O Laboratório de Nutrição e Treinamento Esportivo (LAN) foi formalmente institucionalizado junto ao Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2018. A certificação do Grupo de Pesquisa no CNPQ também ocorreu em 2018.
A nossa missão é contribuir para o desenvolvimento da nutrição aplicada ao treinamento esportivo, nos processos de prescrição e controle da carga, por meio do ensino, pesquisa e extensão.
Somos um centro de formação de mestres e doutores na área do treinamento esportivo, com publicações anuais de artigos científicos originais.
Nossos valores são embasados na ética, arrojo, inovação, espírito criativo, pensamento coletivo, trabalho em equipe e na aplicação prática.
Nossas linhas de pesquisa:
Maiores informações no CNPQ: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9839525883870641
Coordenador: Prof. Dr. Marcos Drummond – Zang
Email: lab.lan.ufmg@gmail.com
.jpg)

Os equipamentos do laboratório de Performance Humana contribuem para a pesquisa em diversas áreas do conhecimento, uma vez que permitem a avaliação de uma grande quantidade de variáveis relacionadas à função neuromuscular, postura e equilíbrio dinâmico. Os equipamentos deste laboratório podem ser utilizados tanto na pesquisa, quanto no ensino clínico e prestação de serviços à comunidade, beneficiando desde os indivíduos severamente incapacitados até atletas de elite.
Este laboratório conta com os seguintes equipamentos:
Linha de pesquisa: Estudos do Desempenho Motor e Funcional Humano
Coordenadora: Luciana De Michelis Mendonça
Contato: lucianademichelis@yahoo.com.br
.jpg)
O LAPREV visa prioritariamente, a prevenção e reabilitação de lesões esportivas em atletas
amadores e profissionais, para que o retorno à atividade seja o mais rápido e efetivo, de forma
científica e funcional. Atende também a população da UFMG e população externa no
tratamento das disfunções musculoesqueléticas, seja através do convênio CASU/UFMG ou
através da procura particular.
O Laboratório desenvolve ainda atividades de pesquisa, ensino e extensão nas áreas
esportivas e ortopédicas, de forma interdisciplinar e interinstitucional, contribuindo para o
desenvolvimento do esporte mineiro.
O LAPREV funciona nas dependências da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia
Ocupacional da UFMG, no horário de 7:00 às 12:00 horas e de 13:00 às 18:00 horas, de 2ª a
6ª feira.
São firmados convênios com clubes, federações e associações que não tenham atendimento
fisioterapêutico, ou para aqueles que desejam a avaliação de seus atletas na pré-temporada.
Existe também a parceira com a Liga de Fisioterapia Esportiva (LEF).
O LAPREV tem uma experiência de 21 anos no atendimento a atletas de várias modalidades,
como ginástica olímpica, futsal, ginástica aeróbica, levantamento de peso. Nele foram
avaliadas diversas seleções nacionais e estaduais tais como voleibol, judô, taekwondo,
levantamento de peso, basquetebol, futsal. Já prestou atendimento emergencial durante
torneios de judô, tênis, taekwondo e nos jogos universitários.
O LAPREV oferece as seguintes atividades:
lesões;
Público a ser atendido: Atletas profissionais e amadores. A capacidade de atendimento do
LAPREV é de quatro pacientes por hora, totalizando 32 pacientes por dia, 640 sessões
mensais.
Linhas de Pesquisa


Coordenadores: Anderson Aurélio da Silva
Telefone: 3409-2330
Contatos: aaurelio@ufmg.br

Fundado em 07 de dezembro de 1991 pelo professor alemão Dr. Dietmar Samulski, o Laboratório de Psicologia do Esporte da UFMG é, na atualidade, um dos principais centros de investigação, formação profissional e atendimento a atletas e equipes na área da Psicologia do Esporte no Brasil.
Atualmente o Lapes é coordenado pelo Prof. Dr. Varley Teoldo da Costa e é composto pelo seguinte corpo docente permanente: Dr. Franco Noce e Dr. Marco Túlio de Mello.
As linhas de pesquisas desenvolvidas pelo corpo docente permanente são:
Prof. Dr. Varley Teoldo Costa
Dr. Franco Noce
Dr. Marco Túlio de Mello
Dra. Andressa da Silva de Mello
Esporte Paralímpico: Aspectos Psicobiológicos e Avaliação Física Funcional
Conhecer a atuação do profissional da área de saúde, em especial, as atividades fisioterapeuta e do preparador físico junto aos atletas paralímpicos, bem como, analisar o desempenho destes atletas a partir do monitoramento de parâmetros físicos, psicobiológicos e de reabilitação durante toda a fase de preparação para a Paralimpíadas RIO 2016. O presente estudo é prospectivo, com modelo de série de casos, com uma entrevista inicial e com quatro períodos de segmentos para as avaliações físicas, psicobiológicas, preparação física e das queixas e lesões musculoesqueléticas.
Atividades Físico-esportivas e Qualidade de vida
Esta linha investiga as concepções e ações que incidem na prática esportiva e seus impactos nos diferentes segmentos populacionais criança, jovem, adulto e idoso no que se refere aos fatores de adesão, treinamento, impactos na saúde e longevidade. Contribui para a criação e desenvolvimento de protocolos, metodologias e inovações que auxiliem na melhoria da intervenção profissional e na solução de problemas relacionados à prática esportiva.
Dr. Maicon Rodrigues Albuquerque
Além destes docentes permanentes o LAPES ainda conta com um corpo de pesquisadores colaboradores que são os professores: o Dr. Leandro Fernandes Malloy-Diniz e a Dra. Maria Regina Ferreira Brandão.
Dra. Maria Regina Ferreira Brandão
Dr. Leandro Fernandes Malloy-Diniz
Um dos diferenciais do Lapes na avaliação e treinamento das capacidades psicológicas no esporte está relacionado ao uso de equipamentos e tecnologia de ponta para realizar o diagnóstico e a intervenção em atletas das mais diferentes modalidades esportivas. Dentre os equipamentos utilizados, se destacam o Eye Tracking Glasses e o Mental Test and Training System (MTTs).
O Eye Tracking Glasses consiste em um óculos portátil capaz de rastrear e monitorar o movimento ocular humano. O equipamento tem sido utilizado em pesquisas na área esportiva para avaliar aspectos cognitivos como percepção, antecipação, tomada de decisão, comportamentos visuais e comparação de comportamentos visuais entre experts e novatos.

Já o Mental Test Training System é uma ferramenta para análise de perfile melhoria de desempenho das capacidades psicológicas para o esporte de rendimento. O equipamento possui uma bateria de testes capaz de avaliar e treinar os processos cognitivos dos atletas, tais como as capacidades de atenção, memória, concentração, percepção periférica, percepção visual, tempo de reação cognitivo e motor, testes de personalidade, habilidades motoras finas manuais, motivação, estresse, orientação espacial, coordenação motora e senso-motora, antecipação do movimento, comportamento agressivo, avaliação da resiliência, dentre outros.

Coordenador: Prof. Varley Teoldo da Costa
Telefones: 3409-2331 e 3409-2348
Contatos: vtcosta@hotmail.com
Site: www.lapes.com.br
Facebook: www.facebook.com/lapes.ufmg
Sala 2104 - Laboratório de Recursos Terapêuticos
Laboratório de grande espaço, com várias mesas e cadeiras dispostas de maneira central. Os equipamentos do laboratório de Recursos Terapêuticos contribuem para a pesquisa com foco na execução da nas diferentes tarefas/atividades que compõem as ocupações e seus indicadores de resultado e processo. Os equipamentos deste laboratório podem ser utilizados tanto na pesquisa quanto no ensino clínico e de prestação de serviços à comunidade.
Este laboratório dispõe dos seguintes equipamentos: máquina de costura, equipamentos de marcenaria, encadernação, equipamentos de informática, material artesanal, entre outros. (Valor estimado em equipamentos: R$ 30.000,00).
Lotação: 35 pessoas
Sala 2103: Laboratório de Tecnologia Assistiva
As atividades do LTA são direcionadas para a vivência e prática dos alunos de graduação no desenvolvimento e confecção de dispositivos de tecnologia assistiva, especialmente aqueles destinados para melhora de funcionalidade nas atividades de vida diária e confecção de órteses. Além disso, está voltado para o estudo do impacto do uso das tecnologias no desempenho de ocupações; realização de estudos para o aperfeiçoamento dos dispositivos, e estudos sobre o impacto do suo de TA e inclusão de pessoas com deficiência nos diferentes espaços, com a participação de alunos de graduação como monitores, voluntários ou bolsistas de iniciação científica.
O laboratório conta com, bancadas, materiais de consumo para confecção de dispositivos (atadura gessada, material termomoldável, PVC, velcro, couro, arame, elástico, tesouras, entre outros) e materiais permanentes específicos (bandeja térmica, soprador térmico, computador, equipamento de filmagem, etc).
O laboratório é utilizado por alunos da graduação em Terapia Ocupacional e pós-graduação em Estudos da Ocupação, para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Demais possibilidades é dependente da demanda e agendamento.
Necessidades especiais de biossegurança: Tendo em vista o tipo de materiais existentes no laboratório, é necessária a guarda segura dos mesmos.
Lotação: 30 pessoa
A musculação é um meio de treinamento que se utilizada de pesos e máquinas desenvolvidos para oferecer alguma carga mecânica em oposição aos movimentos dos segmentos corporais. A utilização deste meio de treinamento, de maneira sistematizada, objetiva predominantemente o treinamento da força muscular. A capacidade “força muscular” está estreitamente relacionada ao desempenho físico humano, razão pela qual a investigação científica de aspectos relacionados a essa capacidade tem sido o foco de diversos cientistas.
Seguindo esta mesma linha, o Laboratório do Treinamento na Musculação (LAMUSC) foi criado em 2001 junto ao Departamento de Esportes da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Os projetos de pesquisa desenvolvidos se orientam a investigar os efeitos metabólicos, neurofisiológicos e biomecânicos da manipulação de variáveis estruturais dos programas de treinamento na musculação. Todas as ações do LAMUSC buscam a integração com o projeto de extensão em musculação, assim como, com as disciplinas dos cursos de graduação em Educação Física e Pós-graduação em Ciências do Esporte.
Linhas de pesquisa
O laboratório investiga variáveis do programa de treinamento na musculação, com ênfase na duração da repetição em ações concêntricas e excêntricas, associada às variáveis número de séries e repetições e a variável peso. As investigações se direcionam para as respostas biomecânicas, neurofisiológicas e metabólicas a diferentes protocolos de treinamento com manipulação destas variáveis.
Os projetos de pesquisa são realizados com os cursos de graduação em Educação Física, especialização em Musculação e mestrado e doutorado em Ciências do Esporte.
Membros do laboratório
Prof. Dr Mauro Heleno Chagas
Prof Dr. Fernando Vitor Lima
Prof. Dr. Rodrigo César Ribeiro Diniz
Prof. Ms. Ricardo Luiz Carneiro
Projetos de pesquisa em andamento:
1) Influência do treinamento de força realizado até a falha muscular e com diferentes durações da repetição nas respostas de hipertrofia e força muscular - Doutorando: Lucas Túlio de Lacerda
2) Impacto da manipulação da amplitude de movimento no exercício banco extensor de joelhos no desenvolvimento da força e hipertrofia muscular regionalizada - Doutorando: Gustavo Pedrosa
3) Efeito do treinamento com protocolos realizados com diferentes durações das repetições e número de repetições na coordenação intermuscular do peitoral maior e tríceps braquial. - Doutorando: Mateus Camargos Gomes
4) Análise eletromiográfica dos músculos peitoral maior e tríceps braquial após 10 semanas de treinamento de força com diferentes protocolos equiparados pelo tempo sob tensão - Doutorando: Daniel César Teixeira
Artigos publicados
Análise do perfil da flexibilidade de crianças e adolescentes mensurada por meio de dois testes
Diretório dos grupos de pesquisa - CNPQ:
Grupo de estudo e pesquisa do treinamento na Musculação
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5675820601260466
Vídeos produzido
Coordenadores: Fernando Vítor Lima e Mauro Heleno Chagas
Telefone: 3409-2362
Contatos: ferlima@eeffto.ufmg.br e mauroufmg@hotmail.com
.gif)
Visualizações
Professora responsável: Profa. Sheyla Furtado
Sala 1115: NeoPolis
O laboratório é utilizado para reuniões de grupos de pesquisa, entrevistas, grupos focais, atividades de ensino, pesquisa e extensão. O uso é compartilhado entre o Departamento de Terapia Ocupacional e o Programa de Pós-graduação em Estudos da Ocupação.
No laboratório existem 4 mesas centralizadas, 20 cadeiras, 1 computador, 2 armários, e 1 pia.
Lotação: 20 pessoas