, área fisioterapia cardiovascular. Docente em cursos de pós graduação Lato Sensu: Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva - Hospital Israelita Albert Einstein; Fisioterapia Cardiorrespiratória - Faculdade de Fisioterapia UFJF; Fisioterapia em UTI e Cardiorrespiratória - IESPE Juiz de Fora - MG. Associada ASSOBRAFIR. (Texto informado pelo autor)

  • Estudos do Desempenho Motor e Funcional Humano

    Área de Concentração: Desempenho Funcional Humano

    Marco Túlio de Mello

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia- UFU (1989), especialização em Educação Física para Pessoas com Necessidades Especiais pela UFU, Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (1997) e Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007) e pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP (2009). É Professor Associado II do Departamento de Esportes, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Sono, Distúrbios do Sono, Sonolência, Fadiga, Acidentes, Fisiologia do Esforço e Treinamento Desportivo. É orientador de mestrado e doutorado pelos programas de pós-graduação da UFMG e UNIFESP. Também é Diretor do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE) e do Centro Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes (CEMSA). É membro do INAPSS/IPC (Rede Internacional de Pesquisa em Ciência do Esporte Paraolímpico, vinculado ao Comitê Paraolímpico Internacional) e Coordenador da área de Ciência e Tecnologia da Academia Paraolímpica Brasileira (APB), do Comitê Paraolímpico Brasileiro. Atualmente é membro efetivo/titular da Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente do Conselho Nacional de Transito - CONTRAN e Membro Titular do Comitê de Assessoramento da área de Educação Física, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq, do Governo Federal.

    Christina Danielli Coelho de Morais Faria

    Possui graduação em Fisioterapia (2005), Mestrado em Ciências da Reabilitação (2006) e Doutorado em Ciências da Reabilitação (UFMG/2009) e em Sciences Biomédicales, option réadaptation (Université de Montréal/2009). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFMG, na área de Fisioterapia Neurológica do Adulto, professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação/UFMG e revisora científica dos periódicos Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, Clinical Biomechanics, Disability and Rehabilitation, Journal of Neurologic Physical Therapy, Annals of Biomedical Engineering, Revista Panamericada de Salud Pública/Pan Amercian Journal of Public Health, Revista Fisioterapia e Pesquisa, Revista Arquivos de Ciências da Saúde e Revista ConScientiae Saúde. Faz parte do corpo editorial da Brazilian Journal of Physical Therapy. Desde 2012 é tutora de um dos grupos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE), articulado com o Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAUDE) da UFMG. Apresenta experiência na área de reabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desempenho motor e funcional humano em populações especiais, anatomia e biomecânica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação e promoção da saúde e prevenção de incapacidades em indivíduos com deficiência motora.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Daniela Virgínia Vaz

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), e Ph.D. pela University of Connecticut (2013). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Fisioterapia. Atua principalmente em ensino e pesquisa ligados ao controle e aprendizagem motora e reabilitação de pacientes com disfunção neurológica.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Juliana de Melo Ocarino

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004/2009). Atualmente, é Professora Adjunta II do curso de Fisioterapia da UFMG e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (UFMG). Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente na área de Desempenho Motor e Funcional Humano com ênfase em fatores biomecânicos e perceptuais envolvidos no processo de organização do movimento humano, reabilitação e prevenção de lesões esportivas.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Renata Noce Kirkwood (colaboradora)

    Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1989. Em 1993 completei o mestrado na School of Rehabilitation Therapy na Queen s University, Kingston, Ontario, Canadá e em 1997 completei o Doutorado no Departamento de Anatomy and Cell Biology, School of Medicine, Queen's University, ambos supervisionados pela Dr. Elsie Culham. Trabalhei na PUC-MG de 1999 a Junho de 2003 na sub-chefia do curso de fisioterapia e em Julho de 2003 iniciei minha carreira na UFMG no Departamento de Fisioterapia. Minha área de pesquisa é voltado para o estudo da marcha com foco na investigação dos fatores biomecânicos associados ao envelhecimento, com o objetivo de minimizar os efeitos da idade no controle do movimento, como as quedas por exemplo. Em 2011, trabalhei no meu segundo pós-doutorado na Queen s University desenvolvendo habilidades na aplicaçãp da Análise de Componentes Principais e na metodologia PCA-Biplot para a análise de dados da marcha. Atualmente sou professora do Department of Kinesiology and Physical Education da Wilfrid Laurier University, Waterloo, Canada ministrando aulas no curso de Kinesiology e Physical Education.

    Rosana Ferreira Sampaio

    Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (1983), Especialização em Epidemiologia em Serviços de Saúde (1992). doutorado em Saúde Pública - Universidad Autônoma de Barcelona (1997) e pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2007). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerai e orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Incapacidade e Trabalho- GEPIT (2006)Faz parte do corpo editorial da Revista Brasileira de Fisioterapia e é revisora de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, reabilitação profissional, atenção primária, mensuração em reabilitação, modelos de função humana. Pesquisadora 1B do CNPq . Representante da área de Fisioterapia no Comitê Assessor Multidisciplinar de Saúde do CNPQ, (triênio 2010-2013), como membro titular e coordenadora do CA MS no período de 2012 a 2013. Coordenadora do NEPIT (Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Incapacidade e Trabalho). (Texto informado pelo autor) 

    Sérgio Teixeira da Fonseca

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), Mestrado em Physical Therapy - University of Alberta (1989) e Doutorado em Applied Kinesiology - Boston University (1997). Em 2006, concluiu seu estágio Pós-doutoral no Center for the Studies of Perception and Action (CESPA) na Unviversidade de Connecticut. É Professor Titular Livre do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é Diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e Editor Chefe do Brazilian Journal of Physical Therapy, juntamente com as professoras Débora Grossi e Paula Camargo. Possui experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Desempenho Funcional Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: estabilidade funcional, biomecânica dos tecidos, reabilitação e prevenção das lesões no esporte e comportamento motor (sitemas dinâmicos e percepção-ação).

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Thales Rezende de Souza

    Professor adjunto do Departamento de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador de área (ênfase em Ortopedia) da Especialização em Fisioterapia da UFMG. Graduado em Fisioterapia (2005), especialista em Ortopedia e Esportes (2006), Mestre (2008) e Doutor (2012) em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em ortopedia e biomecânica clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Movimento Humano, Locomoção, Estabilidade Articular, Lesões do Esporte, Palmilhas Biomecânicas.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Andressa Silva Mello

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Cruz Alta (2005), Especialização em Fisioterapia Musculoesquelética (2006), Especialização em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica (2007), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2009), Doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, na área de Ortopedia, Traumatologia e Esportiva. Pesquisadora do Centro de Estudo em Psicobiologia e Exercício (2005-2014), Membro da Academia Paralimpica Brasileira do Comitê Paralímpico Brasileiro, atuando como pesquisadora e Fisioterapeuta desde 2007. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em ortopedia e traumatologia, fisioterapia esportiva, esporte paralímpico, reumatologia. Professora Adjunta I do Departamento de Esportes da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais.

    Rafael Zambelli de Almeida Pinto

    Rafael Zambelli Pinto possui graduação em Fisioterapia (2005) e especialização em Fisioterapia com ênfase em Ortopedia, Traumatologia e Esportes (2006), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou o mestrado em Ciências da Reabilitação em 2008 na UFMG. Em 2013, concluiu o doutorado no The George Institute for Global Health, instituto de pesquisa afiliado à University of Sydney-Australia, com bolsa de Doutorado Pleno no Exterior da CAPES. Foi Professor Assistente Doutor do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de 2014 à 2017. Atualmente, Zambelli é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da UFMG. (Texto informado pelo autor)

    Veja mais informações no SomosUFMG.

    Renan Alves Resende

    Fisioterapeuta graduado pela UFMG, Mestre em Ciências da Reabilitação (UFMG), e Doutor em Ciências da Reabilitação (UFMG) com doutorado sanduíche entre Agosto de 2012 e Agosto de 2013 pela Queen`s University, Kingston, Canadá. É revisor de periódicos nacionais e internacionais, como a Revista Brasileira de Fisioterapia e o Journal of Biomechanics. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e Orientador de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da mesma instituição e do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, atuando principalmente nos seguintes temas: biomecânica, marcha, corrida, estabilidade articular, prevenção de lesões e alterações biomecânicas em indivíduos com osteoartrite de joelho.

    Veja mais informações no  Somos UFMG

    Luciana de Michelis Mendonça

    É professora adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É docente colaboradora do Programa de Pós Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da UFVJM e do Programa de Pós Graduação em Fisioterapia da UFSCar. Possui doutorado e mestrado em Ciências da Reabilitação (UFMG), pós graduação em Fisioterapia Esportiva e Ortopédica pela UFMG e em Acupuntura pelo INCISA. Participa da diretoria da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE) e da International Federation of Sports Physical Therapy (IFSPT). É presidente da IFSPT (2021-2025). Foi fisioterapeuta do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG e possui experiência na área de Fisioterapia Ortopédica, com ênfase em Fisioterapia Esportiva; e Acupuntura, com experiência no atendimento a atletas. Fez parte do grupo de consultores da Fisioterapia do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. (Texto informado pelo autor)

     
  • Estudos em Reabilitação Neurológica no Adulto

    Área de Concentração: Desempenho Funcional Humano

    Aline Alvim Scianni

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais e University of Sydney (2011). Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Além disso, é revisora científica da Revista Brasileira de Fisioterapia, Australian Journal of Physiotherapy e European Journal of Physical and Rehabilitation Medicine. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho motor e funcional humano em populações especiais, reabilitação neurológica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Christina Danielli Coelho de Morais Faria

    Possui graduação em Fisioterapia (2005), Mestrado em Ciências da Reabilitação (2006) e Doutorado em Ciências da Reabilitação (UFMG/2009) e em Sciences Biomédicales, option réadaptation (Université de Montréal/2009). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFMG, na área de Fisioterapia Neurológica do Adulto, professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação/UFMG e revisora científica dos periódicos Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, Clinical Biomechanics, Disability and Rehabilitation, Journal of Neurologic Physical Therapy, Annals of Biomedical Engineering, Revista Panamericada de Salud Pública/Pan Amercian Journal of Public Health, Revista Fisioterapia e Pesquisa, Revista Arquivos de Ciências da Saúde e Revista ConScientiae Saúde. Faz parte do corpo editorial da Brazilian Journal of Physical Therapy. Desde 2012 é tutora de um dos grupos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE), articulado com o Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAUDE) da UFMG. Apresenta experiência na área de reabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desempenho motor e funcional humano em populações especiais, anatomia e biomecânica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação e promoção da saúde e prevenção de incapacidades em indivíduos com deficiência motora.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Luci Fuscaldi Teixeira-Salmela

    É fisioterapeuta e concluiu o Pós-Doutorado em Sciences Biomédicales na Université de Montréal - Canada, em 2005, o Doutorado em Anatomy and Cell Biology na Queen's University - Canada, em 1998 e o Mestrado em Rehabilitation Sciences na Queen´s University - Canada, em 1992. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação no período de junho de 2007 a junho de 2009 e subcoordenadora no biênio 2010 a 2012. Atualmente, é Professora Titular do Departamento de Fisioterapia e líder do grupo de pesquisa em Reabilitação Neurológica do Adulto (NEUROGroup). Tem bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2000 e faz parte do corpo editorial de vários periódicos nacionais e internacionais. Publicou vários artigos completos e resumidos em periódicos especializados nacionais e internacionais, inúmeros trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais, além de capítulos de livros. Possui também inúmeros itens de produção técnica. Participou como convidada de vários eventos no exterior e no Brasil. Atua como orientadora e co-orientadora de várias dissertações de mestrado e doutorado, além de orientar bolsistas de iniciação científica, apoio técnico, monografias de especialização e trabalhos de conclusão de curso na área de Fisioterapia. Recebeu prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Fisioterapia, com ênfase em Estudos em Reabilitação Neurológica do Adulto. A sua linha de pesquisa se concentra em processos de avaliação e intervenção pós acidente vascular encefálico. Em suas atividades profissionais, tem mantido parcerias com vários colaboradores nacionais e internacionais em desenvolvimento de projetos de pesquisa e co-autorias de trabalhos científicos.

    Veja mais informações no Somos UFMG

  • Saúde e Reabilitação no Idoso

    Área de Concentração: Desempenho Funcional Humano

    Leani Souza Máximo Pereira

    Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciencias Medicas de Minas Gerais (1978), mestrado (1995) doutorado (2003) em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós doutorado no The George Institute for Global Health-Sydney University, Australia.. Atualmente é professora e orientadora do Programa Stricto Sensu de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: performance motora e funcional humana, saúde e reabilitação do idoso e inflamação e dor em reabilitação. Bolsista de Produtividade do CNPq Atuou na área assistêncial hospitalar durante 9 anos em um Hospital de Geriatria e Reabilitação. Editora da Area da Revista Brasileira de Fisioterapia por 12 anos. Lider do grupo de pesquisa/CNPq Estudos sobre Envelhecimento em Fisioterapia. (Texto informado pelo autor)

     

    Marcella Guimarães Assis

    Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1983), especialização em Saúde Pública pela Escola de Saúde de Minas Gerais (1985), especialização em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2001), especialização em Ativação de Processos de Mudança pela Fundação Osvaldo Cruz (2006) e Doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É professora titular do Departamento de Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase no processo de envelhecimento, priorizando as temáticas do Desempenho Funcional, Cognição e Envelhecimento Ativo. É orientadora do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, área de concentração Saúde e Reabilitação do Idoso, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional UFMG. Atualmente é Diretora de Políticas de Extensão da UFMG. É membro dp corpo editorial da Revista de Geriatria e Gerontologia e Revisora dos periódicos: Revista Brasileira de Fisioterapia, Revista de Terapia Ocupacional da USP, Cadernos de Terapia Ocupacional, Dementia & Neuropsychologia. Presidente da Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, seção Minas Gerais, biênio 2012-2014.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Daniele Sirineu Pereira

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado pela mesma instituição. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área de Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria. É membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação / UNIFAL-MG, do Programa de Pós-Graduação Biociências Aplicadas à Saúde / UNIFAL-MG. Atua nas linhas de pesquisa Saúde e Reabilitação no Idoso; Processo de avaliação, prevenção e reabilitação nas disfunções musculoesqueléticas e do envelhecimento, com ênfase nos temas: capacidade funcional, biomarcadores do envelhecimento, inflamação e dor em reabilitação, sarcopenia, fragilidade, depressão, quedas, dor lombar, osteoartrite e programas de treinamento em idosos. É pesquisadora colaboradora do estudo multicêntrico BACE ? Back Complaints in Elderly. Apresenta experiência nas áreas clínicas em gerontologia e geriatria, ortopedia e reumatologia. Atuou na área assistencial no Centro de Referência do Idoso do Hospital das Clínicas/UFMG. (Texto informado pelo autor)

     

Avaliação do Desenvolvimento e do Desempenho Infantil

Estudo dos fatores moderadores e mediadores do desenvolvimento em crianças típicas e em grupos que apresentam distúrbios do desenvolvimento. Estudo da eficácia de diferentes procedimentos de intervenção voltados para a promoção do desenvolvimento e desempenho funcional infantil. Desenvolvimento e adaptação de testes para avaliação do desenvolvimento e desempenho infantil.

 

 

Marisa Cotta Mancini

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), Mestrado em Rehabilitation Sciences - University of Alberta (1989), Doutorado em Rehabilitation Science - Boston University (1997), Pós-Doutorado no Center for the Ecological Studies in Perception and Action - CESPA, University of Connecticut (2006) e na Aix-Marseille Université, França (2014), onde também foi Visiting Professor. Foi editora da Revista Brasileira de Fisioterapia (2010-2013) e Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (2011-2014). É professora titular do Departamento de Terapia Ocupacional, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, paralisia cerebral, avaliação do desenvolvimento infantil, prematuridade, desempenho funcional e processos de funcionalidade e de incapacidade humana. Atua como membro do Corpo de Editores dos periódicos Occupational Therapy International, Brazilian Journal of Physical Therapy, Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, Temas Sobre Desenvolvimento e Revista de Terapia Ocupacional da USP. É orientadora dos cursos de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

Veja mais informações no Somos UFMG

Marina de Brito Brandão

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais . Atualmente é supervisora do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) da Associaçao Mineira de Reabilitação, professora do curso de terapia ocupacional da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), colaboradora da Coordenação de Pesquisa e Extensão da FCMMG. Tem experiência na área de desenvolvimento infantil, terapia ocupacional em neurologia infantil, paralisia cerebral, reabilitação.

Veja mais informações no Somos UFMG

Lívia de Castro Magalhães

Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1979), mestrado em Terapia Ocupacional na Boston University (1987), doutorado em Educação - University of Illinois (1995) e pós-doutorado em Terapia Ocupacional - Universidade de McMaster. Atualmente é professora Titular do Depto. de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. É parecerista ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e das revistas Medicina (Ribeirão Preto), Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase no desenvolvimento de testes e medidas para avaliar o desenvolvimento e desempenho infantil, e nos recursos para tratamento de crianças com problemas de coordenação motora. Coordena programa de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo e os tópicos de interesse em pesquisa são: impacto da prematuridade no desenvolvimento infantil, terapia ocupacional com crianças, avaliação do desenvolvimento motor e tratamento dos transtornos da coordenação motora em crianças.

 

Ana Cristina Resende Camargos

Possui Graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), Especialização em Fisioterapia em Neurologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - 2004), Mestrado em Ciências da Reabilitação pela UFMG (2006) e Doutorado em Ciências Fisiológicas pelo Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (2016). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (PPGREAB) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atuou como professora de disciplinas teóricas e práticas relacionadas à Fisioterapia em Pediatria na UFVJM (2010-1017), na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004-2009) e na Faculdade Estácio de Sá (2006-2009). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase na saúde da criança e do adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desenvolvimento infantil, desempenho funcional, paralisia cerebral e obesidade infantil. 

Hércules Ribeiro Leite

É graduado em Fisioterapia (UFVJM/2007), Especialista em Fisiologia do Exercício (PUC/2009), Especialista Profissional em Neurofuncional da Criança e Adolescente (COFFITO), Mestre (UFMG/2009) e Doutor (UFMG/2013) em Ciências Fisiológicas e Pós-Doutor em Fisioterapia pela The University of Sydney, Austrália (2017-2018). Atualmente é docente do Departamento de Fisioterapia da UFMG na área de fisioterapia aplicada à neuropediatria. É autor e Organizador do livro "Fisioterapia em Pediatria: Da Evidência à prática clínica" (Ed. Medbook, 2019). Atualmente é Editor do Programa de Atualização para Fisioterapia (PROFISIO) da área de Fisioterapia Neurofuncional da criança e do adolescente, e revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais de importante impacto na área. Desde 2012, orienta discentes de graduação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, desde 2014 orienta discentes de pós-graduação nível mestrado e desde 2016 de doutorado e atualmente orienta um discente de pós-doutorado. Previamente, iniciou profissionalmente na reabilitação de crianças com incapacidades neurológicas, seguido da docência na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) (2012-2014) e UFVJM (2014-2019) na área de Fisioterapia Pediátrica e Supervisão de Estágio em Pediatria. Membro da Academia Latinoamericana de Desarrollo Infantil y Discapacidade (ALDID), da Comissão Científica da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional (ABRAFIN) e Coordenador do Registro Brasileiro de Gêmeos (área saúde da Criança e Adolescente). Linha de pesquisa: Avaliação do Desenvolvimento e do Desempenho Infantil (Texto informado pelo autor).

Desempenho Cardiorrespiratório

Estudos de avaliação das diferentes estratégias de análise e intervenção relacionadas com o desempenho funcional do sistema cardiorrespiratório e vascular em diferentes grupos populacionais.

Danielle Aparecida Gomes Pereira

Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2009). Possui Especialização em Geriatria e Gerontologia (2000) e Graduação em Fisioterapia pela UFMG (1999). É professora adjunta da UFMG, na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Cardiovascular. É docente do curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Atua na Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da UFMG, na área Cardiovascular e no Laboratório de Avaliação e Pesquisa do Desempenho Cardiorrespiratório (LABCARE) do Departamento de Fisioterapia da UFMG. É coordenadora do Serviço Ambulatorial de Apoio a Pessoas com Doença Arterial Obstrutiva Periférica. Atualmente, recebe auxílio para pesquisa da Fapemig (Extensão em Interface com a Pesquisa).

Veja mais informações no Somos UFMG

Raquel Rodrigues Britto

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984), graduação em Fisioterapia pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (1987), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (CEPEMG, 1994) e Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Tem o título de especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. É Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Cardiorrespiratória. É docente do curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Atua na Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da UFMG, na área Cardiovascular e no Laboratório de Avaliação e Pesquisa do Desempenho Cardiorrespiratório (LABCARE) do Departamento de Fisioterapia da UFMG. Recebe auxílio para pesquisa do CNPq (bolsa de produtividade) e da Fapemig (Pesquisador Mineiro). Realizou estágio sênior na University of Health Network e York University em Toronto com acompanhamento da Profa. Dra. Sherry Grace em 2013.

Veja mais informações no Somos UFMG

Verônica Franco Parreira

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e Doutora em Fisioterapia e Reabilitação pela Université Catholique de Louvain, na Bélgica (1997). Pós-doutorado realizado na University of Toronto, Canadá em 2012. É Professora Associada do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e Orientadora de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Respiratória. No processo de investigação tem atuado principalmente nos seguintes temas: fisioterapia respiratória, análise de padrão respiratório e do movimento toracoabdominal em diferentes condições, construção de valores de referência para parâmetros da função pulmonar, análise do efeito de diferentes recursos manuais e instrumentais da fisioterapia respiratória, além do treinamento da musculatura inspiratória.

Veja mais informações no Somos UFMG

Marcelo Velloso

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCT - Presidente Prudente (1992), aprimoramento em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (1998), doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2004) e Pós-doutorado realizado junto a disciplina de Fisioterapia da TheUniversity of Sydney - Austrália com bolsa do CNPq (2015). É professor adjunto do Departamento de Fisioterapia e orientador do programa de mestrado e doutorado em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência clínica, acadêmica e administrativa pedagógica na área de Fisioterapia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Fisioterapia Respiratória, Reabilitação Pulmonar (DPOC) e Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Veja mais informações no Somos UFMG

Fernanda de Cordoba Lanza

Fernanda C. Lanza é Professora do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO da UFMG, Belo Horizonte-MG. Concluiu o doutorado em 2009, pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal da São Paulo (UNIFESP) e posteriormente realizou o pós-doutorado (2016), ambos com temática relacionada a função pulmonar de lactentes, fisioterapia respiratória, e doença pulmonar crônica na infância. Em 2017, participou de Short-Fellowship na Utrecht Medical University, Utrecht Holanda, em fisiologia do exercício em pediatria. Previamente, graduou-se em Fisioterapia pela Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande MS (1999). Obteve sua formação na assistência e na pesquisa pela Disciplina da Pneumologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na qual cursou pós-graduação lato sensu em Fisioterapia Respiratória (2000) e Mestrado em Ciências (Medicina, 2002). Profissionalmente atuou em Hospitais na cidade de São Paulo-SP, seguido da docência (desde 2002) ministrando disciplinas de Fisioterapia Respiratória, Supervisão de Estágio Hospitalar, UTI e enfermaria, em especial na população infantil (pediatria e neonatologia). Compõe o Departamento de Pediatria da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR), e possui título de Especialista em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal e em Fisioterapia Respiratória pela ASSOBRAFIR/COFFITO. (Texto informado pelo autor)

Luciano Fonseca Lemos de Oliveira

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Uberaba (2008). Mestrado (2014) e Doutorado (2018) em Ciências da Saúde, pelo Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Durante seu doutorado desenvolveu o Research Fellow na Hannover Medical School em Hannover/LS, Alemanha (2017-2018). Atualmente é Professor Ajunto do Departamento de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui experiência na área de Cardiologia, com ênfase em Reabilitação Cardiovascular, Ergometria e Ergoespirometria, e Cardiologia Nuclear. Atua em linhas de pesquisas na área clínica voltada para o estudo dos efeitos da reabilitação cardiovascular e dos defeitos perfusionais e inflamação miocárdica em diferentes miocardiopatias; Insuficiência Cardíaca; Ergoespirometria e Dinamometria Isocinética; além de atuar em pesquisa translacional com a aplicação de técnicas de obtenção de imagens funcionais em modelos animais de doenças cardiovasculares. (Texto informado pelo autor)

Patricia Fernandes Trevizan Martinez

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007). Residência em Fisioterapia Cardiofuncional no Hospital da PUC Campinas / HMCP (2008-2010). Doutorado em Ciências (Cardiologia) pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor- HC/FMUSP - 2013 - 2017). Experiência assistencial hospitalar (Hospital Israelita Albert Einstein e Beneficência Portuguesa SP ) e atendimentos domiciliares. Experiência docente no Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora (MG) (2018 - 2022) e atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da EEFFTO- UFMG, área fisioterapia cardiovascular. Docente em cursos de pós graduação Lato Sensu: Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva - Hospital Israelita Albert Einstein; Fisioterapia Cardiorrespiratória - Faculdade de Fisioterapia UFJF; Fisioterapia em UTI e Cardiorrespiratória - IESPE Juiz de Fora - MG. Associada ASSOBRAFIR. (Texto informado pelo autor)

Estudos do Desempenho Motor e Funcional Humano

Análise dos mecanismos de postura, equilíbrio e estabilidade em indivíduos normais e portadores de disfunções. Estudos sobre os mecanismos de controle e coordenação do movimento humano. Estudos sobre o aprendizado e reabilitação motora. Avaliação da eficácia de estratégias de intervenção em populações com disfunções motoras, musculoesqueléticas e cognitivas.

Marco Túlio de Mello

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia- UFU (1989), especialização em Educação Física para Pessoas com Necessidades Especiais pela UFU, Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (1997) e Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007) e pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP (2009). É Professor Associado II do Departamento de Esportes, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Sono, Distúrbios do Sono, Sonolência, Fadiga, Acidentes, Fisiologia do Esforço e Treinamento Desportivo. É orientador de mestrado e doutorado pelos programas de pós-graduação da UFMG e UNIFESP. Também é Diretor do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE) e do Centro Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes (CEMSA). É membro do INAPSS/IPC (Rede Internacional de Pesquisa em Ciência do Esporte Paraolímpico, vinculado ao Comitê Paraolímpico Internacional) e Coordenador da área de Ciência e Tecnologia da Academia Paraolímpica Brasileira (APB), do Comitê Paraolímpico Brasileiro. Atualmente é membro efetivo/titular da Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente do Conselho Nacional de Transito - CONTRAN e Membro Titular do Comitê de Assessoramento da área de Educação Física, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq, do Governo Federal.

Christina Danielli Coelho de Morais Faria

Possui graduação em Fisioterapia (2005), Mestrado em Ciências da Reabilitação (2006) e Doutorado em Ciências da Reabilitação (UFMG/2009) e em Sciences Biomédicales, option réadaptation (Université de Montréal/2009). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFMG, na área de Fisioterapia Neurológica do Adulto, professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação/UFMG e revisora científica dos periódicos Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, Clinical Biomechanics, Disability and Rehabilitation, Journal of Neurologic Physical Therapy, Annals of Biomedical Engineering, Revista Panamericada de Salud Pública/Pan Amercian Journal of Public Health, Revista Fisioterapia e Pesquisa, Revista Arquivos de Ciências da Saúde e Revista ConScientiae Saúde. Faz parte do corpo editorial da Brazilian Journal of Physical Therapy. Desde 2012 é tutora de um dos grupos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE), articulado com o Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAUDE) da UFMG. Apresenta experiência na área de reabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desempenho motor e funcional humano em populações especiais, anatomia e biomecânica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação e promoção da saúde e prevenção de incapacidades em indivíduos com deficiência motora.

Veja mais informações no Somos UFMG

Daniela Virgínia Vaz

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), e Ph.D. pela University of Connecticut (2013). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Fisioterapia. Atua principalmente em ensino e pesquisa ligados ao controle e aprendizagem motora e reabilitação de pacientes com disfunção neurológica.

Veja mais informações no Somos UFMG

Juliana de Melo Ocarino

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004/2009). Atualmente, é Professora Adjunta II do curso de Fisioterapia da UFMG e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação (UFMG). Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente na área de Desempenho Motor e Funcional Humano com ênfase em fatores biomecânicos e perceptuais envolvidos no processo de organização do movimento humano, reabilitação e prevenção de lesões esportivas.

Veja mais informações no Somos UFMG

Renata Noce Kirkwood (colaboradora)

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1989. Em 1993 completei o mestrado na School of Rehabilitation Therapy na Queen s University, Kingston, Ontario, Canadá e em 1997 completei o Doutorado no Departamento de Anatomy and Cell Biology, School of Medicine, Queen's University, ambos supervisionados pela Dr. Elsie Culham. Trabalhei na PUC-MG de 1999 a Junho de 2003 na sub-chefia do curso de fisioterapia e em Julho de 2003 iniciei minha carreira na UFMG no Departamento de Fisioterapia. Minha área de pesquisa é voltado para o estudo da marcha com foco na investigação dos fatores biomecânicos associados ao envelhecimento, com o objetivo de minimizar os efeitos da idade no controle do movimento, como as quedas por exemplo. Em 2011, trabalhei no meu segundo pós-doutorado na Queen s University desenvolvendo habilidades na aplicaçãp da Análise de Componentes Principais e na metodologia PCA-Biplot para a análise de dados da marcha. Atualmente sou professora do Department of Kinesiology and Physical Education da Wilfrid Laurier University, Waterloo, Canada ministrando aulas no curso de Kinesiology e Physical Education.

Rosana Ferreira Sampaio

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (1983), Especialização em Epidemiologia em Serviços de Saúde (1992). doutorado em Saúde Pública - Universidad Autônoma de Barcelona (1997) e pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2007). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerai e orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Incapacidade e Trabalho- GEPIT (2006)Faz parte do corpo editorial da Revista Brasileira de Fisioterapia e é revisora de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, reabilitação profissional, atenção primária, mensuração em reabilitação, modelos de função humana. Pesquisadora 1B do CNPq . Representante da área de Fisioterapia no Comitê Assessor Multidisciplinar de Saúde do CNPQ, (triênio 2010-2013), como membro titular e coordenadora do CA MS no período de 2012 a 2013. Coordenadora do NEPIT (Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Incapacidade e Trabalho). (Texto informado pelo autor) 

Sérgio Teixeira da Fonseca

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), Mestrado em Physical Therapy - University of Alberta (1989) e Doutorado em Applied Kinesiology - Boston University (1997). Em 2006, concluiu seu estágio Pós-doutoral no Center for the Studies of Perception and Action (CESPA) na Unviversidade de Connecticut. É Professor Titular Livre do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é Diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e Editor Chefe do Brazilian Journal of Physical Therapy, juntamente com as professoras Débora Grossi e Paula Camargo. Possui experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Desempenho Funcional Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: estabilidade funcional, biomecânica dos tecidos, reabilitação e prevenção das lesões no esporte e comportamento motor (sitemas dinâmicos e percepção-ação).

Veja mais informações no Somos UFMG

Thales Rezende de Souza

Professor adjunto do Departamento de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador de área (ênfase em Ortopedia) da Especialização em Fisioterapia da UFMG. Graduado em Fisioterapia (2005), especialista em Ortopedia e Esportes (2006), Mestre (2008) e Doutor (2012) em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em ortopedia e biomecânica clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Movimento Humano, Locomoção, Estabilidade Articular, Lesões do Esporte, Palmilhas Biomecânicas.

Veja mais informações no Somos UFMG

Andressa Silva Mello

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Cruz Alta (2005), Especialização em Fisioterapia Musculoesquelética (2006), Especialização em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica (2007), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2009), Doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, na área de Ortopedia, Traumatologia e Esportiva. Pesquisadora do Centro de Estudo em Psicobiologia e Exercício (2005-2014), Membro da Academia Paralimpica Brasileira do Comitê Paralímpico Brasileiro, atuando como pesquisadora e Fisioterapeuta desde 2007. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em ortopedia e traumatologia, fisioterapia esportiva, esporte paralímpico, reumatologia. Professora Adjunta I do Departamento de Esportes da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais.

Rafael Zambelli de Almeida Pinto

Rafael Zambelli Pinto possui graduação em Fisioterapia (2005) e especialização em Fisioterapia com ênfase em Ortopedia, Traumatologia e Esportes (2006), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou o mestrado em Ciências da Reabilitação em 2008 na UFMG. Em 2013, concluiu o doutorado no The George Institute for Global Health, instituto de pesquisa afiliado à University of Sydney-Australia, com bolsa de Doutorado Pleno no Exterior da CAPES. Foi Professor Assistente Doutor do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de 2014 à 2017. Atualmente, Zambelli é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da UFMG. (Texto informado pelo autor)

Veja mais informações no SomosUFMG.

Renan Alves Resende

Fisioterapeuta graduado pela UFMG, Mestre em Ciências da Reabilitação (UFMG), e Doutor em Ciências da Reabilitação (UFMG) com doutorado sanduíche entre Agosto de 2012 e Agosto de 2013 pela Queen`s University, Kingston, Canadá. É revisor de periódicos nacionais e internacionais, como a Revista Brasileira de Fisioterapia e o Journal of Biomechanics. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e Orientador de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da mesma instituição e do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, atuando principalmente nos seguintes temas: biomecânica, marcha, corrida, estabilidade articular, prevenção de lesões e alterações biomecânicas em indivíduos com osteoartrite de joelho.

Veja mais informações no  Somos UFMG

Luciana de Michelis Mendonça

É professora adjunta do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É docente colaboradora do Programa de Pós Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da UFVJM e do Programa de Pós Graduação em Fisioterapia da UFSCar. Possui doutorado e mestrado em Ciências da Reabilitação (UFMG), pós graduação em Fisioterapia Esportiva e Ortopédica pela UFMG e em Acupuntura pelo INCISA. Participa da diretoria da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE) e da International Federation of Sports Physical Therapy (IFSPT). É presidente da IFSPT (2021-2025). Foi fisioterapeuta do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG e possui experiência na área de Fisioterapia Ortopédica, com ênfase em Fisioterapia Esportiva; e Acupuntura, com experiência no atendimento a atletas. Fez parte do grupo de consultores da Fisioterapia do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. (Texto informado pelo autor)

 

Estudos em Reabilitação Neurológica no Adulto

Estudo das relações entre as deficiências, limitações de atividades e restrições de participação, e a influência dos fatores contextuais (pessoais e ambientais), em indivíduos adultos com condições de saúde que acometem o sistema nervoso. Avaliação das propriedades de medida dos instrumentos utilizados em reabilitação neurológica, assim como da eficácia de intervenções fisioterápicas direcionadas para esses indivíduos.

Aline Alvim Scianni

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais e University of Sydney (2011). Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Além disso, é revisora científica da Revista Brasileira de Fisioterapia, Australian Journal of Physiotherapy e European Journal of Physical and Rehabilitation Medicine. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho motor e funcional humano em populações especiais, reabilitação neurológica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação.

Veja mais informações no Somos UFMG

Christina Danielli Coelho de Morais Faria

Possui graduação em Fisioterapia (2005), Mestrado em Ciências da Reabilitação (2006) e Doutorado em Ciências da Reabilitação (UFMG/2009) e em Sciences Biomédicales, option réadaptation (Université de Montréal/2009). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Fisioterapia da UFMG, na área de Fisioterapia Neurológica do Adulto, professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação/UFMG e revisora científica dos periódicos Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, Clinical Biomechanics, Disability and Rehabilitation, Journal of Neurologic Physical Therapy, Annals of Biomedical Engineering, Revista Panamericada de Salud Pública/Pan Amercian Journal of Public Health, Revista Fisioterapia e Pesquisa, Revista Arquivos de Ciências da Saúde e Revista ConScientiae Saúde. Faz parte do corpo editorial da Brazilian Journal of Physical Therapy. Desde 2012 é tutora de um dos grupos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE), articulado com o Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (PRÓ-SAUDE) da UFMG. Apresenta experiência na área de reabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, desempenho motor e funcional humano em populações especiais, anatomia e biomecânica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação e promoção da saúde e prevenção de incapacidades em indivíduos com deficiência motora.

Veja mais informações no Somos UFMG

Luci Fuscaldi Teixeira-Salmela

É fisioterapeuta e concluiu o Pós-Doutorado em Sciences Biomédicales na Université de Montréal - Canada, em 2005, o Doutorado em Anatomy and Cell Biology na Queen's University - Canada, em 1998 e o Mestrado em Rehabilitation Sciences na Queen´s University - Canada, em 1992. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação no período de junho de 2007 a junho de 2009 e subcoordenadora no biênio 2010 a 2012. Atualmente, é Professora Titular do Departamento de Fisioterapia e líder do grupo de pesquisa em Reabilitação Neurológica do Adulto (NEUROGroup). Tem bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2000 e faz parte do corpo editorial de vários periódicos nacionais e internacionais. Publicou vários artigos completos e resumidos em periódicos especializados nacionais e internacionais, inúmeros trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais, além de capítulos de livros. Possui também inúmeros itens de produção técnica. Participou como convidada de vários eventos no exterior e no Brasil. Atua como orientadora e co-orientadora de várias dissertações de mestrado e doutorado, além de orientar bolsistas de iniciação científica, apoio técnico, monografias de especialização e trabalhos de conclusão de curso na área de Fisioterapia. Recebeu prêmios e/ou homenagens. Atua na área de Fisioterapia, com ênfase em Estudos em Reabilitação Neurológica do Adulto. A sua linha de pesquisa se concentra em processos de avaliação e intervenção pós acidente vascular encefálico. Em suas atividades profissionais, tem mantido parcerias com vários colaboradores nacionais e internacionais em desenvolvimento de projetos de pesquisa e co-autorias de trabalhos científicos.

Veja mais informações no Somos UFMG

Saúde e Reabilitação no Idoso

Estudo do processo do envelhecimento, tanto a senescência quanto a senilidade, em reabilitação com enfoque na capacidade funcional e motora.

Leani Souza Máximo Pereira

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciencias Medicas de Minas Gerais (1978), mestrado (1995) doutorado (2003) em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós doutorado no The George Institute for Global Health-Sydney University, Australia.. Atualmente é professora e orientadora do Programa Stricto Sensu de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: performance motora e funcional humana, saúde e reabilitação do idoso e inflamação e dor em reabilitação. Bolsista de Produtividade do CNPq Atuou na área assistêncial hospitalar durante 9 anos em um Hospital de Geriatria e Reabilitação. Editora da Area da Revista Brasileira de Fisioterapia por 12 anos. Lider do grupo de pesquisa/CNPq Estudos sobre Envelhecimento em Fisioterapia. (Texto informado pelo autor)

 

Marcella Guimarães Assis

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1983), especialização em Saúde Pública pela Escola de Saúde de Minas Gerais (1985), especialização em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2001), especialização em Ativação de Processos de Mudança pela Fundação Osvaldo Cruz (2006) e Doutorado em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). É professora titular do Departamento de Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase no processo de envelhecimento, priorizando as temáticas do Desempenho Funcional, Cognição e Envelhecimento Ativo. É orientadora do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, área de concentração Saúde e Reabilitação do Idoso, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional UFMG. Atualmente é Diretora de Políticas de Extensão da UFMG. É membro dp corpo editorial da Revista de Geriatria e Gerontologia e Revisora dos periódicos: Revista Brasileira de Fisioterapia, Revista de Terapia Ocupacional da USP, Cadernos de Terapia Ocupacional, Dementia & Neuropsychologia. Presidente da Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, seção Minas Gerais, biênio 2012-2014.

Veja mais informações no Somos UFMG

Daniele Sirineu Pereira

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorado pela mesma instituição. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área de Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria. É membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação / UNIFAL-MG, do Programa de Pós-Graduação Biociências Aplicadas à Saúde / UNIFAL-MG. Atua nas linhas de pesquisa Saúde e Reabilitação no Idoso; Processo de avaliação, prevenção e reabilitação nas disfunções musculoesqueléticas e do envelhecimento, com ênfase nos temas: capacidade funcional, biomarcadores do envelhecimento, inflamação e dor em reabilitação, sarcopenia, fragilidade, depressão, quedas, dor lombar, osteoartrite e programas de treinamento em idosos. É pesquisadora colaboradora do estudo multicêntrico BACE ? Back Complaints in Elderly. Apresenta experiência nas áreas clínicas em gerontologia e geriatria, ortopedia e reumatologia. Atuou na área assistencial no Centro de Referência do Idoso do Hospital das Clínicas/UFMG. (Texto informado pelo autor)