Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC)

O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é um transtorno comum do neurodesenvolvimento que atinge cerca de 5% da população infantil. O TDC é caracterizado por alteração discreta na coordenação dos movimentos, mas que tem impacto importante na vida escolar, familiar e social da criança. Geralmente, pais e professores são os primeiros a observar que a criança é desajeitada ou lenta na escrita e nas atividades diárias, mas nem sempre sabem identificar o que está acontecendo e como lidar com o problema. O diagnóstico formal do TDC geralmente é feito entre as idades de 6 e 12 anos e exige o uso de testes de desempenho motor combinado a observação de que, na ausência de outras condições clínicas, a criança tem dificuldade no desempenho de tarefas diárias que requerem desempenho motor. Nossos estudos atualmente abordam a infância, mas o TDC tende a persistir no adulto, o que deve ser foco de investigações futuras.

No IDEIA investigamos recursos para avaliação e diagnóstico do TDC, com criação e validação de testes e questionários para avaliação do desempenho motor, visando oferecer recursos de mais fácil acesso para uso clínico e em pesquisa. Investigamos também abordagens de intervenção, procurando identificar programas resolutivos e de mais fácil implementação em nosso contexto.

Quer saber mais sobre o TDC? Explore nossa aba O que é TDC?

 

Projetos desenvolvidos
  • Criação e validação da Avaliação da Coordenação e da Destreza Motora – ACOORDEM

Esse projeto visa criar um teste de coordenação motora, validado para crianças brasileiras de 4 a 8 anos de idade.  Internacionalmente há vários testes motores, mas que não estão disponíveis para uso clínico no Brasil. A carência de testes de coordenação motora validados para nossas crianças dificulta a identificação de atraso motor, especialmente o TDC. A ACOORDEM visa avaliar aspectos da função do corpo (destreza manual, coordenação fina, coordenação bilateral) em associação com atividades funcionais relevantes para o desempenho em casa e na escola. A criação do teste foi norteada pela Classificação Internacional de Funcionalidade e Saúde (CIF) e oferece oportunidade para avaliação e diferentes áreas: (a) habilidades sensório-motoras, por meio da observação de itens puramente motores, como equilíbrio e coordenação motora (Função do corpo), (b) desempenho da criança em tarefas de agarrar bola, recortar e escrever (Atividade) e (c) apreciação do desempenho funcional em casa e na escola, além das preferências no brincar, por meio dos questionários de pais e professores (Atividade e Participação).

  • Efeitos da terapia motora-cognitiva no desempenho de atividades e participação de crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC)

Nesse projeto investigamos uma alternativa custo-efetiva para o tratamento de crianças e adolescentes com TDC. Pesquisamos especificamente a abordagem motora-cognitiva denominada Cognitive Orientation to Daily Occupational Performance Approach ou CO-OP, que é uma terapia breve, de 12 sessões criada por terapeutas ocupacionais canadenses. Na CO-OP a terapeuta ocupacional colabora com a criança para que ela descubra estratégias cognitivas para melhorar o desempenho em tarefas escolhidas por ela em conjunto com a família. A CO-OP é viável para crianças com TDC a partir de 7 anos que experimentam problemas para fazer tarefas cotidianas, como andar de bicicleta, recortar e colar, escrever, amarrar cadarços, entre outras atividades comuns na infância.

Nossos dados mostram que a CO-OP tem boa resolutividade, pois tanto os pais como a criança notam as melhorias importantes no desempenho e se mostram satisfeitos com os resultados obtidos em tão pouco tempo.  A CO-OP também se mostrou efetiva com crianças com paralisia cerebral.

  • Conhecimento de profissionais brasileiros sobre transtorno do desenvolvimento da coordenação: Survey com pediatras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e professores.

O TDC é uma condição de saúde prevalente na infância, com taxas no Brasil variando de 4,3% a 19,9%. Apesar da alta prevalência, pesquisas realizadas em vários países revelam que o TDC permanece relativamente desconhecido entre profissionais de saúde e educação, resultando em diagnósticos tardios e acesso limitado ao tratamento. Por meio de survey online, investigamos o conhecimento de professores do ensino fundamental, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e pediatras sobre o TDC. Apenas 57% dos participantes exibiram algum nível de conhecimento sobre o TDC, sendo que há maior reconhecimento dos aspectos motores em comparação aos aspectos não motores do transtorno. Poucos profissionais de saúde consideraram a possibilidade de uma criança ter TDC e poucos pediatras diagnosticaram pacientes com TDC. O estudo ressalta a necessidade de estratégias para disseminar conhecimento sobre TDC para facilitar diagnóstico e intervenção precoces. Quer saber mais sobre o estudo? Clique aqui.

 

Publicações mais recentes

Fortuna, B C; Machado, M O; Araújo, C R S; Cardoso, A A; Magalhães, L C. Terapia motora cognitiva: descrição e análise clínica de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional-Brazilian Journal Of Occupational Therapy. v.31, p.1 – 15, 2023

Araújo, C R S; Cardoso, A A; Magalhães, L C. Efficacy of CO-OP Approach with and Without Parental Coaching: RCT Study Protocol. Canadian Journal of Occupational Therapy. v.88, p.000841742110058, 2021.

Araujo, C R S; Cardoso, A A; Polatajko, H J; Magalhães, L C. Efficacy of the Cognitive Orientation to daily Occupational Performance (CO-OP) approach with and without parental coaching on activity and participation for children with developmental coordination disorder: A randomized clinical trial. Research In Developmental Disabilities. v.110, p.103862, 2021.

Sousa, L K; Brandão, M B; Curtin, C; Magalhães, L C. A Collaborative and Cognitive-based Intervention for Young People with Cerebral Palsy. Canadian Journal of Occupational Therapy, p.000841742094660, 2020.

Valverde, A A; Araújo, C R S.; Magalhaes, L C; Cardoso, A A. Relação entre integração visomotora e destreza manual em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. v.28, p.890 – 899, 2020

Soares, J C C; Moraes, B L C; Paz, C C S C; Magalhães, L C. Influência do uso de jogos do Microsoft Kinect® sobre o desempenho motor e funcional de criança com transtorno do desenvolvimento de coordenação. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. v.27, p.710 – 717, 2019.

Ruggio, C I B; Missiuna, C; Costa, S A; Araújo, C R S; Magalhães, L C. Validity and reliability of the Perceived Efficacy and Goal Setting System (PEGS) for Brazilian children. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. v.26, p.328 – 836, 2018

Franca, A S; Cardoso, A A; Araujo, C RS. Problemas de coordenação motora e de atenção em crianças em idade escolar. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 28, p. 86-92, 2017.

Araújo, C RS; Cardoso, A A; Magalhães, L C. Efficacy of the cognitive orientation to daily occupational performance with Brazilian children with developmental coordination disorder. Scandinavian Journal of Occupational Therapy, v. 00, p. 1-9, 2017.

Silva, C G; Van Petten, A M V N; Harsányi, E; Magalhães, L C. Análise psicométrica dos itens da Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACOORDEM) em crianças de 4 anos. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 28, p. 9-18, 2017.

Dornelas, L F; Magalhães, L C. Desempenho funcional de escolares que receberam diagnóstico de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor até os dois anos. Revista Paulista de Pediatria, v. 34, p. 78-85, 2016.

Tavares, A A; Cardoso, A A. Inter-relações entre o desempenho no processo de aprendizagem escolar e o desenvolvimento das capacidades motoras: revisão da literatura. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 27, p. 88-93, 2016.

Magalhães, L C.; Cardoso, A A.; Guimarães, M A P.; Van Petten, A M V N. How Can We Make Our Assessment of Motor Ability Relevant Cross-Culturally? Current Developmental Disorders Reports, v. 2, p. 101, 2015.

Achou esse conteúdo útil? Compartilhe.

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn

Veja também:

Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes com Deficiência Física e Múltipla

Foco na investigação de recursos de avaliação e efeitos de diferentes programas de intervenção em crianças e adolescentes com paralisia cerebral e outros transtornos do movimento, como terapias de alta intensidade, treino direcionado ao objetivo, programas domiciliares associados a ferramentas de telessaúde, programas de transição...

Avaliação e Intervenção com Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O transtorno do espectro autista (TEA), mais conhecido apenas como autismo, é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por prejuízos na comunicação e na interação social, além de comportamentos, movimentos e interesses rígidos e estereotipados. Estudos internacionais apontam a prevalência de 1 criança autista a cada...

Prematuridade e Desenvolvimento Infantil

O que é prematuridade? A gestação geralmente dura 9 meses ou 40 semanas. Bebês que nascem prematuramente, antes de completar 37 semanas de gestação, são chamados de pré-termo. Cerca de 10% dos bebês que nascem no Brasil são pré-termo. Avanços tecnológicos no cuidado intensivo neonatal...