Linhas de Pesquisas

Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes com Deficiência Física e Múltipla

Foco na investigação de recursos de avaliação e efeitos de diferentes programas de intervenção em crianças e adolescentes com paralisia cerebral e outros transtornos do movimento, como terapias de alta intensidade, treino direcionado ao objetivo, programas domiciliares associados a ferramentas de telessaúde, programas de transição...

Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O transtorno do espectro autista (TEA), mais conhecido apenas como autismo, é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por prejuízos na comunicação e na interação social, além de comportamentos, movimentos e interesses rígidos e estereotipados. Estudos internacionais apontam a prevalência de 1 criança autista a cada...

Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC)

O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é um transtorno comum do neurodesenvolvimento que atinge cerca de 5% da população infantil. O TDC é caracterizado por alteração discreta na coordenação dos movimentos, mas que tem impacto importante na vida escolar, familiar e social da criança....

Prematuridade e Desenvolvimento Infantil

O que é prematuridade? A gestação geralmente dura 9 meses ou 40 semanas. Bebês que nascem prematuramente, antes de completar 37 semanas de gestação, são chamados de pré-termo. Cerca de 10% dos bebês que nascem no Brasil são pré-termo. Avanços tecnológicos no cuidado intensivo neonatal...

O que é o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação ou TDC?

O que é TDC? Problemas de coordenação motora são comuns na infância. Muitos pais e profissionais lidam com crianças que têm dificuldade ou são lentos para escrever, que têm os cadernos amassados e desorganizados, cujos materiais vivem caindo da carteira, que não amarram direito os...