EEFFTO - UFMG  


Alto Contraste

PT ENG ESP





Corpo Docente

1 ... 5 6 7 8 9 10 11

Paula Maria Machado Arantes Castro

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais Concluiu mestrado (2006) e doutorado (2011) em Ciências da Reabilitação na Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou pós-doutorado em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Atualmente é professora do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Revisora dos periódicos Brazilian Journal of Physical Therapy, Journal of Sport and Health Science e Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em gerontologia, saúde pública e neurologia, trabalhando especialmente nos temas controle postural e envelhecimento, osteoartrose e educação em saúde. 

Veja mais informações em Somos UFMG

Paulo Henrique Ferreira

Possui Doutorado em Dor Lombar (University of Sydney - Australia), Mestrado em Lesoes do Esporte (University of Alberta-Canada), e graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Senior lecturer - Faculty of Health Sciences, The University of Sydney e coordenador do Spine Research Group - University of Sydney. É membro do Executive Board do Arthritis and Musculoskeletal Research Group (University of Sydney), e grant holder da NHMRC Australia e IMDT USA. É professor colaborador do Programa de Pós-graduação e Especialização do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Coluna Vertebral, atuando principalmente nos seguintes temas: Twin Design in Low Back Pain, low back pain, motor control, epidemiologia.

Rafael Coelho Magalhães

Professor adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (2005). Especialista em Desenvolvimento Infantil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), Mestre (2015) e Doutor em Medicina Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019).

Rafael Zambelli de Almeida Pinto

Rafael Zambelli Pinto possui graduação em Fisioterapia (2005) e especialização em Fisioterapia com ênfase em Ortopedia, Traumatologia e Esportes (2006), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou o mestrado em Ciências da Reabilitação em 2008 na UFMG. Em 2013, concluiu o doutorado no The George Institute for Global Health, instituto de pesquisa afiliado à University of Sydney-Australia, com bolsa de Doutorado Pleno no Exterior da CAPES. Foi Professor Assistente Doutor do Departamento de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de 2014 à 2017. Atualmente, Zambelli é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da UFMG. (Texto informado pelo autor)

Veja mais informações no SomosUFMG.

Raquel Rodrigues Britto

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984), graduação em Fisioterapia pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (1987), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (CEPEMG, 1994) e Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Tem o título de especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. É Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais, na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Cardiorrespiratória. É docente do curso de Graduação em Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Atua na Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas da UFMG, na área Cardiovascular e no Laboratório de Avaliação e Pesquisa do Desempenho Cardiorrespiratório (LABCARE) do Departamento de Fisioterapia da UFMG. Recebe auxílio para pesquisa do CNPq (bolsa de produtividade) e da Fapemig (Pesquisador Mineiro). Realizou estágio sênior na University of Health Network e York University em Toronto com acompanhamento da Profa. Dra. Sherry Grace em 2013.

Veja mais informações no Somos UFMG

Regina Céli Fonseca Ribeiro

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1984) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professora assistente R3 da Universidade Federal de Minas Gerais e Coordenadora do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da UFMG. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, saúde mental, reabilitação psicossocial, oficinas terapêuticas em saúde mental, psicose.

Veja mais informações no Somos UFMG

Reginaldo Gonçalves

Doutor em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da UFMG (2011). Mestre em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Professor Adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação e prescrição de treinamento físico e musculação para promoção da saúde em adultos e crianças, treinamento para corredores de meio fundo e fundo e de ciclistas amadores e profissionais.

Veja mais informações no Somos UFMG

Renan Alves Resende

Fisioterapeuta graduado pela UFMG, Mestre em Ciências da Reabilitação (UFMG), e Doutor em Ciências da Reabilitação (UFMG) com doutorado sanduíche entre Agosto de 2012 e Agosto de 2013 pela Queen`s University, Kingston, Canadá. É revisor de periódicos nacionais e internacionais, como a Revista Brasileira de Fisioterapia e o Journal of Biomechanics. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e Orientador de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da mesma instituição e do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, atuando principalmente nos seguintes temas: biomecânica, marcha, corrida, estabilidade articular, prevenção de lesões e alterações biomecânicas em indivíduos com osteoartrite de joelho.

Veja mais informações no  Somos UFMG

Renata Noce Kirkwood (colaboradora)

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1989. Em 1993 completei o mestrado na School of Rehabilitation Therapy na Queen s University, Kingston, Ontario, Canadá e em 1997 completei o Doutorado no Departamento de Anatomy and Cell Biology, School of Medicine, Queen's University, ambos supervisionados pela Dr. Elsie Culham. Trabalhei na PUC-MG de 1999 a Junho de 2003 na sub-chefia do curso de fisioterapia e em Julho de 2003 iniciei minha carreira na UFMG no Departamento de Fisioterapia. Minha área de pesquisa é voltado para o estudo da marcha com foco na investigação dos fatores biomecânicos associados ao envelhecimento, com o objetivo de minimizar os efeitos da idade no controle do movimento, como as quedas por exemplo. Em 2011, trabalhei no meu segundo pós-doutorado na Queen s University desenvolvendo habilidades na aplicaçãp da Análise de Componentes Principais e na metodologia PCA-Biplot para a análise de dados da marcha. Atualmente sou professora do Department of Kinesiology and Physical Education da Wilfrid Laurier University, Waterloo, Canada ministrando aulas no curso de Kinesiology e Physical Education.

Ricardo Luiz Carneiro

Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1990) e mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Atualmente é professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC/MG, e fisioterapeuta - Núcleo de Excelência em Fisioterapia. Tem experiência na área de Fisioterapia Esportiva e treinamento esportivo com ênfase em prevenção e tratamento de lesões esportivas.

Veja mais informações no Somos UFMG