EEFFTO - UFMG   

PT ENG ESP




Lazer

No Brasil, o campo de Estudos do Lazer vem sistematizando algumas iniciativas pioneiras que datam da década de 1970, envolvendo universidades de alguns Estados (como Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro) e outras instituições como SESC, SESI e a ACM, entre outras. Já em 1973, a PUC de Porto Alegre realizou o 1o. Curso de Especialização em Lazer do país, iniciativa também desenvolvida pela Unicamp na década de 1980, seguida pela UFMG em 1993.

Ao longo dos anos, algumas instituições de Ensino Superior vem desenvolvendo Cursos de Especialização nesta área, e nesse sentido, a UFMG tem um Centro de Estudos Consolidado sobre a temática, oferece o único Mestrado em Estudos do Lazer do país e o único Doutorado em Estudos do Lazer da América Latina, o que evidencia a experiência da instituição. Diante disso, em todas as versões do curso recebemos alunos de vários Estados, de norte a sul, e não apenas de Minas Gerais. Vale destacar que a Especialização em Lazer da UFMG tem uma inserção acadêmica, pois muitos de seus egressos ingressaram, posteriormente no Mestrado e no Doutorado em diferentes áreas do conhecimento.

O Curso de Especialização em Lazer – Pós-graduação Lato Sensu – integra as atividades acadêmicas do Centro de Estudos de Lazer e Recreação (Celar) do Departamento de Educação Física da UFMG desde 1993, quando foi criado na Universidade.

Objetivos

  • Qualificar profissionais para atuarem como docentes, pesquisadores e/ou gestores de projetos e ações de lazer;
  • Aprofundar a formação profissional na área do lazer, estimulando a atuação em diferentes âmbitos;
  • Empreender reflexões e ações multidisciplinares sobre o lazer, buscando a superação da dicotomia teoria-prática.

Carga Horária Total: 360 horas

Dias e Horários: Segunda a sexta de 8h às 12h30 e 14h às 18h30

Sábado de 8h às 12h30