O que é TDC?
Problemas de coordenação motora são comuns na infância. Muitos pais e profissionais lidam com crianças que têm dificuldade ou são lentos para escrever, que têm os cadernos amassados e desorganizados, cujos materiais vivem caindo da carteira, que não amarram direito os sapatos, que se vestem com dificuldade, que mal conseguem pentear os cabelos, que ficam ansiosas ou evitam as aulas de educação física ou as brincadeiras que exigem coordenação motora. Esse tipo de problema já recebeu vários nomes, mas atualmente o termo correto é Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC).
O TDC é uma condição de saúde frequente na infância, que persiste ao longo da vida e é caracterizada por déficit na coordenação de movimentos grossos e finos, que limita o desempenho de atividades do cotidiano que requerem coordenação motora, podendo gerar restrições na participação social10. No vídeo “E se a Criança For Desajeitada, Desastrada?”, exploramos as características do TDC.
Quais são os sinais sugestivos do TDC que a criança pode apresentar?
Lopez e colaboradores8 analisaram os estudos da área para identificar os sinais que as famílias e os profissionais identificam precocemente em crianças com alto risco para déficit na coordenação corporal ou que têm diagnóstico de TDC. Os resultados do estudo são sumarizados no Quadro 2, que foi traduzido do artigo original, e podem nos ajudar a suspeitar que a criança tem TDC.
Quadro 1. Sinais, características funcionais e fatores do contexto observados pela família e pelos profissionais em crianças de 0 a 6 anos com alto risco ou com diagnóstico de TDC.
| No geral |
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| Refeições |
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| Cuidado pessoal |
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| Atividades manuais |
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| Jogos e lazer |
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| Vestir |
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