EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Laboratórios

1 2 3 4

Laboratório de Biomecânica (BIOLAB)

A Biomecânica, ciência que descreve e explica movimentos de sistemas biológicos utilizando termos, princípios e leis da mecânica, é uma disciplina científica importante na Educação Física/Ciência do Esporte, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária e nas Ciências Biológicas. Os objetivos principais da Biomecânica são a análise do desempenho humano e estudo da carga mecânica para reduzir do risco de lesões. Além disso, ela analisa a morfometria do ser humano e de animais com o objetivo da análise de aptidão para diferentes tarefas e exigências motoras e o desenvolvimento de modelos mecânicos do corpo humano e animal.

A comunidade científica da Biomecânica é representada internacionalmente pela International Society of Biomechanics (ISB) e International Society of Biomechanics of Sports (ISBS) que regularmente promove congressos internacionais. Em nível nacional foi criada em 1992 a Sociedade Brasileira de Biomecânica (SBB). Além disso, a SBB edita o Brazilian Journal of Biomechanics, periódico específico de divulgação dos trabalhos científicos no Brasil. 

A UFMG é um dos polos da Biomecânica no país. Em 2003 foi realizado o X Congresso Brasileiro de Biomecânica com 500 participantes, sendo que de 2003 até 2005 o Presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica foi o Prof. Dr. Hans Joachim Karl Menzel. Em 2007 foi realizado o XXV Simposium on Biomechanics of Sports da ISBS na cidade de Ouro Preto sob a presidência do Prof. Dr. Hans Joachim Karl Menzel, evento realizado pela primeira vez na América Latina. 

Devido à importância deste conhecimento para o entendimento de uma perspectiva do movimento humano, diversos laboratórios e centros de pesquisas foram criados. O Laboratório de Biomecânica (BIOLAB) foi implementado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) no início do ano 2000, desde então sob a coordenação do Prof. Dr. Hans Joachim Karl Menzel, recebeu suas instalações físicas e equipamentos científicos através do financiamento do então existente Instituto do Desenvolvimento do Esporte (INDESP) ligado ao Ministério do Esporte do Governo Federal. Os equipamentos adquiridos para a implementação do Biolab foram destinados, em primeiro momento, para aplicações no monitoramento científico do treinamento de alto nível

 

Coordenador: André Gustavo Pereira de Andrade 
Subcoordenador: Mauro Heleno Chagas
Telefone: (31) 3409-2359
Contatos: andreguto@yahoo.com.br e mauroufmg@hotmail.com

 

Laboratório de Carga (LAC)

Este laboratório executa testes físicos específicos para diferentes modalidades. Um software exclusivo é usado para avaliar a sobrecarga de treinamento global e ajudar os treinadores a planejar o treinamento para seus atletas ou equipes ao longo de uma temporada.

Sua linha de pesquisa é "Análise e controle da sobrecarga do treinamento esportivo".

Coordenador: Leszek Antoni Szmuchrowski
Telefone: 3409-2326
Contato: leszek_br@yahoo.com.br

Laboratório de Cinesiologia

Professora responsável: Profa. Luci Fuscaldi Teixeira Salmela

Laboratório de Cinesioterapia

Os equipamentos do laboratório de Cinesioterapia contribuem para a pesquisa dos indicadores das funções musculares, tais como amplitude de movimento, força e resistência à fadiga, bem como de variáveis relacionadas à postura e equilíbrio dinâmico. Os equipamentos deste laboratório podem ser utilizados tanto na pesquisa quanto no ensino clínico e de prestação de serviços à comunidade. Este laboratório dispõe dos seguintes equipamentos: maca, câmera de vídeo, goniômetro, estesiômetro e dinamômetro hidráulico de mão. (Valor estimado em equipamentos: R$ 10.000,00)

Coordenadora: Gisele Beatriz de Oliveira Alves

Laboratório de Eletrotermoterapia

Professora responsável: Profa. Ligia Loiola Cisneiros

Laboratório de Estudos da Dor, Inflamação, Reabilitação e Envelhecimento (LADIRE)

Este laboratório foi criado para permitir o desenvolvimento de pesquisas relacionadas com as seguintes áreas: 1) Estudos da liberação e dosagem de mediadores inflamatórios e a sua influência no desempenho muscular e nas alterações funcionais motoras do processo do envelhecimento; 2) Estudo dos instrumentos de mensuração da dor e do processo inflamatório nas disfunções motoras; 3) Verificação da eficácia da aplicação dos vários recursos terapêuticos utilizados em reabilitação na dor e inflamação em humanos jovens e idosos; e 4) Análise ultrassonográfica da atividade muscular lombar e cervical de adultos jovens e idosos com dores crônicas.

Desde 2003, teve início uma parceria entre LADIRE, o Laboratório de Inflamação e Dor, do Departamento de Farmacologia (UFMG) e o Laboratório de Imuno-Farmacologia, do Departamento de Farmacologia da UFMG. Esses laboratórios têm disponibilizado alguns de seus equipamentos, materiais e animais para a realização dos projetos de pesquisa.

Em 2008, foi feita uma reestruturação do espaço físico desse laboratório e utilizados recursos obtidos de diferentes agências de fomento. Em 2009, novos equipamentos foram adquiridos com recursos financeiros advindos da submissão de projetos de pesquisa às agências de fomento. Em 2010, com verbas do PROF, foi adquirido um gerador para dar mais segurança ao armazenamento de amostras biológicas. Em 2011, foi adquirido um equipamento específico para avaliação do risco de queda em pessoas idosas (Physiological Profile Assessment - PPA). No último quadriênio, o laboratório continuou modernizando e se expandindo por meio da aquisição de equipamentos e materiais para pesquisa, com verbas advindas do CNPq e da FAPEMIG.  Atualmente, encontram-se disponíveis os seguintes equipamentos:

 

•    Hidropletismômetro para membros inferiores (sob patente)
•    Leitor de micro-placas para a realização de testes ELISA
•    Lavadora de micro-placas 
•    Centrífuga FANEM 
•    Equipamentos de TENS 
•    Refrigerador específico
•    Freezer -80°
•    Gerador a diesel (TD 7000 SGE-ATS)
•    Capella de Fluxo Laminar 
•    Autoclave para esterilização de materiais
•    Equipamento de ultrasonografia para verificação de atividade muscular  
•    Destilador de água em aço inox 02 litros Biopar 
•    Equipamento para medidas de PH - peagâmetro
•    Vidraria de laboratório e materiais de consumo específicos para realização dos ensaios biológicos realizados no laboratório
•    Physiological Profile Assessment - PPA

Coordenadora: Daniele Sirineu Pereira
Telefone: 3409-7408
Contato:  daniele.sirineu@gmail.com

 

Laboratório de Estudos e Pesquisa em Esportes de Combate (LEPEC)

O Laboratório de Estudos e Pesquisa em Esportes de Combate (LEPEC) foi formalmente institucionalizado junto ao Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2017 e a criação do Grupo de Pesquisa no CNPq foi criado em 2018.

As atividades do grupo se resumem em: 1) Reuniões semanais; 2) Orientações dos Alunos de Mestrado e Doutorado do Grupo; 3) Organização de projetos de Extensão; 4) Publicação dos Estudos.

Os principais objetivos do grupo são: 1) Consolidação enquanto centro de produção de conhecimento nos Esportes de Combate; 2) Alta qualidade na formação de Recursos Humanos; 3) Publicação dos estudos em periódicos de alto impacto.

Linhas de Pesquisas do Laboratório são: 

1) Aspectos psicofisiológicos das modalidades de combate.

2) Aspectos técnicos-táticos, pedagógicos e sócio-culturais das modalidades de combate.

3) Elaboração e validação de instrumentos.

 

Maiores informações do Grupo no CNPq : http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4604048582990621

 

Coordenador: Maicon Rodrigues Albuquerque

Telefone: 3409-7385.

Contato:lepec@albuquerquelab.com

Laboratório de Fisiologia do Exercício (LAFISE)

O Laboratório de Fisiologia do Exercício (LAFISE) foi fundado em 1976 e está localizado no primeiro andar da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG, próximo aos demais laboratórios pertencentes à antiga rede CENESP. Mais informações sobre a história do LAFISE podem ser encontradas na página do laboratório ( www.lafise-ufmg.com ).

Atualmente, o LAFISE é coordenado por quatro professores: Dra. Danusa Dias Soares (Professora Titular), Dr. Dawit Albieiro Pinheiro Gonçalves (Professor Adjunto), Dr. Luciano Sales Prado (Professor Associado) e Dr. Samuel Penna Wanner (Professor Adjunto). Todos os professores estão cadastrados no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Esporte (PPGCE) da EEFFTO. O laboratório conta com a contribuição fundamental de um número superior a 30 estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de uma pós-doutoranda e uma técnica.

Embora no passado os pesquisadores do LAFISE tenham dedicado parte das suas atividades para a prestação de serviços (avaliação da capacidade física de atletas), atualmente as atividades do laboratório são voltadas principalmente para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. As pesquisas são desenvolvidas tanto com voluntários humanos quanto com animais, o que garante aos pesquisadores a possibilidade de investigar desde questões mais básicas até as mais aplicadas (desde as vias celulares e moleculares envolvidas em uma resposta fisiológica até os sistemas fisiológicos envolvidos na modulação do desempenho físico e esportivo). Os pesquisadores do LAFISE também compõem o grupo de pesquisa MediAntar: medicina, fisiologia e antropologia Antártica, um projeto do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Nossos pesquisadores têm sido capazes de publicar os resultados de suas pesquisas em revistas científicas reconhecidas internacionalmente. Além disso,
projetos deste grupo recebem regularmente apoio financeiro de órgãos de fomento, tais como CNPq, CAPES e FAPEMIG.

O LAFISE conta com uma excelente infraestrutura para estudos em humanos e roedores de pequeno porte, com destaque especial à existência de uma câmara ambiental que permite controlar, com precisão, as condições ambientais (umidade relativa do ar e temperatura ambiente). Além disso, existem vários ergômetros e aparelhos que possibilitam a medida do consumo de oxigênio e de variáveis termorregulatórias durante o repouso e o exercício físico. 

Linhas de Pesquisa:

  • Avaliação de diferentes estratégias para a prevenção do choque hipertérmico induzido pelo exercício físico em ambiente quente;
  • Efeito de atividades física e do treinamento físico sobre alterações no metabolismo e nos sistemas endócrino, muscular e neural na saúde e em doenças crônicas não contagiosas;
  • Estresse fisiológico e aclimatação ao ambiente quente e frio extremo;
  • Fatores neurais, hormonais, nutricionais e mecânicos reguladores da massa e função muscular esquelética;
  • Intensidade do esforço e gasto calórico no futebol;
  • Marcadores de estresse e alterações imunológicas relacionadas ao exercício físico;
  • Metabolismo, termorregulação e fadiga durante o exercício físico.

Coordenador: Samuel Penna Wanner
Telefone: (31) 3409-2328

Contatos:  samuelwanner@eeffto.ufmg.br e lafiseufmg@gmail.com
Site: www.lafise-ufmg.com

 

Laboratório de Habilidades Clínicas (FISIOLAB)

O FISIOLAB (Laboratório de Habilidades Clínicas) iniciou suas atividades em agosto de 2017, a partir de uma ampliação do Projeto de Extensão LAPREV, oferecendo assistência fisioterápica aos associados da CASU, nas áreas de ortopedia, neurologia e neuropediatria.

O laboratório desenvolve atividades de ensino e extensão vinculadas ao Curso de Graduação em Fisioterapia da UFMG, favorecendo a aproximação dos discentes à prática clínica. Os discentes estão envolvidos no processo de avaliação e atendimento dos pacientes sob a supervisão de fisioterapeutas e docentes do Departamento de Fisioterapia da UFMG.

CoordenaçãoMariana Asmar Alencar Collares

Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira, de 7:30 às 11:10 e de 13:00 às 16:40.

Agende o seu atendimento pelo telefone: 3409-7425 (FISIOLAB)