Termorregulação, Metabolismo e Fadiga no Exercício e no Treinamento | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Linhas de Pesquisa

  • Análise de métodos para o desempenho humano e esportivo

    André Gustavo Pereira de Andrade

    Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Treinamento Esportivo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Zootecnia na área de Concentração Genética e Melhoramento Animal pela UFMG (2009) além de ter cursado especialização em Estatística e Matemática pela UFLA(2009) e fez pós-doutorado em Ciências do Esporte na UFMG. Atualmente cursa graduação em Educação Física. Possui interesse na área de Estatística aplicada aos principais delineamentos experimentais na Educação Física, bem como a Biomecânica atuando principalmente nos seguintes temas: análise do padrão de movimento, redes neurais artificiais, análise de séries temporais e variabilidade do padrão de movimento. Atualmente leciona na UFMG as disciplinas de Biomecânica e Estatística aplicada às Ciências do Esporte.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Bruno Pena Couto

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Fernando Vítor Lima

    Possui mestrado em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física (1996) e doutorado em Ciência do Deporto pela Universidade do Porto (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em treinamento esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: musculação, treinamento, força e esteróides anabolizantes.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Leszek Antoni Szmuchrowski

    Possui doutorado em Ciências do Treinamento Esportivo pela Academia de Educação Física de Varsóvia (1995). Membro do Departamento de Esportes da EEFFTO da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 1984. Atualmente ocupa o cargo de Professor Titular da UFMG no curso de Educação Física: Mestrado e Doutorado em Ciências do Esporte e em Bioengenharia: Mestrado e Doutorado. Diretor do Centro de Treinamento Esportivo EEFFTO da UFMG. Supervisor de Atletismo do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG - CTE. Coordenador do Laboratório de Avaliação da Carga (LAC) da UFMG, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Carga do Treinamento e Treinamento com Vibrações Mecânicas. Colabora com o Comitê Olímpico Brasileiro na preparação física de atletas das seleções brasileiras. Tem experiência como treinador (atletas olímpicos). Criador de novas tecnologias em treinamento esportivo.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Mauro Heleno Chagas

    Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Sportwissenschaft - Goethe Universität Frankfurt am Main (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Esportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: flexibilidade, alongamento muscular, treinamento na musculação, duração da repetição e desempenho motor.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Pablo Juan Greco

    Graduação em Educação Física no Instituto Nacional de Educação Física (INEF), de Buenos Aires, Argentina (1973). Curso de Entrenador Nacional de Handball no Instituto Nacional de Deportes (IND) de Buenos Aires, Argentina (1975). Mestrado em Ciencias do Esporte, realizado no Institut fuer Sport und Sportwissenschaft (ISSW) da Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1986), na R.F. Alemanha. Doutorado em Educação na área de concentração Psicologia Educacional, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-Brasil) (1995). Pós-doutorado na Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) na área de Ciências do Movimento Humano. É professor titular na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pertencente ao Departamento de Esportes e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Esporte. Coordenador do Centro de Estudos de Cognição e Ação (CECA) na EEFFTO/UFMG. Pesquisador na área de Cognição e Ação, em temas do Treinamento Esportivo, Pedagogia do Esporte e Treinamento Esportivo. As linhas de investigação se relacionam com os Métodos de Ensino-Aprendizagem-Treinamento nos Jogos Esportivos Coletivos (Handebol, Voleibol, Futsal, Futebol, Basquetebol etc.), Treinamento Técnico e Treinamento Tático nos Jogos Esportivos Coletivos, Capacidades Coordenativas, Validação de Testes (Psicometria) relacionada com Conhecimento Tático (Declarativo e Processual) e Processos Cognitivos nos Esportes.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Reginaldo Gonçalves

    Doutor em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da UFMG (2011). Mestre em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Professor Adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e prescrição de treinamento físico e musculação para promoção da saúde em adultos e crianças, treinamento para corredores de meio fundo e fundo e de ciclistas amadores e profissionais.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Varley Teoldo da Costa

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003). Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG na área de Psicologia do Esporte (2011). É Membro das Juntas Diretivas da Sociedade Iberoamericana de Psicología del Deporte (SIPD), da Sociedade Sul-Americana de Psicologia do Esporte (SOSUPE) e da Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte (SOBRAPE). Coordenador do Laboratório de Psicologia do Esporte LAPES-CENESP-UFMG. Na graduação é professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, onde ministra atualmente as disciplinas: Fundamentos da Psicologia do Esporte I e II e Futebol de Campo II. Na Pós-Graduação é professor no programa de Ciência do Esporte. Foi treinador de futsal e futebol de campo por 12 anos initerruptos (1996-2008). Organizador do Programa Caça Talentos no Futebol (2011) e do Programa Futebol Minas pela Paz (2013). Desenvolve trabalhos científicos nas áreas de Psicologia do Esporte, Futebol de Campo e Futsal.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Eduardo Mendonça Pimenta

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), DEA em Fisiologia do Exercício - Universidad de Léon (2009) e Doutorado em Programa de Actividade Física e Deportes. - Universidad de Léon (2012). Atualmente é Professor Adjunto I Universidade Federal de Minas Gerais, Na graduação é professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (www.eeffto.ufmg.br). Na Pós Graduação é professor no programa de Ciência do Esporte da UFMG. Fisiologista do Departamento de Futebol Profissional do Cruzeiro Esporte Clube, Fisiologista da Seleção Brasileira de Futebol Masculino Sub-20.

    Gibson Moreira Praça

    Professor Adjunto no Departamento de Esportes da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Membro do Centro de Estudos de Cognição e Ação - CECA. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: métodos e modelos de ensino dos esportes coletivos; análise de jogo em Futebol e Futsal; pequenos Jogos no Futebol. Atuação profissional relacionada ao treinamento técnico-tático e a avaliação do desempenho no Futebol. 

    Marcos Daniel Motta Drumond

    Doutor em Ciências do Esporte (UFMG) e Mestre em Ciências do Esporte (UFMG), possui Especialização em Fisiologia do Exercício (UVA), graduação em Nutrição (UNI-BH) e graduação em Educação Física (UFMG). Atualmente é professor do curso de graduação em Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

    Juan Carlos Pérez Morales

    Possui graduação em Cultura Física e Esportes pela Universidade Incca da Colômbia. Especialista em Administração Esportiva pela Fundação Universitária da Área Andina. Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), área de concentração Treinamento Esportivo. Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Experiência no processo de ensino-aprendizagem-treinamento nos jogos esportivos coletivos (basquetebol) da iniciação ao alto rendimento. Experiência como professor de educação física no ensino médio e como docente no ensino superior. Professor adjunto na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Membro pesquisador no Centro de Estudos em Cognição e Ação do Centro de Excelência Esportiva da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Experiência na gestão de políticas públicas na área de programas esportivos sociais, esporte escolar, eventos esportivos e atividade física e saúde.

  • Aspectos psicobiológicos do desempenho humano

    Franco Noce

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM - 2010). Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da UFMG. É membro do Managing Council da ISSP (2013-2017) e membro do conselho editorial de diversos periódicos científicos. Tem experiência na área de Educação Física e Psicologia do Esporte, atuando principalmente com o esporte de alto desempenho. Destacam-se a preparação da Equipe de Futebol de Campo da Arábia Saudita (Copa do Mundo Alemanha 2006), Comitê Paraolímpico Brasileiro (Paraolimpíadas Atenas 2004 e Pequim 2008), Sada/Cruzeiro (2009-2010) e diversas outras seleções nacionais (voleibol, tênis, futebol).

    Veja mais informações no Somos UFMG.

    Danusa Dias Soares

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), tendo realizado estágio de doutoramento sanduíche no INSERM- U471- Institute National de la Santé et de la recherche medicale em Bordeaux, França, no ano de 2002. É Professora Titular de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Ciências do Esporte na EEFFTO-UFMG. do qual foi coordenadora no periodo de julho 2012-2014. Co-orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga, metabolismo, termorregulação, neurotransmissão no exercício, treinamento, obesidade e atividade física e saúde.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Guilherme Menezes Lage

    Bacharel em Educação Física (1999), especialista em Treinamento Esportivo (2001), mestre em Educação Física (2005) e doutor em Neurociências pela UFMG (2010). É professor Adjunto I da UFMG. É pesquisador do: 1) Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM) da UFMG; 2) Grupo de Pesquisa em Ensino, Controle e Aprendizagem na Performance Musical da UFMG (ECAPMUS); (3) Laboratórios Integrados de Neurospicologia (LINEU) (UFMG-USP-UFRJ-UFRBA). Tem experiência no estudo do Comportamento Motor, atuando principalmente no estudo do controle manual por meio (1) da análise neurocomportamental dos fatores que interferem na aprendizagem motora (ex., interferência contextual); (2) da análise anátomo-funcional de áreas e hemisférios cerebrais; (3) da associação com aspectos neuropsicológicos e genéticos. É membro da 1) Sociedade Brasileira de Comportamento Motor, 2) Sociedade Brasileira de Neuropsicologia e 3) North American Society for Sport Psychology and Physical Activity (NASPSPA).

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Luciano Sales Prado

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutorado em Ciências Sociais - Ciências do Esporte - Universitat Konstanz (1996). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga crônica, fadiga aguda, fisiologia do exercício pediátrico e treinabilidade, calor e termorregulacao.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Samuel Penna Wanner

    Concluiu o curso graduação em Educação Física (2003) e o curso de mestrado em Educação Física (área de concentração: Treinamento Esportivo; 2006) ambos pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO/UFMG). Na seqüência, cursou o doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e obteve o título de doutor em 2010. Realizou estágio de doutorado sanduíche no Laboratório de Inflamação Sistêmica (Phoenix, AZ, EUA) no periodo compreendido entre setembro de 2008 a outubro de 2009. Atualmente é Professor Adjunto 1 do Departamento de Educação Física, EEFFTO/UFMG, na área de Fisiologia do Exercício. Participou em diversos projetos de pesquisa voltados para o estudo da fadiga, das vias neurais e dos neurotransmissores envolvidos no controle dos ajustes cardiovasculares e termorregulatórios induzidos pelo exercício físico. Além disso, possui experiência no estudo de diferentes modelos de inflamação sistêmica tanto ratos ou em camundongos.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Herbert Ugrinowitsch

    Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1986), especialização em voleibol pela Universidade de São Paulo (1987), foi técnico de voleibol, possui Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1997), Doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado na Universidade de Queensland Austrália (2006-2007). É Professor da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2003, atualmente Associado I. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (PPGCE) da UFMG (2008-2012) e co-coordenador do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM) da UFMG. Vice-Diretor da EEFFTO a partir de 01/10/2013. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento Motor e Voleibol.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Marco Túlio de Mello

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia- UFU (1989), especialização em Educação Física para Pessoas com Necessidades Especiais pela UFU, Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (1997) e Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007) e pela Universidade Federal de São Paulo UNIFESP (2009). É Professor Associado II do Departamento de Esportes, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Sono, Distúrbios do Sono, Sonolência, Fadiga, Acidentes, Fisiologia do Esforço e Treinamento Desportivo. É orientador de mestrado e doutorado pelos programas de pós-graduação da UFMG e UNIFESP. Também é Diretor do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (CEPE) e do Centro Multidisciplinar em Sonolência e Acidentes (CEMSA). É membro do INAPSS/IPC (Rede Internacional de Pesquisa em Ciência do Esporte Paraolímpico, vinculado ao Comitê Paraolímpico Internacional) e Coordenador da área de Ciência e Tecnologia da Academia Paraolímpica Brasileira (APB), do Comitê Paraolímpico Brasileiro. Atualmente é membro efetivo/titular da Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente do Conselho Nacional de Transito - CONTRAN e Membro Titular do Comitê de Assessoramento da área de Educação Física, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq, do Governo Federal.

    Varley Teoldo da Costa

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003). Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG na área de Psicologia do Esporte (2011). É Membro das Juntas Diretivas da Sociedade Iberoamericana de Psicología del Deporte (SIPD), da Sociedade Sul-Americana de Psicologia do Esporte (SOSUPE) e da Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte (SOBRAPE). Coordenador do Laboratório de Psicologia do Esporte LAPES-CENESP-UFMG. Na graduação é professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, onde ministra atualmente as disciplinas: Fundamentos da Psicologia do Esporte I e II e Futebol de Campo II. Na Pós-Graduação é professor no programa de Ciência do Esporte. Foi treinador de futsal e futebol de campo por 12 anos initerruptos (1996-2008). Organizador do Programa Caça Talentos no Futebol (2011) e do Programa Futebol Minas pela Paz (2013). Desenvolve trabalhos científicos nas áreas de Psicologia do Esporte, Futebol de Campo e Futsal.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Cândido Celso Coimbra

    Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (1982). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Exercício e Regulação Autonômica do Metabolismo Intermediário, Termorregulação e Metabolismo. Atua principalmente nos seguintes temas: Fisiologia do Exercício e Regulação Autonômica do Metabolismo Intermediário (Glicemia, Secreção de Insulina e Mobilização de Ácidos Graxos Livres do Tecido Adiposo, resposta metabolica ao estresse). Atua como orientador de mestrado e doutorado nos seguintes programas de Pós-Graduação: 1. Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia (ICB-UFMG); 2. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (EEFFTO-UFMG).

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Andressa Silva Mello

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Cruz Alta (2005), Especialização em Fisioterapia Musculoesquelética (2006), Especialização em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica (2007), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2009), Doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, na área de Ortopedia, Traumatologia e Esportiva. Pesquisadora do Centro de Estudo em Psicobiologia e Exercício (2005-2014), Membro da Academia Paralimpica Brasileira do Comitê Paralímpico Brasileiro, atuando como pesquisadora e Fisioterapeuta desde 2007. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em ortopedia e traumatologia, fisioterapia esportiva, esporte paralímpico, reumatologia. Professora Adjunta I do Departamento de Esportes da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da Universidade Federal de Minas Gerais.

    Maicon Rodrigues Albuquerque

     

    Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), Mestrado em Ciências do Esporte - UFMG e Doutorado em Medicina Molecular - UFMG. Foi professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (2013 - 2016). Atualmente é professor Adjunto II do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador de mestrado e doutorado dos programas de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (UFMG) e Educação Fisica (UFV / UFJF). Membro do Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES - UFMG) e do Laboratório de Medicina Molecular (Faculdade de Medicina - UFMG). Têm experiência na área de Educação Física, com ênfase em Esportes de Luta/Taekwondo, Aprendizagem Motora, Psicologia do Esporte e Neurociência.

    Dawit Albieiro Pinheiro Gonçalves

    É Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Educação Física, pós-graduação "lato sensu" em Medicina Desportiva e pós-graduação "stricto sensu" Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Fisiologia. Entre 2013 e 2019, desenvolveu atividades de pós-doutoramento nos Deptos. de Bioquímica e Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) utilizando ferramentas de histologia, bioquímica e biologia celular e molecular para o estudo in vivo: 1) da contribuição da sinalização da insulina/IGF-1 para os efeitos dos agonistas adrenérgicos b2 no metabolismo proteico, tropismo, função e fenótipo de músculos esqueléticos e 2) da relação entre as sinalizações intracelulares envolvidas na atrofia muscular e os efeitos adaptativos musculares do treinamento físico. Em 2015, foi pesquisador visitante no laboratório do Dr. Ronald Kahn no Joslin Diabetes Center (Harvard Medical School, EUA). Entre 2011 e 2016, realizou estágios de doutoramento e pós-doutoramento no laboratório do Dr. Marco Sandri no Venetian Institute of Molecular Medicine (VIMM, Pádua, Itália) e na Università degli Studi di Padova (Itália). Tem experiência na área de Fisiologia Geral, Bioquímica e Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Endocrinologia e Metabolismo, atuando principalmente nos seguintes temas: músculo esquelético, metabolismo proteico, sinalizações intracelulares, exercício físico, modelos de atrofia e hipertrofia muscular e manipulação genética in vitro e in vivo. (Texto informado pelo autor)

  • Termorregulação, Metabolismo e Fadiga no Exercício e no Treinamento

    Área de Concentração: Treinamento Esportivo
    Corpo Docente
    Cândido Celso Coimbra

    Professor lotado no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

    Maria Isabel Toulson Davisson Correia

    Professora colaboradora lotada na Faculdade de Medicina da UFMG.

    Danusa Dias Soares

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), tendo realizado estágio de doutoramento sanduíche no INSERM- U471- Institute National de la Santé et de la recherche medicale em Bordeaux, França, no ano de 2002. É Professora Titular de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Ciências do Esporte na EEFFTO-UFMG. do qual foi coordenadora no periodo de julho 2012-2014. Co-orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga, metabolismo, termorregulação, neurotransmissão no exercício, treinamento, obesidade e atividade física e saúde.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Luciano Sales Prado

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutorado em Ciências Sociais - Ciências do Esporte - Universitat Konstanz (1996). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga crônica, fadiga aguda, fisiologia do exercício pediátrico e treinabilidade, calor e termorregulacao.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Samuel Penna Wanner

    Concluiu o curso graduação em Educação Física (2003) e o curso de mestrado em Educação Física (área de concentração: Treinamento Esportivo; 2006) ambos pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO/UFMG). Na seqüência, cursou o doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e obteve o título de doutor em 2010. Realizou estágio de doutorado sanduíche no Laboratório de Inflamação Sistêmica (Phoenix, AZ, EUA) no periodo compreendido entre setembro de 2008 a outubro de 2009. Atualmente é Professor Adjunto 1 do Departamento de Educação Física, EEFFTO/UFMG, na área de Fisiologia do Exercício. Participou em diversos projetos de pesquisa voltados para o estudo da fadiga, das vias neurais e dos neurotransmissores envolvidos no controle dos ajustes cardiovasculares e termorregulatórios induzidos pelo exercício físico. Além disso, possui experiência no estudo de diferentes modelos de inflamação sistêmica tanto ratos ou em camundongos.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Emerson Silami Garcia

    Graduado em Educação Física pela EEFFTO-UFMG (1974), Especialista em Atletismo pela Johannes Gutenberg Universitat Sportinstitut, Mainz, Alemanha (1975), Especialista em Biomecânica do Esporte pela UFMG (1976), Bolsista do DAAD na German Sports University, Colônia, Alemanha (1991), Mestre em Educação Física pela University of Colorado (1979) e Doutor em Fisiologia do Exercício pela Florida State University (1987). Atualmente é Professor Titular Visitante da Universidade Federal do Maranhão, onde ministra a disciplina Atletismo. Foi professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG de 1975 até março de 2014, tendo sido Diretor da mesma instituição de 2009 a 2013. Ainda atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da UFMG, no qual orienta alunos de doutorado e de mestrado, além de coordenar projetos de pequisa financiados pelo CNPq e pela Fapemig. Participou de comissões e bancas na UFMG e em outras instituições no Brasil e no exterior. É líder, desde a sua criação em 1989, do Grupo de Pesquisa Termorregulação e Mecanismos de Fadiga, cadastrado no CNPq. Publicou diversos artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais. Estes artigos são produto de pesquisas financiadas pelo CNPq., FAPEMIG, FINEP e Ministério do Esporte. Vários projetos de pesquisa são relacionadas a teses e dissertações de alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da UFMG, do qual foi docente desde a sua criação, bem como de outras IES no Brasil e no exterior. É Conselheiro Federal (CONFEF) desde 2008, sendo Presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional desta entidade. Mantém cooperação científica com pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, com publicações internacionais em co-autoria com os mesmos. Atua como consultor de diversos periódicos científicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Esforço, atuando principalmente nos seguintes temas: Desidratação e Reidratação, Metabolismo Energético, Características Genéticas de Atletas, Termorregulação Humana e Fisiologia do Futebol. Tem mantido regularidade na obtenção de verbas para pesquisa de órgãos de fomento há mais de 20 anos. Participou na organização de eventos nacionais e internacionais realizados na UFMG. Foi um dos responsáveis pela elaboração do projeto para obtenção, junto ao Governo do Estado de Minas Gerais e o Ministério do Esporte, dos recursos necessários para a construção do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, dedicado a pesquisas em Ciências Aplicadas ao Esporte, orçado em mais de R$70.000.000,00 (setenta milhões de reais). Sempre teve uma atuação significativa no ensino, na pesquisa, na administração e na extensão na UFMG.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Cândido Celso Coimbra

    Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (1982). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Exercício e Regulação Autonômica do Metabolismo Intermediário, Termorregulação e Metabolismo. Atua principalmente nos seguintes temas: Fisiologia do Exercício e Regulação Autonômica do Metabolismo Intermediário (Glicemia, Secreção de Insulina e Mobilização de Ácidos Graxos Livres do Tecido Adiposo, resposta metabolica ao estresse). Atua como orientador de mestrado e doutorado nos seguintes programas de Pós-Graduação: 1. Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia (ICB-UFMG); 2. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (EEFFTO-UFMG).

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues

    Graduação em Medicina (1972) pela Faculdade de Medicina e Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pelo Instituto de Ciências Biológicas (1984)ambos da pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1992). Professor Titular em Fisiologia do Exercício na UFMG (linha de pesquisa Fadiga, Metabolismo, Controle do Peso Corporal e Termorregulação e Fadiga) (aposentado e recontratado como voluntário). Credenciado como orientador de mestrado e doutorado no programa de Pós Graduação em Ciências do Esporte (Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional) da UFMG. Além disso, é médico e pesquisador no Centro de Referência em Neurofibromatoses do Hospital das Clínicas da UFMG e Membro Titular da Academia Mineira de Medicina. Pesquisador 1C do CNPq. Como cartunista, desde 1973 já publicou alguns milhares de desenhos.

    Maria Isabel Toulson Davisson Correia

    Possui mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Medicina (Cirurgia do Aparelho Digestivo) pela Universidade de São Paulo (2000). Fez pós-doutorado na University of Pittsburgh Medical Center, em 2008 com bolsa da CAPES. É professora titular de Cirurgia da Universidade Federal de Minas Gerais. É orientadora plena do programa de pós-graduação em Nutrição da Faculdade de Enfermagem da UFMG e do programa de pós-graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia, da Faculdade de Medicina da UFMG. É co-editora chefe da revista Nutrition, membro do conselho editorial das revistas Clinical Nutrition, Current Opinion in Metabolic and Nutrition Care, Journal of Parenteral and Enteral Nutrition, Revista Brasileira de Nutrição Clínica, Revista Médica de Minas Gerais e revisora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi coordenadora do serviço de residência de Cirurgia Geral do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG, no período de Agosto de 2006 a Agosto de 2007. Foi mestre do capítulo de Minas Gerais do Colégio Brasileiro de Cirurgiões na gestão de 2006/2007. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Geral e Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: desnutrição, cirurgia e terapia nutricional, com enfoque especial em transplante hepático, câncer, lúpus eritematoso sistêmico, metabolismo e nutrientes específicos como arginina, glutamina, citrulina e probióticos. Extra Medicina, tem como hobby principal a gastronomia, com título de pós-graduação em Haute etude du gout, de la gastronomie et des les arts de la table pela Universidade de Reims em conjunto com a Cordon Bleu (Paris), França (2008/2009). Pratica rotineiramente atividade física, salientando-se: corrida, ciclismo (mountain bike) e natação.

    Dawit Albieiro Pinheiro Gonçalves

    É Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Educação Física, pós-graduação "lato sensu" em Medicina Desportiva e pós-graduação "stricto sensu" Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Fisiologia. Entre 2013 e 2019, desenvolveu atividades de pós-doutoramento nos Deptos. de Bioquímica e Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) utilizando ferramentas de histologia, bioquímica e biologia celular e molecular para o estudo in vivo: 1) da contribuição da sinalização da insulina/IGF-1 para os efeitos dos agonistas adrenérgicos b2 no metabolismo proteico, tropismo, função e fenótipo de músculos esqueléticos e 2) da relação entre as sinalizações intracelulares envolvidas na atrofia muscular e os efeitos adaptativos musculares do treinamento físico. Em 2015, foi pesquisador visitante no laboratório do Dr. Ronald Kahn no Joslin Diabetes Center (Harvard Medical School, EUA). Entre 2011 e 2016, realizou estágios de doutoramento e pós-doutoramento no laboratório do Dr. Marco Sandri no Venetian Institute of Molecular Medicine (VIMM, Pádua, Itália) e na Università degli Studi di Padova (Itália). Tem experiência na área de Fisiologia Geral, Bioquímica e Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Endocrinologia e Metabolismo, atuando principalmente nos seguintes temas: músculo esquelético, metabolismo proteico, sinalizações intracelulares, exercício físico, modelos de atrofia e hipertrofia muscular e manipulação genética in vitro e in vivo. (Texto informado pelo autor)

Termorregulação, Metabolismo e Fadiga no Exercício e no Treinamento

Os estudos propõem projetos de pesquisa que investigam as respostas termorregulatórias, metabólicas e da fadiga, assim como suas interações, no exercício físico e treinamento em diferentes contextos.

Corpo Docente
Cândido Celso Coimbra

Professor lotado no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

Maria Isabel Toulson Davisson Correia

Professora colaboradora lotada na Faculdade de Medicina da UFMG.

Danusa Dias Soares

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), tendo realizado estágio de doutoramento sanduíche no INSERM- U471- Institute National de la Santé et de la recherche medicale em Bordeaux, França, no ano de 2002. É Professora Titular de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Ciências do Esporte na EEFFTO-UFMG. do qual foi coordenadora no periodo de julho 2012-2014. Co-orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga, metabolismo, termorregulação, neurotransmissão no exercício, treinamento, obesidade e atividade física e saúde.

Veja mais informações no Somos UFMG

Luciano Sales Prado

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutorado em Ciências Sociais - Ciências do Esporte - Universitat Konstanz (1996). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga crônica, fadiga aguda, fisiologia do exercício pediátrico e treinabilidade, calor e termorregulacao.

Veja mais informações no Somos UFMG

Samuel Penna Wanner

Concluiu o curso graduação em Educação Física (2003) e o curso de mestrado em Educação Física (área de concentração: Treinamento Esportivo; 2006) ambos pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO/UFMG). Na seqüência, cursou o doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e obteve o título de doutor em 2010. Realizou estágio de doutorado sanduíche no Laboratório de Inflamação Sistêmica (Phoenix, AZ, EUA) no periodo compreendido entre setembro de 2008 a outubro de 2009. Atualmente é Professor Adjunto 1 do Departamento de Educação Física, EEFFTO/UFMG, na área de Fisiologia do Exercício. Participou em diversos projetos de pesquisa voltados para o estudo da fadiga, das vias neurais e dos neurotransmissores envolvidos no controle dos ajustes cardiovasculares e termorregulatórios induzidos pelo exercício físico. Além disso, possui experiência no estudo de diferentes modelos de inflamação sistêmica tanto ratos ou em camundongos.

Veja mais informações no Somos UFMG

Emerson Silami Garcia

Graduado em Educação Física pela EEFFTO-UFMG (1974), Especialista em Atletismo pela Johannes Gutenberg Universitat Sportinstitut, Mainz, Alemanha (1975), Especialista em Biomecânica do Esporte pela UFMG (1976), Bolsista do DAAD na German Sports University, Colônia, Alemanha (1991), Mestre em Educação Física pela University of Colorado (1979) e Doutor em Fisiologia do Exercício pela Florida State University (1987). Atualmente é Professor Titular Visitante da Universidade Federal do Maranhão, onde ministra a disciplina Atletismo. Foi professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG de 1975 até março de 2014, tendo sido Diretor da mesma instituição de 2009 a 2013. Ainda atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da UFMG, no qual orienta alunos de doutorado e de mestrado, além de coordenar projetos de pequisa financiados pelo CNPq e pela Fapemig. Participou de comissões e bancas na UFMG e em outras instituições no Brasil e no exterior. É líder, desde a sua criação em 1989, do Grupo de Pesquisa Termorregulação e Mecanismos de Fadiga, cadastrado no CNPq. Publicou diversos artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais. Estes artigos são produto de pesquisas financiadas pelo CNPq., FAPEMIG, FINEP e Ministério do Esporte. Vários projetos de pesquisa são relacionadas a teses e dissertações de alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da UFMG, do qual foi docente desde a sua criação, bem como de outras IES no Brasil e no exterior. É Conselheiro Federal (CONFEF) desde 2008, sendo Presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional desta entidade. Mantém cooperação científica com pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, com publicações internacionais em co-autoria com os mesmos. Atua como consultor de diversos periódicos científicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Esforço, atuando principalmente nos seguintes temas: Desidratação e Reidratação, Metabolismo Energético, Características Genéticas de Atletas, Termorregulação Humana e Fisiologia do Futebol. Tem mantido regularidade na obtenção de verbas para pesquisa de órgãos de fomento há mais de 20 anos. Participou na organização de eventos nacionais e internacionais realizados na UFMG. Foi um dos responsáveis pela elaboração do projeto para obtenção, junto ao Governo do Estado de Minas Gerais e o Ministério do Esporte, dos recursos necessários para a construção do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, dedicado a pesquisas em Ciências Aplicadas ao Esporte, orçado em mais de R$70.000.000,00 (setenta milhões de reais). Sempre teve uma atuação significativa no ensino, na pesquisa, na administração e na extensão na UFMG.

Veja mais informações no Somos UFMG

Cândido Celso Coimbra

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (1982). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Exercício e Regulação Autonômica do Metabolismo Intermediário, Termorregulação e Metabolismo. Atua principalmente nos seguintes temas: Fisiologia do Exercício e Regulação Autonômica do Metabolismo Intermediário (Glicemia, Secreção de Insulina e Mobilização de Ácidos Graxos Livres do Tecido Adiposo, resposta metabolica ao estresse). Atua como orientador de mestrado e doutorado nos seguintes programas de Pós-Graduação: 1. Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia (ICB-UFMG); 2. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (EEFFTO-UFMG).

Veja mais informações no Somos UFMG

Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues

Graduação em Medicina (1972) pela Faculdade de Medicina e Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pelo Instituto de Ciências Biológicas (1984)ambos da pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1992). Professor Titular em Fisiologia do Exercício na UFMG (linha de pesquisa Fadiga, Metabolismo, Controle do Peso Corporal e Termorregulação e Fadiga) (aposentado e recontratado como voluntário). Credenciado como orientador de mestrado e doutorado no programa de Pós Graduação em Ciências do Esporte (Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional) da UFMG. Além disso, é médico e pesquisador no Centro de Referência em Neurofibromatoses do Hospital das Clínicas da UFMG e Membro Titular da Academia Mineira de Medicina. Pesquisador 1C do CNPq. Como cartunista, desde 1973 já publicou alguns milhares de desenhos.

Maria Isabel Toulson Davisson Correia

Possui mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Medicina (Cirurgia do Aparelho Digestivo) pela Universidade de São Paulo (2000). Fez pós-doutorado na University of Pittsburgh Medical Center, em 2008 com bolsa da CAPES. É professora titular de Cirurgia da Universidade Federal de Minas Gerais. É orientadora plena do programa de pós-graduação em Nutrição da Faculdade de Enfermagem da UFMG e do programa de pós-graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia, da Faculdade de Medicina da UFMG. É co-editora chefe da revista Nutrition, membro do conselho editorial das revistas Clinical Nutrition, Current Opinion in Metabolic and Nutrition Care, Journal of Parenteral and Enteral Nutrition, Revista Brasileira de Nutrição Clínica, Revista Médica de Minas Gerais e revisora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi coordenadora do serviço de residência de Cirurgia Geral do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG, no período de Agosto de 2006 a Agosto de 2007. Foi mestre do capítulo de Minas Gerais do Colégio Brasileiro de Cirurgiões na gestão de 2006/2007. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Geral e Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: desnutrição, cirurgia e terapia nutricional, com enfoque especial em transplante hepático, câncer, lúpus eritematoso sistêmico, metabolismo e nutrientes específicos como arginina, glutamina, citrulina e probióticos. Extra Medicina, tem como hobby principal a gastronomia, com título de pós-graduação em Haute etude du gout, de la gastronomie et des les arts de la table pela Universidade de Reims em conjunto com a Cordon Bleu (Paris), França (2008/2009). Pratica rotineiramente atividade física, salientando-se: corrida, ciclismo (mountain bike) e natação.

Dawit Albieiro Pinheiro Gonçalves

É Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Educação Física, pós-graduação "lato sensu" em Medicina Desportiva e pós-graduação "stricto sensu" Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Fisiologia. Entre 2013 e 2019, desenvolveu atividades de pós-doutoramento nos Deptos. de Bioquímica e Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) utilizando ferramentas de histologia, bioquímica e biologia celular e molecular para o estudo in vivo: 1) da contribuição da sinalização da insulina/IGF-1 para os efeitos dos agonistas adrenérgicos b2 no metabolismo proteico, tropismo, função e fenótipo de músculos esqueléticos e 2) da relação entre as sinalizações intracelulares envolvidas na atrofia muscular e os efeitos adaptativos musculares do treinamento físico. Em 2015, foi pesquisador visitante no laboratório do Dr. Ronald Kahn no Joslin Diabetes Center (Harvard Medical School, EUA). Entre 2011 e 2016, realizou estágios de doutoramento e pós-doutoramento no laboratório do Dr. Marco Sandri no Venetian Institute of Molecular Medicine (VIMM, Pádua, Itália) e na Università degli Studi di Padova (Itália). Tem experiência na área de Fisiologia Geral, Bioquímica e Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Endocrinologia e Metabolismo, atuando principalmente nos seguintes temas: músculo esquelético, metabolismo proteico, sinalizações intracelulares, exercício físico, modelos de atrofia e hipertrofia muscular e manipulação genética in vitro e in vivo. (Texto informado pelo autor)