EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Grupos de Pesquisa

  • Avaliação do desenvolvimento e desempenho infantil
    Telefone: (31) 3409-4790
    Email: liviacmag@gmail.com
  • Biomecânica do Esporte
    Telefone: (31) 3409-2327
    Email: andreguto@yahoo.com.br
  • Centro de Estudos de Cognição e Ação (CECA)
    Telefone: (31) 3409-2329
    Email: grecopj@ufmg.br
  • Centro de Estudos sobre Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF)
    Telefone: (31) 3409-2396
    Email: cemefufmg@gmail.com / cemef@eeffto.ufmg.br
  • Desempenho cardiorrespiratório
    Telefone: (31) 3409-4777
    Email: veronicaparreira@yahoo.com.br
  • Disfunções do Assoalho Pélvico
    Telefone: (31) 3409-4783
    Email: elyonara@ufmg.br
  • EduDança: grupo de estudo, pesquisa e extensão sobre a Dança: Possibilidades de Diálogos
    Telefone: 3409-2333
    Email: edudanca@gmail.com
  • Estudos dos processos de funcionalidade e de incapacidade relacionados ao desenvolvimento humano
    Telefone: (31) 3409-4790
    Email: mcmancini@ufmg.br
  • Estudos sobre desempenho funcional de crianças com disfunções neuromotoras
    Telefone: (32) 2102-3843
    Email: paula.chagas@ufjf.edu.br

    Grupo de Pesquisa locado na UFJF.

  • Estudos sobre o Envelhecimento em Fisioterapia
    Telefone: (31) 3409-4781
    Email: leanismp.bh@terra.com.br
1 2 3

Avaliação do desenvolvimento e desempenho infantil

O grupo tem três frentes de trabalho, centradas no estudo do desenvolvimento sensóriomotor infantil. Uma área de estudo é o impacto da prematuridade no desenvolvimento de crianças de famílias de baixa renda. Seus dados indicam que, apesar de seqüelas severas, como paralisia cerebral e deficiência múltipla, não serem muito freqüentes entre as crianças pré-termo examinadas, nota-se diferenças significativas nas coordenação motora na idade escolar, o que pode levar a problemas escolares. Tais resultados são relevantes porque ressaltam a importância do trabalho preventivo, de fisioterapia e terapia ocupacional, junto às crianças pré-termo e suas famílias. Como existem poucos programas de acompanhamento do desenvolvimento de populações de risco no País, essa linha de pesquisa vem contribuindo para estimular a ampliação desse tipo de assistência.

Outra linha de trabalho é voltada para a criação e/ou validação de testes para avaliação do desempenho infantil. O primeiro trabalho, de adaptação cultural e validação do Pediatric Disability Inventory (PEDI), foi concluído e a escala vem sendo usada em vários hospitais e centros de reabilitação do país. Seu uso tem estimulado maior interesse por avaliações estandardizadas entre os profissionais da área de reabilitação. Também trabalham na criança um teste de desenvolvimento motor (Avaliação da Coordenação e Destreza Motora - ACOORDEM), para detecção do transtorno do desenvolvimento da coordenação em crianças de 4 a 8 anos. Outros trabalhos de adaptação de testes e recursos de avaliação estão em andamento (PEGS, DCDQ, COPM).

A terceira linha de trabalho é voltada para o exame da eficácia de procedimentos e técnicas de intervenção, utilizados na área de reabilitação infantil. Até o momento, foi feito um estudo sobre a terapia de restrição, para crianças com hemiplegia, e há outro em andamento sobre os efeitos da abordagem motora cognitiva em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação.

Líderes do Grupo: Profa. Lívia de Castro Magalhães e Profa. Marisa Cotta Mancini  


Telefone: (31) 3409-4790
Email: liviacmag@gmail.com

Biomecânica do Esporte

O grupo de pesquisa está inserido no CENESP-UFMG (Centro de Excelência Esportiva) que faz parte da rede nacional CENESP do Ministério de Esportes do Governo Federal. O objetivo da rede CENESP é a assistência científica de atletas, técnicos e treinadores de Federações e Confederações Esportivas e a realização de pesquisas científicas na área de esporte de rendimento e atividades físicas/esportivas.

O grupo de pesquisa também está inserido no Programa de Pós-Graduação "Mestrado e Doutorado em Ciências do Esporte" da UFMG. O grupo realizou em 2003 o X Congresso Brasileiro de Biomecânica (Ouro Preto-MG, 3 a 6 de junho de 2003) e em 2007 o XXVth International Symposium of Biomechanics in Sports (Ouro Preto-MG, 23 a 27 de agosto de 2007).

O lider do grupo foi Presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica no período de 2003 a 2005 e atualmente é membro do "Board of Directors" da ISBS (International Society of Biomechanics in Sports).

Líderes do Grupo: Prof. André Gustavo Pereira de Andrade e Prof. Mauro Heleno Chagas 


Telefone: (31) 3409-2327
Email: andreguto@yahoo.com.br

Centro de Estudos de Cognição e Ação (CECA)

O trabalho do CECA nas Ciências do Esporte direciona a pesquisa para os Jogos Esportivos Coletivos nos aspectos táticos-técnicos, sus implicações metodológicas, bem como as relações com os processos cognitivos. Atualmente temos intercâmbio com as Universidades de Heidelberg e de Colônia na Alemanha e com da Universidade de Porto, Portugal: com os grupos de pesquisas que investigam de diferentes formas a tomada de decisão nas diferentes modalidades esportivas coletivas. Há também o intercâmbio com a Federação Internacional de Handebol, visando a capacitação de recursos humanos na área de iniciação desta modalidade esportiva.

As pesquisas no CECA são efetuadas com base nos estudos dos processos cognitivos, sendo a Teoria da Ação e os postulados da Psicologia Cognitiva os referenciais teóricos predominantes. Há diversos estudos científicos já concluídos (teses, dissertações, artigos e publicações em congressos/simpósios) no laboratório.

Líder do Grupo: Prof. Pablo Juan Greco


Telefone: (31) 3409-2329
Email: grecopj@ufmg.br

Centro de Estudos sobre Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF)

Constituído como espaço de estudos e pesquisas relativas à História e à Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer, o CEMEF busca, em suas ações: 

  • Desenvolver estudos e pesquisas que, em uma perspectiva histórica, busquem investigar as práticas corporais, esportivas e de lazer em seus processos de produção cultural;
  • Consolidar-se como lugar de preservação, guarda e socialização da memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer por meio de um trabalho sistemático de ordenamento, catalogação de fontes organizadas em variadas coleções (livros, periódicos, teses, documentos oficiais, fotografias, filmes, correspondências, depoimentos, objetos tridimensionais e outros tipos de fonte);
  • Ampliar a produção historiográfica relativa aos processos culturais de educação do corpo, de produção do esporte moderno, de ordenamento dos sentidos e significados do lazer.

Líderes do Grupo: Profa. Meily Assbú Linhales e Profa. Maria Cristina Rosa


Telefone: (31) 3409-2396
Email: cemefufmg@gmail.com / cemef@eeffto.ufmg.br

Desempenho cardiorrespiratório

O grupo tem duas linhas de pesquisa:

  • Desempenho cardiorrespiratório;
  • Estudos em doenças vasculares periféricas.

Líderes do Grupo: Profa. Verônica Franco Parreira e Profa. Raquel Rodrigues Britto


Telefone: (31) 3409-4777
Email: veronicaparreira@yahoo.com.br

Disfunções do Assoalho Pélvico

O grupo contribuirá para o crescimento científico e clínico da prática médica e fisioterapeutica a indivíduos que apresentam disfunções do assoalho pélvico. Permitirá a integração ensino, pesquisa e extensão na área através da participação de estudantes do curso de Graduação em Fisioterapia-UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação-UFMG, de professores dos Departamentos de Fisioterapia e de Ginecologia e Obstetrícia da UFMG e da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, além de profissionais médicos e fisioterapeutas do Hospital das Clínicas-UFMG e do Hospital Sofia Feldman-BH. O grupo contribuirá para a consolidação da atuação do fisioterapeuta na área da Uroginecologia, promovendo novas alternativas de tratamento para individuos com disfunções do assoalho pélvico, além de contribuir para a abertura de novos mercados para a atuação dos fisioterapeutas.

Líder do Grupo: Profa. Elyonara Mello de Figueiredo


Telefone: (31) 3409-4783
Email: elyonara@ufmg.br

EduDança: grupo de estudo, pesquisa e extensão sobre a Dança: Possibilidades de Diálogos

Líder: Dra. Elisângela Chaves
Colaboradoras: Dr. Gustavo Côrtes
 

O Grupo de Pesquisa Edudança desenvolve atividades de grupo de estudo, pesquisa e extensão sobre a Dança e suas relações com a Educação, Cultura, Lazer e Educação Física, mobilizando alunos para incentivo e conhecimento na área, ainda incipiente na EEFFTO/UFMG.

 

Além das reuniões quinzenais de estudo, onde se reúnem pesquisadores com diferentes vínculos (EEFFTO, FAE, COLTEC/UFMG, CEFET-MG), inseridos na graduação e na pós-graduação, o grupo realiza Fóruns de debate e vivencias práticas como ação de extensão. Os Fóruns estão em sua quarta edição e contam com a parceria externa da Secretaria de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte, através da participação dos professores de dança de projetos sociais como a Escola Aberta, Segundo tempo, Escola integral nestes eventos. São realizadas palestras, mesas redondas e relatos de experiência e oficinas de professores convidados e egressos que atuam no ensino de danças.

 

O grupo desenvolve atualmente duas pesquisas financiadas que estão subsidiando a estruturação física e acadêmica da consolidação deste Grupo de Pesquisa na EEFFTO.

 

Com fomento da PRPQ, através do edital destinado aos recém-doutores temos a pesquisa intitulada:

*O ensino da dança nas universidades brasileiras: abordagem histórica dos encontros e desencontros com a educação física (1939-1965)

 

E com fomento advindo do Ministério do Esporte, através da Rede Cedes:

*A dança nos programas de esporte e lazer da cidade: mapeamento e caracterização das atividades sistemáticas e assistemáticas de 2010 a 2016.

Ambas as pesquisas desenvolvidas e coordenadas pela professora Elisângela Chaves e bolsistas e voluntárias da graduação em iniciação científica.

Dentre as produções do grupo temos a publicação e apresentação de trabalhos em eventos acadêmico-científicos nacionais e internacionais e a compilação dos trabalhos apresentados pelos convidados do primeiro e segundo Fórum Edudança:

 

CHAVES, E.;CÔRTES, G.; DINIZ, I.C.V.C. Educação Física e Dança: diálogos possíveis e intervenções. Grupo de Pesquisa Edudança. 2016, v.1, n.1, setembro. ISSN 2525-6637, Belo Horizonte-MG.

Acesso ao espelho do Grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8300177186973503

Telefone:3409-2333
Email: edudanca@gmail.com


Telefone: 3409-2333
Email: edudanca@gmail.com

Estudos dos processos de funcionalidade e de incapacidade relacionados ao desenvolvimento humano

Os trabalhos deste grupo estão voltados para a investigação dos fatores moderadores e mediadores dos processos de funcionalidade e de incapacidade, em indivíduos normais e em indivíduos com condições de saúde variadas que interfiram no desenvolvimento e humano. Os trabalhos incluem caracterização da relação entre componentes de função e desempenho funcional, identificação da influência de fatores do ambiente nos processos de funcionalidade e de incapacidade humana, avaliação do impacto de intervenções específicas voltadas para a promoção do desempenho funcional em indivíduos com distúrbios do desenvolvimento. Os trabalhos desenvolvidos neste grupo de pesquisa disponibilizam informações relevantes para profissionais da saúde, principalmente fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, que trabalham com pessoas com diferentes tipos de comprometimento, bem como aquelas em situação de risco para alterações no desenvolvimento humano.

Líder do Grupo: Profa. Marisa Cotta Mancini


Telefone: (31) 3409-4790
Email: mcmancini@ufmg.br

Estudos sobre desempenho funcional de crianças com disfunções neuromotoras

O Grupo de pesquisa "Estudos sobre desempenho funcional de crianças com disfunções neuromotoras" tem o objetivo de promover discussões e desenvolvimento de estudos científicos sobre as características funcionais de crianças com alterações no desenvolvimento neuro-motor, e suas consequências no sistema músculo-esquelético, na marcha, na execução de atividades, na participação social, e suas relações com a qualidade de vida, nível sócio-econômico, entre outros.

Líderes do Grupo: Profa. Paula Silva de Carvalho Chagas e Profa. Érica Cesário Defilipo


Telefone: (32) 2102-3843
Email: paula.chagas@ufjf.edu.br

Estudos sobre o Envelhecimento em Fisioterapia

O processo de envelhecimento vem acompanhado de um novo paradigma de saúde, no qual as doenças infecto-contagiosas passam a ser substituídas pelas crônicas degenerativas e suas co-morbidades. Esses fatores refletirão na diminuição da capacidade funcional, na autonomia e conseqüentemente, na qualidade de vida da população que envelhece. O grupo de pesquisadores se propõe a: 

  • Estudar o envelhecimento com enfoque na função e disfunções osteomioarticulares na senescência e senilidade; 
  • Estudar o processo do envelhecimento com enfase na sarcopenia, capacidade funcional, marcha e a infuência da ação silenciosa e crônica dos mediadores inflamatórios no tecido muscular em idosos;
  • Pesquisar sobre as disfunções motoras presentes nas grandes síndromes geriátricas (fragilidade, quedas, imobilidade, incontinências e insuficiências cognitivas);
  • Desenvolver, traduzir, adaptar culturalmente e validar protocolos de avaliação para marcha, capacidade funcional, função muscular e dor para idosos.

Líderes do Grupo: Profa. Leani Souza Máximo Pereira e Prof. João Marcos Domingues Dias


Telefone: (31) 3409-4781
Email: leanismp.bh@terra.com.br