Termorregulação, Metabolismo e Fadiga no Exercício e no Treinamento | EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Linhas de Pesquisa

  • Análise de métodos para o desempenho humano e esportivo

  • Aspectos psicobiológicos do desempenho humano

  • Termorregulação, Metabolismo e Fadiga no Exercício e no Treinamento

    Área de Concentração: Treinamento Esportivo
    Corpo Docente
    Cândido Celso Coimbra

    Professor lotado no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

    Maria Isabel Toulson Davisson Correia

    Professora colaboradora lotada na Faculdade de Medicina da UFMG.

    Danusa Dias Soares

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), tendo realizado estágio de doutoramento sanduíche no INSERM- U471- Institute National de la Santé et de la recherche medicale em Bordeaux, França, no ano de 2002. É Professora Titular de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Ciências do Esporte na EEFFTO-UFMG. do qual foi coordenadora no periodo de julho 2012-2014. Co-orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga, metabolismo, termorregulação, neurotransmissão no exercício, treinamento, obesidade e atividade física e saúde.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Luciano Sales Prado

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutorado em Ciências Sociais - Ciências do Esporte - Universitat Konstanz (1996). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga crônica, fadiga aguda, fisiologia do exercício pediátrico e treinabilidade, calor e termorregulacao.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Samuel Penna Wanner

    Concluiu o curso graduação em Educação Física (2003) e o curso de mestrado em Educação Física (área de concentração: Treinamento Esportivo; 2006) ambos pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO/UFMG). Na seqüência, cursou o doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e obteve o título de doutor em 2010. Realizou estágio de doutorado sanduíche no Laboratório de Inflamação Sistêmica (Phoenix, AZ, EUA) no periodo compreendido entre setembro de 2008 a outubro de 2009. Atualmente é Professor Adjunto 1 do Departamento de Educação Física, EEFFTO/UFMG, na área de Fisiologia do Exercício. Participou em diversos projetos de pesquisa voltados para o estudo da fadiga, das vias neurais e dos neurotransmissores envolvidos no controle dos ajustes cardiovasculares e termorregulatórios induzidos pelo exercício físico. Além disso, possui experiência no estudo de diferentes modelos de inflamação sistêmica tanto ratos ou em camundongos.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Emerson Silami Garcia

    Graduado em Educação Física pela EEFFTO-UFMG (1974), Especialista em Atletismo pela Johannes Gutenberg Universitat Sportinstitut, Mainz, Alemanha (1975), Especialista em Biomecânica do Esporte pela UFMG (1976), Bolsista do DAAD na German Sports University, Colônia, Alemanha (1991), Mestre em Educação Física pela University of Colorado (1979) e Doutor em Fisiologia do Exercício pela Florida State University (1987). Atualmente é Professor Titular Visitante da Universidade Federal do Maranhão, onde ministra a disciplina Atletismo. Foi professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG de 1975 até março de 2014, tendo sido Diretor da mesma instituição de 2009 a 2013. Ainda atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da UFMG, no qual orienta alunos de doutorado e de mestrado, além de coordenar projetos de pequisa financiados pelo CNPq e pela Fapemig. Participou de comissões e bancas na UFMG e em outras instituições no Brasil e no exterior. É líder, desde a sua criação em 1989, do Grupo de Pesquisa Termorregulação e Mecanismos de Fadiga, cadastrado no CNPq. Publicou diversos artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais. Estes artigos são produto de pesquisas financiadas pelo CNPq., FAPEMIG, FINEP e Ministério do Esporte. Vários projetos de pesquisa são relacionadas a teses e dissertações de alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da UFMG, do qual foi docente desde a sua criação, bem como de outras IES no Brasil e no exterior. É Conselheiro Federal (CONFEF) desde 2008, sendo Presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional desta entidade. Mantém cooperação científica com pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, com publicações internacionais em co-autoria com os mesmos. Atua como consultor de diversos periódicos científicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Esforço, atuando principalmente nos seguintes temas: Desidratação e Reidratação, Metabolismo Energético, Características Genéticas de Atletas, Termorregulação Humana e Fisiologia do Futebol. Tem mantido regularidade na obtenção de verbas para pesquisa de órgãos de fomento há mais de 20 anos. Participou na organização de eventos nacionais e internacionais realizados na UFMG. Foi um dos responsáveis pela elaboração do projeto para obtenção, junto ao Governo do Estado de Minas Gerais e o Ministério do Esporte, dos recursos necessários para a construção do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, dedicado a pesquisas em Ciências Aplicadas ao Esporte, orçado em mais de R$70.000.000,00 (setenta milhões de reais). Sempre teve uma atuação significativa no ensino, na pesquisa, na administração e na extensão na UFMG.

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Cândido Celso Coimbra

    Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (1982). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Exercício e Regulação Autonômica do Metabolismo Intermediário, Termorregulação e Metabolismo. Atua principalmente nos seguintes temas: Fisiologia do Exercício e Regulação Autonômica do Metabolismo Intermediário (Glicemia, Secreção de Insulina e Mobilização de Ácidos Graxos Livres do Tecido Adiposo, resposta metabolica ao estresse). Atua como orientador de mestrado e doutorado nos seguintes programas de Pós-Graduação: 1. Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia (ICB-UFMG); 2. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (EEFFTO-UFMG).

    Veja mais informações no Somos UFMG

    Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues

    Graduação em Medicina (1972) pela Faculdade de Medicina e Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pelo Instituto de Ciências Biológicas (1984)ambos da pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1992). Professor Titular em Fisiologia do Exercício na UFMG (linha de pesquisa Fadiga, Metabolismo, Controle do Peso Corporal e Termorregulação e Fadiga) (aposentado e recontratado como voluntário). Credenciado como orientador de mestrado e doutorado no programa de Pós Graduação em Ciências do Esporte (Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional) da UFMG. Além disso, é médico e pesquisador no Centro de Referência em Neurofibromatoses do Hospital das Clínicas da UFMG e Membro Titular da Academia Mineira de Medicina. Pesquisador 1C do CNPq. Como cartunista, desde 1973 já publicou alguns milhares de desenhos.

    Maria Isabel Toulson Davisson Correia

    Possui mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Medicina (Cirurgia do Aparelho Digestivo) pela Universidade de São Paulo (2000). Fez pós-doutorado na University of Pittsburgh Medical Center, em 2008 com bolsa da CAPES. É professora titular de Cirurgia da Universidade Federal de Minas Gerais. É orientadora plena do programa de pós-graduação em Nutrição da Faculdade de Enfermagem da UFMG e do programa de pós-graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia, da Faculdade de Medicina da UFMG. É co-editora chefe da revista Nutrition, membro do conselho editorial das revistas Clinical Nutrition, Current Opinion in Metabolic and Nutrition Care, Journal of Parenteral and Enteral Nutrition, Revista Brasileira de Nutrição Clínica, Revista Médica de Minas Gerais e revisora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi coordenadora do serviço de residência de Cirurgia Geral do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG, no período de Agosto de 2006 a Agosto de 2007. Foi mestre do capítulo de Minas Gerais do Colégio Brasileiro de Cirurgiões na gestão de 2006/2007. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Geral e Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: desnutrição, cirurgia e terapia nutricional, com enfoque especial em transplante hepático, câncer, lúpus eritematoso sistêmico, metabolismo e nutrientes específicos como arginina, glutamina, citrulina e probióticos. Extra Medicina, tem como hobby principal a gastronomia, com título de pós-graduação em Haute etude du gout, de la gastronomie et des les arts de la table pela Universidade de Reims em conjunto com a Cordon Bleu (Paris), França (2008/2009). Pratica rotineiramente atividade física, salientando-se: corrida, ciclismo (mountain bike) e natação.

    Dawit Albieiro Pinheiro Gonçalves

    É Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Educação Física, pós-graduação "lato sensu" em Medicina Desportiva e pós-graduação "stricto sensu" Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Fisiologia. Entre 2013 e 2019, desenvolveu atividades de pós-doutoramento nos Deptos. de Bioquímica e Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) utilizando ferramentas de histologia, bioquímica e biologia celular e molecular para o estudo in vivo: 1) da contribuição da sinalização da insulina/IGF-1 para os efeitos dos agonistas adrenérgicos b2 no metabolismo proteico, tropismo, função e fenótipo de músculos esqueléticos e 2) da relação entre as sinalizações intracelulares envolvidas na atrofia muscular e os efeitos adaptativos musculares do treinamento físico. Em 2015, foi pesquisador visitante no laboratório do Dr. Ronald Kahn no Joslin Diabetes Center (Harvard Medical School, EUA). Entre 2011 e 2016, realizou estágios de doutoramento e pós-doutoramento no laboratório do Dr. Marco Sandri no Venetian Institute of Molecular Medicine (VIMM, Pádua, Itália) e na Università degli Studi di Padova (Itália). Tem experiência na área de Fisiologia Geral, Bioquímica e Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Endocrinologia e Metabolismo, atuando principalmente nos seguintes temas: músculo esquelético, metabolismo proteico, sinalizações intracelulares, exercício físico, modelos de atrofia e hipertrofia muscular e manipulação genética in vitro e in vivo. (Texto informado pelo autor)

Termorregulação, Metabolismo e Fadiga no Exercício e no Treinamento

Os estudos propõem projetos de pesquisa que investigam as respostas termorregulatórias, metabólicas e da fadiga, assim como suas interações, no exercício físico e treinamento em diferentes contextos.

Corpo Docente
Cândido Celso Coimbra

Professor lotado no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

Maria Isabel Toulson Davisson Correia

Professora colaboradora lotada na Faculdade de Medicina da UFMG.

Danusa Dias Soares

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), tendo realizado estágio de doutoramento sanduíche no INSERM- U471- Institute National de la Santé et de la recherche medicale em Bordeaux, França, no ano de 2002. É Professora Titular de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Ciências do Esporte na EEFFTO-UFMG. do qual foi coordenadora no periodo de julho 2012-2014. Co-orientadora de mestrado e doutorado junto ao programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga, metabolismo, termorregulação, neurotransmissão no exercício, treinamento, obesidade e atividade física e saúde.

Veja mais informações no Somos UFMG

Luciano Sales Prado

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutorado em Ciências Sociais - Ciências do Esporte - Universitat Konstanz (1996). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: fadiga crônica, fadiga aguda, fisiologia do exercício pediátrico e treinabilidade, calor e termorregulacao.

Veja mais informações no Somos UFMG

Samuel Penna Wanner

Concluiu o curso graduação em Educação Física (2003) e o curso de mestrado em Educação Física (área de concentração: Treinamento Esportivo; 2006) ambos pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO/UFMG). Na seqüência, cursou o doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e obteve o título de doutor em 2010. Realizou estágio de doutorado sanduíche no Laboratório de Inflamação Sistêmica (Phoenix, AZ, EUA) no periodo compreendido entre setembro de 2008 a outubro de 2009. Atualmente é Professor Adjunto 1 do Departamento de Educação Física, EEFFTO/UFMG, na área de Fisiologia do Exercício. Participou em diversos projetos de pesquisa voltados para o estudo da fadiga, das vias neurais e dos neurotransmissores envolvidos no controle dos ajustes cardiovasculares e termorregulatórios induzidos pelo exercício físico. Além disso, possui experiência no estudo de diferentes modelos de inflamação sistêmica tanto ratos ou em camundongos.

Veja mais informações no Somos UFMG

Emerson Silami Garcia

Graduado em Educação Física pela EEFFTO-UFMG (1974), Especialista em Atletismo pela Johannes Gutenberg Universitat Sportinstitut, Mainz, Alemanha (1975), Especialista em Biomecânica do Esporte pela UFMG (1976), Bolsista do DAAD na German Sports University, Colônia, Alemanha (1991), Mestre em Educação Física pela University of Colorado (1979) e Doutor em Fisiologia do Exercício pela Florida State University (1987). Atualmente é Professor Titular Visitante da Universidade Federal do Maranhão, onde ministra a disciplina Atletismo. Foi professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG de 1975 até março de 2014, tendo sido Diretor da mesma instituição de 2009 a 2013. Ainda atua como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da UFMG, no qual orienta alunos de doutorado e de mestrado, além de coordenar projetos de pequisa financiados pelo CNPq e pela Fapemig. Participou de comissões e bancas na UFMG e em outras instituições no Brasil e no exterior. É líder, desde a sua criação em 1989, do Grupo de Pesquisa Termorregulação e Mecanismos de Fadiga, cadastrado no CNPq. Publicou diversos artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais. Estes artigos são produto de pesquisas financiadas pelo CNPq., FAPEMIG, FINEP e Ministério do Esporte. Vários projetos de pesquisa são relacionadas a teses e dissertações de alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da UFMG, do qual foi docente desde a sua criação, bem como de outras IES no Brasil e no exterior. É Conselheiro Federal (CONFEF) desde 2008, sendo Presidente da Comissão de Ensino Superior e Preparação Profissional desta entidade. Mantém cooperação científica com pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, com publicações internacionais em co-autoria com os mesmos. Atua como consultor de diversos periódicos científicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Esforço, atuando principalmente nos seguintes temas: Desidratação e Reidratação, Metabolismo Energético, Características Genéticas de Atletas, Termorregulação Humana e Fisiologia do Futebol. Tem mantido regularidade na obtenção de verbas para pesquisa de órgãos de fomento há mais de 20 anos. Participou na organização de eventos nacionais e internacionais realizados na UFMG. Foi um dos responsáveis pela elaboração do projeto para obtenção, junto ao Governo do Estado de Minas Gerais e o Ministério do Esporte, dos recursos necessários para a construção do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, dedicado a pesquisas em Ciências Aplicadas ao Esporte, orçado em mais de R$70.000.000,00 (setenta milhões de reais). Sempre teve uma atuação significativa no ensino, na pesquisa, na administração e na extensão na UFMG.

Veja mais informações no Somos UFMG

Cândido Celso Coimbra

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (1982). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Exercício e Regulação Autonômica do Metabolismo Intermediário, Termorregulação e Metabolismo. Atua principalmente nos seguintes temas: Fisiologia do Exercício e Regulação Autonômica do Metabolismo Intermediário (Glicemia, Secreção de Insulina e Mobilização de Ácidos Graxos Livres do Tecido Adiposo, resposta metabolica ao estresse). Atua como orientador de mestrado e doutorado nos seguintes programas de Pós-Graduação: 1. Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia (ICB-UFMG); 2. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte (EEFFTO-UFMG).

Veja mais informações no Somos UFMG

Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues

Graduação em Medicina (1972) pela Faculdade de Medicina e Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pelo Instituto de Ciências Biológicas (1984)ambos da pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1992). Professor Titular em Fisiologia do Exercício na UFMG (linha de pesquisa Fadiga, Metabolismo, Controle do Peso Corporal e Termorregulação e Fadiga) (aposentado e recontratado como voluntário). Credenciado como orientador de mestrado e doutorado no programa de Pós Graduação em Ciências do Esporte (Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional) da UFMG. Além disso, é médico e pesquisador no Centro de Referência em Neurofibromatoses do Hospital das Clínicas da UFMG e Membro Titular da Academia Mineira de Medicina. Pesquisador 1C do CNPq. Como cartunista, desde 1973 já publicou alguns milhares de desenhos.

Maria Isabel Toulson Davisson Correia

Possui mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Medicina (Cirurgia do Aparelho Digestivo) pela Universidade de São Paulo (2000). Fez pós-doutorado na University of Pittsburgh Medical Center, em 2008 com bolsa da CAPES. É professora titular de Cirurgia da Universidade Federal de Minas Gerais. É orientadora plena do programa de pós-graduação em Nutrição da Faculdade de Enfermagem da UFMG e do programa de pós-graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia, da Faculdade de Medicina da UFMG. É co-editora chefe da revista Nutrition, membro do conselho editorial das revistas Clinical Nutrition, Current Opinion in Metabolic and Nutrition Care, Journal of Parenteral and Enteral Nutrition, Revista Brasileira de Nutrição Clínica, Revista Médica de Minas Gerais e revisora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi coordenadora do serviço de residência de Cirurgia Geral do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG, no período de Agosto de 2006 a Agosto de 2007. Foi mestre do capítulo de Minas Gerais do Colégio Brasileiro de Cirurgiões na gestão de 2006/2007. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Geral e Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: desnutrição, cirurgia e terapia nutricional, com enfoque especial em transplante hepático, câncer, lúpus eritematoso sistêmico, metabolismo e nutrientes específicos como arginina, glutamina, citrulina e probióticos. Extra Medicina, tem como hobby principal a gastronomia, com título de pós-graduação em Haute etude du gout, de la gastronomie et des les arts de la table pela Universidade de Reims em conjunto com a Cordon Bleu (Paris), França (2008/2009). Pratica rotineiramente atividade física, salientando-se: corrida, ciclismo (mountain bike) e natação.

Dawit Albieiro Pinheiro Gonçalves

É Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Educação Física, pós-graduação "lato sensu" em Medicina Desportiva e pós-graduação "stricto sensu" Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Fisiologia. Entre 2013 e 2019, desenvolveu atividades de pós-doutoramento nos Deptos. de Bioquímica e Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) utilizando ferramentas de histologia, bioquímica e biologia celular e molecular para o estudo in vivo: 1) da contribuição da sinalização da insulina/IGF-1 para os efeitos dos agonistas adrenérgicos b2 no metabolismo proteico, tropismo, função e fenótipo de músculos esqueléticos e 2) da relação entre as sinalizações intracelulares envolvidas na atrofia muscular e os efeitos adaptativos musculares do treinamento físico. Em 2015, foi pesquisador visitante no laboratório do Dr. Ronald Kahn no Joslin Diabetes Center (Harvard Medical School, EUA). Entre 2011 e 2016, realizou estágios de doutoramento e pós-doutoramento no laboratório do Dr. Marco Sandri no Venetian Institute of Molecular Medicine (VIMM, Pádua, Itália) e na Università degli Studi di Padova (Itália). Tem experiência na área de Fisiologia Geral, Bioquímica e Biologia Celular e Molecular, com ênfase em Endocrinologia e Metabolismo, atuando principalmente nos seguintes temas: músculo esquelético, metabolismo proteico, sinalizações intracelulares, exercício físico, modelos de atrofia e hipertrofia muscular e manipulação genética in vitro e in vivo. (Texto informado pelo autor)