O que é Terapia Ocupacional?
A Terapia Ocupacional (TO) é uma profissão da área da saúde que tem como foco principal promover o acesso e a participação em ocupações relevantes para manter a saúde e o bem-estar das pessoas, nos diferentes contextos de vida. Ocupação é tudo aquilo que fazemos no dia a dia, desde escovar os dentes e vestir a roupa pela manhã, até trabalhar, fazer atividades de lazer, de autocuidado e, também, assumir papéis sociais, como ser mãe, avô, professor, amigo, artista plástico, cozinheira ou outros papéis dentro da variedade de coisas que fazemos no cotidiano. Para abarcar o conceito de ocupação, com toda sua complexidade, a terapia ocupacional tem interface com a educação, com a cultura e com o campo social, visando compreender de que forma indivíduos, coletivos e sociedades vivenciam suas atividades cotidianas e, a partir disso, identificar barreiras e facilitadores para o desempenho ocupacional. O principal objetivo da TO é possibilitar que as pessoas realizem, da melhor maneira possível, as atividades que elas desejam, precisam ou se espera que elas façam no dia a dia.
O que é a terapia?
O processo terapêutico ocupacional envolve etapas como avaliação, intervenção e monitoramento dos resultados. Esse processo geralmente começa com a triagem e com a avaliação, para identificar as necessidades do cliente, saber se de fato há questões no desempenho ocupacional e identificar possíveis metas de intervenção. Ou seja, inicialmente procuramos saber se há alguma atividade ou ocupação que está sendo de difícil realização no dia a dia. Depois, com a avaliação, vamos descobrir o motivo desta dificuldade, ou as barreiras, as quais podem ser variadas. Será então avaliada a maneira como essa atividade/ocupação é realizada pelo cliente, considerando aspectos desde alterações na estrutura ou na função do corpo, como dificuldade motora ou cognitiva, até barreiras sociais a ambientais, como a ausência de rampas, ou mesmo de leis e atitudes em casa, na escola e no trabalho, que dificultam a participação de pessoas com deficiência.
O estabelecimento de metas ou objetivos da intervenção é uma das fases mais importantes, pois é a partir delas que se constrói o plano de tratamento. As metas são definidas a partir da análise, junto com o cliente, de suas necessidades e dos resultados da avaliação, num processo cooperativo, fundamentado nas melhores evidências disponíveis. As intervenções podem ocorrer de forma individual ou em grupo e são direcionadas tanto ao cliente quanto a seus familiares e serviços, como escolas, por exemplo. A definição das metas e do plano de intervenção é sempre um processo colaborativo, envolvendo diálogo contínuo entre o terapeuta, o cliente e sua família.
Como é a Terapia Ocupacional no IDEIA?
Atualmente, o serviço de Terapia Ocupacional no IDEIA está integrado ao Programa de Extensão “IntegraTO”. Este Programa reúne um conjunto de ações desenvolvidas por professores e Terapeutas Ocupacionais técnicos administrativos do Departamento, com a participação de estudantes de graduação do curso de Terapia Ocupacional e de pós-graduação (mestrado e doutorado), vinculados às diferentes áreas do conhecimento da profissão, como Saúde Mental, Desenvolvimento Humano e Campo Social. Por meio do Programa, é possível prestar serviço de TO à população externa e interna da UFMG, o que constitui uma boa forma de integrar a assistência à formação acadêmica e também às pesquisas feitas pelos professores e estudantes de TO.
Veja abaixo os serviços de TO que constituem o IntegraTO e são ofertados no IDEIA. Quer se inscrever ou saber mais sobre algum desses projetos? Entre em contato pelo telefone/whatsapp (31) 3409-4796.
Programa de Extensão “IntegraTO"
➾ LAIS: Laboratório de Integração Sensorial
O Laboratório de Integração Sensorial (LAIS) é constituído por uma sala ampla, equipada especificamente para oferecer sessões de terapia ocupacional baseada na Terapia de Integração Sensorial de Ayres. Vários tipos de balanço, escorregador, pula-pula, colchões, almofadas com diferentes texturas, escaladores, bolas e brinquedos variados compõem um ambiente divertido, que convida a criança a brincar. Os pais podem acompanhar a terapia das crianças de uma sala anexa, com parede de espelho dupla face, que permite visualizar tudo que acontece na sala de terapia.
Objetivos: atender crianças com diferentes condições de saúde, especialmente transtornos do neurodesenvolvimento como autismo, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC).
Público-alvo: crianças de 0 a 10 anos com demandas principalmente relativas ao atraso de desenvolvimento neuropsicomotor. No caso de crianças com autismo, o foco é a intervenção precoce, assim o limite de idade para ingresso no serviço é 6 anos. O LAIS não atende crianças com síndromes genéticas, paralisia cerebral e deficiência intelectual grave, já que não possui equipe interdisciplinar para atendê-los.
Responsáveis: Profa. Ana Amélia Cardoso e Priscila Aparecida Valadão
➾ Promoção do Desenvolvimento da Infância e da Adolescência
São feitas ações de treinamento parental e acolhimento a fila de espera, bem como o atendimento a bebês pré-termo ou em risco para paralisia cerebral e recém-nascidos com alteração neuromotora, egressos de unidades neonatais da rede pública de BH.
Objetivos: Oferecer serviço de terapia ocupacional a crianças pequenas egressas da UTI neonatal e/ou com alteração no desenvolvimento neuropsicomotor, além de promover acolhimento e treinamento parental com famílias da lista de espera do Programa de Práticas Clínicas em Terapia Ocupacional (IntegraTO) do Departamento de Terapia Ocupacional da EEFFTO/UFMG.
Público-alvo: crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.
Responsáveis: Prof. Rafael Magalhães e Prof. Marcos Aurélio Fonsêca
➾ Criança Pode: Promoção do Desempenho Ocupacional
Crianças com deficiência física, como a paralisia cerebral (PC), podem demandar uma rede de cuidados que incorpore ações e intervenções direcionadas para o desempenho ocupacional. Essas crianças podem apresentar dificuldades na realização de atividades da rotina diária. O treino direcionado ao objetivo pode favorecer a prática específica de atividades diárias e melhorar as habilidades de desempenho das crianças e dos adolescentes com deficiência física. Programas domiciliares individualizados, por sua vez, podem auxiliar os familiares no manejo das demandas de cuidado e maximizar o desempenho das crianças em casa. Esses programas domiciliares podem ser implementados em adição aos atendimentos presenciais ou por meio de uso de ferramentas de telessaúde.
Objetivos: Promover atendimentos de terapia ocupacional, por meio de treino direcionado aos objetivos funcionais e programas domiciliares, para melhora do desempenho da criança em atividades diárias, como: cuidados pessoais, brincar, tarefas escolares e lazer.
Público-alvo: Crianças com deficiência física, tais como paralisia cerebral, mielomeningocele, síndromes, distrofias musculares, microcefalia, com idade entre 3 a 12 anos, e suas famílias, da comunidade interna e externa à UFMG.
Responsáveis: Rachel Helena Oliveira e Profª Marina Brandão
Contato: projetocriacapode@gmail.com | Instagram: @criancapode.ufmg
➾ Cuide da sua Vida
A transição da adolescência para a vida adulta não é fácil e pode ser ainda mais desafiadora para jovens com deficiência. Diante da carência de serviços que abordem as necessidades específicas desses jovens, o projeto de extensão “Cuide da sua vida” foi desenvolvido para auxiliar nas demandas relacionadas à promoção da autonomia e independência dessa população.
Objetivos: Acolher, planejar e acompanhar jovens com deficiência no direcionamento para a promoção de autonomia e independência, vislumbrando a preparação para a vida adulta.
Público-alvo: Jovens com deficiência de 16 a 24 anos e 11 meses de idade, com capacidade de compreensão, discernimento e comunicação (verbal ou alternativa).
Responsável: Profª Marina Brandão
Contato: projetocuidedasuavida@gmail.com | Instagram: @cuide.ufmg
Quer saber mais sobre serviços para jovens com deficiência?
Encontre alternativas interessantes no link: https://cuide-web-app.vercel.app/places
➾ Acompanhamento de Familiares e Cuidadores
Cuidar de uma criança ou adolescente com deficiência pode ser desafiante. Aqui as mães/cuidadores encontram um espaço para trocar ideias sobre os desafios do dia a dia e estratégias para organizar as rotinas e manter uma vida familiar saudável.
Objetivos: Oferecer suporte e orientações para familiares e cuidadores de crianças e adolescentes com atrasos no desenvolvimento que estejam em acompanhamento por algum projeto vinculado ao IntegraTO.
Público-alvo: familiares e cuidadores de crianças e adolescentes que são acompanhados pelos serviços de Terapia Ocupacional da UFMG
Responsável: Profª Rosângela Gomes da Mota de Souza