EEFFTO - UFMG   

PT ENG ESP




Corpo Docente

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Adriana de França Drummond (colaboradora)

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). É professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em formação profissional e estudos sobre a relação pessoa/ocupação/contexto. Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Veja mais informações no Somos UFMG

Adriana Maria Valladão Novais Van Petten

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1987), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia do Membro Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia de assistência, órteses, materiais, avaliação, compósitos, função e disfunção.

Veja mais informações no Somos UFMG

Alessandro Rodrigo Pedroso Tomasi

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Paraná (2006), especialização em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e Mestrado em Biociências e Saúde, com ênfase em políticas de saúde, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013).

Aline Alvim Scianni

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), mestrado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais e University of Sydney (2011). Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Além disso, é revisora científica da Revista Brasileira de Fisioterapia, Australian Journal of Physiotherapy e European Journal of Physical and Rehabilitation Medicine. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho motor e funcional humano em populações especiais, reabilitação neurológica, metodologia e instrumentos de avaliação na área da reabilitação.

Veja mais informações no Somos UFMG

Ana Amélia Cardoso Rodrigues

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e mestre (2006) e doutora em Ciências da Reabilitação (2011) pela mesma universidade. Professora Adjunta do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, docência e pesquisa, com ênfase em Desenvolvimento Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos de aprendizagem, transtorno do desenvolvimento da coordenação, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, avaliação do desenvolvimento e desempenho infantil, integração sensorial

Ana Cláudia Porfirio Couto

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1991). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (2006). Pós-Doutorado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Em curso - 2014). É Professora Adjunta IV na Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Princípios da Formação Humana, Gestão de Projetos Esportivos Sociais e Lazer e Sociedade para crianças adolescentes e jovens (Bullying, Saúde da Família, Lazer e Educação Olímpica) . Os últimos estudos tiveram como foco a influência do esporte e do lazer na formação humana de crianças adolescentes e jovens, aspectos sociais do Esporte, Saúde e do Lazer à luz da Educação Olímpica. Professora credenciada no Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Lazer da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

Veja mais informações no Somos UFMG

Ana Maria Chagas Sette Câmara

Docente do Departamento de Fisioterapia da UFMG. Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), especialista em Administração de Recursos Humanos pela UNA/CEPERH BH/MG (1986), mestre em Educação e Inclusão Social pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2006), especialista em Ativação de Mudanças na Formação dos Profissionais da Saúde pela ENSP/FIOCRUZ (2006), especialista em Educação dos profissionais da Saúde pelo Instituto Regional FAIMER Brasil (2012), doutoranda em Ciências e Tecnologias em Saúde na UnB. Coordena o projeto de ensino-pesquisa e extensão CORPO VIVO que desenvolve tecnologias de ensino do cuidado. É consultora da área de Fisioterapia do Núcleo de Telessaúde de Minas Gerais; orientadora de TCC do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG e faculty FAIMER 2014, 2015 e Tutora do Curso de Docência na Saúde (UFRGS-SEGTES/MS).Pesquisadora do Núcleo de Excelência de Pesquisa na Atenção da UFMG e atualmente seu foco de estudo é Educação Interprofissional na Saúde. Integra o Grupo de Assessores da Comissão PROSAUDE-PETSAUDE da Coordenação Geral de Ações Estratégicas em Educação em Saúde do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde; é membro da Comissão de Educação e Pesquisa do CREFITO/4MG; delegada Regional e Membro do Conselho Fiscal da ABENFISIO e membro titular da Comissão Permanente de Avaliação da UFMG.

Veja mais informações no Somos UFMG

Ana Paula Bensemann Gontijo

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professora assistente 1 da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Neuropediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, paralisia cerebral, desenvolvimento neuropsicomotor, prematuridade e habilidades funcionais.

Veja mais informações no Somos UFMG

Anderson Aurélio da Silva

Formado em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Educação Física pela UFMG e em Perito Criminal pela ACADEPOL/MG. Possui especialização em Ortopedia e Esportes (2000) e mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Laboratório de Prevenção e Reabilitação de Lesões Esportivas (LAPREV) do CENESP/UFMG e também a Especialização da Fisioterapia. Tem experiência na área de Esportes e Atividade Física para grupos especiais (cardiopatas, diabéticos, hipertensos), atuando, principalmente, nos seguintes temas: fisioterapia, atenção primária, esportes, prevenção de lesões esportivas, prevenção e reabilitação cardiovascular, saúde do trabalhador. Participa de grupo interdisciplinar que investiga o impacto de equipamento de segurança, vestimentas etc. no desempenho de trabalhadores e atletas. É membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva - SONAFE, membro fundador da SONAFE-MG e conselheiro da CASU/MG.

Veja mais informações no Somos UFMG

André Gustavo Pereira de Andrade

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Treinamento Esportivo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Zootecnia na área de Concentração Genética e Melhoramento Animal pela UFMG (2009) além de ter cursado especialização em Estatística e Matemática pela UFLA(2009) e fez pós-doutorado em Ciências do Esporte na UFMG. Atualmente cursa graduação em Educação Física. Possui interesse na área de Estatística aplicada aos principais delineamentos experimentais na Educação Física, bem como a Biomecânica atuando principalmente nos seguintes temas: análise do padrão de movimento, redes neurais artificiais, análise de séries temporais e variabilidade do padrão de movimento. Atualmente leciona na UFMG as disciplinas de Biomecânica e Estatística aplicada às Ciências do Esporte.

Veja mais informações no Somos UFMG