Aqui você encontra alguns questionários e recursos de interesse na área de avaliação e intervenção no desenvolvimento e no desempenho da criança e do adolescente. Trata-se de recursos criados, traduzidos e/ou adaptados com a participação de pesquisadores do IDEIA. Explore cada um, use em pesquisa, na sua prática clínica ou recomende para outros pais, profissionais e pessoas que se interessem pela Terapia Ocupacional. Obtenha mais informações na lista de referências.
Instrumentos de avaliação
➾ CHIEF-BR: O Craig Hospital Inventory of Environmental Factors (CHIEF) foi criado para documentar o impacto dos fatores ambientais na participação social de pessoas com deficiência. O questionário, que geralmente é aplicado por meio de entrevistas com os cuidadores principais da criança/adolescente, aborda diversos fatores ambientais, tais como transporte, estruturas físicas, clima, saúde e tecnologia, que podem restringir a participação de seus filhos. Criado originalmente para a faixa etária de 16 a 95 anos, o CHIEF-BR se mostrou válido para ajudar cuidadores a caracterizar barreiras ambientais para crianças e adolescentes com paralisia cerebral. Veja aqui.
➾ DCDQ: o Developmental Coordination Disorder Questionnaire é um questionário de pais, com apenas 15 itens, para triagem de sinais de transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC). O DCDQ tem duas versões, uma para pré-escolares (LDCDQ) e a versão original, para crianças e adolescentes de 5 a 15 anos de idade. Ambos os questionários têm origem na versão criada pela terapeuta ocupacional canadense Brenda Wilson, que foi traduzida para diversos idiomas, sendo mais tarde adaptada para identificação de sinais de TDC em crianças de 3 e 4 anos, dando origem ao Little-Developmental Coordination Disorder Questionnaire (LDCDQ). A forma de aplicação das duas versões é a mesma descrita no manual, mas os pontos de corte para identificação de TDC variam.
➾ DCDQ-BR: Questionário e Manual de Instruções https://goo.gl/jLa7WJ
➾ LDCDQ-BR: A versão para pré-escolares do DCDQ é similar ao questionário original, mas optamos por fazer duas versões, uma para 3 e outra para 4 anos de idade, pois observamos que os pais ficavam confusos ao pontuar cada item, devido aos critérios distintos utilizados em cada idade. Como indicado no estudo de Moraes (2022), referenciado abaixo, para as duas idades, pontuação igual ou abaixo de 64 pontos sugere possível TDC, sendo recomendada avaliação e/ou monitoramento do desempenho motor.
Questionário de Coordenação LITTLE-DCDQ-Brasil 3 anos
Questionário de Coordenação LITTLE-DCDQ-Brasil 4 anos
➾ COPM: A Canadian Occupational performance Measure foi publicada originalmente, em 1991, pela Associação Canadense de Terapia Ocupacional para dar suporte a prática centrada no cliente e baseada na ocupação. É uma medida de desfecho baseada em evidências, que procura a capturar a autopercepção do desempenho nas atividades do cotidiano ao longo do tempo, mais especificamente, antes e depois da intervenção. A 5ª edição da COPM foi traduzida para mais de 40 idiomas e no site – https://www.thecopm.ca/ – você encontra informações sobre sua utilização, com vídeos de treinamento, além do manual e protocolos traduzidos para o português brasileiro – https://www.thecopm.ca/buy/translations/.
➾ PEGS: O Perceived Efficacy and Goal Setting System (Sistema de Eficácia Percebida e Definição de Metas) é um questionário e um roteiro de entrevista que permite que crianças de 5 a 9 anos relatem sua competência percebida em atividades cotidianas e definam metas para intervenção. Por meio de um conjunto de cartões, que mostram crianças fazendo atividades de autocuidado, escolares e de lazer, as crianças identificam atividades que são mais desafiadoras para elas e escolhem aquelas que estão motivadas a trabalhar na terapia. Questionários paralelos para cuidadores e educadores permitem que diferentes perspectivas sejam consideradas na definição de metas colaborativas para a terapia. O PEGS – cartões de atividades e instruções de aplicação – pode ser adquirido em: https://www.canchild.ca/en/shop/59-pegs-2nd-edition-complete-kit-brazilian-portuguese.
➾ ToP: O Test of Playfulness Versão 6.0 é uma medida observacional com 21 itens que para avaliar o brincar de crianças e adolescentes, sendo mais utilizada com crianças de 2 a 10 anos. Os itens do ToP refletem 4 domínios: motivação intrínseca, controle interno, liberdade de suspensão da realidade (realização do “faz de conta”) e enquadramento (dar e ler pistas interacionais a fim de manter uma rotina de jogo). A avaliação é realizada por meio de observação discreta, por cerca de 15 minutos, da criança em situação de brincadeira livre, em ambiente familiar, com um ou mais companheiros de brincadeiras. Cada item é pontuado em escala de 4 pontos (0-3), que indicam a extensão (tempo), a intensidade (grau) e a habilidade (desempenho).
➾ SWYC-BR: O Survey of Well-being of Young Children (SWYC)é um questionário para triagem de alterações do desenvolvimento e do comportamento em crianças abaixo de 65 meses de idade, abrangente e de acesso livre. É um questionário respondido pelos pais ou por outros cuidadores que é breve e de acesso livre. O SWYC inclui questionários curtos de marcos do desenvolvimento, aspectos de comportamento e triagem para TEA, além de perguntas sobre a família, dando uma visão global da criança em seu contexto. O SWYC foi adaptado transculturalmente para o português brasileiro e inserido no aplicativo TEDI, que, além do SWYC, integra informações da Caderneta da Criança e pequenos vídeos de orientação aos cuidadores. Para saber mais, acesse https://tedi.medicina.ufmg.br/#sobrenos.
Leia mais sobre o processo de adaptação transcultural desses instrumentos
Guimarães, M A P; Magalhães, L C; Moreira, R S; B, F R; Alves, C R L. Survey of Well-Being of Young Children (SWYC): Preliminary Norms for Screening for Developmental Delay in Brazilian Children Younger than 65 Months. Journal of Developmental and Behavioral Pediatrics. v.43, p.e614 – e622, 2022.
Moraes, B L C; Barbosa, V M; Cardoso, A A; Rihtman, T; Magalhães, L C. Cross-cultural validation of the Brazilian Little Developmental Coordination Disorder Questionnaire (LDCDQ-BR) for preschool children. Research in Developmental Disabilities. v.129, p.104297, 2022.
Alves, C R L; Siqueira, C M; Moreira, R S; Magalhães, L C. Adaptação Transcultural do instrumento de vigilância do desenvolvimento infantile – Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC) no contexto brasileiro. Journal of Human Growth and Development (Online). v.29, p.28 – 38, 2019.
Ruggio, C I B; Missiuna, C; Costa, S A; Araújo, C R S; Magalhães, L C. Validity and reliability of the Perceived Efficacy and Goal Setting System (PEGS) for Brazilian children. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. v.26, p.328 – 836, 2018.
Moreira, R S; Magalhães, L C; Siqueira, C M; Alves, C R L. Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC): how does it fit for screening developmental delay in Brazilian children aged 4 to 58 months? Research in Developmental Disabilities. v.78, p.78 – 88, 2018.
Furtado, S R C; Sampaio, R F; Vaz, D V; Pinho, B A S; Nascimento, IO; Mancini, MC. Brazilian version of the instrument of environmental assessment Craig Hospital Inventory of Environmental Factors (CHIEF): translation, cross-cultural adaptation and reliability. Brazilian Journal of Physical Therapy. v.18(3), p. 259-267, 2014.
Prado, M; Magalhães, L C, Wilson B. Cross-cultural adaptation of the Developmental Coordination Disorder Questionnaire for Brazilian children. Brazilian Journal of Physical Therapy. v. 13, p. 236-43, 2009.
Materiais informativos
➾ Quer saber mais sobre serviços para jovens com deficiência? Encontre alternativas interessantes no link: https://cuide-web-app.vercel.app/places.
➾ Autismo na educação infantil
➾ Minha criança tem características de autismo: o que fazer?
Criança com transtorno do desenvolvimento da Coordenação (TDC): em casa, na escola e na comunidade – Cartilha explicativa para pais e professores sobre o TDC. https://goo.gl/Luh7VJ
CO-OPerando para o sucesso na participação – cartilha para pais sobre abordagem CO-OP – terapia motora cognitiva. https://goo.gl/qqRHXB
E se o seu bebê chegar mais cedo? Videoclipe sobre a importância do seguimento de bebes que nascem prematuramente. https://goo.gl/w8pz5j