Prematuridade e Desenvolvimento Infantil

O que é prematuridade? A gestação geralmente dura 9 meses ou 40 semanas. Bebês que nascem prematuramente, antes de completar 37 semanas de gestação, são chamados de pré-termo. Cerca de 10% dos bebês que nascem no Brasil são pré-termo.

Avanços tecnológicos no cuidado intensivo neonatal têm garantido a sobrevivência de bebês com idades gestacionais cada vez menores, mas esses bebês estão expostos a vários fatores de risco, que resultam em maior vulnerabilidade para certas doenças e atraso no desenvolvimento.

Uma das linhas de pesquisa do IDEIA é a relação entre prematuridade e desenvolvimento infantil. A maioria de nossas pesquisas nessa área é desenvolvida no Ambulatório da Criança de Risco (ACRIAR). Em nossos trabalhos a assistência, o ensino e o pesquisa estão sempre juntos.

 

Projetos desenvolvidos
  • Acompanhamento do desenvolvimento da criança pré-termo: Impacto da prematuridade, fatores de risco e validade de instrumentos para identificação precoce de sinais de atraso no desenvolvimento infantil

Nossas pesquisas consistentemente mostram que há maior frequência de atraso no desenvolvimento motor, cognitivo e alterações de comportamento entre crianças nascidas prematuramente. Estudos internacionais também que revelam maior frequência de alterações no desenvolvimento motor, cognitivo e social, da infância até idade adulta, associadas à prematuridade. A pesquisa reafirma a importância do seguimento do desenvolvimento de crianças que nascem prematuramente.

Avaliações adequadas permitem identificar atrasos no desenvolvimento nos primeiros meses de vida. A identificação de atrasos deve ser feita o mais cedo possível para permitir a intervenção precoce, que traz benefícios para a criança e para sua família. Atrasos mais leves nem sempre são percebidos pelos pais ou detectados nos exames de rotina, mas podem ser identificados ao longo do seguimento do desenvolvimento por profissionais treinados.

Bebês pré-termo, especialmente aqueles que nascem abaixo de 34 semanas de idade gestacional, devem fazer acompanhamento com equipe interdisciplinar, para avaliação periódica do desenvolvimento até pelo menos a idade escolar. Veja como é feito o acompanhamento do desenvolvimento no ACRIAR.

  • Nascer antes do tempo: a prematuridade e suas consequências funcionais – dando voz a mães e crianças

O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), consequência frequente na prematuridade, caracteriza-se por déficits motores que impactam na rotina diária das crianças e das suas famílias. Dificuldades para executar atividades cotidianas, que restringem a participação em casa, na escola e na comunidade, são queixas comuns nessa população. Há poucos estudos brasileiros sobre a relação entre prematuridade e TDC. Queremos compreender, do ponto de vista das mães e das próprias crianças, o impacto funcional do déficit motor. Esse é um estudo transversal, quanti e qualitativo, com participação de crianças pré-termo e a termo, de 6-8 anos de idade, e suas mães. Vamos comparar os grupos nos desfechos motores, sensoriais, cognitivos, no desempenho em atividades diárias e escolares e na participação social.

Queremos identificar fatores preditivos do TDC e entender as perspectivas das mães e das crianças acerca da prematuridade e seus impactos na vida cotidiana. Os dados serão coletados por meio de questionários estruturados, semiestruturados, testes padronizados e entrevistas abertas, com uso de fotos. Analisaremos a utilidade da Avaliação da Coordenação e da Destreza Motora (ACOORDEM) para detectar alteração na coordenação motora em crianças pré-termo. Queremos compreender as demandas reais das crianças, o que pode auxiliar gestores a distribuir melhor os recursos e desenvolver estratégias mais assertivas para melhorar a saúde, ao longo da vida, de pessoas que nascem prematuramente.

 

Publicações mais recentes

Ziegler, SA; Morais, RLS; Magalhães, LC; Hadders-Algra, M. The potential of COPCA’s coaching for families with infants with special needs in low- and middle-income countries. Frontiers in Pediatrics. v.11, p.983680, 2023.

Alves, CRL; Siqueira, CM; Moreira, RS; Magalhães, LC. Adaptação Transcultural do instrumento de vigilância do desenvolvimento infantil – Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC) no contexto brasileiro. Journal of Human Growth and Development (Online). v.29, p.28 – 38, 2019.

Christovão, IS; Pereira, DAG; Magalhães, LC.; Camargos, ACR. Predictive validity of the Denver developmental screening test (Denver-II) to detect risk of developmental coordination disorder in preterm children. Early Human Development. v.184, p.105836, 2023.

Christovão, I.S.; Rodrigues, L.A.; Machado, A.C.C.P.; Pascoal, A.F.S.; Fontes, D.E.; Mendonça, K.T.; Magalhães, L.C.; Camargos, A.C.R. Hybrid developmental follow-up for preterm infants in Brazil: A feasibility study. Early human development. v.195, p.106069, 2024.

Ferreira, Rachel Carvalho; Alves, Claudia Regina Lindgren; Guimarães, Marina Aguiar Pires; Menezes, Kênia Kiefer Parreiras; Magalhães, Lívia Castro. Effects of early family-centered interventions on the development of children born preterm and/or at social risk: a meta-analysis. Jornal de Pediatria. v.96, p.20 – 38, 2019.

Ferreira, R C; Alves, C R L; Magalhães, L C. Effects of family-focused early intervention on the neurodevelopment of children at biological and/or social risks: a quasi-experimental randomized controlled trial. Early Child Development and Care. v.190, p.1 – 14, 2020.

Freitas, N F; Nunes, C R N; Rodrigues, T M; Magalhães, L C.; Lana, K C A F; Dias, S H B; Machado, M G P; Bouzada, M C F. Start, duration of kangaroo position in preterm newborns and neuropsychomotor development at six and twelve months of corrected age. Journal of Neonatal Nursing. v.30, p.1 – 6, 2024.

Guimarães, M A P; Magalhães, L C; Moreira, R S; Bessa, F R; Alves, C R L. Survey of Well-Being of Young Children (SWYC): Preliminary Norms for Screening for Developmental Delay in Brazilian Children Younger than 65 Months. Journal of Developmental and Behavioral Pediatrics. v.43, p.e614 – e622, 2022.

Gontijo, M. L.; Cardoso, A A; Dittz, E. S.; Magalhaes, L. C.. Evasão em ambulatório de seguimento do desenvolvimento de pré-termos: taxas e causas. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. v.26, p.73 – 83, 2018.

Joaquim, R H V T; Dittz, E S; Leão, A; Madalena, C Ma; Costa, P R; Azevedo, L; Magalhães, L C. Maternidade em tempos de pandemia de Covid-19: o que nos revelam as mães atendidas em um hospital de referência. Interface (Botucatu. Online). v.26, p.1 – 17, 2022.

Machado, A C C P; Magalhães, L.C.; Oliveira, S R; Novi, S L; Mesquita, R C.; Miranda, D M; Bouzada, M C F.. Can tactile reactivity in preterm born infants be explained by an immature cortical response to tactile stimulation in the first year? A pilot study. Journal of Perinatology. v.43, p.1 – 7, 2022.

Oliveira, S R; Machado, A C C P; Magalhães, L C.; Miranda, D M; Paula, J J; Bouzada, M C F. Cognitive assessment in preterms by Bayley-III: development in the first year and associated factors. Revista Paulista de Pediatria (ONLINE). v.42, p.e2022164, 2024.

Oliveira, S. R.; Machado, A. C. C. P.; Paula, J. J.; Moraes, P. H. P.; Nahin, M. J. S.; Magalhães, L. C.; Mesquita, R. C.; Novi, S. L.; Miranda, D. M.; Vianna, M. C. F. B. Association between hemodynamic activity and motor performance in six-month-old full-term and preterm infants: a functional near-infrared spectroscopy study. Neurophotonics. v.5, p.011016, 2018.

 

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