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Estrutura Curricular

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Metodologia da Pesquisa - EFI815

Nível: Mestrado 
Carga Horária: 60h
Créditos: 4

Ementa

Estudo do processo que caracteriza uma investigação científica, bem como os tipos de investigação mais comuns na área das ciências do esporte.  Espera-se, através do conteúdo desta disciplina, que o aluno possa elaborar um trabalho científico com todos os seus componentes e ser capaz de realizar uma leitura crítica de artigos científicos no que diz respeito aos seus aspectos metodológicos.

Programa

  • Conceitos teóricos básicos 
    1. Ciência: Conceito, critérios, processo, desenvolvimento;
    2. Pesquisa: Conceito, critérios, processo, desenvolvimento;
    3. Método científico; 
    4. Teoria, modelo, conceito e formas de definição.
  • Formas e estratégias de pesquisa
    1. Pesquisa descritiva; 
    2. Pesquisa causal-comparativa; 
    3. Pesquisa experimental; 
    4. Pesquisa de avaliação/ Pesquisa curricular; 
    5. Pesquisa de ação.
  • Planejamento de um projeto de pesquisa 
    1. Componentes de um plano de pesquisa; 
    2. Fases da pesquisa; 
    3. Seleção e determinação do problema; 
    4. Formulação de hipótese; 
    5. Formas de operacionalização; 
    6. Determinação dos instrumentos de pesquisa; 
    7. Técnicas de seleção da amostra; 
    8. Determinação do procedimento da análise estatística.

Bibliografia
AMERICAN MEDICAL ASSOCIATION. Manual of Style - a guide for authors and editors. 9th ed. Williams & Wilkins Co. Baltimore, MA, USA, 1998 THOMAS, J. R.; NELSON, J.K.; SILVERMAN, S.J. (2005). Research methods in physical activity. 5rd ed. Human Kinetics, Champaign, IL, USA.

Metodologia de Iniciação Esportiva - ESP821

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 30h
Créditos: 2

Ementa

A abordagem teórico-prática dos procedimentos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem-treinamento aplicados a iniciação esportiva nas diferentes formas de expressão do esporte. Estudos dos processos pedagógicos para o ensino das modalidades esportivas com ênfase nos jogos esportivos coletivos. Formas e modelos de avaliação do rendimento técnico-tático. Os processos da aprendizagem motora ao treinamento técnico e do desenvolvimento da capacidade de jogo ao treinamento tático.

Bibliografia
GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (1995). O ensino dos jogos desportivos coletivos. Porto. Portugal. Centro de Estudos dos Jogos Esportivos: Editora Universidade do Porto. GRAÇA,A.; MESQUITA, I. Ensino do desporto. In: TANI, G.; BENTO, J.O.; PETERSEN, R.D.S (Eds.). Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro;Guanabara Koogan, 2006. p. 207-218 GRECO, P.J.; SILVA,S.A. O treinamento da coordenação motora. Capítulo 8. In: SAMULSKI, D.; MENZEL, H.J.; PRADO, L.S. Treinamento esportivo. Rio de janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2013, p. 183-216.. KRÖGER, G; ROTH, K.: Escola da Bola. Um abc para iniciantes. Ed. Phorte. São Paulo. 2002. GRIFFIN, L.L.; MITCHELL, S.A.; OSLIN, J.L. Teaching sport concepts and skills: a tactical approach. Champaign. Londres, 1997. GRAÇA, A. S.; MESQUITA, I. R. A investigação sobre os jogos desportivos: ensinar e aprender as habilidades do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, n.2, v.5, p.67-79, 2002. HARRISON, J. M.; BLAKEMORE, C. L.; RICHARDS, R. P., OLIVER, J., WILKINSON, C.; FELLINGHAM, G. The Effects of Two Instructional Models?Tactical and Skill Teaching?on Skill Development and Game Play, knowledge, self-efficacy, and student perceptions in volleyball. Physical Educator, n.4, v.61, p.186-199, 2004.

Metodologia do Treinamento Esportivo - ESP820

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Ementa

A disciplina objetiva, discutir a metodologia do treinamento esportivo, seus princípios, conteúdos do desenvolvimento, periodização e avaliação esportiva do rendimento. Estuda novas tecnologias de registro, analise e controle da carga e fatores que interferem na performance do individuo em diferentes modalidades esportivas.

Bibliografia
AMADIO, A C., BARBANTI, V. J. 2000. A Biodinâmica Do Movimento Humano e suas Relações Biodisciplinares. São Paulo: Estação Liberdade. BOMPA, T. O. 2001. A Periodização no Treinamento Esportivo. São Paulo: Ed. Manole. BROOKS, D. 2000. Manual do Personal Trainer. Porto Alegre: Ed. Artmed. BURRELL, L. 1998. Sports Speed: #1 Program for Athletes. Champaign: Human Kinetics. CAVANAGH, P. R. 1990. Biomechanics of Distance Running. Champaign: Human Kinetics. FLECK, S. J., KRAEMER, W. J. 1999. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular. Porto Alegre: Ed. Artmed. GRANELL, J. C., CERVERA, V. R. 2001. Teoria e Planificación Del Entrenamiento Deportivo. Baecelona: Editorial Paidotribo. HOLLMANN, W., HETTINGER, T. 2000. Sportmedizin: Grundlagen fur Arbeit, Training und Praventivmedizin. Stuttgart: Schattauer. JANSSEN, P. 2001. Lactate Threshold Training. Champaign: Human Kinetics. KREIDER, B. R., FRY, A C., O?TOOLE, M. L. 1998. Overtraining in Sport. Champaign: Human Kinetics. MacDOUGALL, J. D., WENGER, H. A., GREEN, H. J. 1997. Physiological Testing of the High-Performance Athlete. Champaign: Human Kinetics. MAGLISCHO, E. W. 1999. Nadando Ainda Mais Rápido. São Paulo: Ed. Manole Ltda. MARTIN, D., CARL, K., LEHNERTZ, K. 2001. Manual de Metodología del Entreinamiento Deportivo. Barcelona: Editorial Paidotribo. McARDLE, W.D.; KATCH, F.I.; KATCH, V.L. 1996. Exercise Phisiology: Energy, Nutrition and Human Performance. Baltimore: Williams & Wilkins. MULLER, E., ZALLINGER, G., LUDESCHER, F. 1999. Science in Elite Sport. London: E & FN SPON. POWERS, S. K., HOWLEY, E. T.2000. Fisiologia do Exercício: Teoria e Aplicação ao Condicionamento e Desempenho. São Paulo: Ed. Manole Ltda. PUBLICAÇÕES INDESP. 1999. Novos Conceitos em Treinamento Esportivo CENESP-UFMG. Brasilia: Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto. SZMUCHROWSKI, L.A. 1997. Método de Registro e Análise das Sobrecargas de Treinos: Temas Atuais em Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Health. VERKHOSHANSKI, Y. V. 2001. Treinamento Desportivo: Teoria e Metodologia. Porto Alegre: Ed. Artmed. VIRU, A., VIRU, M. 2001. Biochemical Monitoring of Sport Training. Champaign: Human Kinetics. WEINECK, J. 1999. Treinamento Ideal. São Paulo: Ed. Manole Ltda. WEINECK, J. 2000. Biologia do Esporte. São Paulo: Ed. Manole Ltda. WEINECK, J. 2000. Futebol Total. São Paulo: Phorte Editora. WILMORE, J. H., COSTILL, D. L. 2001. Fisiologia do Esporte e do Exercício. São Paulo: Ed. Manole Ltda. ZATSIORSKY, V. M. 1999. Ciência e Prática do Treinamento de Força. São Paulo: Phorte Editora.

Métodos de Controle do Rendimento - ESP803

Nível: Mestrado
Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Ementa

A disciplina visa o estudo dos métodos de diagnostico, prognostico, controle e otimização do processo de condução e regulação do treinamento e da competição esportivos. Serão apresentados ainda fundamentos teóricos do controle de rendimento, bem como executados testes de rendimento físico, testes técnico-táticos e testes psicológicos, biológicos, fisiológicos e biomecânicos.

Bibliografia
BARBANTI, V. 1996. Treinamento Físico: Bases Científicas. CLR Balieiro. WEINECK, J. 2000. Biologia do Esporte. São Paulo: Ed. Manole Ltda. SZMUCHROWSKI, L.A. 1997. Método de Registro e Análise das Sobrecargas de Treinos: Temas Atuais em Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Health. VERKHOSHANSKI, Y. V. 2001. Treinamento Desportivo: Teoria e Metodologia. Porto Alegre: Ed. Artmed. VIRU, A., VIRU, M. 2001. Biochemical Monitoring of Sport Training. Champaign: Human Kinetics.

Métodos em Biomecânica - ESP829

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 30h
Créditos: 2

Ementa

Estudo dos métodos biomecânicos: Cinemetria, Dinamometria, Eletromiografia. Através do conhecimento dos princípios da medição de variáveis biomecânicas, os sinais e os erros de medição devem ser interpretados adequadamente e as diferenças entre diferentes métodos de medição devem ser avaliados. Por meio do conhecimento de métodos de tratamento de sinais, como por exemplo, a utilização de filtros e algoritmos de alisamento, os erros de medição provenientes dos princípios de medição e da avaliação devem ser minimizados. Os alunos devem conhecer os programas específicos para a medição e analise dos dados e adquirir a capacidade de manusear os sistemas de aquisição e processamento de dados biomecânicos.

Bibliografia
Jerrold, H. Zar. Biostatistical Analysis, Pearson Prentice Hall, 2010. Stacey, B., Kelvin, E. Munro's Statistical Methods for health care research; Lippincott Williams & Wilkins; 2012. Douglas C. Montgomery. Design and analysis of experiments; John Wiley & Sons; 2005. Nigel A. S. Taylor; Herbert Groeller. Physiological Bases of Human Performance during Work and Exercise. Churchill: Elsevier, 2008.

Prática Docente - EFI820

Nível: Mestrado
Carga Horária: 30h
Créditos: 2

Ementa

A disciplina destina-se a oferecer a oportunidade da pratica docente aos alunos da pós-graduação, através de sua participação em sala de aula no curso de graduação, sob a estreita supervisão do professor orientador.

Bibliografia
BIREAUD, Annie. Os métodos pedagógicos no Ensino Superior. Porto: Porto Ed, 1995. CANDAU, Vera Maria. Universidade e formação de professores: que rumos tomar? In: Magistério, construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997. PERRENOUD, Philippe. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Ed., 1995. VEIGA, Ilma Passos ª (org.) Didática: o ensino e suas relações. Campina-SP: Papirus, 1996.

Princípios de Bioestatística - EST814

Nível: Mestrado
Carga Horária: 60h
Créditos: 4

Ementa

Estatística descritiva. Elementos de probabilidade. Inferência estatística: intervalo de confiança e testes de hipótese. Testes estatísticos clássicos: qui-quadrado, o "t" para uma e duas amostras de regressao linear simples e correlação. Analise de variância.

Bibliografia
THOMAS JR & NELSON JK (1996). Research methods in physical activity. 3a. ed.Human Kinetics.486 pp. Champaign, USA. SAMPAIO, IBM (1998). Estatística aplicada à experimentação animal. 1a. ed. Fundação de Ensino e Pesquisa em Medicina Veterinária e Zootecnia. 221p.il. Belo Horizonte, Brasil.

Psicologia do Esporte - ESP813

Níveis: Mestrado e Doutorado
Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Ementa
Esta disciplina visa estudar os conceitos básicos da regulação psíquica do comportamento humano, analisar e refletir sobre processos cognitivos, motivacionais, afetivo-emocionais e sociais no contexto esportivo e ensinar aos alunos como aplicar esses conhecimentos na área de treinamento esportivo.

Bibliografia
BRITO, A. P. - Investigação em Psicologia do desporto. In: BENTO, J., MARQUES, A. As ciências do desporto e a prática desportiva. Vol. 1, Universidade do Proto, 147 - 168, 1991. FEIJÓ, O. G. - Corpo e movimento: uma psicologia para o esporte. Editora Shape, Rio de Janeiro, 1992. SAMULSKI, D. - Psicologia do Esporte: Intervenção prática. Revista Paulista de Educação Física, 2 (3), 35-37, 1988. SAMULSKI, D. Esporte e desenvolvimento da personalidade. Revista Brasileira de Ciências e Movimento, 5 (3): 24-28, 1991. SAMULSKI, D. Psicologia do Esporte na Repuública Federal da Alemanha. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 3 (4): 42-50, 1989. SAMULSKI, D. - Análise das técnicas de automotivação no esporte de alto rendimento. Revista Brasileira de Ciências e Moviemento, 1988, 3, 33-38. SAMULSKI, D. Psicologia do Esporte: teoria e aplicação prática. Imprensa Universitária - UFMG, Belo Horizonte, 1992. SAMULSKI, D., CHAGAS, M. H. - Análise do stress psíquico na competição em jogadores de futebol de campo das categorias infantil e juvenil. Revista Brasileira de Ciências e Movimento. 6 (04): 12-18, 1992. SERPA, S. Psicologia social do desporto: evolução e perspectivas. In: BENTO, J., MARQUES, A. - As ciências do desporto e a prática desportiva. Vol. 1, Universidade do Porto, 1991. SINGER, R.N.; MURPHEY, M.; TENNANT, L.K. Handbook of research on sport psychology. New York: Macmillan publishing company, 1993. BAUMANN, S. Psychologie im Sport. Aachen: Meyer & Meyer Verlag, 1993. GABLER, H.; NITSCH, J.R.; SINGER, R. Einführung in die Sportpsychologie. Teil 2: Anwendungsfelder. Schodorf: Hofmann, 1993. NITSCH, J.R.; SEILER, R. Motivation, Emotion, Stress. Sankt Augustin: Academia Verlag, 1993.

Psicologia do Esporte II - Investigações no Estresse Esportivo - ESP 837

Nível: Mestrado
Carga Horária: 45h
Créditos: 3

Ementa

A disciplina objetiva analisar os processos cognitivos e psicossociais relacionados a linha de estresse psíquico, recuperação, over training e síndrome do burnout em indivíduos inseridos direta ou indiretamente com o meio ambiente esportivo. A disciplina também aborda  a construção e validação de instrumentos e testes psicométricos de avaliação destas variáveis.

Bibliografia
SAMULSKI, D. Psicologia do Esporte: um manual para Educação Física, psicologia e fisioterapia. Barueri: Manole, 2009. WEINBERG, R. S. & GOULD D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. COHEN, M. Medicina do esporte. Barueri: Manole, 2008. BECKER, B. & SAMULSKI, D. Manual de treinamento psicológico para o esporte. Rio Grande do Sul: Edelbra, 1998. DAVIDOFF, L. Introdução à Psicologia. 3ª Makron Brooks. São Paulo, 2001. KELLMAN, M.; KALLUS, K.W.; SAMULSKI, D.; COSTA, L.; SIMOLA, R. Questionário de Estresse e Recuperação para Atletas. Belo Horizonte: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, 2009. GREENBERG, J.G. Administração do Estresse. 6ª ed. São Paulo: Manole, 2002. MACHADO, A. Especialização esportiva precoce. Jundiai: Fontoura, 2008. MELLO, M.T. & TUFIK, S. Atividade física, exercício físico e aspectos psicobiológicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. SEGATO, L. et al. Estresse psicológico de velejadores de alto nível esportivo em competição. Motriz. [online]. 2010, vol.6, n.3, pp. 53-62. ISSN 1646-107X. VIEIRA, L.F.; BOTTI, M.; VIEIRA, J.L.L.. Ginástica rítmica: análise dos fatores competitivos motivadores e estressantes da Seleção Brasileira Juvenil. Acta Sci. Health Sci. 27(2): 207-215, 2005. NOCE, F.; SAMULSKI, D. Análise do estresse psíquico em atacantes no voleibol de alto nível. Revista paulista de Educação Física. 16(2): 113-29, 2002.

Seminário de Dissertação - EFI807

Nível: Mestrado
Carga Horária: 30h
Créditos: 2

Ementa
Elaboração do projeto de dissertação: avaliação do problema e possibilidades de execução, relevância, fundamento teórica e estruturação.

Conteúdo

  • Seleção e definição de problema de pesquisa;
  • Discussão de conteúdos científicos e éticos a serem considerados na elaboração do Projeto de Dissertação;
  • Apresentação de relatório de defesas de dissertação;
  • Apresentação e discussão de dissertação e teses desenvolvidas por profissionais da área de concentração e áreas afins;
  • Apresentação e discussão de temas selecionados de área de Treinamento Esportivo;
  • Apresentação final do Projeto de dissertação.

Avaliação

  • Apresentação do problema de pesquisa: 20 pontos;
  • Apresentação dos relatórios de defesa de dissertação: 20 pontos;
  • Apresentação de temas selecionados de área de concentração: 20 pontos;
  • Apresentação de Projeto de Dissertação: 40 pontos.

Bibliografia
THOMAS JR & NELSON JK (1996). Research methods in physical activity. 3a ed. Human Kinetics. 485 p.il.USA. SAMPAIO IBM (1998). Estatística aplicada à experimentação animal. 1a. ed. Fundação de Ensino e Pesquisa em Medicina Veterinária e Zootecnia - UFMG.221 p.il. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.