O que é o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação ou TDC?

O que é TDC?

Problemas de coordenação motora são comuns na infância. Muitos pais e profissionais lidam com crianças que têm dificuldade ou são lentos para escrever, que têm os cadernos amassados e desorganizados, cujos materiais vivem caindo da carteira, que não amarram direito os sapatos, que se vestem com dificuldade, que mal conseguem pentear os cabelos, que ficam ansiosas ou evitam as aulas de educação física ou as brincadeiras que exigem coordenação motora. Esse tipo de problema já recebeu vários nomes, mas atualmente o termo correto é Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC).

O TDC é uma condição de saúde frequente na infância, que persiste ao longo da vida e é caracterizada por déficit na coordenação de movimentos grossos e finos, que limita o desempenho de atividades do cotidiano que requerem coordenação motora, podendo gerar restrições na participação social10. No vídeo “E se a Criança For Desajeitada, Desastrada?”, exploramos as características do TDC.

 

 

Quais são os sinais sugestivos do TDC que a criança pode apresentar?

Lopez e colaboradores8 analisaram os estudos da área para identificar os sinais que as famílias e os profissionais identificam precocemente em crianças com alto risco para déficit na coordenação corporal ou que têm diagnóstico de TDC. Os resultados do estudo são sumarizados no Quadro 2, que foi traduzido do artigo original, e podem nos ajudar a suspeitar que a criança tem TDC.

Quadro 1. Sinais, características funcionais e fatores do contexto observados pela família e pelos profissionais em crianças de 0 a 6 anos com alto risco ou com diagnóstico de TDC.

No geral
  • Precisa de mais tempo para aprender
  • Início da marcha independente com idade ≥15 meses
  • Dificuldade para manter a atenção
  • Necessidade de ajuda e de estabilidade nas rotinas
  • Rotinas matinais mais frustrantes
  • Cansaço após a rotina escolar
  • Dificuldade em imitar posturas/movimentos de outras pessoas
Refeições
  • Demora a aprender a usar os talheres
  • Pouca coordenação no uso dos talheres
  • Prefere comer com as mãos
  • Se distrai durante as refeições – inquieto, muda de posição
Cuidado pessoal
  • Dificuldade para colocar creme dental na escova de dentes
  • Dificuldade para pentear o cabelo com escova
  • Dificuldade para assoar o nariz
  • Precisa de ajuda para se secar após o banho
  • Dificuldade para abrir e fechar torneiras
  • Dificuldade para se limpar depois de usar o banheiro
Atividades manuais
  • Preensão imatura da tesoura
  • Evita recortar, pintar e copiar
Jogos e lazer
  • Prefere o papel de observador em jogos motores e brincadeiras
  • Menor interesse em brincar
  • Pouca variedade nos jogos/brincadeiras
  • Participação pouco frequente em atividades recreativas
  • Prefere atividades mais calmas (livros, assistir TV)
  • Prefere brincadeiras individuais ou com crianças mais novas
  • Prefere esportes individuais e sem bola
  • Menor distância no salto em distância
Vestir
  • Aquisição tardia de habilidades envolvidas no vestir
  • Demora mais e é menos independente para se vestir
  • Dificuldade para amarrar os sapatos
  • Dificuldade com botões e zíperes
Fonte: Quadro extraído de Lopez et al., 2022, p. 6 (Tradução própria)

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