EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Laboratórios

1 2 3 4

Laboratório de Investigação & Intervenção no Desenvolvimento na Infância e Adolescência (IDEIA)

Laboratório de Investigação & Intervenção no Desenvolvimento na Infância e Adolescência (IDEIA)

Coordenadora: Ana Amélia Cardoso Rodrigues
Telefone: 3409-4796
 

 

Laboratório de Nutrição e Treinamento Esportivo (LAN)

O Laboratório de Nutrição e Treinamento Esportivo (LAN) foi formalmente institucionalizado junto ao Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2018. A certificação do Grupo de Pesquisa no CNPQ também ocorreu em 2018.

A nossa missão é contribuir para o desenvolvimento da nutrição aplicada ao treinamento esportivo, nos processos de prescrição e controle da carga, por meio do ensino, pesquisa e extensão.

Somos um centro de formação de mestres e doutores na área do treinamento esportivo, com publicações anuais de artigos científicos originais.

Nossos valores são embasados na ética, arrojo, inovação, espírito criativo, pensamento coletivo, trabalho em equipe e na aplicação prática.

Nossas linhas de pesquisa:

  1. Influência da nutrição no controle de carga do treinamento.
  2. Recursos ergogênicos.
  3. Nutrição e treinamento de força.

 

Maiores informações no CNPQ: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9839525883870641

 

Coordenador: Prof. Dr. Marcos Drummond – Zang

Email: lab.lan.ufmg@gmail.com

 

Laboratório de Performance Humana (LPH)

Os equipamentos do laboratório de Performance Humana contribuem para a pesquisa em diversas áreas do conhecimento, uma vez que permitem a avaliação de uma grande quantidade de variáveis relacionadas à função neuromuscular, postura e equilíbrio dinâmico. Os equipamentos deste laboratório podem ser utilizados tanto na pesquisa, quanto no ensino clínico e prestação de serviços à comunidade, beneficiando desde os indivíduos severamente incapacitados até atletas de elite. 

Este laboratório conta com os seguintes equipamentos:

  • Um eletromiógrafo de sete canais (Biopac System) para monitoramento da atividade eletromiográfica durante situações experimentais específicas;
  • Um equipamento de mensuração da performance muscular (Biodex System 3 Pro). Este equipamento usa o princípio isocinético (registro de torques musculares em velocidades constantes). Conhecido como dinamômetro isocinético, permite a análise do torque, tempo de reação, potência, trabalho e resistência de vários grupos musculares. Estas análises podem ser feitas de forma isocinética (com velocidade variável), isotônica ou isométrica. Devido a sua versatilidade e comprovada validade no meio científico, os dinamômetros isocinéticos podem ser empregados em uma variedade de pesquisas nas quais sejam necessárias medidas da performance muscular.

Linha de pesquisa: Estudos do Desempenho Motor e Funcional Humano
Coordenador: Juliana de Melo Ocarino
Contato: julianaocarino@gmail.com

 

Laboratório de Prevenção e Reabilitação de Lesões Esportivas (LAPREV)

O LAPREV visa prioritariamente, a prevenção e reabilitação de lesões esportivas em atletas amadores e profissionais, para que o retorno à atividade seja o mais rápido e efetivo, de forma científica e funcional.

O Laboratório desenvolve ainda atividades de pesquisa, ensino e extensão nas áreas esportivas e ortopédicas, de forma interdisciplinar e interinstitucional, contribuindo para o desenvolvimento do desporto mineiro.

O LAPREV funciona nas dependências da Escola de Educação Física, Fisioterapia e T. Ocupacional da UFMG, no horário de 7:00 às 12:00 horas e de 13:00 às 18:00 horas, de 2ª a 6ª feira.

São firmados convênios com clubes, federações e associações que não tenham atendimento fisioterapêutico, ou para aqueles que desejam a avaliação de seus atletas na pré-temporada.

O LAPREV tem uma experiência de 13 anos no atendimento a atletas de várias modalidades, como ginástica olímpica, futsal, ginástica aeróbica, levantamento de peso. Nele foram avaliadas diversas seleções nacionais e estaduais (juntamente com outros laboratórios do CENESP/UFMG) como voleibol, judô, taekwondo, levantamento de peso, basquetebol, futsal. Já prestou atendimento emergencial durante torneios de judô, tênis e taekwondo.

O LAPREV oferece as seguintes atividades:

  • Detecção dos fatores de risco, intrínsecos e extrínsecos, que podem predispor atletas a lesões;
  • Adaptação das sequelas das lesões às condições de prática do esporte;
  • Avaliação dos desalinhamentos, desequilíbrios e mau funcionamento das estruturas músculo-esqueléticas;
  • Avaliação biomecânica do movimento atlético, visando técnicas de prevenção de lesões;
  • Tratamento fisioterápico das lesões esportivas;
  • Assessoria a clubes, empresas e atletas, mediante procura direta ou formalização de convênios;
  • Pesquisas na área esportiva e ortopédica;
  • Atendimento emergencial em eventos, jogos e campeonatos.

Público a ser atendido 
Atletas profissionais e amadores, devidamente registrados em suas respectivas federações ou ligas esportivas. A capacidade de atendimento do LAPREV é de quatro pacientes por hora, totalizando 32 pacientes por dia, 640 sessões mensais.

Linhas de Pesquisa

  • Ortopedia e esportes;
  • Prevenção de lesões.

 

Coordenadores: Anderson Aurélio da Silva 
Telefone: 3409-2330
Contatos: aaurelio@ufmg.br 

Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES)

Fundado em 07 de dezembro de 1991 pelo professor alemão Dr. Dietmar Samulski, o Laboratório de Psicologia do Esporte da UFMG é, na atualidade, um dos principais centros de investigação, formação profissional e atendimento a atletas e equipes na área da Psicologia do Esporte no Brasil.

Atualmente o Lapes é coordenado pelo Prof. Dr. Varley Teoldo da Costa e é composto pelo seguinte corpo docente permanente: Dr. Franco Noce e Dr. Marco Túlio de Mello.

As linhas de pesquisas desenvolvidas pelo corpo docente permanente são:

Prof. Dr. Varley Teoldo Costa

  • Psicologia do Esporte e do Exercício
    Investigação dos aspectos comportamentais, emocionais e sociais de atletas, treinadores, árbitros e dirigentes esportivos.
  • Neurociências do Esporte
    Investigação dos aspectos cognitivos, perceptivos, de tomada de decisão, psicofisiológicos e neuropsicológicos do movimento humano do movimento humano no esporte, treinamento e no exercício físico.
  • Estudos no Futebol de Rendimento
    Investigação dos aspectos técnicos, táticos, físicos e psicológicos em atletas, treinadores, árbitros e dirigentes no futebol.

Dr. Franco Noce

  • Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida
    Analisar a base conceitual da qualidade de vida de indivíduos praticantes de atividade física e esporte em diversos níveis. A partir destes, pretende-se desenvolver programas de intervenção que estimulem a prática de atividade física e melhorem a qualidade de vida das pessoas.
  • Processos Psicossociais no Exercício e no Esporte
    Estudar as variáveis psicossociais (A liderança, a comunicação, a criatividade, a expertise, a motivação e a influência da idade relativa) e suas relações com o esporte e o exercício em diferentes contextos.
  • Processos Psicobiológicos no Exercício e no Esporte
    Estudar o comportamento de variáveis psicobiológicas no âmbito comportamental, cognitivo e social (o estresse, o burn out, os processos decisórios e os estados de humor) e suas implicações em diversas variáveis de saúde, qualidade de vida e desempenho no contexto do esporte e do exercício.

Dr. Marco Túlio de Mello

  • Medicina e Biologia do Sono
    Desenvolver atividades científicas e acadêmicas que tenham por objetivo principal a identificação de mecanismos, comportamentos, entre outros na relação existente entre a pratica da atividade física e do exercício físico e o sono, os distúrbios do sono. Bem como, na relação existente entre os distúrbios do sono, a sonolência excessiva e os acidentes em trabalhadores por turno.
  • Atividade Física e Aspectos Psicobiológicos
    Desenvolver atividades científicas e acadêmicas que tenham por objetivo principal a identificação de mecanismos, comportamentos, entre outros na relação existente entre a pratica da atividade física e do exercício físico e os aspectos psicobiológicos (sono, distúrbios do sono, memoria, drogas, dependência, entre outras).
  • Distúrbios do movimento durante o sono
    Desenvolver atividades científicas e acadêmicas que tenham por objetivo principal a identificação de mecanismos, comportamentos, voltados para os distúrbios do movimento durante o sono.

Dra. Andressa da Silva de Mello

  • Esporte Paralímpico: Aspectos Psicobiológicos e Avaliação Física Funcional
    Conhecer a atuação do profissional da área de saúde, em especial, as atividades fisioterapeuta e do preparador físico junto aos atletas paralímpicos, bem como, analisar o desempenho destes atletas a partir do monitoramento de parâmetros físicos, psicobiológicos e de reabilitação durante toda a fase de preparação para a Paralimpíadas RIO 2016. O presente estudo é prospectivo, com modelo de série de casos, com uma entrevista inicial e com quatro períodos de segmentos para as avaliações físicas, psicobiológicas, preparação física e das queixas e lesões musculoesqueléticas.

  • Atividades Físico-esportivas e Qualidade de vida
    Esta linha investiga as concepções e ações que incidem na prática esportiva e seus impactos nos diferentes segmentos populacionais criança, jovem, adulto e idoso no que se refere aos fatores de adesão, treinamento, impactos na saúde e longevidade. Contribui para a criação e desenvolvimento de protocolos, metodologias e inovações que auxiliem na melhoria da intervenção profissional e na solução de problemas relacionados à prática esportiva. 

Dr. Maicon Rodrigues Albuquerque

  • Cognição em Esportes de Combate
  • Neurociências do Comportamento Motor
  • Neuropsicologia do Esporte

Além destes docentes permanentes o LAPES ainda conta com um corpo de pesquisadores colaboradores que são os professores: o Dr. Leandro Fernandes Malloy-Diniz e a Dra. Maria Regina Ferreira Brandão.

Dra. Maria Regina Ferreira Brandão

  • Psicologia do Exercício e do Esporte;
  • Transição de Carreira Esportiva;
  • Aspectos cross-culturais do futebol.

Dr. Leandro Fernandes Malloy-Diniz

  • Envelhecimento Cognitivo;
  • Neuropsicologia Clínica: avaliação e intervenções;
  • Neuropsicologia e atividade física.

Um dos diferenciais do Lapes na avaliação e treinamento das capacidades psicológicas no esporte está relacionado ao uso de equipamentos e tecnologia de ponta para realizar o diagnóstico e a intervenção em atletas das mais diferentes modalidades esportivas. Dentre os equipamentos utilizados, se destacam o Eye Tracking Glasses e o Mental Test and Training System (MTTs).

O Eye Tracking Glasses consiste em um óculos portátil capaz de rastrear e monitorar o movimento ocular humano. O equipamento tem sido utilizado em pesquisas na área esportiva para avaliar aspectos cognitivos como percepção, antecipação, tomada de decisão, comportamentos visuais e comparação de comportamentos visuais entre experts e novatos.

Já o Mental Test Training System é uma ferramenta para análise de perfile melhoria de desempenho das capacidades psicológicas para o esporte de rendimento. O equipamento possui uma bateria de testes capaz de avaliar e treinar os processos cognitivos dos atletas, tais como as capacidades de atenção, memória, concentração, percepção periférica, percepção visual, tempo de reação cognitivo e motor, testes de personalidade, habilidades motoras finas manuais, motivação, estresse, orientação espacial, coordenação motora e senso-motora, antecipação do movimento, comportamento agressivo, avaliação da resiliência, dentre outros.

Coordenador: Prof.  Varley Teoldo da Costa 
Telefones: 3409-2331 e 3409-2348
Contatos: vtcosta@hotmail.com
Site: www.lapes.com.br
Facebook: www.facebook.com/lapes.ufmg

Laboratório de Recursos Terapêuticos (RT)

Os equipamentos do laboratório de Recursos Terapêuticos contribuem para a pesquisa com foco na execução da nas diferentes tarefas/atividades que compõem as ocupações e seus indicadores de resultado e processo. Os equipamentos deste laboratório podem ser utilizados tanto na pesquisa quanto no ensino clínico e de
prestação de serviços à comunidade. Este laboratório dispõe dos seguintes equipamentos: máquina de costura, equipamentos de marcenaria, encadernação, equipamentos de informática, material artesanal, entre outros. (Valor estimado em equipamentos: R$ 30.000,00)

Coordenadora: Tânia Lúcia Hirochi

Laboratório de Tecnologia Assistiva (LTA)

As atividades do laboratório de Tecnologia Assistiva são direcionadas a(o): estudo do impacto do uso das tecnologias no desempenho de ocupações; realização de estudos para o aperfeiçoamento dos dispositivos nos quesitos acionamento, mecânica, funcionalidade e estética; e pesquisa sobre as políticas públicas de tecnologia e o acesso e acessibilidade pelas pessoas com deficiência no Sistema Único de Saúde no Brasil. Além disto, contempla materiais que podem ser utilizados para confecção de dispositivos de auxílio para mobilidade, facilitadores para deambulação, adaptações das atividades básicas de vida diária, utilização de cadeira de rodas, adequação postural e comunicação aumentativa e alternativa. (Valor estimado em equipamentos: R$
30.000,00).

Coordenadora: Adriana Maria Valladão Novais Van Petten

Laboratório do Treinamento na Musculação (LAMUSC)

A musculação é um meio de treinamento que se utilizada de pesos e máquinas desenvolvidos para oferecer alguma carga mecânica em oposição aos movimentos dos segmentos corporais. A utilização deste meio de treinamento, de maneira sistematizada, objetiva predominantemente o treinamento da força muscular. A capacidade “força muscular” está estreitamente relacionada ao desempenho físico humano, razão pela qual a investigação científica de aspectos relacionados a essa capacidade tem sido o foco de diversos cientistas. 

Seguindo esta mesma linha, o Laboratório do Treinamento na Musculação (LAMUSC) foi criado em 2001 junto ao Departamento de Esportes da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Os projetos de pesquisa desenvolvidos se orientam a investigar os efeitos metabólicos, neurofisiológicos e biomecânicos da manipulação de variáveis estruturais dos programas de treinamento na musculação. Todas as ações do LAMUSC buscam a integração com o projeto de extensão em musculação, assim como, com as disciplinas dos cursos de graduação em Educação Física e Pós-graduação em Ciências do Esporte.

 

Linhas de pesquisa

O laboratório investiga variáveis do programa de treinamento na musculação, com ênfase na duração da repetição em ações concêntricas e excêntricas, associada às variáveis número de séries e repetições e a variável peso. As investigações se direcionam para as respostas biomecânicas, neurofisiológicas e metabólicas a diferentes protocolos de treinamento com manipulação destas variáveis.

Os projetos de pesquisa são realizados com os cursos de graduação em Educação Física, especialização em Musculação e mestrado e doutorado em Ciências do Esporte.

 

Membros do laboratório

Prof. Dr Mauro Heleno Chagas
Prof Dr. Fernando Vitor Lima
Prof. Dr. Rodrigo César Ribeiro Diniz
Prof. Ms. Ricardo Luiz Carneiro

 

Projetos de pesquisa em andamento:

1) Influência do treinamento de força realizado até a falha muscular e com diferentes durações da repetição nas respostas de hipertrofia e força muscular - Doutorando: Lucas Túlio de Lacerda

2) Impacto da manipulação da amplitude de movimento no exercício banco extensor de joelhos no desenvolvimento da força e hipertrofia muscular regionalizada - Doutorando: Gustavo Pedrosa

3) Efeito do treinamento com protocolos realizados com diferentes durações das repetições e número de repetições na coordenação intermuscular do peitoral maior e tríceps braquial. - Doutorando: Mateus Camargos Gomes

4) Análise eletromiográfica dos músculos peitoral maior e tríceps braquial após 10 semanas de treinamento de força com diferentes protocolos equiparados pelo tempo sob tensão - Doutorando:  Daniel César Teixeira

Artigos publicados

 

Diretório dos grupos de pesquisa - CNPQ:

Grupo de estudo e pesquisa do treinamento na Musculação

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5675820601260466

 

Vídeos produzido

 

Coordenadores: Fernando Vítor Lima e Mauro Heleno Chagas
Telefone: 3409-2362
Contatos: ferlima@eeffto.ufmg.br e mauroufmg@hotmail.com

 

Visualizações Views

 

Laboratório Ginásio Terapêutico Adulto

Professora responsável: Profa. Sheyla Furtado