EEFFTO - UFMG

Seminário Mudanças no Ensino de Graduação da UFMG: Análise e Perspectivas

30/04/2015

Universidade começa a discutir, nesta quinta, mudanças no ensino de graduação

Local: Cad 1

O panorama de alterações que vêm ocorrendo no perfil dos discentes da UFMG será apresentado à comunidade universitária nesta quinta, 30, a partir das 9h, no seminário Mudanças no Ensino de Graduação da UFMG: Análise e Perspectivas, promovido pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

O evento abordará fatores como a expansão das universidades federais que decorreu do Projeto Reuni, a entrada em vigor das Leis de Cotas, a generalização do sistema de ingresso nas universidades pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a entrada em vigor do Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2014 a 2024, que favoreceram a criação de um cenário distinto daquele que era conhecido pelas universidades há poucos anos.

Aberta ao público, a reunião será realizada no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1).

Confira a programação:

9h - Panorama das mudanças ocorridas na graduação da UFMG:

- Efeitos da adoção do Sisu e da política de cotas: panorama socioeconômico e geográfico do alunado

- Evasão e fluxos de alunos

9h50 - Avaliação do desempenho acadêmico dos alunos de graduação por curso:

- Disciplinas e evasão

- Origem e destino dos alunos de reopção

- Assistência estudantil e rendimento acadêmico do estudante assistido

10h40 - Cenários de mudança na graduação na UFMG e no Brasil. Agenda de discussão.

11h30 às 12h10 - Debate