A proposta de modelos de ensino-aprendizado que se realiza no Centro de Estudos em Cognição e Ação (CECA) adota como base a interação da Pessoa-Tarefa-Ambiente (Nitsch, 1975, 1986, 1990, Newell, 1986), se apoia nos modelos do comportamento antecipativo (Hoffman, 1993), do treinamento da coordenação (Roth, 1997, 1999), das famílias de habilidades esportivas (Roth, 1999; Hossner, 1997), e da aprendizagem incidental (Reeber, 1989) via jogos e pequenos jogos. As pesquisas do CECA se desenvolvem nas diferentes modalidades esportivas, estudando em estas diferentes aspectos específicos em concordância com as linhas de investigação. As linhas de pesquisas do CECA englobam cognição, ação e pequenos jogos.
Na área da Cognição estudamos:
Na área da Ação estudamos:
A linha de pesquisa de Pequenos Jogos se caracteriza por uma abordagem interativa e transdisciplinar, sendo abordados os processos emergentes de situações de jogo com pequeno numero de jogadores em interação com os aspectos fisiológicos, mecânicos, técnicos, táticos e psicológicos.
As formas de realização (por exemplo, o espaço de jogo, o número de jogadores, igualdade-superioridade-inferioridade numérica, uso de curingas/apoios, entre outras opções) e os efeitos no nível de rendimento ao se manipular estes parâmetros.
Coordenador: Pablo Juan Greco
Telefone: 3409-2329
Contatos: gregopj@ufmg.br e pablojgreco@gmail.com
O CEPE – Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício – foi criado em 1999, com o objetivo principal de desenvolver pesquisas científicas nas áreas de Educação Física, Fisioterapia, Medicina Esportiva, Psicobiologia do Esporte e Nutrição Esportiva.
Sob Coordenação do Prof. Dr. Marco Tulio de Mello e pelo Prof. Dr. Sergio Tufik, o Centro também atua com a avaliação de atletas de modalidades esportivas olímpicas e paraolímpicas e a realização de pesquisa clínicas e acadêmicas.
Vinculado à AFIP – Associação Fundo de Incentivo a Psicofarmacologia - o CEPE conta com uma excelente infra-estrutura, equipamentos de ponta para a realização de pesquisas e profissionais especializados, sendo considerado um dos maiores laboratórios nas áreas de fisiologia do exercício, nutrição, composição corporal, treinamento físico e fisioterapia da Exercício da América Latina.
O CEPE possui parcerias com diversos pesquisadores e instituições de ensino e pesquisa para o desenvolvimento em conjunto de protocolos de pesquisa. Todos os protocolos de pesquisa desenvolvidos pelo CEPE, na área acadêmica são realizados sem nenhum custo financeiro para o voluntário envolvido no projeto e conta com o apoio de diversas agencias de fomento a pesquisa como a FAPESP e o CNPq.
Como resultado dos estudos já realizados no CEPE, o mesmo tem um rol de publicações científicas que incluem livros e artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais.
Coordenação: Andressa Silva
Contato: https://www.facebook.com/psicobiologiaeexerciciofisicoufmg/?
Criado em 2001, o Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer tem o propósito de recuperar, preservar, divulgar e pesquisar documentos históricos do curso de Educação Física, articulando ações de extensão, de pesquisa, de ensino e de formação docente. Seu acervo diversificado assume características de biblioteca, de museu e de arquivo, incluindo livros, revistas, jornais, filmes, fotografias, manuais, diários, manuscritos, anotações de aulas, artefatos esportivos, arquivos pessoais, dentre outros.
O CEMEF promove seu Seminário Acadêmico a cada dois anos, realiza exposições e ações educativas, estando aberto a visitas de escolas de educação básica e da comunidade. Está registrado no Diretório de Grupos do CNPq com 3 linhas de investigação (História da Educação do Corpo; História da Educação Física Escolar; História dos Esportes e das Práticas Corporais). Sua sede própria foi inaugurada em 2011, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. As ações do CEMEF tem sido financiadas pelo Ministério do Eeporte, Fapemig, Finep e CNPq.
Coordenadoras: Meily Assbu Linhales e Maria Cristina Rosa
Telefone: 3409-2396
Contato: cemefufmg@gmail.com
Site: www.ufmg.br/rededemuseus/cemef.htm
O Laboratório de Cinesioterapia do curso de Terapia Ocupacional é usado somente para aulas práticas de algumas disciplinas.
Nas aulas práticas são realizados testes sensoriais, testes para medir a amplitude de movimento articular e testes para avaliar a função muscular.
Coordenadora: Gisele Beatriz de Oliveira Alves
Telefone: 3409-4790
Contato: giseleal@eeffto.ufmg.br
O campo de estudos de Aprendizagem Motora e de Desenvolvimento Motor sempre foi uma preocupação no Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES). As próprias disciplinas do curso de graduação foram implantadas a partir de iniciativa do Laboratório. Assim, o Grupo de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM) tem seu ponto de partida dentro do LAPES. O GEDAM foi formalmente institucionalizado junto ao Departamento de Educação Física da então Escola de Educação Física (atualmente Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional) da UFMG em 1994. Em 2001, o grupo inicia os projetos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-Graduação na área de Aprendizagem Motora na linha “Fatores que influenciam a aquisição de habilidades motoras”. Além desta, outras linhas vem sendo desenvolvidas, como a "Adaptação motora" e "Análise de padrões fundamentais de movimento".
Coordenador: Herbert Ugrinowitsch
Telefones: 3409-2393 e 3409-2394
Contatos: herbertugri@yahoo.com.br
Site: www.gedam.com.br
Publicações:
Revista Pesquisa em Comportamento Motor (Motor Behavior Research)
Os laboratórios de AVD e AIVD serão utilizados para o atendimento de pacientes no contexto do projeto da Clínica Escola do Departamento de Terapia Ocupacional. O projeto encontra-se em processo de negociação com a CAIXA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA UNIVERSIDADE/UFMG (CASU/UFMG).
O laboratório de AVD e AIVDpoderá ser utilizado com o objetivo de: análise e treino do desempenho durante atividades e tarefas funcionais; estudo de técnicas de facilitação destas atividades cotidianas; e possibilidades de adaptação para pessoas com deficiência ou que apresentem limitações na capacidade funcional. O laboratório reproduz as dependências de uma casa (sala, quarto, banheiro e cozinha), sendo mobiliado com móveis e equipamentos comuns a um domicílio. O desempenho do indivíduo durante a realização das atividades cotidianas é mensurado por meio da utilização de instrumentos e equipamentos tais como testes funcionais padronizados e captação de imagens do desempenho. Adicionalmente, é foco das atividades desenvolvidas no laboratório a realização de adaptação transcultural, validação e confiabilidade de instrumentos de medida da função ocupacional. Este laboratório é utilizado tanto para o ensino clínico, pesquisa e atendimento à comunidade. (Valor estimado em equipamentos: R$ 10.000,00)
Coordenadora: Ciomara Maria Pérez Nunes
Os equipamentos destes dois laboratórios permitem a avaliação de uma enorme variedade de parâmetros relacionados à função neuromuscular, postura, equilíbrio dinâmico e análise do movimento humano. Os equipamentos são utilizados tanto na pesquisa, quanto no ensino clínico e também na prestação de serviços à comunidade, beneficiando desde os indivíduos severamente incapacitados até atletas de elite. Este laboratório conta com os seguintes equipamentos:
• Dinamômetro isocinético Biodex System 3 Pro;
• Dinamômetro manual;
• Neurocom Balance Master Rehabilitation System;
• GaitRite;
• Sistemas de eletromiógrafos sem fio: Biopac System e MEGA 6000;
• Sistemas de análise de movimento:
• Sistema de células fotoelétricas
• Câmeras de vídeo digital;
• Plataformas de força AMTI OR6-7 (n=3)
• Esteira Instrumentada Bertec
Link para o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=FeUEpEabdwo&list=WL&index=8&t=4s
Linhas de pesquisa do laboratório:
1)Desempenho Motor e Funcional Humano
2)Saúde e Reabilitação do Idoso
3)Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho Infantil
4)Comportamento Motor e Envelhecimento
Coordenadores: Thales Resende de Souza / Sérgio Teixeira da Fonseca
Telefone: 3409-4788
Contato: thalesrsouza@gmail.com / sergioteixeirafonseca@gmail.com
Os laboratórios de AVD e AIVD serão utilizados para o atendimento de pacientes no contexto do projeto da Clínica Escola do Departamento de Terapia Ocupacional. O projeto encontra-se em processo de negociação com a CAIXA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA UNIVERSIDADE/UFMG (CASU/UFMG).
O laboratório de AVD e AIVDpoderá ser utilizado com o objetivo de: análise e treino do desempenho durante atividades e tarefas funcionais; estudo de técnicas de facilitação destas atividades cotidianas; e possibilidades de adaptação para pessoas com deficiência ou que apresentem limitações na capacidade funcional. O laboratório reproduz as dependências de uma casa (sala, quarto, banheiro e cozinha), sendo mobiliado com móveis e equipamentos comuns a um domicílio. O desempenho do indivíduo durante a realização das atividades cotidianas é mensurado por meio da utilização de instrumentos e equipamentos tais como testes funcionais padronizados e captação de imagens do desempenho. Adicionalmente, é foco das atividades desenvolvidas no laboratório a realização de adaptação transcultural, validação e confiabilidade de instrumentos de medida da função ocupacional. Este laboratório é utilizado tanto para o ensino clínico, pesquisa e atendimento à comunidade. (Valor estimado em equipamentos: R$ 10.000,00)
Coordenadora: Ciomara Maria Pérez Nunes
O Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Desempenho Cardiorrespiratório (LabCare) da UFMG tem um área física de 65 m2. Está localizado no primeiro andar da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, sala 1104. No LabCare é possível avaliar diversos parâmetros respiratórios e/ou cardiovasculares de indivíduos de diversas faixas etárias, em repouso e/ou durante exercício.
Neste laboratório estão sendo desenvolvidos projetos relacionados à análise de parâmetros ventilatórios e metabólicos de populações específicas, assim como avaliação de procedimentos e recursos terapêuticos fisioterápicos, como, por exemplo, programas de condicionamento cardiorrespiratório, de reabilitação pulmonar, de condicionamento específico da musculatura respiratória, de técnicas de reexpansão pulmonar e de ventilação não invasiva.
Atualmente, tem sido desenvolvidos projetos com indivíduos saudáveis ou populações apresentando disfunções tais como: doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), doença de Parkinson ou pacientes pós-acidente vascular encefálico. O LabCare tem a climatização necessária para a realização de testes onde é necessário o controle de temperatura do ambiente.
Abaixo estão listados os equipamentos permanentes utilizados no processo de investigação:
Além disto estão disponíveis recursos instrumentais utilizados durante intervenções da fisioterapia cardiorrespiratória, tais como: Sistemas de desobstrução brônquica por oscilação positiva (Shaker, Flutter e Acapella); dispositivos de pressão positiva expiratória - EPAP, utilizados para terapia de manutenção de pressão positiva nas vias aéreas na fase expiratória; nebulizadores ultrasônicos, espirômetros de Incentivo - Coach Adulto e infantil, Triflo II e Voldyne.
Coordenação: Danielle Aparecida Gomes Pereira
Telefone: 3409-4777
Contato: danielleufmg@gmail.com