Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes com Deficiência Física e Múltipla

Foco na investigação de recursos de avaliação e efeitos de diferentes programas de intervenção em crianças e adolescentes com paralisia cerebral e outros transtornos do movimento, como terapias de alta intensidade, treino direcionado ao objetivo, programas domiciliares associados a ferramentas de telessaúde, programas de transição da adolescência para vida adulta. Nosso objetivo é contribuir para esclarecer os profissionais e as famílias sobre as diferentes abordagens de tratamento e promover a prática baseada em evidências. Investigamos os efeitos de diferentes protocolos de intervenção e as percepções das crianças, dos jovens e de suas famílias sobre as possibilidades de promoção do desempenho ocupacional.

 

Projetos de pesquisa desenvolvidos

— Acompanhamento longitudinal de jovens com deficiência e suas famílias atendidos em um projeto de transição para a vida adulta

— Análise das prioridades funcionais de crianças e jovens com paralisia cerebral

— Estratégias de crianças e adolescentes com paralisia cerebral para realização de atividades bimanuais da rotina diária

— Percepção dos pais/cuidadores e dos profissionais de reabilitação acerca dos cuidados de reabilitação direcionados a crianças com paralisia cerebral com grave comprometimento motor

— Treinamento intensivo direcionado ao objetivo associado a estratégias de educação de pais e adolescentes com paralisia cerebral

 

Publicações mais recentes

Oliveira, R; Mancini, M; Figueiredo, P; Abrahão L; Reis, E; Gordon, A; Brandão, M. Individualized telehealth home programme for children with cerebral palsy during the COVID-19 pandemic. Dev Med Child Neurol. Sep 6, 2024.

Artigo também disponível em português: Oliveira, R; Mancini, M; Figueiredo, P; Abrahão L; Reis, E; Gordon, A; Brandão, M.  Programa domiciliar individualizado via telessaúde para crianças com paralisia cerebral durante a pandemia de COVID-19. Dev Med Child Neurol. Sep 6, 2024.

Iscorsoni, F.; Bueno, K.; Feitosa, A.; Mancini, M.; Brandão, M. Building independence in self-care and household tasks: a qualitative study with adolescents with cerebral palsy and their caregivers, Disability and Rehabilitation. 10 Sep, 2024.

Brandão, M. B.; Coster, W. J.; Figueiredo, P. R. P.; Amaral, M. F.; Gordon, A. M.; Mancini, M. C. Assisting hand use and self-care bimanual performance of children with unilateral spastic cerebral palsy. Developmental Medicine and Child Neurology, v. 65, p. 385-392, 2023.

Silvério, A. P. M. Mancini, M. C.; Antunes, F. I. T. Figueiredo, P. R. P.; Bueno, K. M. P.; Brandão, M. B. Thinking about myself? Experiences of parents of adolescents with cerebral palsy: A qualitative study to guide the implementation of a service for families. Child Care Health and Development, v. 49, p. 870-878, 2023.

Bueno, B.; Mancini, M.; Oliveira, R.; Airoldi, M.; Vieira, B.; Gordon, A.; Brandão, M. Bimanual hand use in children and adolescents with unilateral spastic cerebral palsy: an exploratory study. Braz J Phys Ther. Nov- Dec;27(6):100561, 2023.

Brandão, M. B.; Bueno, K. M.P.; Silvério, A. P. M.; Antunes, F. I. T.; Feitosa, A. M.; Figueiredo, P. R. P.; Mancini, M. C. Listen to us! A qualitative study of adolescents with disabilities to help plan a transition service. Child Care Health and Development, v. 48, p. 833-841, 2022.

Feitosa, A. M.; Mancini, M. C.; Silvério, A. P. M.; Gordon, A. M.; Brandão, M. B. Help Me to Improve my Own Priorities! A Feasibility Study of an Individualized Intensive Goal Training for Adolescents with Cerebral Palsy. Physical & Occupational Therapy in Pediatrics, v. 41, p. 601-619, 2021.

Brandão, M.; Oliveira, R.; Mancini, M. Intervenção da terapia ocupacional utilizando terapias de alta intensidade para promoção da função manual de crianças com paralisia cerebral. In: Luzia Iara Pfeifer; Maria Madalena Moraes Sant’Anna. (Org.). Terapia ocupacional na infância: procedimentos na prática clínica. 1ed.São Paulo: Memnon, p. 314-323, 2020.

Figueiredo, P. R.P.; Mancini, M.C.; Feitosa, A. M.; Teixeira, C. M. M. F.; Guerzoni, V. P. D.; Elvrum, A. G.; Ferre, C.; Gordon, A. M.; Brandão, M. B. Hand-arm bimanual intensive therapy and daily functioning of children with bilateral cerebral palsy: a randomized controlled trial. Developmental Medicine and Child Neurology, v. 62, p. 1274-1282, 2020.

Oliveira, R. H. S.; Brandão, M. B.; Mambrini, J. V. D. M.; Mancini, M. C. Interest of children with unilateral spastic cerebral palsy in bimanual daily activities. Scandinavian Journal of Occupational Therapy, v. 27, p. 385-393, 2020.

Brandão, M; Ocarino, JM; Bueno, KMP; Mancini, MC. Hand Use at Home and in Clinical Settings by Children with Cerebral Palsy: A Qualitative Study. Occupational Therapy International, v. 22, p. 43-50, 2015.

Brandão, M.B.; Oliveira, R.H.S.; Mancini, M.C. Functional priorities reported by parents of children with cerebral palsy: contribution to the pediatric rehabilitation process. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 18, p. 563-571, 2014.

 

Projetos de extensão vigentes

CUIDE DA SUA VIDA
Acompanhamento individualizado de adolescentes e jovens adultos para treino de atividades funcionais, ganho de autonomia e participação. http://www.eeffto.ufmg.br/ideia/terapia-ocupacional/

CRIANÇA PODE: PROMOÇÃO DO DESEMPENHO OCUPACIONAL
Atendimentos de Terapia Ocupacional para crianças com deficiência física (paralisia cerebral, mielomeningocele, síndrome de Down, malformações), com atendimentos presenciais e remotos, visando o treino de atividades da rotina diária da criança (AVD, brincar, escola) e estratégias educativas para familiares de crianças com deficiência física, por meio de programas domiciliares. http://www.eeffto.ufmg.br/ideia/terapia-ocupacional/

PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA INFÂNCIA E (PRODIA)
Ações de treinamento parental e acolhimento a fila de espera, bem como os atendimento a bebês pré-termo ou em risco para paralisia cerebral, bem como recém-nascidos com alteração neuromotora egressos de unidades neonatais da rede pública de BH. http://www.eeffto.ufmg.br/ideia/terapia-ocupacional/

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