Professora vinculada - Instituto Federal de Goiás
Professor lotado na Universidade Federal do Rio de Janeiro
Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), especialista em Educação e Saúde Publica (1983), Mestre em Reabilitação pela Unicamp (2010). Atualmente é professora assistente 1 da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Educação Em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, saúde do trabalhador, terapia ocupacional, reabilitação profissional, deficiencia mental, inclusão social, educação superior e qualidade de vida.
Veja mais informações no Somos UFMG
Pós-Doutorado em Estudos do Lazer pela UFMG. Doutora em Ciências da Religião pela UMESP. Mestre em Ciências da Religião pela UMESP. Licenciada em Pedagogia pela UNIMEP. Bacharel em Teologia pela UMESP. Atualmente é docente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Luziânia. Atuou como docente e orientadora no Programa de Mestrado e Doutorado e Graduação em Educação Física da UCB. Universidade Católica de Brasília, na linha de pesquisa: Aspectos Socioculturais e Pedagógicos relacionados à Atividade Física e Saúde, no período de 2008 a 2016. Atuou como docente e orientadora no Mestrado em Educação Física da UNIMEP, no período de 2000 a 2008. Tem experiência na área de Educação Física (graduação e pós-graduação), atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação-lazer, lazer-gênero, gênero-corporeidade, lazer adaptado, lazer e políticas públicas, fundamentos histórico-filosóficos da educação e lazer. Membro do Conselho Editorial da Editora do IFG. (Texto informado pelo autor)
Professor Titular do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-graduação "Conhecimento e Inclusão Social", da Faculdade de Educação da UFMG. Possui Licenciatura em Educação Física pela UFMG (1983), Mestrado em Educação pela UFMG (1993) e Doutorado em História da Educação pela USP (1999). Realizou em 2009 o Estágio Pós-doutoral no Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas, com bolsa Pós-Doutorado Sênior (PDS), do CNPq. Membro do CEMEF - Centro de Memória da Educação Física da UFMG. Pesquisador do GEPHE - Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, da Faculdade de Educação da UFMG. Coordenador do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022), na UFMG. Coordenador do Colegiado de Curso de Graduação em Educação Física da UFMG (2004-2006). Coordenador, de 1997 a 1999, do Grupo de Trabalho Temático Educação Física e Escola, do CBCE - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, do qual foi também Vice-Presidente (1997-2001). Atuou por 18 anos como Professor de Educação Física na Educação Básica, em escolas públicas e particulares de Belo Horizonte, especialmente no Centro Pedagógico da UFMG, do qual foi diretor (1993-1995). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, pesquisando e publicando principalmente sobre os seguintes temas: Educação Física na Educação Básica; História da Educação e da Educação Física, com financiamentos obtidos no CNPq, na FINEP/MCT e na Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig/Programa Pesquisador Mineiro). Na Graduação em Educação Física, ministra as disciplinas "História da Educação Física", "Educação Física, Infância e Juventude" e "Educação Física na Educação Básica" e orienta Trabalhos de Conclusão do Curso. Na Pós-Graduação, oferece disciplinas que articulam Cultura Escolar, História da Educação Física e Educação dos Corpos, e orienta trabalhos acadêmicos de Mestrado e de Doutorado.
Veja mais informações no Somos UFMG
Professor adjunto do Departamento de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Coordenador de área (ênfase em Ortopedia) da Especialização em Fisioterapia da UFMG. Graduado em Fisioterapia (2005), especialista em Ortopedia e Esportes (2006), Mestre (2008) e Doutor (2012) em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em ortopedia e biomecânica clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Movimento Humano, Locomoção, Estabilidade Articular, Lesões do Esporte, Palmilhas Biomecânicas.
Veja mais informações no Somos UFMG
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003). Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG na área de Psicologia do Esporte (2011). É Membro das Juntas Diretivas da Sociedade Iberoamericana de Psicología del Deporte (SIPD), da Sociedade Sul-Americana de Psicologia do Esporte (SOSUPE) e da Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte (SOBRAPE). Coordenador do Laboratório de Psicologia do Esporte LAPES-CENESP-UFMG. Na graduação é professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, onde ministra atualmente as disciplinas: Fundamentos da Psicologia do Esporte I e II e Futebol de Campo II. Na Pós-Graduação é professor no programa de Ciência do Esporte. Foi treinador de futsal e futebol de campo por 12 anos initerruptos (1996-2008). Organizador do Programa Caça Talentos no Futebol (2011) e do Programa Futebol Minas pela Paz (2013). Desenvolve trabalhos científicos nas áreas de Psicologia do Esporte, Futebol de Campo e Futsal.
Veja mais informações no Somos UFMG
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e Doutora em Fisioterapia e Reabilitação pela Université Catholique de Louvain, na Bélgica (1997). Pós-doutorado realizado na University of Toronto, Canadá em 2012. É Professora Associada do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais e Orientadora de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFMG. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Respiratória. No processo de investigação tem atuado principalmente nos seguintes temas: fisioterapia respiratória, análise de padrão respiratório e do movimento toracoabdominal em diferentes condições, construção de valores de referência para parâmetros da função pulmonar, análise do efeito de diferentes recursos manuais e instrumentais da fisioterapia respiratória, além do treinamento da musculatura inspiratória.
Veja mais informações no Somos UFMG
É professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua no Programa de Pós-Graduação em História Comparada/Instituto de História e no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, onde tambem leciona na graduação. É professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer/Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou estudos de pós-doutorado em Teoria Crítica da Cultura, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (sob supervisão de Heloísa Buarque de Hollanda), e em História Social, na Universidade Federal Fluminense (sob supervisão de Daniel Aarão Reis). É bolsista de Produtividade de Pesquisa desde 2003 (atualmente nível 1D; 2014-2018). Foi agraciado com um auxílio Cientista de Nosso Estado/Faperj (2013-2016), depois de ter sido por duas vezes Jovem Cientista do Nosso Estado/Faperj (2003-2005; 2009/2011). É coordenador do Sport : Laboratório de História do Esporte e do Lazer (www.sport.historia.ufrj.br) e membro do Laboratório de Estudos da Educação do Corpo (Labec/UFRJ). Já coordenou projetos de caráter internacional (com recursos do Programa Prosul/CNPq, com países da América do Sul, e do Programa CPLP/CNPq, com países da África). Foi dirigente de entidades científicas nacionais (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer) e internacionais (Red Iberoamericana de Animación Sociocultural e Fórum Permanente de Tiempo Libre y Recreación). As ênfases das suas pesquisas são: História do Esporte, da Educação Física, do Lazer e das Práticas Corporais; Estudos do Lazer e da Animação Cultural; e Estudos Culturais.
Doutor em Psicologia na divisão de Ecological Psychology da University of Connecticut (2017). Possui mestrado em Treinamento Esportivo (2009) e graduação em Educação Fisica (2007), ambos pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (EEFFTO - UFMG). Treinamento de pós-doutorado no Athletic Department da University of Nebraska - Lincoln (2018 - 2020). Foi professor da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho (2009-2012) e da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte (2009-2012). Atualmente, Vitor Profeta é Professor Adjunto A do Departamento de Educação Física da EEFFTO - UFMG.